Karl Wendlinger

sábado, 20 de dezembro de 2014


Nome
Karl Wendlinger
País
Nascimento
20/12/1968
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
5 – (2 vezes)
Melhor Resultado
4 – (3 vezes)
Equipes

Estatísticas de Karl Wendlinger
GPs
42
Largadas
41
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
14
Volta + Rápidas
0
Voltas
1670
Voltas como líder
0

Ano a ano de Karl Wendlinger
Ano
Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Sauber
06
0
0
0
0
0
206
0
0
0.00
0
Sauber
04
0
0
0
0
0
196
0
0
1.00
4
Sauber
Sauber
16
0
0
0
0
0
742
0
0
0.44
7
March
14
0
0
0
0
0
513
0
0
0.21
3
Leyton House
2
0
0
0
0
0
013
0
0
0.00
0

Temporadas de Karl Wendlinger
36
12
12
19
28

Resultados de Karl Wendlinger
3 vezes
1 vez
3 vezes
1 vez
1 vez
10º
2 vezes
11º
1 vez
12º
1 vez
13º
2 vezes
15º
1 vez
16º
1 vez
20º
1 vez
NC
23 vezes
NL
1 vez

Corridas de Karl Wendlinger
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
42
GP da Austrália
29
Sauber Ford Cosworth
18
NC
Desgaste Físico
0
41
GP do Japão
29
Sauber Ford Cosworth
15
10
0
40
GP da Espanha
29
Sauber Ford Cosworth
20
13
0
39
GP de San Marino
29
Sauber Ford Cosworth
21
NC
Roda
0
38
GP da Argentina
29
Sauber Ford Cosworth
21
NC
Batida
0
37
GP do Brasil
29
Sauber Ford Cosworth
19
NC
Falha Elétrica
0
36
GP de Mônaco
29
Sauber Mercedes
0
NL
Desistiu
0
35
GP de San Marino
29
Sauber Mercedes
10
4
3
34
GP do Pacífico
29
Sauber Mercedes
19
NC
Batida
0
33
GP do Brasil
29
Sauber Mercedes
7
6
1
32
GP da Austrália
29
Sauber Sauber
11
15
Freios
0
31
GP do Japão
29
Sauber Sauber
16
NC
Motor
0
30
GP de Portugal
29
Sauber Sauber
13
5
2
29
GP da Itália
29
Sauber Sauber
15
4
3
28
GP da Bélgica
29
Sauber Sauber
12
NC
Motor
0
27
GP da Hungria
29
Sauber Sauber
17
6
1
26
GP da Alemanha
29
Sauber Sauber
14
9
0
25
GP da Inglaterra
29
Sauber Sauber
18
NC
Rodada
0
24
GP da França
29
Sauber Sauber
11
NC
Câmbio
0
23
GP do Canadá
29
Sauber Sauber
9
6
1
22
GP de Mônaco
29
Sauber Ilmor
8
13
0
21
GP da Espanha
29
Sauber Sauber
6
NC
Alimentação
0
20
GP de San Marino
29
Sauber Sauber
5
NC
Motor
0
19
GP da Europa
29
Sauber Sauber
5
NC
Batida
0
18
GP do Brasil
29
Sauber Sauber
8
NC
Motor
0
17
GP da África do Sul
29
Sauber Sauber
10
NC
Motor
0
16
GP de Portugal
16
March Ilmor
22
NC
Câmbio
0
15
GP da Itália
16
March Ilmor
17
10
0
14
GP da Bélgica
16
March Ilmor
18
11
0
13
GP da Hungria
16
March Ilmor
23
NC
Batida
0
12
GP da Alemanha
16
March Ilmor
10
16
0
11
GP da Inglaterra
16
March Ilmor
21
NC
Câmbio
0
10
GP da França
16
March Ilmor
21
NC
Câmbio
0
9
GP do Canadá
16
March Ilmor
12
4
3
8
GP de Mônaco
16
March Ilmor
16
NC
Câmbio
0
7
GP de San Marino
16
March Ilmor
12
12
0
6
GP da Espanha
16
March Ilmor
9
8
0
5
GP do Brasil
16
March Ilmor
9
NC
Embreagem
0
4
GP do México
16
March Ilmor
19
NC
Batida
0
3
GP da África do Sul
16
March Ilmor
7
NC
Temperatura
0
2
GP da Austrália
16
Leyton House Ilmor
26
20
0
1
GP do Japão
16
Leyton House Ilmor
22
NC
Acidente
0

Companheiros de Karl Wendlinger
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Leyton House Maurício Gugelmin
20
8
0
0
0
0
0
0
0
2
0
2
March Emanuele Naspetti
10
11
0
0
0
0
0
0
2
1
3
0
March Paul Belmondo
4
9
3
0
0
0
0
0
9
2
10
1
Sauber JJ Lehto
4
4
7
5
0
0
0
0
9
7
8
8
Sauber Heinz-Harald Frentzen
4
5
4
2
0
0
0
0
2
1
0
3
Sauber Heinz-Harald Frentzen
10
5
0
3
0
0
0
0
1
5
0
6

Karl Wendlinger (Kufstein, 20 de Dezembro de 1968) é um ex-piloto austríaco de Fórmula 1.

Wendlinger iniciou a carreira em 1983, no kart. Em 1987, vai para a Fórmula Ford austriaca, onde é campeão. No ano seguinte, entra no Campeonato de Fórmula 3 alemã, onde depois de obter a décima colocação na primeira temporada, torna-se campeão em 1989, o que o qualificou para dirigir um carro esportivo da Mercedes-Benz em 1990.

Pilotando o 'Sauber-Mercedes C11 - ao lado de Michael Schumacher, Heinz-Harald Frentzen, Mauro Baldi e Jean-Louis Schlesser - o quinteto conseguiu a quinta colocação no World Sportscar Championship de 1990. Nada mau para uma equipe de novatos - Schumacher e Frentzen se tornariam pilotos conhecidos da Fórmula 1.

Em 1991, ele continuou a correr com os carros esportivos da Mercedes - juntamente com um programa de Fórmula 3000 com a equipe do ex-piloto Helmut Marko. Até o fim do ano, o chefe da Mercedes, Jochen Neerpasch, colocou dois de seus protegidos na F-1. Schumacher foi para a equipe Jordan antes de assinar contrato com a Benetton, e Wendlinger foi contratado pela Leyton House para participar das duas últimas corridas daquela temporada.

A estréia de Karl aconteceu no Japão, em Suzuka. Ele qualificou-se em vigésimo segundo lugar, dentre 26 pilotos, mas não foi capaz de melhorar essa posição, pois envolveu-se em uma grande colisão com os carros de J.J. Lehto, Andrea De Cesaris e Emanuele Pirro logo na primeira volta da corrida. Sua segunda corrida também não teve um resultado bom, pois o circuito de Adelaide estava com muita água devido a uma chuva forte, o que ocasionou o cancelamento da corrida após a décima quarta volta. Wendlinger estava na vigésima colocação, duas voltas atrás do líder (e vencedor da corrida) Ayrton Senna.

Em 1992, Karl foi mantido na equipe, que voltou a ter o nome "March", ao lado do francês Paul Belmondo. Seu melhor desempenho na temporada aconteceu no GP do Canadá, em Montreal, quando uma série de acontecimentos possibilitou a quarta colocação para Wendlinger, mesmo estando uma volta atrás do vencedor da corrida, o compatriota Gerhard Berger - porém este foi um resultado muito comemorado se levado em consideração os graves problemas enfrentados por sua equipe. Esses três pontos fizeram com que Wendlinger terminasse o campeonato na décima segunda colocação, à frente de pilotos como Ivan Capelli, Thierry Boutsen e Johnny Herbert.

Para a temporada de 1993, Wendlinger foi contratado por Peter Sauber, que estava inaugurando a sua equipe de F-1. Karl terminou em quarto lugar no GP da Itália daquele ano em Monza. Outros dois pontos conseguidos em Portugal, no Canadá e na Hungria ajudaram a dar a Karl novamente a décima segunda colocação no Campeonato com sete pontos e uma colocação à frente do seu companheiro de equipe, J.J. Lehto. Ele também impressionou com o resultado de outras boas qualificações, o que colocou a Sauber entra as oito melhores equipes de Fórmula 1.

O ano de 1994 começou muito bem para Wendlinger. Ele conseguiu um ponto na primeira corrida da temporada em Interlagos, e posteriormente ficou com a quarta colocação na corrida de San Marino, uma corrida marcada pela morte de seu compatriota Roland Ratzenberger e do famoso corredor brasileiro, Ayrton Senna.

Toda a comunidade da Fórmula 1 ficou em estado de choque depois dos incidentes de Ímola, e esse estado de espírito podia ainda ser sentido por ocasião da quarta corrida da temporada, em Mônaco. Foi então que a carreira de Karl mudou para sempre.

Durante as primeiras sessões de treinos, ao se aproximar da famosa Nouvelle Chicane no porto, Wendlinger perdeu o controle ao sair do túnel. A Sauber bateu forte contra a lateral da pista. Ele sofreu ferimentos na cabeça, em grande parte causados pela lateral baixa da cabine do piloto, comum nos carros de F-1 daquele tempo. Os médicos da FIA chegaram rapidamente ao local, e encontraram Karl inconsciente. Apesar dos sinais vitais terem-se estabilizado, ele ficou em coma por várias semanas. Karl queria correr ainda no fim daquela fatídica temporada, mas ele foi substiuído por 9 corridas pelo italiano Andrea De Cesaris e por duas pelo seu ex-compnheiro de equipe, J.J. Lehto.

Wendlinger recuperou-se dos ferimentos, e a Sauber deu-lhe a chance de continuar pilotando para a equipe em 1995. Mas ele não conseguiu mais repetir os bons resultados obtidos anteriormente ao acidente de Mônaco e acabou sendo substituído pelo francês Jean-Christophe Boullion, campeão da Fórmula 3000 naquele ano.

O austríaco retornou à Sauber nas duas últimas corridas da temporada, pois Boullion não apresentou bom desempenho em comparação ao seu companheiro de equipe, Heinz-Harald Frentzen. Contudo, este retorno acabou se tornando um fracasso e o Grande Prêmio do Japão e o Grande Prêmio da Austrália acabaram sendo o encerramento da participação de Karl na Fórmula 1.

Posts Relacionados