Gunnar Nilsson

quinta-feira, 20 de novembro de 2014


Nome
Gunnar Nilsson
País
Nascimento
20/11/1948
Morte
20/10/1978
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
3 – (2 vezes)
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Gunnar Nilsson
GPs
32
Largadas
31
Títulos
0
Vitórias
1
Poles
0
Pódios
4
Pontos
31
Volta + Rápidas
1
Voltas
1316
Voltas como líder
21

Ano a ano de Gunnar Nilsson
Ano
Equipe Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
Lotus Ford Cosworth
17
1
0
1
2
0
807
1
21
1.18
20
Lotus Ford Cosworth
15
0
0
2
2
0
509
0
0
0.73
11

Temporadas de Gunnar Nilsson
10
8

Resultados de Gunnar Nilsson
1 vez
3 vezes
1 vez
3 vezes
1 vez
1 vez
12º
2 vezes
13º
1 vez
19º
1 vez
NC
17 vezes
NL
1 vez

Corridas de Gunnar Nilsson
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
32
GP do Japão
6
Lotus Ford Cosworth
14
NC
Câmbio
0
31
GP do Canadá
6
Lotus Ford Cosworth
4
NC
Acidente
0
30
GP dos EUA
6
Lotus Ford Cosworth
12
NC
Acidente
0
29
GP da Itália
6
Lotus Ford Cosworth
22
NC
Suspensão
0
28
GP da Holanda
6
Lotus Ford Cosworth
5
NC
Acidente
0
27
GP da Áustria
6
Lotus Ford Cosworth
16
NC
Motor
0
26
GP da Alemanha
6
Lotus Ford Cosworth
9
NC
Motor
0
25
GP da Inglaterra
6
Lotus Ford Cosworth
5
3
4
24
GP da França
6
Lotus Ford Cosworth
3
4
3
23
GP da Suécia
6
Lotus Ford Cosworth
7
19
Rolamento
0
22
GP da Bélgica
6
Lotus Ford Cosworth
3
1
01:27.360
21
9
21
GP de Mônaco
6
Lotus Ford Cosworth
13
NC
Câmbio
0
20
GP da Espanha
6
Lotus Ford Cosworth
12
5
2
19
GP do Oeste dos EUA 
6
Lotus Ford Cosworth
16
8
0
18
GP da África do Sul
6
Lotus Ford Cosworth
10
12
0
17
GP do Brasil
6
Lotus Ford Cosworth
10
5
2
16
GP da Argentina
6
Lotus Ford Cosworth
10
NL
Não largou
0
15
GP do Japão
6
Lotus Ford Cosworth
16
6
1
14
GP dos EUA
6
Lotus Ford Cosworth
20
NC
Motor
0
13
GP do Canadá
6
Lotus Ford Cosworth
15
12
0
12
GP da Itália
6
Lotus Ford Cosworth
12
13
0
11
GP da Holanda
6
Lotus Ford Cosworth
13
NC
Acidente
0
10
GP da Áustria
6
Lotus Ford Cosworth
4
3
4
9
GP da Alemanha
6
Lotus Ford Cosworth
16
5
2
8
GP da Inglaterra
6
Lotus Ford Cosworth
14
NC
Motor
0
7
GP da França
6
Lotus Ford Cosworth
12
NC
Câmbio
0
6
GP da Suécia
6
Lotus Ford Cosworth
6
NC
Acidente
0
5
GP de Mônaco
6
Lotus Ford Cosworth
16
NC
Motor
0
4
GP da Bélgica
6
Lotus Ford Cosworth
22
NC
Acidente
0
3
GP da Espanha
6
Lotus Ford Cosworth
7
3
4
2
GP do Oeste dos EUA
6
Lotus Ford Cosworth
8
NC
Suspensão
0
1
GP da África do Sul
6
Lotus Ford Cosworth
25
NC
Embreagem
0

Vitórias de Gunnar Nilsson
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Bélgica
6
Lotus Ford Cosworth
3
1
01:27.360
21
9
 Pódios de Gunnar Nilsson
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
4
GP da Inglaterra
6
Lotus Ford Cosworth
5
3
4
3
GP da Bélgica
6
Lotus Ford Cosworth
3
1
01:27.360
21
9
2
GP da Áustria
6
Lotus Ford Cosworth
4
3
4
1
GP da Espanha
6
Lotus Ford Cosworth
7
3
4
 Voltas mais rápidas de Gunnar Nilsson
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Bélgica
6
Lotus Ford Cosworth
3
1
01:27.360
21
9
 Voltas como líder de Gunnar Nilsson
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Bélgica
6
Lotus Ford Cosworth
3
1
01:27.360
21
9

Companheiros de Gunnar Nilsson
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lotus Bob Evans
20
10
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Lotus Mario Andretti
3
1
11
21
0
1
0
1
5
7
3
9
Lotus Mario Andretti
1
1
20
47
1
4
0
7
7
10
1
16

Gunnar Nilsson (Helsingborg, 30 de Novembro de 1948 - Londres, Inglaterra, 20 de Outubro de 1978) fez a estréia na Fórmula 1 em 1976 na segunda corrida, no GP da África do Sul, em Kyalami, substituindo o compatriota Ronnie Peterson após desentendimento com Colin Chapman após o GP do Brasil, em Interlagos. Em tão pouco tempo adapta-se rapidamente ao carro. Na terceira corrida, no GP da Espanha, em Jarama, termina em 3º lugar, obtendo o primeiro podium na carreira. Obteve ainda mais um 3º, desta vez no GP da Áustria,em Österreichring. Termina o campeonato em 10º lugar com 11 pontos.

Em 1977, como segundo piloto, Nilsson obtém a primeira e única vitória na carreria. Ela aconteceu na encharcada pista de Zolder, na Bélgica. Fez ainda a volta mais rápida dessa corrida. O piloto sueco consegue o último podium na carreira, ficando atrás de Niki Lauda da Ferrari e James Hunt da McLaren, o vencedor no GP da Inglaterra, em Silverstone. Mas à medida que o fim da temporada se aproximava, Nilsson ficava cada vez mais doente, com constantes dores de cabeça. Esperou até ao final da temporada para consultar um médico, e entretanto, tinha assinado por uma nova equipe: a Arrows. Finalizou o Campeonato em 8º lugar com 20 pontos, a melhor colocação na carreira. Depois de vários exames, os médicos disseram que a sua dor de cabeça era afinal, um cancro testicular, comum entre homens jovens. Mas na altura, era um cancro mortal, e no caso dele, as suas hipóteses de sobrevivência não eram muitas. Sendo assim, decidiu tirar uma pausa na carreira, para tratar da doença.

Enquanto estava no Hospital Chaning Cross, em Londres, um dos melhores do mundo na área da Oncologia, Nilsson reparava no sofrimento das crianças ao serem submetidas aos vários tratamentos, como a quimioterapia e a radioterapia. Tal como eles, Nilsson perdeu o seu cabelo, mas recusava os sedativos, achando que seriam melhor aplicados nas crianças. Nessa altura, tinha o apoio e a solidariedade dos seus colegas pilotos, que o homenageavam sempre que o podiam. Em Zolder, Mario Andretti dedicou a sua vitória ao ex-companheiro, e outro dos seus amigos no “paddock” era Ronnie Peterson, que o tinha substituído na equipe, e ironicamente, foi o seu substituto.... Contudo, os acontecimentos em Monza, no mês de Setembro, precipitaram o seu fim. Ronnie Peterson estava morto, e foi um Nilsson fraco e inconsolável, que fez questão de acompanhar o seu funeral em Örebro, a sua cidade natal. Regressou a Londres para morrer, a 20 de Outubro de 1978, um mês antes de fazer 30 anos.

Um ano depois da sua morte, a sua mãe Elisabetha lançou o Gunnar Nilsson Cancer Foundation, que se dedica à investigação e tratamento do cancro. Quando a sua mãe morreu, alguns anos mais tarde, toda a sua fortuna reverteu-se para a Fundação, que se tornou numa das poderosas do seu país. Hoje em dia, graças ao trabalho cientifico, o cancro testicular tem cura em mais de 90 por cento de casos, contra os cerca de 10 por cento há 30 anos.

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