Michele Alboreto

terça-feira, 23 de dezembro de 2014


Nome
Michele Alboreto
País
Nascimento
23/12/1956
Morte
25/04/2001
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Michele Alboreto
GPs
215
Largadas
194
Títulos
0
Vitórias
5
Poles
2
Pódios
23
Pontos
186.5
Volta + Rápidas
5
Voltas
8773
Voltas como líder
218

Ano a ano de Michele Alboreto
Ano
Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Minardi
16
0
0
0
0
0
698
0
00
0.06
01
Lola
14
0
0
0
0
0
405
0
00
0.00
00
Footwork
16
0
0
0
0
0
911
0
00
0.38
06
Footwork
Footwork
16
0
0
0
0
0
267
0
00
0.00
00
Arrows
16
0
0
0
0
0
624
0
00
0.00
00
Lola
Tyrrell
14
0
0
1
1
0
349
0
00
0.43
06
Ferrari
16
0
1
2
3
0
783
1
00
1.50
24
Ferrari
16
0
1
2
3
0
703
0
05
1.06
17
Ferrari
16
0
1
0
1
0
652
0
00
0.88
14
Ferrari
16
2
4
2
8
1
756
2
98
3.31
53
Ferrari
16
1
2
1
4
1
682
1
81
1.91
30.5
Tyrrell
15
1
0
0
1
0
609
0
10
0.67
10
Tyrrell
16
1
0
1
2
0
872
1
24
1.56
25
Tyrrell
12
0
0
0
0
0
462
0
00
0.00
00

Temporadas de Michele Alboreto
27
8
12
4
2
9
7
5
13
24
35
10
29
25

Resultados de Michele Alboreto
5 vezes
9 vezes
9 vezes
10 vezes
8 vezes
6 vezes
10 vezes
5 vezes
5 vezes
10º
7 vezes
11º
7 vezes
12º
3 vezes
13º
7 vezes
14º
3 vezes
15º
3 vezes
16º
2 vezes
17º
2 vezes
18º
1 vez
NC
92 vezes
NQ
21 vezes

Corridas de Michele Alboreto
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
215
GP da Austrália
24
Minardi Ford Cosworth
16
NC
Suspensão
0
214
GP do Japão
24
Minardi Ford Cosworth
21
NC
Rodada
0
213
GP da Europa
24
Minardi Ford Cosworth
20
14
0
212
GP de Portugal
24
Minardi Ford Cosworth
19
13
0
211
GP da Itália
24
Minardi Ford Cosworth
22
NC
Câmbio
0
210
GP da Bélgica
24
Minardi Ford Cosworth
18
9
0
209
GP da Hungria
24
Minardi Ford Cosworth
20
7
0
208
GP da Alemanha
24
Minardi Ford Cosworth
23
NC
Batida
0
207
GP da Inglaterra
24
Minardi Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
206
GP da França
24
Minardi Ford Cosworth
21
NC
Motor
0
205
GP do Canadá
24
Minardi Ford Cosworth
18
11
0
204
GP da Espanha
24
Minardi Ford Cosworth
14
NC
Motor
0
203
GP de Mônaco
24
Minardi Ford Cosworth
12
6
1
202
GP de San Marino
24
Minardi Ford Cosworth
15
NC
Roda
0
201
GP do Pacífico
24
Minardi Ford Cosworth
15
NC
Batida
0
200
GP do Brasil
24
Minardi Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
199
GP de Portugal
21
Lola Ferrari
25
NC
Câmbio
0
198
GP da Itália
21
Lola Ferrari
21
NC
Suspensão
0
197
GP da Bélgica
21
Lola Ferrari
25
14
0
196
GP da Hungria
21
Lola Ferrari
25
NC
Temperatura
0
195
GP da Alemanha
21
Lola Ferrari
26
16
0
194
GP da Inglaterra
21
Lola Ferrari
0
NQ
Não Qualificado
0
193
GP da França
21
Lola Ferrari
0
NQ
Não Qualificado
0
192
GP do Canadá
21
Lola Ferrari
0
NQ
Não Qualificado
0
191
GP de Mônaco
21
Lola Ferrari
24
NC
Câmbio
0
190
GP da Espanha
21
Lola Ferrari
0
NQ
Não Qualificado
0
189
GP de San Marino
21
Lola Ferrari
0
NQ
Não Qualificado
0
188
GP da Europa
21
Lola Ferrari
24
11
0
187
GP do Brasil
21
Lola Ferrari
25
11
0
186
GP da África do Sul
21
Lola Ferrari
25
NC
Temperatura
0
185
GP da Austrália
9
Footwork Mugen-Honda
11
NC
Motor
0
184
GP do Japão
9
Footwork Mugen-Honda
24
15
0
183
GP de Portugal
9
Footwork Mugen-Honda
8
6
1
182
GP da Itália
9
Footwork Mugen-Honda
16
7
0
181
GP da Bélgica
9
Footwork Mugen-Honda
14
NC
Câmbio
0
180
GP da Hungria
9
Footwork Mugen-Honda
7
7
0
179
GP da Alemanha
9
Footwork Mugen-Honda
17
9
0
178
GP da Inglaterra
9
Footwork Mugen-Honda
12
7
0
177
GP da França
9
Footwork Mugen-Honda
14
7
0
176
GP do Canadá
9
Footwork Mugen-Honda
16
7
0
175
GP de Mônaco
9
Footwork Mugen-Honda
11
7
0
174
GP de San Marino
9
Footwork Mugen-Honda
9
5
2
173
GP da Espanha
9
Footwork Mugen-Honda
16
5
2
172
GP do Brasil
9
Footwork Mugen-Honda
14
6
1
171
GP do México
9
Footwork Mugen-Honda
25
13
0
170
GP da África do Sul
9
Footwork Mugen-Honda
17
10
0
169
GP da Austrália
9
Footwork Ford Cosworth
15
13
0
168
GP do Japão
9
Footwork Porsche
0
NQ
Não Qualificado
0
167
GP da Espanha
9
Footwork Ford Cosworth
24
NC
Motor
0
166
GP de Portugal
9
Footwork Ford Cosworth
24
15
0
165
GP da Itália
9
Footwork Porsche
0
NQ
Não Qualificado
0
164
GP da Bélgica
9
Footwork Porsche
0
NQ
Não Qualificado
0
163
GP da Hungria
9
Footwork Porsche
0
NQ
Não Qualificado
0
162
GP da Alemanha
9
Footwork Porsche
0
NQ
Não Qualificado
0
161
GP da Inglaterra
9
Footwork Ford Cosworth
26
NC
Transmissão
0
160
GP da França
9
Footwork Ford Cosworth
25
NC
Câmbio
0
159
GP do México
9
Footwork Porsche
26
NC
Motor
0
158
GP do Canadá
9
Footwork Porsche
21
NC
Acelerador
0
157
GP de Mônaco
9
Footwork Porsche
22
NC
Motor
0
156
GP de San Marino
9
Footwork Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
155
GP do Brasil
9
Footwork Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
154
GP dos EUA
9
Footwork Porsche
25
NC
Motor
0
153
GP da Austrália
9
Arrows Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
152
GP do Japão
9
Arrows Ford Cosworth
24
NC
Motor
0
151
GP da Espanha
9
Arrows Ford Cosworth
25
10
0
150
GP de Portugal
9
Arrows Ford Cosworth
19
9
0
149
GP da Itália
9
Arrows Ford Cosworth
22
12
Rodada
0
148
GP da Bélgica
9
Arrows Ford Cosworth
26
13
0
147
GP da Hungria
9
Arrows Ford Cosworth
22
12
0
146
GP da Alemanha
9
Arrows Ford Cosworth
19
NC
Motor
0
145
GP da Inglaterra
9
Arrows Ford Cosworth
25
NC
Motor
0
144
GP da França
9
Arrows Ford Cosworth
18
10
0
143
GP do México
9
Arrows Ford Cosworth
17
17
0
142
GP do Canadá
9
Arrows Ford Cosworth
14
NC
Batida
0
141
GP de Mônaco
9
Arrows Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
140
GP de San Marino
9
Arrows Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
139
GP do Brasil
9
Arrows Ford Cosworth
23
NC
Suspensão
0
138
GP dos EUA
9
Arrows Ford Cosworth
21
10
0
137
GP da Austrália
29
Lola Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
136
GP do Japão
29
Lola Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
135
GP da Espanha
29
Lola Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
134
GP de Portugal
29
Lola Lamborghini
21
11
0
133
GP da Itália
29
Lola Lamborghini
13
NC
Falha Elétrica
0
132
GP da Bélgica
29
Lola Lamborghini
22
NC
Batida
0
131
GP da Hungria
29
Lola Lamborghini
26
NC
Motor
0
130
GP da Alemanha
29
Lola Lamborghini
26
NC
Falha Elétrica
0
129
GP do Canadá
4
Tyrrell Ford Cosworth
20
NC
Falha Elétrica
0
128
GP dos EUA
4
Tyrrell Ford Cosworth
9
NC
Câmbio
0
127
GP do México
4
Tyrrell Ford Cosworth
7
3
4
126
GP de Mônaco
4
Tyrrell Ford Cosworth
12
5
2
125
GP de San Marino
4
Tyrrell Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
124
GP do Brasil
4
Tyrrell Ford Cosworth
20
10
0
123
GP da Austrália
27
Ferrari Ferrari
12
NC
Batida
0
122
GP do Japão
27
Ferrari Ferrari
9
11
0
121
GP da Espanha
27
Ferrari Ferrari
10
NC
Motor
0
120
GP de Portugal
27
Ferrari Ferrari
7
5
2
119
GP da Itália
27
Ferrari Ferrari
4
2
01:29.070
6
118
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
4
NC
Motor
0
117
GP da Hungria
27
Ferrari Ferrari
15
NC
Falha Elétrica
0
116
GP da Alemanha
27
Ferrari Ferrari
4
4
3
115
GP da Inglaterra
27
Ferrari Ferrari
2
17
Pane Seca
0
114
GP da França
27
Ferrari Ferrari
4
3
4
113
GP dos EUA
27
Ferrari Ferrari
3
NC
Batida
0
112
GP do Canadá
27
Ferrari Ferrari
4
NC
Motor
0
111
GP do México
27
Ferrari Ferrari
5
4
3
110
GP de Mônaco
27
Ferrari Ferrari
4
3
4
109
GP de San Marino
27
Ferrari Ferrari
10
18
Motor
0
108
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
6
5
2
107
GP da Austrália
27
Ferrari Ferrari
6
2
6
106
GP do Japão
27
Ferrari Ferrari
4
4
3
105
GP do México
27
Ferrari Ferrari
9
NC
Motor
0
104
GP da Espanha
27
Ferrari Ferrari
4
15
Motor
0
103
GP de Portugal
27
Ferrari Ferrari
6
NC
2
Câmbio
0
102
GP da Itália
27
Ferrari Ferrari
8
NC
Turbo
0
101
GP da Áustria
27
Ferrari Ferrari
5
NC
Motor
0
100
GP da Hungria
27
Ferrari Ferrari
5
NC
Turbo
0
99
GP da Alemanha
27
Ferrari Ferrari
7
NC
Suspensão
0
98
GP da Inglaterra
27
Ferrari Ferrari
8
NC
Motor
0
97
GP da França
27
Ferrari Ferrari
7
NC
Câmbio
0
96
GP dos EUA
27
Ferrari Ferrari
6
NC
Turbo
0
95
GP de Mônaco
27
Ferrari Ferrari
5
3
4
94
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
5
NC
Transmissão
0
93
GP de San Marino
27
Ferrari Ferrari
6
3
3
4
92
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
9
8
Rodada
0
91
GP da Austrália
27
Ferrari Ferrari
9
NC
Acidente
0
90
GP do México
27
Ferrari Ferrari
12
NC
Turbo
0
89
GP de Portugal
27
Ferrari Ferrari
13
5
2
88
GP da Itália
27
Ferrari Ferrari
9
NC
Motor
0
87
GP da Áustria
27
Ferrari Ferrari
9
2
6
86
GP da Hungria
27
Ferrari Ferrari
15
NC
Acidente
0
85
GP da Alemanha
27
Ferrari Ferrari
10
NC
Transmissão
0
84
GP da Inglaterra
27
Ferrari Ferrari
12
NC
Turbo
0
83
GP da França
27
Ferrari Ferrari
6
8
0
82
GP dos EUA
27
Ferrari Ferrari
11
4
3
81
GP do Canadá
27
Ferrari Ferrari
11
8
0
80
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
9
4
3
79
GP de Mônaco
27
Ferrari Ferrari
4
NC
Turbo
0
78
GP de San Marino
27
Ferrari Ferrari
5
10
Turbo
0
77
GP da Espanha
27
Ferrari Ferrari
13
NC
Rolamento
0
76
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
6
NC
Alimentação
0
75
GP da Austrália
27
Ferrari Ferrari
5
NC
Transmissão
0
74
GP da África do Sul
27
Ferrari Ferrari
15
NC
Turbo
0
73
GP da Europa
27
Ferrari Ferrari
15
NC
Turbo
0
72
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
4
NC
Embreagem
0
71
GP da Itália
27
Ferrari Ferrari
7
13
Motor
0
70
GP da Holanda
27
Ferrari Ferrari
16
4
3
69
GP da Áustria
27
Ferrari Ferrari
9
3
4
68
GP da Alemanha
27
Ferrari Ferrari
8
1
23
9
67
GP da Inglaterra
27
Ferrari Ferrari
6
2
6
66
GP da França
27
Ferrari Ferrari
3
NC
Turbo
0
65
GP dos EUA
27
Ferrari Ferrari
3
3
4
64
GP do Canadá
27
Ferrari Ferrari
3
1
55
9
63
GP de Mônaco
27
Ferrari Ferrari
3
2
01:22.637
12
6
62
GP de San Marino
27
Ferrari Ferrari
4
NC
01:30.961
Falha Elétrica
0
61
GP de Portugal
27
Ferrari Ferrari
5
2
6
60
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
1
2
8
6
59
GP de Portugal
27
Ferrari Ferrari
8
4
3
58
GP da Europa
27
Ferrari Ferrari
5
2
01:23.146
6
57
GP da Itália
27
Ferrari Ferrari
11
2
6
56
GP da Holanda
27
Ferrari Ferrari
9
NC
Motor
0
55
GP da Áustria
27
Ferrari Ferrari
12
3
4
54
GP da Alemanha
27
Ferrari Ferrari
6
NC
Motor
0
53
GP da Inglaterra
27
Ferrari Ferrari
9
5
2
52
GP de Dallas
27
Ferrari Ferrari
9
NC
Rodada
0
51
GP dos EUA
27
Ferrari Ferrari
4
NC
Motor
0
50
GP do Canadá
27
Ferrari Ferrari
6
NC
Motor
0
49
GP de Mônaco
27
Ferrari Ferrari
4
6
0.5
48
GP da França
27
Ferrari Ferrari
10
NC
Motor
0
47
GP de San Marino
27
Ferrari Ferrari
13
NC
Escape
0
46
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
1
1
70
9
45
GP da África do Sul
27
Ferrari Ferrari
10
11
Ignição
0
44
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
2
NC
11
Freios
0
43
GP da África do Sul
3
Tyrrell Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
42
GP da Europa
3
Tyrrell Ford Cosworth
26
NC
Motor
0
41
GP da Itália
3
Tyrrell Ford Cosworth
24
NC
Embreagem
0
40
GP da Holanda
3
Tyrrell Ford Cosworth
18
6
1
39
GP da Áustria
3
Tyrrell Ford Cosworth
18
NC
Batida
0
38
GP da Alemanha
3
Tyrrell Ford Cosworth
16
NC
Combustível
0
37
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Ford Cosworth
16
13
0
36
GP do Canadá
3
Tyrrell Ford Cosworth
17
8
0
35
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
6
1
10
9
34
GP da Bélgica
3
Tyrrell Ford Cosworth
17
14
0
33
GP de Mônaco
3
Tyrrell Ford Cosworth
11
NC
Batida
0
32
GP de San Marino
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
NC
Batida
0
31
GP da França
3
Tyrrell Ford Cosworth
15
8
0
30
GP do Oeste dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
7
9
0
29
GP do Brasil
3
Tyrrell Ford Cosworth
11
NC
Motor
0
28
GP de Las Vegas
3
Tyrrell Ford Cosworth
3
1
01:19.639
24
9
27
GP da Itália
3
Tyrrell Ford Cosworth
11
5
2
26
GP da Suíça
3
Tyrrell Ford Cosworth
12
7
0
25
GP da Áustria
3
Tyrrell Ford Cosworth
8
NC
Rodada
0
24
GP da Alemanha
3
Tyrrell Ford Cosworth
7
4
3
23
GP da França
3
Tyrrell Ford Cosworth
15
6
1
22
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Ford Cosworth
9
NC
Motor
0
21
GP da Holanda
3
Tyrrell Ford Cosworth
14
7
0
20
GP do Canadá
3
Tyrrell Ford Cosworth
15
NC
Motor
0
19
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
16
NC
Rodada
0
18
GP de Mônaco
3
Tyrrell Ford Cosworth
9
10
Suspensão
0
17
GP da Bélgica
3
Tyrrell Ford Cosworth
5
NC
Motor
0
16
GP de San Marino
3
Tyrrell Ford Cosworth
5
3
4
15
GP do Oeste dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
12
4
3
14
GP do Brasil
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
4
3
13
GP da África do Sul
3
Tyrrell Ford Cosworth
10
7
0
12
GP de Las Vegas
4
Tyrrell Ford Cosworth
17
13
Motor
0
11
GP do Canadá
4
Tyrrell Ford Cosworth
22
11
0
10
GP da Itália
4
Tyrrell Ford Cosworth
22
NC
Acidente
0
9
GP da Holanda
4
Tyrrell Ford Cosworth
25
9
Motor
0
8
GP da Áustria
4
Tyrrell Ford Cosworth
22
NC
Câmbio
0
7
GP da Alemanha
4
Tyrrell Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
6
GP da Inglaterra
4
Tyrrell Ford Cosworth
19
NC
Embreagem
0
5
GP da França
4
Tyrrell Ford Cosworth
23
16
0
4
GP da Espanha
4
Tyrrell Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
3
GP de Mônaco
4
Tyrrell Ford Cosworth
20
NC
Batida
0
2
GP da Bélgica
4
Tyrrell Ford Cosworth
19
12
0
1
GP de San Marino
4
Tyrrell Ford Cosworth
17
NC
Batida
0
 
Vitórias de Michele Alboreto
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
5
GP da Alemanha
27
Ferrari Ferrari
8
1
23
9
4
GP do Canadá
27
Ferrari Ferrari
3
1
55
9
3
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
1
1
70
9
2
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
6
1
10
9
1
GP de Las Vegas
3
Tyrrell Ford Cosworth
3
1
01:19.639
24
9
 
Pódios de Michele Alboreto
 
Poles de Michele Alboreto
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
1
2
8
6
1
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
1
1
70
9
 
Voltas mais rápidas de Michele Alboreto
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
5
GP da Itália
27
Ferrari Ferrari
4
2
01:29.070
6
4
GP de Mônaco
27
Ferrari Ferrari
3
2
01:22.637
12
6
3
GP de San Marino
27
Ferrari Ferrari
4
NC
01:30.961
Falha Elétrica
0
2
GP da Europa
27
Ferrari Ferrari
5
2
01:23.146
6
1
GP de Las Vegas
3
Tyrrell Ford Cosworth
3
1
01:19.639
24
9
 
Voltas como líder de Michele Alboreto
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
10
GP de Portugal
27
Ferrari Ferrari
6
NC
2
Câmbio
0
9
GP de San Marino
27
Ferrari Ferrari
6
3
3
4
8
GP da Alemanha
27
Ferrari Ferrari
8
1
23
9
7
GP do Canadá
27
Ferrari Ferrari
3
1
55
9
6
GP de Mônaco
27
Ferrari Ferrari
3
2
01:22.637
12
6
5
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
1
2
8
6
4
GP da Bélgica
27
Ferrari Ferrari
1
1
70
9
3
GP do Brasil
27
Ferrari Ferrari
2
NC
11
Freios
0
2
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
6
1
10
9
1
GP de Las Vegas
3
Tyrrell Ford Cosworth
3
1
01:19.639
24
9

Companheiros de Michele Alboreto
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Tyrrell Eddie Cheever
9
4
0
8
0
0
0
0
6
6
4
8
Tyrrell Brian Henton
1
7
19
0
1
0
0
0
7
6
13
0
Tyrrell Slim Borgudd
4
7
6
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Tyrrell Danny Sullivan
1
5
10
2
1
0
0
0
7
8
13
2
Ferrari René Arnoux
1
2
30.5
27
1
0
1
0
8
8
12
4
Ferrari René Arnoux
2
4
6
3
0
0
1
0
1
0
1
0
Ferrari Stefan Johansson
1
2
47
26
2
0
0
0
7
8
13
2
Ferrari Stefan Johansson
2
3
14
23
0
0
0
0
8
8
12
4
Ferrari Gerhard Berger
2
1
17
36
0
2
0
3
7
9
4
12
Ferrari Gerhard Berger
2
1
24
41
0
1
0
1
5
11
0
16
Lola Philippe Alliot
11
6
0
1
0
0
0
0
2
6
1
7
Tyrrell Jonathan Palmer
3
6
6
1
0
0
0
0
2
4
3
3
Arrows Alex Caffi
9
5
0
2
0
0
0
0
3
9
5
7
Arrows Bernd Schneider
10
12
0
0
0
0
0
0
2
0
1
1
Footwork Alex Caffi
13
10
0
0
0
0
0
0
5
1
5
1
Footwork Stefan Johansson
19
13
0
0
0
0
0
0
3
1
4
0
Footwork Aguri Suzuki
5
7
6
0
0
0
0
0
12
4
13
3
Lola Luca Badoer
9
7
0
0
0
0
0
0
6
8
6
8
Minardi Pierluigi Martini
6
5
1
4
0
0
0
0
5
11
3
13

Michele Alboreto (Milão, 23 de dezembro de 1956 - Oberspreewald-Lausitz, 25 de abril de 2001) foi um piloto italiano de Fórmula 1.

Filho de uma família apaixonada por automobilismo, começou a freqüentar Monza aos 12 anos. Além dos automóveis, sua outra paixão era jogar futebol. "Desisti, mas continuo correndo: faço jogging e corro com minha Ferrari", brincava. Reservado e introspectivo, iniciou no automobilismo em 1977 ao volante de um Fórmula Monza da "Scuderia Salvati", cujo protótipo era equipado com um motor Fiat 500 de dois cilindros. Alboreto aproveitou aquela oportunidade única e mostrou paixão ao conduzir aquele carro. No ano seguinte (1978), transferiu-se para a Fórmula Itália, categoria que contava com monopostos mais potentes.

Após conquistar os títulos da Fórmula 3 Italiana em 1979 e o Campeonato Europeu de F3 em 1980, Michele Alboreto demonstrou versatilidade ao disputar o Mundial de Protótipos com a Lancia. Junto de seu compatriota Riccardo Patrese, conquista sua primeira vitória nas 6 horas de Watkins Glen de 1981. Em seu último ano com carros de "Endurance", na temporada de 1982, vence às 6 horas de Silverstone (com Patrese), os 1000 km de Nürburgring (com Teo Fabi e novamente Patrese) e os 1000 km de Mugello (em dupla com Piercarlo Ghinzani).


Com o apoio da Ceramica Imola, Alboreto é convidado para um teste com a equipe Tyrrell, em 1981. Completou algumas voltas e logo foi contratado para substituir Ricardo Zunino no Grande Prêmio de San Marino. Foram dez corridas e um nono lugar no Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort, como melhor resultado. Naquele mesmo ano, conquista a única vitória da história da Minardi em uma prova da Fórmula 2.

O estilo do italiano agradou Ken Tyrrell e Alboreto permanece no time em 1982. A primeira vitória foi conquistada nesta conturbada temporada, marcada pelos acidentes fatais de Gilles Villeneuve e Riccardo Paletti. Revelação daquele mundial, Michele, com 25 anos na ocasião, venceu o difícil Grande Prêmio de Las Vegas. A corrida foi muito disputada entre ele e o norte-irlandês John Watson da McLaren, que brigava pelo título na oportunidade com o finlandês Keke Rosberg da Williams. As cores azul e amarela de seu capacete, homenagem ao seu grande herói Ronnie Peterson, passaram a ser conhecidas por todos na F-1.

Alboreto passou a ser sondado pelas grandes equipes da Fórmula 1, mas não podia se desvencilhar do contrato com a Tyrrell. Enzo Ferrari, que procurava um substituto para Gilles Villeneuve, convidou o piloto, mas Ken Tyrrell exigiu um motor turbo da Ferrari em troca da liberação do piloto. "Os italianos me criticam por não assinar com Alboreto para o próximo ano, mas o que muitos não sabem é que o convidei no meio desta temporada. Alboreto não optou por reincidir seu contrato com a Tyrrell. Em resposta, mandou-me uma carta muito educada, que mostrou seu grande caráter. Quando Alboreto estiver livre de qualquer tipo de contrato, haverá uma Ferrari à sua disposição", declarou, à época, o velho comendador.

A segunda vitória na Fórmula 1 aconteceu em Detroit, na temporada seguinte (1983). O brasileiro da Brabham, Nelson Piquet, liderava a corrida e conseguia abrir facilmente do Tyrrell de Alboreto. A nove voltas do fim, Piquet teve um pneu furado e foi obrigado a fazer um pit-stop. O italiano assumiu a ponta e administrou sua vantagem para o finlandês Keke Rosberg, da Williams, estabelecendo a última vitória do clássico motor Cosworth DFV de oito cilindros na F-1. Foi uma corrida em que, do 1º ao 6º, apenas o 4º colocado era Turbo. Acabou sendo também a última vitória da equipe do "Tio Ken" na categoria.

Enzo Ferrari contrata Alboreto para a temporada de 1984. Pilotar para o time de Maranello era seu grande sonho e a primeira vitória com a Ferrari acontece no Grande Prêmio da Bélgica, em Zolder. Michele Alboreto termina a temporada na quarta colocação, passando a ser muito popular na Itália.

Entretanto, seu último grande ano na Ferrari aconteceu na temporada de 1985, quando se tornou vice-campeão da Fórmula 1. Alboreto realizava grande campanha e havia vencido no Canadá e na Alemanha. Os "tifosi" lotaram as arquibancadas de Monza para acompanhar o Grande Prêmio da Itália. Todos tinham esperança na vitória da máquina e do piloto da casa, que não acontecia desde a vitória de Ludovico Scarfiotti em 1966. O sonho durou 45 voltas e Alboreto abandonou a corrida com problemas no motor. No Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps, abandonou na 3ª volta com problemas na embreagem. Era hora de reagir, já que não pontuou em duas provas e a diferença para o líder Alain Prost ia para 16 pontos. No Grande Prêmio da Europa, em Brands Hatch, na Inglaterra, o piloto italiano largou na 15ª posição. Completa a primeira volta em 9º lugar. Chegou a estar em 6º por duas voltas. Percebendo que não conseguia acompanhar o ritmo dos líderes e de Prost, Alboreto vai para os boxes colocar novo jogo de pneus; com a troca, o piloto retorna ao circuito nas últimas posições; a sua tentativa de alcançar os líderes não durou nem duas voltas, porque o Turbo do motor Ferrari do seu carro não aguentou, chegando a sair fogo na parte traseira do aerofólio. A torcida que estava no autódromo e em seus lares não acredita no que estava vendo. O piloto consegue levar o seu carro em chamas até os boxes. Os bombeiros com seus extintores consegue apagá-lo. O francês Alain Prost, sem nenhum problema, consegue terminar a corrida em 4º lugar conquistando o campeonato. A chance de ser o segundo piloto italiano campeão pela Ferrari acabou; a última aconteceu em 1953 com Alberto Ascari, além de ser o terceiro piloto como o de Giuseppe Farina em 1950 e os dois do próprio Ascari em 1952-53 e o quarto título pela Itália. Nas últimas duas provas do campeonato, Alboreto não terminou.

Disputou mais três temporadas pelo time de Maranello e nunca mais venceu na Fórmula 1. Foi sondado pela Williams, mas as negociações não progrediram e o piloto italiano voltou para a Tyrrell em 1989. Apesar dos problemas, conseguiu o quinto lugar em Mônaco e a terceira colocação no México. Fazia grande apresentação nos Estados Unidos e foi obrigado a abandonar a corrida com problemas na transmissão. Alboreto saiu no meio da temporada com problemas envolvendo a equipe e seu patrocinador. "Antes do Grande Prêmio da França, Ken Tyrrell aceitou o patrocínio da Camel. Não gosto de quebrar contratos e pedi para a Tyrrell conversar com a Marlboro. Mas Ken disse que o problema era meu." - revelou Alboreto, que aceita o convite da Larrousse-Lamborghini para disputar a pré-classificação no final do ano.

Em um esporte marcado pelas repentinas mudanças de rumo, o piloto esperava reviver a melhor fase de sua carreira, em 1990, na Footwork Arrows. A equipe desenvolve uma parceria com a Porsche para a temporada seguinte, mas o conjunto era desastroso. Depois de três temporadas de poucos resultados, o piloto acerta com a Scuderia Italia. O time italiano usava motores Ferrari e chassis Lola, mas depois de 1993, uniu forças com a Minardi. Assim, Alboreto disputou sua última temporada na Fórmula 1 pela equipe de Faenza e marcou o último ponto no Grande Prêmio de Mônaco de 1994, saindo aos 37 anos de idade.

No ano seguinte (1995), Michele disputou a DTM com um Alfa Romeo 155 V6, porém não obteve sucesso na categoria alemã. Naquele mesmo ano, correu na IRL e retomou sua carreira nas provas de Endurance. Depois de poucos resultados positivos, Alboreto vence a tradicional 24 horas de Le Mans de 1997 e revive seus dias de glória no automobilismo. O piloto italiano dividiu o TWR-Porsche da equipe Joest Racing, com o sueco Stefan Johansson (seu ex-companheiro de equipe na Ferrari), e o dinamarquês Tom Kristensen.

A vitória em Le Mans abre novos caminhos para Alboreto. A partir de 1998, ele disputa a "ALMS" (American Le Mans Series) pela TWR-Porsche. Em 1999, Alboreto se torna peça importante no desenvolvimento da Audi. O último triunfo do piloto acontece nas 12 Horas de Sebring de 2001 com o italiano Rinaldo Capello e o francês Laurent Aïello, com o Audi R8.

Quando tudo indicava mais uma vitória em Le Mans, o mundo é pego de surpresa com uma triste notícia. Em 25 de abril de 2001, Alboreto morre após sofrer um acidente testando o novo Audi R8, que seria usado na tradicional prova francesa. A batida aconteceu no momento em que o protótipo cruzava a reta do circuito alemão de Lausitzring, na Alemanha, a 300 km/h. O carro levantou vôo e capotou por várias vezes até bater no guard-rail. Segundo a investigação, o acidente aconteceu por um rasgo no pneu, provocado por um objeto cortante. Terminava assim a carreira de um piloto que trabalhou duro para superar tantas adversidades.

Posts Relacionados