Emerson Fittipaldi

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014


Nome
Emerson Fittipaldi
País
Local de nascimento
São Paulo
Nascimento
12/12/1946
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Emerson Fittipaldi
GPs
149
Largadas
144
Títulos
2
Vitórias
14
Poles
6
Pódios
35
Pontos
281
Volta + Rápidas
7
Voltas
7291
Voltas como líder
478

Ano a ano de Emerson Fittipaldi
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Fittipaldi
14
0
0
1
1
0
571
0
000
0.36
05
Fittipaldi
15
0
0
0
0
0
612
0
000
0.07
01
Fittipaldi
16
0
1
0
1
0
755
0
000
1.06
17
Fittipaldi
16
0
0
0
0
0
757
0
000
0.69
11
Fittipaldi
16
0
0
0
0
0
625
0
000
0.19
03
McLaren
14
2
4
0
6
0
673
2
033
3.21
45
McLaren
15
3
2
2
7
2
894
0
077
3.67
55
Lotus
15
3
3
2
8
1
849
5
120
3.67
55
Lotus
12
5
2
1
8
3
722
0
240
5.08
61
Lotus
Lotus
10
0
1
2
3
0
541
0
000
1.60
16
Lotus
06
1
0
0
1
0
292
0
008
2.00
12

Temporadas de Emerson Fittipaldi
10
6
1
2
1
2
17
12
10
21
15

Resultados de Emerson Fittipaldi
14 vezes
13 vezes
8 vezes
9 vezes
5 vezes
8 vezes
4 vezes
8 vezes
5 vezes
10º
2 vezes
11º
6 vezes
12º
2 vezes
13º
5 vezes
14º
1 vez
15º
3 vezes
17º
1 vez
18º
1 vez
NC
49 vezes
NDC
1 vez
NL
1 vez
NQ
3 vezes

Corridas de Emerson Fittipaldi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
149
GP dos EUA
20
Fittipaldi Ford Cosworth
19
NC
Suspensão
0
148
GP do Canadá
20
Fittipaldi Ford Cosworth
16
NC
Câmbio
0
147
GP da Itália
20
Fittipaldi Ford Cosworth
15
NC
Acidente
0
146
GP da Holanda
20
Fittipaldi Ford Cosworth
21
NC
Freios
0
145
GP da Áustria
20
Fittipaldi Ford Cosworth
23
11
0
144
GP da Alemanha
20
Fittipaldi Ford Cosworth
12
NC
Freios
0
143
GP da Inglaterra
20
Fittipaldi Ford Cosworth
22
12
0
142
GP da França
20
Fittipaldi Ford Cosworth
24
13
Motor
0
141
GP de Mônaco
20
Fittipaldi Ford Cosworth
18
6
1
140
GP da Bélgica
20
Fittipaldi Ford Cosworth
24
NC
Falha Elétrica
0
139
GP do Oeste dos EUA
20
Fittipaldi Ford Cosworth
24
3
4
138
GP da África do Sul
20
Fittipaldi Ford Cosworth
18
8
0
137
GP do Brasil
20
Fittipaldi Ford Cosworth
19
15
0
136
GP da Argentina
20
Fittipaldi Ford Cosworth
24
NC
Abandono
0
135
GP dos EUA
14
Fittipaldi Ford Cosworth
23
7
0
134
GP do Canadá
14
Fittipaldi Ford Cosworth
15
8
0
133
GP da Itália
14
Fittipaldi Ford Cosworth
20
8
0
132
GP da Holanda
14
Fittipaldi Ford Cosworth
21
NC
Falha Elétrica
0
131
GP da Áustria
14
Fittipaldi Ford Cosworth
12
NC
Freios
0
130
GP da Alemanha
14
Fittipaldi Ford Cosworth
22
NC
Falha Elétrica
0
129
GP da Inglaterra
14
Fittipaldi Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
128
GP da França
14
Fittipaldi Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
127
GP de Mônaco
14
Fittipaldi Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
126
GP da Bélgica
14
Fittipaldi Ford Cosworth
23
9
0
125
GP da Espanha
14
Fittipaldi Ford Cosworth
19
11
0
124
GP do Oeste dos EUA
14
Fittipaldi Ford Cosworth
16
NC
Transmissão
0
123
GP da África do Sul
14
Fittipaldi Ford Cosworth
18
13
0
122
GP do Brasil
14
Fittipaldi Ford Cosworth
9
11
0
121
GP da Argentina
14
Fittipaldi Ford Cosworth
11
6
1
120
GP do Canadá
14
Fittipaldi Ford Cosworth
6
NC
Acidente
0
119
GP dos EUA
14
Fittipaldi Ford Cosworth
13
5
2
118
GP da Itália
14
Fittipaldi Ford Cosworth
13
8
0
117
GP da Holanda
14
Fittipaldi Ford Cosworth
10
5
2
116
GP da Áustria
14
Fittipaldi Ford Cosworth
6
4
3
115
GP da Alemanha
14
Fittipaldi Ford Cosworth
10
4
3
114
GP da Inglaterra
14
Fittipaldi Ford Cosworth
11
NC
Motor
0
113
GP da França
14
Fittipaldi Ford Cosworth
15
NC
Suspensão
0
112
GP da Suécia
14
Fittipaldi Ford Cosworth
13
6
1
111
GP da Espanha
14
Fittipaldi Ford Cosworth
15
NC
Acelerador
0
110
GP da Bélgica
14
Fittipaldi Ford Cosworth
15
NC
Acidente
0
109
GP de Mônaco
14
Fittipaldi Ford Cosworth
20
9
0
108
GP do Oeste dos EUA
14
Fittipaldi Ford Cosworth
15
8
0
107
GP da África do Sul
14
Fittipaldi Ford Cosworth
15
NC
Transmissão
0
106
GP do Brasil
14
Fittipaldi Ford Cosworth
7
2
6
105
GP da Argentina
14
Fittipaldi Ford Cosworth
17
9
0
104
GP do Canadá
28
Fittipaldi Ford Cosworth
19
NC
Motor
0
103
GP dos EUA
28
Fittipaldi Ford Cosworth
18
13
0
102
GP da Itália
28
Fittipaldi Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
101
GP da Holanda
28
Fittipaldi Ford Cosworth
17
4
3
100
GP da Áustria
28
Fittipaldi Ford Cosworth
23
11
0
99
GP da Alemanha
28
Fittipaldi Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
98
GP da Inglaterra
28
Fittipaldi Ford Cosworth
22
NC
Acelerador
0
97
GP da França
28
Fittipaldi Ford Cosworth
22
11
0
96
GP da Suécia
28
Fittipaldi Ford Cosworth
18
18
0
95
GP da Bélgica
28
Fittipaldi Ford Cosworth
16
NC
Falha Elétrica
0
94
GP de Mônaco
28
Fittipaldi Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
93
GP da Espanha
28
Fittipaldi Ford Cosworth
19
14
0
92
GP do Oeste dos EUA 
28
Fittipaldi Ford Cosworth
7
5
2
91
GP da África do Sul
28
Fittipaldi Ford Cosworth
9
10
0
90
GP do Brasil
28
Fittipaldi Ford Cosworth
16
4
3
89
GP da Argentina
28
Fittipaldi Ford Cosworth
16
4
3
88
GP do Japão
30
Fittipaldi Ford Cosworth
23
NC
Desistiu
0
87
GP dos EUA
30
Fittipaldi Ford Cosworth
15
9
0
86
GP do Canadá
30
Fittipaldi Ford Cosworth
17
NC
Escape
0
85
GP da Itália
30
Fittipaldi Ford Cosworth
20
15
0
84
GP da Holanda
30
Fittipaldi Ford Cosworth
17
NC
Falha Elétrica
0
83
GP da Áustria
30
Fittipaldi Ford Cosworth
17
NC
Acidente
0
82
GP da Alemanha
30
Fittipaldi Ford Cosworth
20
13
0
81
GP da Inglaterra
30
Fittipaldi Ford Cosworth
21
6
1
80
GP da França
30
Fittipaldi Ford Cosworth
21
NC
Óleo
0
79
GP da Suécia
30
Fittipaldi Ford Cosworth
21
NC
Manuseio
0
78
GP de Mônaco
30
Fittipaldi Ford Cosworth
7
6
1
77
GP da Bélgica
30
Fittipaldi Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
76
GP da Espanha
30
Fittipaldi Ford Cosworth
19
NC
Transmissão
0
75
GP do Oeste dos EUA
30
Fittipaldi Ford Cosworth
16
6
1
74
GP da África do Sul
30
Fittipaldi Ford Cosworth
21
17
Motor
0
73
GP do Brasil
30
Fittipaldi Ford Cosworth
5
13
0
72
GP dos EUA
1
McLaren Ford Cosworth
2
2
01:43.374
6
71
GP da Itália
1
McLaren Ford Cosworth
3
2
6
70
GP da Áustria
1
McLaren Ford Cosworth
3
9
0
69
GP da Alemanha
1
McLaren Ford Cosworth
8
NC
Suspensão
0
68
GP da Inglaterra
1
McLaren Ford Cosworth
7
1
14
9
67
GP da França
1
McLaren Ford Cosworth
10
4
3
66
GP da Holanda
1
McLaren Ford Cosworth
6
NC
Motor
0
65
GP da Suécia
1
McLaren Ford Cosworth
11
8
0
64
GP da Bélgica
1
McLaren Ford Cosworth
8
7
0
63
GP de Mônaco
1
McLaren Ford Cosworth
9
2
6
62
GP da Espanha
1
McLaren Ford Cosworth
26
NL
Não largou
0
61
GP da África do Sul
1
McLaren Ford Cosworth
11
NC
Abandono
0
60
GP do Brasil
1
McLaren Ford Cosworth
2
2
6
59
GP da Argentina
1
McLaren Ford Cosworth
5
1
01:50.910
19
9
58
GP dos EUA
5
McLaren Ford Cosworth
8
4
3
57
GP do Canadá
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
13
9
56
GP da Itália
5
McLaren Ford Cosworth
6
2
6
55
GP da Áustria
5
McLaren Ford Cosworth
3
NC
Motor
0
54
GP da Alemanha
5
McLaren Ford Cosworth
3
NC
Suspensão
0
53
GP da Inglaterra
5
McLaren Ford Cosworth
8
2
6
52
GP da França
5
McLaren Ford Cosworth
5
NC
Motor
0
51
GP da Holanda
5
McLaren Ford Cosworth
3
3
4
50
GP da Suécia
5
McLaren Ford Cosworth
9
4
3
49
GP de Mônaco
5
McLaren Ford Cosworth
13
5
2
48
GP da Bélgica
5
McLaren Ford Cosworth
4
1
47
9
47
GP da Espanha
5
McLaren Ford Cosworth
4
3
4
46
GP da África do Sul
5
McLaren Ford Cosworth
5
7
0
45
GP do Brasil
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
17
9
44
GP da Argentina
5
McLaren Ford Cosworth
3
10
0
43
GP dos EUA
1
Lotus Ford Cosworth
3
6
1
42
GP do Canadá
1
Lotus Ford Cosworth
5
2
01:15.496
13
6
41
GP da Itália
1
Lotus Ford Cosworth
4
2
6
40
GP da Áustria
1
Lotus Ford Cosworth
1
NC
32
Alimentação
0
39
GP da Alemanha
1
Lotus Ford Cosworth
14
6
1
38
GP da Holanda
1
Lotus Ford Cosworth
16
NC
Desgaste Físico
0
37
GP da Inglaterra
1
Lotus Ford Cosworth
5
NC
Transmissão
0
36
GP da França
1
Lotus Ford Cosworth
3
NC
Acidente
0
35
GP da Suécia
1
Lotus Ford Cosworth
4
12
Câmbio
0
34
GP de Mônaco
1
Lotus Ford Cosworth
5
2
01:28.100
6
33
GP da Bélgica
1
Lotus Ford Cosworth
9
3
5
4
32
GP da Espanha
1
Lotus Ford Cosworth
7
1
19
9
31
GP da África do Sul
1
Lotus Ford Cosworth
2
3
01:17.100
4
30
GP do Brasil
1
Lotus Ford Cosworth
2
1
02:35.000
40
9
29
GP da Argentina
2
Lotus Ford Cosworth
2
1
01:11.220
11
9
28
GP dos EUA
10
Lotus Ford Cosworth
9
NC
Suspensão
0
27
GP do Canadá
5
Lotus Ford Cosworth
4
11
0
26
GP da Itália
6
Lotus Ford Cosworth
6
1
10
9
25
GP da Áustria
31
Lotus Ford Cosworth
1
1
31
9
24
GP da Alemanha
2
Lotus Ford Cosworth
3
NC
Câmbio
0
23
GP da Inglaterra
8
Lotus Ford Cosworth
2
1
28
9
22
GP da França
1
Lotus Ford Cosworth
8
2
6
21
GP da Bélgica
32
Lotus Ford Cosworth
1
1
77
9
20
GP de Mônaco
8
Lotus Ford Cosworth
1
3
4
19
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
3
1
82
9
18
GP da África do Sul
8
Lotus Ford Cosworth
3
2
12
6
17
GP da Argentina
11
Lotus Ford Cosworth
5
NC
Suspensão
0
16
GP dos EUA
2
Lotus Ford Cosworth
2
NC
Abandono
0
15
GP do Canadá
2
Lotus Ford Cosworth
4
7
0
14
GP da Itália
5
Lotus Pratt & Whitney
18
8
0
13
GP da Áustria
2
Lotus Ford Cosworth
5
2
6
12
GP da Alemanha
8
Lotus Ford Cosworth
8
NC
Óleo
0
11
GP da Inglaterra
1
Lotus Ford Cosworth
4
3
4
10
GP da França
1
Lotus Ford Cosworth
17
3
4
9
GP de Mônaco
1
Lotus Ford Cosworth
17
5
2
8
GP da Espanha
2
Lotus Ford Cosworth
14
NC
Suspensão
0
7
GP da África do Sul 
2
Lotus Ford Cosworth
5
NC
Motor
0
6
GP do México
24
Lotus Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
5
GP dos EUA
24
Lotus Ford Cosworth
3
1
8
9
4
GP da Itália
26
Lotus Ford Cosworth
0
NDC
Abandonou
0
3
GP da Áustria
8
Lotus Ford Cosworth
16
15
0
2
GP da Alemanha
17
Lotus Ford Cosworth
13
4
3
1
GP da Inglaterra
28
Lotus Ford Cosworth
21
8
0
 
Vitórias de Emerson Fittipaldi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
14
GP da Inglaterra
1
McLaren Ford Cosworth
7
1
14
9
13
GP da Argentina
1
McLaren Ford Cosworth
5
1
01:50.910
19
9
12
GP do Canadá
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
13
9
11
GP da Bélgica
5
McLaren Ford Cosworth
4
1
47
9
10
GP do Brasil
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
17
9
9
GP da Espanha
1
Lotus Ford Cosworth
7
1
19
9
8
GP do Brasil
1
Lotus Ford Cosworth
2
1
02:35.000
40
9
7
GP da Argentina
2
Lotus Ford Cosworth
2
1
01:11.220
11
9
6
GP da Itália
6
Lotus Ford Cosworth
6
1
10
9
5
GP da Áustria
31
Lotus Ford Cosworth
1
1
31
9
4
GP da Inglaterra
8
Lotus Ford Cosworth
2
1
28
9
3
GP da Bélgica
32
Lotus Ford Cosworth
1
1
77
9
2
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
3
1
82
9
1
GP dos EUA
24
Lotus Ford Cosworth
3
1
8
9
 
Pódios de Emerson Fittipaldi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
35
GP do Oeste dos EUA
20
Fittipaldi Ford Cosworth
24
3
4
34
GP do Brasil
14
Fittipaldi Ford Cosworth
7
2
6
33
GP dos EUA
1
McLaren Ford Cosworth
2
2
01:43.374
6
32
GP da Itália
1
McLaren Ford Cosworth
3
2
6
31
GP da Inglaterra
1
McLaren Ford Cosworth
7
1
14
9
30
GP de Mônaco
1
McLaren Ford Cosworth
9
2
6
29
GP do Brasil
1
McLaren Ford Cosworth
2
2
6
28
GP da Argentina
1
McLaren Ford Cosworth
5
1
01:50.910
19
9
27
GP do Canadá
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
13
9
26
GP da Itália
5
McLaren Ford Cosworth
6
2
6
25
GP da Inglaterra
5
McLaren Ford Cosworth
8
2
6
24
GP da Holanda
5
McLaren Ford Cosworth
3
3
4
23
GP da Bélgica
5
McLaren Ford Cosworth
4
1
47
9
22
GP da Espanha
5
McLaren Ford Cosworth
4
3
4
21
GP do Brasil
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
17
9
20
GP do Canadá
1
Lotus Ford Cosworth
5
2
01:15.496
13
6
19
GP da Itália
1
Lotus Ford Cosworth
4
2
6
18
GP de Mônaco
1
Lotus Ford Cosworth
5
2
01:28.100
6
17
GP da Bélgica
1
Lotus Ford Cosworth
9
3
5
4
16
GP da Espanha
1
Lotus Ford Cosworth
7
1
19
9
15
GP da África do Sul
1
Lotus Ford Cosworth
2
3
01:17.100
4
14
GP do Brasil
1
Lotus Ford Cosworth
2
1
02:35.000
40
9
13
GP da Argentina
2
Lotus Ford Cosworth
2
1
01:11.220
11
9
12
GP da Itália
6
Lotus Ford Cosworth
6
1
10
9
11
GP da Áustria
31
Lotus Ford Cosworth
1
1
31
9
10
GP da Inglaterra
8
Lotus Ford Cosworth
2
1
28
9
9
GP da França
1
Lotus Ford Cosworth
8
2
6
8
GP da Bélgica
32
Lotus Ford Cosworth
1
1
77
9
7
GP de Mônaco
8
Lotus Ford Cosworth
1
3
4
6
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
3
1
82
9
5
GP da África do Sul
8
Lotus Ford Cosworth
3
2
12
6
4
GP da Áustria
2
Lotus Ford Cosworth
5
2
6
3
GP da Inglaterra
1
Lotus Ford Cosworth
4
3
4
2
GP da França
1
Lotus Ford Cosworth
17
3
4
1
GP dos EUA
24
Lotus Ford Cosworth
3
1
8
9
 
Poles de Emerson Fittipaldi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
6
GP do Canadá
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
13
9
5
GP do Brasil
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
17
9
4
GP da Áustria
1
Lotus Ford Cosworth
1
NC
32
Alimentação
0
3
GP da Áustria
31
Lotus Ford Cosworth
1
1
31
9
2
GP da Bélgica
32
Lotus Ford Cosworth
1
1
77
9
1
GP de Mônaco
8
Lotus Ford Cosworth
1
3
4
 
Voltas mais rápidas de Emerson Fittipaldi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
7
GP dos EUA
1
McLaren Ford Cosworth
2
2
01:43.374
6
6
GP da Argentina
1
McLaren Ford Cosworth
5
1
01:50.910
19
9
5
GP do Canadá
1
Lotus Ford Cosworth
5
2
01:15.496
13
6
4
GP de Mônaco
1
Lotus Ford Cosworth
5
2
01:28.100
6
3
GP da África do Sul
1
Lotus Ford Cosworth
2
3
01:17.100
4
2
GP do Brasil
1
Lotus Ford Cosworth
2
1
02:35.000
40
9
1
GP da Argentina
2
Lotus Ford Cosworth
2
1
01:11.220
11
9
 
Voltas como líder de Emerson Fittipaldi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
18
GP da Inglaterra
1
McLaren Ford Cosworth
7
1
14
9
17
GP da Argentina
1
McLaren Ford Cosworth
5
1
01:50.910
19
9
16
GP do Canadá
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
13
9
15
GP da Bélgica
5
McLaren Ford Cosworth
4
1
47
9
14
GP do Brasil
5
McLaren Ford Cosworth
1
1
17
9
13
GP do Canadá
1
Lotus Ford Cosworth
5
2
01:15.496
13
6
12
GP da Áustria
1
Lotus Ford Cosworth
1
NC
32
Alimentação
0
11
GP da Bélgica
1
Lotus Ford Cosworth
9
3
5
4
10
GP da Espanha
1
Lotus Ford Cosworth
7
1
19
9
9
GP do Brasil
1
Lotus Ford Cosworth
2
1
02:35.000
40
9
8
GP da Argentina
2
Lotus Ford Cosworth
2
1
01:11.220
11
9
7
GP da Itália
6
Lotus Ford Cosworth
6
1
10
9
6
GP da Áustria
31
Lotus Ford Cosworth
1
1
31
9
5
GP da Inglaterra
8
Lotus Ford Cosworth
2
1
28
9
4
GP da Bélgica
32
Lotus Ford Cosworth
1
1
77
9
3
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
3
1
82
9
2
GP da África do Sul
8
Lotus Ford Cosworth
3
2
12
6
1
GP dos EUA
24
Lotus Ford Cosworth
3
1
8
9

Companheiros de Emerson Fittipaldi
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lotus Graham Hill
1
6
12
1
1
0
0
0
2
2
3
1
Lotus Jochen Rindt
4
1
3
18
0
2
0
2
1
2
0
3
Lotus John Miles
4
13
3
0
0
0
0
0
3
0
0
3
Lotus Pete Lovely
1
10
9
0
1
0
0
0
2
0
2
0
Lotus Reine Wisell
1
3
9
4
1
0
0
0
1
1
1
1
Lotus Dave Charlton
3
22
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Pete Lovely
7
18
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Lotus Reine Wisell
2
4
16
9
0
0
0
0
5
4
7
2
Lotus Dave Charlton
1
22
21
0
1
0
0
0
4
0
4
0
Lotus David Walker
1
9
52
0
4
0
3
0
9
1
10
0
Lotus Reine Wisell
11
10
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Lotus Dave Charlton
3
22
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Ronnie Peterson
1
1
55
52
3
4
1
9
8
7
4
11
McLaren Dave Charlton
7
19
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
McLaren David Hobbs
2
7
6
0
0
0
0
0
1
1
2
0
McLaren Denny Hulme
1
1
55
20
3
1
2
0
12
3
14
1
McLaren Jochen Mass
1
7
12
0
1
0
1
0
2
0
2
0
McLaren Mike Hailwood
1
3
37
12
2
0
1
0
7
4
10
1
McLaren Dave Charlton
19
14
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
McLaren Jochen Mass
1
1
45
20
2
1
0
0
9
5
11
3
Fittipaldi Ingo Hoffmann
6
11
1
0
0
0
0
0
3
1
4
0
Fittipaldi Ingo Hoffmann
4
7
6
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Fittipaldi Alex Ribeiro
7
28
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Fittipaldi Keke Rosberg
3
3
5
6
0
0
0
0
8
6
4
10


Emerson Fittipaldi (São Paulo, 12 de dezembro de 1946) é um automobilista brasileiro. Filho de mãe russa e pai brasileiro, o jornalista Wilson Fittipaldi, Emerson foi o primeiro brasileiro campeão mundial em categorias de ponta no automobilismo internacional, abrindo portas para vários compatriotas. Foi bicampeão da Fórmula 1, campeão da CART (Fórmula Indy) e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis.

Em 1964, ele foi notado a primeira vez em Interlagos, quando brigou com o diretor da prova que o impedia de entrar na ambulância que levava seu irmão Wilson, logo após ele ter sofrido um acidente em sua berlineta da Equipe Willys. Nesse mesmo ano Emerson se tornou piloto e começou a competir de kart, estreando com uma vitória em Santo André (SP), no dia 12 de abril. Terminou o campeonato em nono lugar. Sagrar-se-ia campeão paulista em 1965, quando estreou no automobilismo, dirigindo um Renault 1093, numa corrida na Ilha do Fundão pelo Campeonato Carioca. Ali sofreria também o seu primeiro acidente.

Em 1966, o irmão Wilson teve uma experiência internacional na Fórmula 3, correndo na Argentina, mas apesar de prometido não conseguiu um carro para as corridas na Europa e voltou ao Brasil. Wilson resolveu construir carros de fórmula conhecidos como Fórmula Vê. Emerson dominou o campeonato de Fórmula Vë de 1967, ganhando cinco das sete provas com o carro construído pelo irmão. Também voltou a ser campeão de kart.

Os irmãos Fittipaldi construiriam ainda um Fittiporsche e Emerson ganhou a II Cem Milhas de Kart em Piracicaba, disputada em 1968. Mas a categoria brasileira estava em crise e Emerson resolveu tentar a sorte na Europa. Iriam com ele os pilotos Luiz Bueno e Ricardo Achcar (que já havia vencido naquele mesmo ano na Inglaterra com um carro alugado), mas acabaram desistindo. A última vitória de Emerson no Brasil antes de viajar foi nas 12 Horas de Porto Alegre, pilotando um Volks 1600 (em segundo, pilotando um Corcel, chegaria José Carlos Pace).

Emerson teve a sua primeira corrida internacional em 7 de abril de 1969 na Holanda e três meses depois, após muitas vitórias na Fórmula Ford, ele estrearia na Fórmula 3 inglesa. Sagrou-se campeão da categoria aos 22 anos.

Seu imenso talento foi notado por Colin Chapman, proprietário da equipe Lotus de Fórmula 1, que o contratou no ano seguinte para correr pela sua equipe.

A corrida de estreia foi no Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, mesmo largando nas últimas posições terminou a prova em oitavo. Três semanas depois, em Hockenheim, marcaria seus primeiros pontos, com um 4º lugar. No final daquele ano, em Monza, seu companheiro de equipe, o austríaco Jochen Rindt, pediu que Emerson amaciasse seu carro para a corrida do dia seguinte.

O Brasileiro, no carro de Rindt, sofreu um acidente destruindo o carro do companheiro impossibilitando a sua utilização na corrida. Como Rindt liderava o campeonato, o chefe da equipe deixou Emerson de fora da corrida e Jochen Rindt competiu com o carro dele, mas o piloto austríaco faleceu num acidente que poderia ter matado Fittipaldi. A Lotus, de luto, retirou-se por duas corridas e voltou no penúltimo GP da temporada, em Watkins Glen. Nesse dia, Emerson venceu sua primeira corrida e, ao mesmo tempo, impossibilitou seus adversários de alcançar a pontuação de Rindt, que assim sagrou-se campeão mundial postumamente (ver Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1970 (Fórmula 1)).

O ano de 1971 não viu vitórias de Emerson, embora sua atuação consistente lhe tenha garantido três pódios. Em 1972, com 5 vitórias, Fittipaldi tornou-se o campeão mundial mais jovem da história da Fórmula 1, com 25 anos, oito meses e 29 dias, recorde que manteve por mais de três décadas e que só foi quebrado em 2005, pelo piloto espanhol Fernando Alonso. Em 1973, Emerson venceu mais 3 corridas, no entanto perdeu o título para o escocês Jackie Stewart. O sucesso contribuiu fortemente para a entrada do Grande Prêmio do Brasil no calendário internacional no ano seguinte, no circuito de Interlagos. Ele mesmo venceu a corrida inaugural.

Em 1974, o piloto brasileiro trocou a Lotus pela McLaren, e, com três vitórias (uma delas no Brasil), sagrou-se bicampeão do mundo. Ainda competitivo, venceu mais duas corridas pela mesma equipe no ano seguinte.

Em 1975, fundou, em parceria com o irmão, a equipe Fittipaldi, equipe inteiramente brasileira e que contou em boa parte de sua vida com o patrocínio da cooperativa brasileira de açúcar e álcool Coopersucar, nome pelo qual a equipe se tornou mais conhecida entre os brasileiros. O primeiro ano em sua própria equipe 1976 foi frustrante, com constantes abandonos. Em 1977, Emerson conquistou alguns resultados razoáveis, como três 4º lugares, mas foi em 1978 que ocorreu o grande momento de Emerson em sua própria equipe com o modelo F5A, ao terminar o Grande Prêmio do Brasil no circuito de Jacarepaguá em 2º lugar. A equipe teve dois 4º, 5º e um 6º lugar. Fechou o ano em 7º com 17 pontos.

Grandes esperanças no campeonato de 1979. Na corrida de abertura, o piloto terminou o GP da Argentina em 6º lugar com o chassi do ano anterior, mas quando foi para o Fittipaldi F6, ele sofreu. O carro tem uma aparência estética muito bonita, mas tem um problema muito sério: o excesso de torção do chassis; o carro era difícl de controlar principalmente em curvas. Desentendimentos da equipe com o projetista culminou com um péssimo desempenho do carro no campeonato. Nenhum ponto conquistado com ele. O carro era alvo de gozações, e com isso, a Coopersucar retirava o apoio à equipe.

A partir de então houve um declínio técnico na equipe, e, ao final de 1980, no mesmo circuito de Watkins Glen onde vencera sua primeira prova, Emerson Fittipaldi retirou-se da Fórmula 1 como piloto; naquele ano, ele conseguiu o último pódium com o 3º lugar em Long Beach, tendo o compatriota Nelson Piquet, o vencedor, e conquistado a primeira vitória na categoria. Em 1981, Emerson Fittipaldi exerce a função de chefe de equipe e tendo como pilotos: o finlandês Keke Rosberg e o brasileiro Chico Serra. Com equipamentos de segunda linha e pouco dinheiro, e nenhum ponto para a equipe no campeonato. No campeonato de 1982, após seu piloto Chico Serra marcar um ponto no Grande Prêmio da Bélgica, sua equipe fechou as portas.

Ao longo da carreira na Fórmula 1 foram 149 Grandes Prêmios, 14 vitórias, 6 pole positions, 6 melhores voltas, com um total de 276 pontos.

Emerson, quando ainda estava na Fórmula 1, chegou a realizar testes com carros da CART em circuitos ovais mas não gostou. Com o término da sua carreira na Fórmula 1 ele mudou de ideia e logo no primeiro ano em que realizou algumas corridas por essa categoria estadunidense (1984), ganhou o oval do GP de Michigan, um dos mais difíceis do circuito.

Aos 38 anos, Emerson reafirmava seu talento e assinou com a Patrick Racing para disputar regularmente o campeonato da CART de Fórmula Indy. Em 5 anos ele obteve 6 vitórias. Em 1989, após 5 vitórias, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão da categoria. Sua mais expressiva e histórica vitória foi a mítica 500 milhas de Indianapolis, quando liderou 158 das 200 voltas. No final, um duelo de arrepiar com Al Unser Jr. A 5 voltas do final Little Unser ultrapassou facilmente Fittipaldi e faltando apenas duas voltas Fittipaldi se aproximou de Unser Jr devido a um grupo de retardatários que o haviam segurado. Na curva 3 do circuito de Indianápolis o brasileiro colocou seu carro por dentro e os carros se tocaram a mais de 350 km/h, Unser Jr rodou e bateu seu carro no muro, Fittipaldi conseguiu corrigir o carro e venceu a prova sob bandeira amarela. Mesmo com o acidente Unser junior terminou em segundo lugar, pois o piloto brasileiro Raul Boesel - que chegou em terceiro - era retardatário e estava seis voltas atrás. Após a corrida foi constatado que em sua última parada para reabastecimento, ninguém na equipe Patrick se lembrou de que havia poucas voltas para o fim e colocaram muito mais combustível do que o necessário para o final da corrida; desta maneira com o carro mais pesado Fittipaldi não conseguiu segurar a ultrapassagem de Unser Jr a poucas voltas do fim.

Roger Penske levou Emerson para seu time, a Penske, em 1990. Emerson continuou entre os melhores da categoria e em 1993 ganhou a sua segunda 500 Milhas de Indianapolis superando o campeão da Fórmula 1 de 1992, Nigel Mansell. Emerson comemorou tomando suco de laranja em lugar do tradicional copo de leite, como forma de promover o produto de suas fazendas. Emerson encerrou sua participação na categoria em 1996, depois de um grave acidente no Michigan International Speedway.

Em sua carreira na Fórmula Indy, obteve 22 vitórias e 17 pole positions.

Emerson possui cinco filhos, fruto de três casamentos. Atualmente casado com Rossana, 30 anos mais nova. Tornou-se evangélico após sofrer um acidente na Fórmula Indy em 1996 que quase o deixou tetraplégico. Hoje frenquenta uma Igreja Batista em São Paulo.

Registros na CART/Champ Car
  • Anos 1984 - 1996
  • Times WIT, Team Patrick, Team Penske
  • Campeonatos 1 (1989)

Posts Relacionados