Mika Salo

domingo, 30 de novembro de 2014


Nome
Mika Salo
País
Nascimento
30/11/1966
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Mika Salo
GPs
111
Largadas
110
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
2
Pontos
33
Volta + Rápidas
0
Voltas
5442
Voltas como líder
2

Ano a ano de Mika Salo
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Toyota
17
0
0
0
0
0
924
0
0
0.12
02
Sauber
17
0
0
0
0
0
872
0
0
0.35
06
BAR
Ferrari
09
0
1
1
2
0
490
0
2
1.11
10
Arrows
16
0
0
0
0
0
506
0
0
0.19
03
Tyrrell
17
0
0
0
0
0
903
0
0
0.12
02
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
693
0
0
0.31
05
Tyrrell
17
0
0
0
0
0
956
0
0
0.29
05
Lotus
02
0
0
0
0
0
098
0
0
0.00
00

Temporadas de Mika Salo
32
15
13
17
13
10
11
17

Resultados de Mika Salo
1 vez
1 vez
1 vez
7 vezes
6 vezes
9 vezes
8 vezes
7 vezes
10º
8 vezes
11º
3 vezes
12º
4 vezes
13º
4 vezes
14º
3 vezes
15º
2 vezes
DES
3 vezes
NC
43 vezes
NQ
1 vez

Corridas de Mika Salo
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
111
GP do Japão
24
Toyota Toyota
13
8
0
110
GP dos EUA
24
Toyota Toyota
19
14
0
109
GP da Itália
24
Toyota Toyota
10
11
0
108
GP da Bélgica
24
Toyota Toyota
9
7
0
107
GP da Hungria
24
Toyota Toyota
17
15
0
106
GP da Alemanha
24
Toyota Toyota
19
9
0
105
GP da França
24
Toyota Toyota
16
NC
Motor
0
104
GP da Inglaterra
24
Toyota Toyota
8
NC
Transmissão
0
103
GP da Europa
24
Toyota Toyota
10
NC
Câmbio
0
102
GP do Canadá
24
Toyota Toyota
18
NC
Freios
0
101
GP de Mônaco
24
Toyota Toyota
9
NC
Freios
0
100
GP da Áustria
24
Toyota Toyota
10
8
0
99
GP da Espanha
24
Toyota Toyota
17
9
0
98
GP de San Marino
24
Toyota Toyota
16
NC
Câmbio
0
97
GP do Brasil
24
Toyota Toyota
10
6
1
96
GP da Malásia
24
Toyota Toyota
10
12
0
95
GP da Austrália
24
Toyota Toyota
14
6
1
94
GP da Malásia
17
Sauber Petronas
17
8
0
93
GP do Japão
17
Sauber Petronas
19
10
0
92
GP dos EUA
17
Sauber Petronas
14
NC
Rodada
0
91
GP da Itália
17
Sauber Petronas
15
7
0
90
GP da Bélgica
17
Sauber Petronas
18
9
0
89
GP da Hungria
17
Sauber Petronas
9
10
0
88
GP da Alemanha
17
Sauber Petronas
15
5
2
87
GP da Áustria
17
Sauber Petronas
9
6
1
86
GP da França
17
Sauber Petronas
12
10
0
85
GP do Canadá
17
Sauber Petronas
15
NC
Falha Elétrica
0
84
GP de Mônaco
17
Sauber Petronas
13
5
2
83
GP da Europa
17
Sauber Petronas
19
NC
Semieixo
0
82
GP da Espanha
17
Sauber Petronas
12
7
0
81
GP da Inglaterra
17
Sauber Petronas
18
8
0
80
GP de San Marino
17
Sauber Petronas
12
6
1
79
GP do Brasil
17
Sauber Petronas
0
NQ
Não Qualificado
0
78
GP da Austrália
17
Sauber Petronas
10
DES
Desclassificado
0
77
GP da Europa
3
Ferrari Ferrari
12
NC
Freios
0
76
GP da Itália
3
Ferrari Ferrari
6
3
1
4
75
GP da Bélgica
3
Ferrari Ferrari
9
7
0
74
GP da Hungria
3
Ferrari Ferrari
18
12
0
73
GP da Alemanha
3
Ferrari Ferrari
4
2
1
6
72
GP da Áustria
3
Ferrari Ferrari
7
9
0
71
GP da Espanha
23
BAR Supertec
16
8
0
70
GP de Mônaco
23
BAR Supertec
12
NC
Freios
0
69
GP de San Marino
23
BAR Supertec
19
7
0
68
GP do Japão
17
Arrows Arrows
15
NC
Hidráulica
0
67
GP de Luxemburgo
17
Arrows Arrows
16
14
0
66
GP da Itália
17
Arrows Arrows
16
NC
Acelerador
0
65
GP da Bélgica
17
Arrows Arrows
18
NC
Batida
0
64
GP da Hungria
17
Arrows Arrows
13
NC
Câmbio
0
63
GP da Alemanha
17
Arrows Arrows
17
14
0
62
GP da Áustria
17
Arrows Arrows
6
NC
Batida
0
61
GP da Inglaterra
17
Arrows Arrows
13
NC
Acelerador
0
60
GP da França
17
Arrows Arrows
19
13
0
59
GP do Canadá
17
Arrows Arrows
17
NC
Acidente
0
58
GP de Mônaco
17
Arrows Arrows
8
4
3
57
GP da Espanha
17
Arrows Arrows
17
NC
Motor
0
56
GP de San Marino
17
Arrows Arrows
14
9
0
55
GP da Argentina
17
Arrows Arrows
17
NC
Câmbio
0
54
GP do Brasil
17
Arrows Arrows
20
NC
Motor
0
53
GP da Austrália
17
Arrows Arrows
16
NC
Câmbio
0
52
GP da Europa
19
Tyrrell Ford Cosworth
21
12
0
51
GP do Japão
19
Tyrrell Ford Cosworth
21
NC
Motor
0
50
GP de Luxemburgo
19
Tyrrell Ford Cosworth
20
10
0
49
GP da Áustria
19
Tyrrell Ford Cosworth
21
NC
Câmbio
0
48
GP da Itália
19
Tyrrell Ford Cosworth
19
NC
Motor
0
47
GP da Bélgica
19
Tyrrell Ford Cosworth
19
11
0
46
GP da Hungria
19
Tyrrell Ford Cosworth
21
13
0
45
GP da Alemanha
19
Tyrrell Ford Cosworth
19
NC
Embreagem
0
44
GP da Inglaterra
19
Tyrrell Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
43
GP da França
19
Tyrrell Ford Cosworth
19
NC
Falha Elétrica
0
42
GP do Canadá
19
Tyrrell Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
41
GP da Espanha
19
Tyrrell Ford Cosworth
14
NC
Furo
0
40
GP de Mônaco
19
Tyrrell Ford Cosworth
14
5
2
39
GP de San Marino
19
Tyrrell Ford Cosworth
19
9
0
38
GP da Argentina
19
Tyrrell Ford Cosworth
19
8
0
37
GP do Brasil
19
Tyrrell Ford Cosworth
22
13
0
36
GP da Austrália
19
Tyrrell Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
35
GP do Japão
19
Tyrrell Yamaha
15
NC
Motor
0
34
GP de Portugal
19
Tyrrell Yamaha
13
11
0
33
GP da Itália
19
Tyrrell Yamaha
17
NC
Motor
0
32
GP da Bélgica
19
Tyrrell Yamaha
13
7
0
31
GP da Hungria
19
Tyrrell Yamaha
16
NC
Batida
0
30
GP da Alemanha
19
Tyrrell Yamaha
15
9
0
29
GP da Inglaterra
19
Tyrrell Yamaha
14
7
0
28
GP da França
19
Tyrrell Yamaha
13
10
0
27
GP do Canadá
19
Tyrrell Yamaha
14
NC
Motor
0
26
GP da Espanha
19
Tyrrell Yamaha
12
DES
Desclassificado
0
25
GP de Mônaco
19
Tyrrell Yamaha
11
5
Batida
2
24
GP de San Marino
19
Tyrrell Yamaha
8
NC
Motor
0
23
GP da Europa
19
Tyrrell Yamaha
14
DES
Desclassificado
0
22
GP da Argentina
19
Tyrrell Yamaha
16
NC
Acelerador
0
21
GP do Brasil
19
Tyrrell Yamaha
11
5
2
20
GP da Austrália
19
Tyrrell Yamaha
10
6
1
19
GP da Austrália
4
Tyrrell Yamaha
14
5
2
18
GP do Japão
4
Tyrrell Yamaha
12
6
1
17
GP do Pacífico
4
Tyrrell Yamaha
18
12
0
16
GP da Europa
4
Tyrrell Yamaha
15
10
0
15
GP de Portugal
4
Tyrrell Yamaha
15
13
0
14
GP da Itália
4
Tyrrell Yamaha
16
5
2
13
GP da Bélgica
4
Tyrrell Yamaha
11
8
0
12
GP da Hungria
4
Tyrrell Yamaha
16
NC
Acelerador
0
11
GP da Alemanha
4
Tyrrell Yamaha
13
NC
Embreagem
0
10
GP da Inglaterra
4
Tyrrell Yamaha
23
8
0
9
GP da França
4
Tyrrell Yamaha
14
15
0
8
GP do Canadá
4
Tyrrell Yamaha
15
7
0
7
GP de Mônaco
4
Tyrrell Yamaha
17
NC
Câmbio
0
6
GP da Espanha
4
Tyrrell Yamaha
13
10
0
5
GP de San Marino
4
Tyrrell Yamaha
13
NC
Motor
0
4
GP da Argentina
4
Tyrrell Yamaha
7
NC
Batida
0
3
GP do Brasil
4
Tyrrell Yamaha
12
7
0
2
GP da Austrália
11
Lotus Mugen-Honda
22
NC
Falha Elétrica
0
1
GP do Japão
11
Lotus Mugen-Honda
25
10
0
 
Pódios de Mika Salo
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP da Itália
3
Ferrari Ferrari
6
3
1
4
1
GP da Alemanha
3
Ferrari Ferrari
4
2
1
6
 
Voltas como líder de Mika Salo
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP da Itália
3
Ferrari Ferrari
6
3
1
4
1
GP da Alemanha
3
Ferrari Ferrari
4
2
1
6

Companheiros de Mika Salo
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lotus Alessandro Zanardi
10
13
0
0
0
0
0
0
2
0
0
2
Tyrrell Gabriele Tarquini
10
14
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Tyrrell Ukyo Katayama
5
7
5
0
0
0
0
0
13
3
12
4
Tyrrell Ukyo Katayama
5
7
5
0
0
0
0
0
12
4
11
5
Tyrrell Jos Verstappen
5
8
2
0
0
0
0
0
12
5
10
7
Arrows Pedro Diniz
4
5
3
3
0
0
0
0
10
6
11
5
BAR Jacques Villeneuve
7
15
0
0
0
0
0
0
3
0
0
3
Ferrari Eddie Irvine
2
1
10
28
0
2
0
0
1
5
2
4
Sauber Pedro Diniz
5
7
6
0
0
0
0
0
13
3
11
5
Toyota Allan McNish
6
7
2
0
0
0
0
0
11
6
15
2

Mika Juhani Salo (Helsinki, 30 de Novembro de 1966) é um piloto de automobilismo da Finlândia. Ficou na Fórmula 1 de 1994 à 2002, sem nenhuma vitória. Atualmente, compete em categorias inferiores, e também é o comentarista oficial de Fórmula 1 na Finlândia.

Em 1989, Salo competiu no Campeonato Britânico de Fórmula 3, pela Alan Docking Racing. Ele correu com um Reynard-Toyota, que não era o melhor conjunto do grid. Permaneceu na equipe para 1990 e seu carro passa a ter um competitivo chassis Ralt, ele correu contra o seu conterrâneo (e rival) Mika Häkkinen na F-3, terminando em segundo lugar. No mesmo ano, Salo foi pego dirigindo bêbado, e posteriormente, a chance dele obter uma superlicença da FIA para competir na Fórmula 1 foi impugnada. Ele, então, foi para o Japão, em uma tentativa de relançar a sua carreira.

Após ter seu pedido de superlicença negado por dirigir embriagado em 1990, Salo estreou na Fórmula 1 em 1994, pela equipe Lotus, que estava em uma séria dificuldade financeira. Em seu primeiro GP, no Japão, ele terminou em décimo lugar, a uma volta do vencedor (o inglês Damon Hill) e suplantou o companheiro de equipe, Alessandro Zanardi. Terminou em trigésimo segundo lugar entre todos os pilotos, sem nenhum ponto marcado. Na última corrida, na Austrália, teve de sair, encerrando o ciclo da tradicional equipe inglesa, que fechou o ano zerada.

Salo voltou para a F-1 defendendo as cores da Tyrrell - outra equipe tradicional em crise - em 1995. Ele teve como companheiro de time o japonês Ukyo Katayama. Nesse período, o finlandês sempre superou o nipônico. Cinco quintos lugares (GP's de Monza, Austrália, Mônaco - onde marcou os últimos pontos da Tyrrell na história sem ir aos boxes - e Brasil) foram seus melhores desempenhos na Tyrrell. Sua passagem na equipe inglesa durou de 1995 a 1997.

Após sair da Tyrrell, Mika Salo foi contratado pela Arrows, que perdia Damon Hill, contratado pela Jordan e mantinha o brasileiro Pedro Paulo Diniz. O finlandês teve como melhor desempenho um quarto lugar no GP de Mônaco. Salo terminou a temporada na décima quarta colocação.

Encerrado seu contrato com a Arrows, Salo ficou sem emprego para 1999. Sua vaga na equipe inglesa foi ocupada por Tora Takagi (ex-Tyrrell), enquanto Pedro Paulo Diniz, que perdeu a vaga para o espanhol Pedro de la Rosa, foi para a Sauber. Entretanto, o finlandês não ficaria desempregado por muito tempo. Devido ao acidente que impediu Ricardo Zonta de competir no GP do Brasil, Salo substituiu o brasileiro em três corridas: (San Marino, Espanha e Mônaco).

Outro acidente deu uma nova oportunidade a Salo. Michael Schumacher havia fraturado a perna em Silverstone. O italiano Luca Badoer, titular da Minardi em 1999 e "eterno test-driver" da "Scuderia", não quis competir no lugar do alemão. Salo foi chamado para auxiliar Eddie Irvine na disputa pelo título, chegando a liderar o GP da Alemanha, mas, na metade da corrida, teve que entregar a vitória ao norte-irlandês para que este tivesse chance de ganhar o título. Salo terminou em 2º na corrida, seu primeiro podium na Fórmula 1. Seu segundo e último podium foi o 3º lugar no GP da Itália. Sua última corrida pela equipe italiana foi no GP da Europa, já que o piloto alemão já tinha condições físicas de voltar a pilotar as duas últimas do campeonato. Mika Salo terminou em 10º lugar, sua melhor classificação em toda a carreira na categoria.

O bom desempenho fez Salo retornar definitivamente à F-1 com um contrato para disputar a temporada de 2000 pela equipe Sauber, e seu companheiro era novamente Pedro Paulo Diniz. No final, ele ficou em décimo primeiro.

Os últimos anos de Salo na F-1 foram na equipe Toyota, que estava nascendo. Fora da F-1 em 2001, ele foi o piloto de testes da equipe, e retornou para disputar seu último campeonato em 2002. Esta temporada foi uma desilusão, e o finlandês, aos 35 anos, fez apenas dois pontos, os primeiros da Toyota, que terminou em último lugar, atrás até mesmo da Minardi. Depois, a Toyota anunciou que não contaria com o veterano finlandês para a sua segunda temporada. Esta foi a gota d'água para Mika Salo.

Posts Relacionados