Peter Collins

quinta-feira, 6 de novembro de 2014


Nome
Peter Collins
País
Nascimento
06/11/1931
Morte
03/08/1958
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
2 – (2 vezes)
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Peter Collins
GPs
34
Largadas
32
Títulos
0
Vitórias
3
Poles
0
Pódios
9
Pontos
47
Volta + Rápidas
0
Voltas
1399
Voltas como líder
127

Ano a ano de Peter Collins
Ano
Equipe Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
Ferrari Ferrari
7
1
0
1
2
0
272
0
83
2.00
14
Ferrari Ferrari
6
0
0
2
2
0
282
0
16
1.00
8
Ferrari Ferrari
7
2
3
0
5
0
350
0
28
2.78
25
Maserati Maserati
2
0
0
0
0
0
50
0
0
0.00
0
Vanwall Vanwall
2
0
0
0
0
0
91
0
0
0.00
0
HWM Alta
4
0
0
0
0
0
196
0
0
0.00
0
HWM Alta
6
0
0
0
0
0
158
0
0
0.00
0

Temporadas de Peter Collins
26
33
34
55
3
9
5

Resultados de Peter Collins
3 vezes
3 vezes
3 vezes
1 vez
1 vez
2 vezes
1 vez
1 vez
13º
1 vez
NC
20 vezes
NL
1 vez
NQ
1 vez

Corridas de Peter Collins
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
34
GP da Alemanha
2
Ferrari Ferrari
4
NC
6
Acidente Fatal
0
33
GP da Inglaterra
1
Ferrari Ferrari
6
1
75
8
32
GP da França
42
Ferrari Ferrari
4
5
2
31
GP da Bélgica
14
Ferrari Ferrari
4
NC
2
Temperatura
0
30
GP da Holanda
4
Ferrari Ferrari
10
NC
Câmbio
0
29
GP de Mônaco
36
Ferrari Ferrari
9
3
4
28
GP da Argentina
18
Ferrari Ferrari
3
NC
Semieixo
0
27
GP da Itália
30
Ferrari Ferrari
7
NC
Motor
0
26
GP da Alemanha
7
Ferrari Ferrari
4
3
3
4
25
GP da Inglaterra
12
Ferrari Ferrari
8
NC
Vazamento de Água
0
25
GP da Inglaterra
16
Ferrari Ferrari
0
4
0
24
GP da França
12
Ferrari Ferrari
5
3
4
23
GP de Mônaco
26
Ferrari Ferrari
2
NC
Acidente
0
22
GP da Argentina
18
Ferrari Ferrari
0
6
0
22
GP da Argentina
10
Ferrari Ferrari
5
NC
13
Embreagem
0
21
GP da Itália
26
Ferrari Ferrari
7
2
3
20
GP da Alemanha
5
Ferrari Ferrari
0
NC
0
20
GP da Alemanha
2
Ferrari Ferrari
2
NC
Combustível
0
19
GP da Inglaterra
4
Ferrari Ferrari
0
2
3
19
GP da Inglaterra
2
Ferrari Ferrari
4
NC
Óleo
0
18
GP da França
14
Ferrari Ferrari
3
1
15
8
17
GP da Bélgica
8
Ferrari Ferrari
3
1
13
8
16
GP de Mônaco
26
Ferrari Ferrari
9
2
3
15
GP da Argentina
36
Ferrari Ferrari
9
NC
Acidente
0
14
GP da Itália
32
Maserati Maserati
11
NC
Suspensão
0
13
GP da Inglaterra
42
Maserati Maserati
24
NC
Embreagem
0
12
GP da Itália
10
Vanwall Vanwall
16
7
0
11
GP da Inglaterra
20
Vanwall Vanwall
11
NC
Motor
0
10
GP da Inglaterra
2
HWM Alta
23
NC
Rodada
0
9
GP da França
28
HWM Alta
17
13
0
8
GP da Bélgica
26
HWM Alta
16
NC
Embreagem
0
7
GP da Holanda
36
HWM Alta
16
8
0
6
GP da Itália
54
HWM Alta
0
NQ
Não Qualificado
0
5
GP da Alemanha
111
HWM Alta
0
NL
Motor
0
4
GP da Inglaterra
29
HWM Alta
14
NC
Ignição
0
3
GP da França
22
HWM Alta
8
6
0
2
GP da Bélgica
26
HWM Alta
11
NC
Semieixo
0
1
GP da Suíça
18
HWM Alta
6
NC
Semieixo
0
 
Vitórias de Peter Collins
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP da Inglaterra
1
Ferrari Ferrari
6
1
75
8
2
GP da França
14
Ferrari Ferrari
3
1
15
8
1
GP da Bélgica
8
Ferrari Ferrari
3
1
13
8
 
Pódios de Peter Collins
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
9
GP da Inglaterra
1
Ferrari Ferrari
6
1
75
8
8
GP de Mônaco
36
Ferrari Ferrari
9
3
4
7
GP da Alemanha
7
Ferrari Ferrari
4
3
3
4
6
GP da França
12
Ferrari Ferrari
5
3
4
5
GP da Itália
26
Ferrari Ferrari
7
2
3
4
GP da Inglaterra
4
Ferrari Ferrari
0
2
3
3
GP da França
14
Ferrari Ferrari
3
1
15
8
2
GP da Bélgica
8
Ferrari Ferrari
3
1
13
8
1
GP de Mônaco
26
Ferrari Ferrari
9
2
3
 
Voltas como líder de Peter Collins
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
7
GP da Alemanha
2
Ferrari Ferrari
4
NC
6
Acidente Fatal
0
6
GP da Inglaterra
1
Ferrari Ferrari
6
1
75
8
5
GP da Bélgica
14
Ferrari Ferrari
4
NC
2
Temperatura
0
4
GP da Alemanha
7
Ferrari Ferrari
4
3
3
4
3
GP da Argentina
10
Ferrari Ferrari
5
NC
13
Embreagem
0
2
GP da França
14
Ferrari Ferrari
3
1
15
8
1
GP da Bélgica
8
Ferrari Ferrari
3
1
13
8

Companheiros de Peter Collins
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
HWM Duncan Hamilton
23
24
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
HWM George Abecassis
16
17
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
HWM Johnny Claes
33
10
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
HWM Lance Macklin
6
9
0
0
0
0
0
0
1
3
4
0
HWM Paul Frère
21
5
0
2
0
0
0
0
0
2
0
2
HWM Roger Laurent
21
12
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
HWM Stirling Moss
16
12
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
HWM Tony Gaze
21
15
0
0
0
0
0
0
1
2
2
1
HWM Yves Giraud-Cabantous
6
10
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
HWM Duncan Hamilton
16
24
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
HWM Jack Fairman
16
17
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
HWM Lance Macklin
8
13
0
0
0
0
0
0
3
1
1
3
HWM Paul Frère
18
10
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
HWM Yves Giraud-Cabantous
13
14
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Maserati André Simon
14
22
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Maserati Carlos Menditeguy
17
5
0
2
0
0
0
0
0
1
1
0
Maserati Horace Gould
14
13
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Maserati Jean Behra
14
4
0
3
0
0
0
0
1
1
0
2
Maserati John Fitch
17
9
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Maserati Lance Macklin
14
8
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Maserati Luigi Musso
14
5
0
2
0
0
0
0
0
2
0
2
Maserati Roberto Mieres
14
7
0
0
0
0
0
0
0
2
0
2
Maserati Roy Salvadori
14
16
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari Alfonso de Portago
1
2
17
6
1
0
0
0
3
3
5
2
Ferrari André Pilette
1
6
8
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Ferrari Eugenio Castellotti
1
2
31
7.5
2
0
0
0
11
2
6
6
Ferrari Giorgio Scarlatti
2
15
3
0
0
0
0
0
3
0
2
1
Ferrari Juan Manuel Fangio
1
1
31
50
2
5
0
7
5
5
3
9
Ferrari Luigi Musso
2
1
6
4
0
1
0
0
3
2
1
4
Ferrari Olivier Gendebien
1
5
8
2
1
0
0
0
1
1
2
0
Ferrari Paul Frère
1
2
8
6
1
0
0
0
1
0
1
0
Ferrari Alessandro de Tomaso
6
9
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Ferrari Alfonso de Portago
6
5
0
2
0
0
0
0
0
2
1
0
Ferrari Cesare Perdisa
6
6
0
0
0
0
0
0
0
1
1
1
Ferrari Eugenio Castellotti
6
11
0
0
0
0
0
0
1
1
0
2
Ferrari José Froilán González
6
5
0
2
0
0
0
0
0
2
1
1
Ferrari Luigi Musso
3
2
8
22
0
0
0
0
2
5
4
3
Ferrari Maurice Trintignant
3
4
4
8
0
0
0
0
1
2
3
1
Ferrari Mike Hawthorn
3
2
8
17
0
0
0
0
3
6
5
4
Ferrari Wolfgang von Trips
6
3
0
4
0
0
0
0
0
3
3
0
Ferrari Luigi Musso
3
2
6
12
0
0
0
0
1
4
3
2
Ferrari Mike Hawthorn
1
1
14
30
1
1
0
3
2
5
0
7
Ferrari Olivier Gendebien
15
6
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Ferrari Phil Hill
13
9
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Ferrari Wolfgang von Trips
1
3
14
7
1
0
0
0
2
2
4
0

Peter Collins (Kidderminster, Worcestershire, novembro de 1931 - Bonn, agosto de 1958) foi um piloto britânico de fórmula 1.

Nasceu a 6 de Novembro de 1931 em Kiddermaster, no Worcestershire. Era filho de um vendedor de automóveis bem sucedido, e começou a sua carreira logo depois do final da II Guerra Mundial. Sendo contemporâneo de Stirling Moss, ambos começaram na Formula 3, categoria onde dominavam os motores de 500 cc, montados por vários construtores como Cooper ou HWM. Foi aliás com esta última equipa que Collins começou a tentar a sua sorte na Formula 1 aos 21 anos, em 1952, sem resultados de relevo. Em 1954, foi para a Vanwall, mas os resultados também foram precários, sem colocar o seu carro nos pontos. A mesma coisa aconteceu em 1955, desta vez a bordo de um Maserati 250, inscrito pela BRM.

Contudo, os seus dotes de pilotagem fizeram com que fosse contratado por Enzo Ferrari para guiar um dos seus carros para a temporada de 1956. E foi aí que Collins mostrou todos os seus dotes de pilotagem... e quase foi campeão do mundo! começou por ser segundo no Mónaco, para logo depois ganhar na Belgica e em França, vitórias essas que só não foram surpreendentes para quem conhecia os seus dotes de condução.

Após isso, Collins foi segundo em Silverstone, e chegou à ultima prova do campeonato, em monza, numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Nessa corrida, Fangio estava a liderar, quando teve um problema na coluna de direcção, e teve que encostar à box. A equipa ordenou a Luigi Musso para que cedesse o lugar a Fangio, mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Cedido por quem? Não mais do que... o seu rival, Peter Collins.

Mais tarde, quando a corrida terminou, e Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez, perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente "fair-play". A resposta foi simples: "Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo". Caso tivessem sido aplicadas as regras de hoje, Collins teria sido o campeão do mundo mais novo de sempre até 2005, altura em que Fernando Alonso conquistou o seu primeiro título mundial... Nesse ano, Collins obteve duas vitórias, cinco pódios e 25 pontos no campeonato, terminado no terceiro lugar.

Em 1957, Collins tem um novo companheiro de equipa: o seu compatriota Mike Hawthorn. Os dois establecem de imediato uma empatia nas pistas e fora delas, uma amizade que durará até ao fim. Hawthorn chamava-o de "mon ami mate". Pela mesma altura, Collins conhece e casa-se com uma herdeira americana, de seu nome Louise King, e viviam juntos uma vida de "jet set No Mónaco, onde o casal tinha um iate. Contudo, a temporada de 1957 foi má, em comparação com a anterior. O melhor que Collins teve foram dois terceiros lugares em Reims e Aintree. no final da temporada, Collins foi nono no campeonato, com oito pontos, e dois pódios.

Em 1958, a Ferrari conseguiu um modelo melhor: o Dino 246. Collins e Hawthorn sabiam que tinham um carro para competir com os Vanwall e os emergentes Cooper de motor traseiro, que tinham surpreendido o mundo da Formula 1 ao ganhar as duas primeiras corridas do campeonato, em Buenos Aires e no Mónaco, com Stirling Moss e Maurice Trintignant ao volante. Tinha sido terceiro no Mónaco, e só voltou a pontuar em Reims, acabando a corrida na quinta posição.

E em Silverstone, com Collins no sexto lugar da grelha, disparou logo para a primeira posição, e não mais a largou até ao final da corrida. Era a sua terceira vitória na sua carreira, e tudo indicava que poderia ser o clique que precisava para disputar pela segunda vez na sua carreira o título mundial, com o seu maior rival, o "mon ami mate", Mike Hawthorn.

A prova seguinte era no temido "Inferno Verde", o circuito alemão de Nurburgring. Nos treinos, Collins foi quarto, e no dia da corrida, a 3 de Agosto de 1958, Collins e Hawthorn perseguiram até à décima volta o Vanwall do seu compatriota Tony Brooks, uma perseguição incessante que terminou em tragédia. Nessa décima volta, Brooks liderava, com Collins em segundo e Hawthorn em terceiro. Então, quando os três pilotos chegaram a Pflanzgarten, o carro de Collins fez a curva demasiado largo e bateu numa vala, desaparecendo da vista de Hawthorn, que ia logo atrás. O inglês foi cuspido para fora do carro e embateu contra uma árvore, causando traumatismos graves na cabeça. Transportado de imediato para Colónia, o inglês morreria no final dessa tarde, aos 26 anos.

Apesar de não ter terminado a temporada de 1958, nesse ano ganhou uma corrida e conseguiu dois pódios, terminando na sexta posição, totalizando 14 pontos. Quanto à sua carreira na Formula 1, o resumo é este: 35 Grandes Prémios, em sete temporadas (1952-58), três vitórias, nove pódios, 47 pontos no total.

Peter Collins era um excelente piloto, e tinha tudo que era necessário para ser Campeão do Mundo. Essa tinha sido a segunda morte do ano no pelotão da Formula 1, algumas semanas depois de Luigi Musso, em Reims, na França. E foi nesse dia que Mike Hawthorn, que tinha visto "mon ami mate" morrer à sua frente, decidiu abandonar a Formula 1 no final da época, independentemente de conseguir ou não o título mundial. Cumpriu a promessa.

Posts Relacionados