Mario Moraes

sábado, 20 de dezembro de 2014

Mario Ermírio de Moraes Filho (São Paulo, 20 de Dezembro de 1988) é um automobilista brasileiro que desde 2008 disputa a Fórmula Indy (IndyCar Series), sendo um dos pilotos mais jovens da categoria. Atualmente, corre pela equipe KV Racing Technology. É neto do empresário e dono do Grupo Votorantim, Antonio Ermírio de Moraes.

Mario Moraes iniciou sua carreira automobilística no kart, aos 11 anos de idade. Após três anos na categoria, o piloto disputou a Fórmula TR 1600 nos Estados Unidos, conquistando 3 vitórias, 5 pole positions e 7 pódios em 11 largadas.

Em 2005, foi o 8º colocado na classificação geral da F3 Sul-Americana e no ano seguinte conquistou o vice-campeonato. Ainda em 2006, disputou 4 corridas da F3 Inglesa (National Series) obtendo 2 vitórias.

Em 2007, disputou o campeonato da F3 Inglesa (International Series) pela equipe Carlin Motorsport, terminando o ano na 14ª colocação do campeonato. Suas melhores posições na temporada foram: dois 5º lugares, o primeiro em Spa-Francorchamps (Bélgica) e o segundo em Rockingham (Inglaterra).

Em 2008, Mario Moraes foi anunciado pela Dale Coyne, da Fórmula Indy, como novo piloto da equipe. O brasileiro, um dos mais jovens da categoria, terminou a sua temporada de estréia em 21º no campeonato, chegando entre os 10 primeiros em 3 oportunidades. Seu melhor resultado foi o 7º lugar no Grande Prêmio de Watkins Glen.

No ano seguinte, Mario transferiu-se para a equipe KV Racing Technology, de propriedade do ex-piloto Jimmy Vasser. Pelo novo time, o brasileiro conquistou o seu primeiro pódio na categoria ao chegar na 3ª colocação no Grande Prêmio de Chicago.

O piloto foi o quarto a somar mais pontos nas últimas quatro corridas da temporada 2009, atrás apenas dos três primeiros colocados do campeonato, Dario Franchitti (Campeão), Scott Dixon e Ryan Briscoe. O brasileiro conquistou 126 pontos e terminou a competição em 14º. Além disto, em uma eleição realizada pela IRL, Mario foi eleito pelos colegas da categoria como “a maior surpresa do ano”.

Posts Relacionados