Eliseo Salazar

sexta-feira, 14 de novembro de 2014


Nome
Eliseo Salazar
País
Nascimento
04/11/1954
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes
March (1981), Ensign (1981), ATS (1982), RAM (1983)

 Estatísticas de Eliseo Salazar
GPs
37
Largadas
24
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
3
Volta + Rápidas
0
Voltas
882
Voltas como líder
0

Ano a ano de Eliseo Salazar
Ano
Equipe Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
RAM
6
0
0
0
0
0
84
0
0
0.00
0
ATS
16
0
0
0
0
0
443
0
0
0.13
2
Ensign
March
15
0
0
0
0
0
355
0
0
0.07
1

Temporadas de Eliseo Salazar
21
23
32

Resultados de Eliseo Salazar
1 vez
1 vez
2 vezes
13º
1 vez
14º
2 vezes
15º
1 vez
NC
16 vezes
NQ
13 vezes

Corridas de Eliseo Salazar
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
37
GP da Bélgica
17
RAM Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
36
GP de Mônaco
17
RAM Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
35
GP de San Marino
17
RAM Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
34
GP da França
17
RAM Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
33
GP do Oeste dos EUA
17
RAM Ford Cosworth
25
NC
Câmbio
0
32
GP do Brasil
17
RAM Ford Cosworth
26
15
0
31
GP de Las Vegas
10
ATS Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
30
GP da Itália
10
ATS Ford Cosworth
25
9
0
29
GP da Suíça
10
ATS Ford Cosworth
25
14
0
28
GP da Áustria
10
ATS Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
27
GP da Alemanha
10
ATS Ford Cosworth
22
NC
Batida
0
26
GP da França
10
ATS Ford Cosworth
22
NC
Rodada
0
25
GP da Inglaterra
10
ATS Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
24
GP da Holanda
10
ATS Ford Cosworth
25
13
0
23
GP do Canadá
10
ATS Ford Cosworth
24
NC
Motor
0
22
GP dos EUA
10
ATS Ford Cosworth
25
NC
Rodada
0
21
GP de Mônaco
10
ATS Ford Cosworth
20
NC
Falha Mecânica
0
20
GP da Bélgica
10
ATS Ford Cosworth
18
NC
Batida
0
19
GP de San Marino
10
ATS Ford Cosworth
14
5
2
18
GP do Oeste dos EUA
10
ATS Ford Cosworth
26
NC
Batida
0
17
GP do Brasil
10
ATS Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
16
GP da África do Sul
10
ATS Ford Cosworth
12
9
0
15
GP de Las Vegas
14
Ensign Ford Cosworth
24
NC
Abandono
0
14
GP do Canadá
14
Ensign Ford Cosworth
24
NC
Rodada
0
13
GP da Itália
14
Ensign Ford Cosworth
24
NC
Rodada
0
12
GP da Holanda
14
Ensign Ford Cosworth
24
6
1
11
GP da Áustria
14
Ensign Ford Cosworth
20
NC
Óleo
0
10
GP da Alemanha
14
Ensign Ford Cosworth
23
NC
Abandono
0
9
GP da Inglaterra
14
Ensign Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
8
GP da França
14
Ensign Ford Cosworth
22
NC
Suspensão
0
7
GP da Espanha
14
Ensign Ford Cosworth
24
14
0
6
GP de Mônaco
17
March Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
5
GP da Bélgica
17
March Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
4
GP de San Marino
17
March Ford Cosworth
23
NC
Rodada
0
3
GP da Argentina
18
March Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
2
GP do Brasil
18
March Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0
1
GP do Oeste dos EUA
18
March Ford Cosworth
0
NQ
Não qualificado
0

Companheiros de Eliseo Salazar
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
March Derek Daly
15
26
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
ATS Manfred Winkelhock
5
5
2
2
0
0
0
0
8
7
3
12
RAM Jean-Louis Schlesser
29
27
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0

Eliseo Salazar Valenzuela (Santiago do Chile, 14 de Novembro de 1954) é um ex-piloto chileno de corridas, e o único de seu país, até hoje, a competir na Fórmula 1. Participou de 37 GP's (se classificando para 24), estreando em 15 de Março de 1981. Marcou três pontos no campeonato.

Provavelmente, o momento mais famoso da carreira de Salazar na Fórmula 1 aconteceu quando ele colidiu com Nelson Piquet, no Grande Prêmio da Alemanha de 1982. Depois dos dois pilotos descerem de seus automóveis avariados, o raivoso Piquet, que era o líder da corrida, começou a esmurrar e a chutar Salazar, para choque e espanto de milhares de fãs da F-1 que assistiam a corrida ao vivo pela TV. Salazar não respondeu aos ataques devido a sua amizade com o piloto brasileiro, que o havia ajudado em sua primeira experiência na Europa como piloto de corridas.

Salazar ficou sabendo anos mais tarde pelo próprio Piquet que aquele acidente foi a melhor coisa que podia ter acontecido à BMW, porque evitou a vergonha do motor alemão explodir em seu próprio país. Essa informação, Piquet conseguiu de um engenheiro do motor que trabalhou com o piloto brasileiro na equipe Brabham naquela época.

Devido à crise econômica do Chile no início da década de 1980, Salazar teve que deixar a categoria, e competiu com pouco sucesso no campeonato da Fórmula 3000 e em algumas corridas da Fórmula 3 sul-americana. Ele começou a correr em ralis no Chile, vencendo o campeonato da temporada de subidas de montanhas de 1985 no Chile em um Toyota Corolla XT.

No final da década de 1980, Salazar participou de algumas corridas na FIA World Sport Prototype Championship. Seu melhor resultado foi um primeiro lugar na classe C-1 na Fuji 1000 km de 1988, no Japão, com um automóvel Spice SE88C Ford da BP Spice Engineering. Graças a seu contato com a TWR, ele assinou contrato com a equipe de construtores da Jaguar Silk-Cut, para disputar as 24 Horas de Le Mans. Na corrida de 1989, o chileno, juntamente com Alain e Michel Ferte, obtiveram a oitava colocação com um Jaguar XJR-9; porém o seu melhor resultado seria a vitória do evento em 1990 em um Jaguar XJR-12, numa corrida que foi histórica, mas após dirigir várias horas no carro de número 3, ele foi forçado a deixar a direção para o piloto britânico Martin Brundle, que recebeu a bandeirada da chegada, e Salazar foi obrigado a mudar-se para o carro de número 4, que teve que abandonar a corrida depois das 20 horas devido a problemas mecânicos (o automóvel original de Brundle, o número 1, foi retirado com 14 horas de prova por apresentar problemas elétricos). Devido a esse fato em particular, ele foi chamado de O Desportista do Ano de 1990 pela prestigiosa revista britânica Autosport.

Depois de anos sem competir, trabalhando como comentarista na versão chilena do programa televisivo "funniest home videos" chamado "Video Loco" (o nome em espanhol para "Crazy Videos", transmitido pelo canal da Universidad Católica Televisión, também conhecido por "Canal 13"), Salazar recebeu um convite para fazer parte da equipe de construtores da Ferrari-Momo para o campeonato de protótipos esportivos da IMSA de 1994 na série WSC (World Sport Car), com o italiano Gianpiero Moretti. Ele correu no Exxon World Sports Car Championship em 1994 e 1995 conseguindo várias vitórias e podiums com uma Ferrari 333 SP. Esses resultados foram o suficiente para levá-lo para a Indy Car World Séries.

Ele assinou um contrato com a Dick Simon Racing em 1995 para correr na Indy Car World Séries, com uma forte estréia na Indy 500. Com uma Lola-Cosworth, ele começou a corrida em trigésimo terceiro lugar e terminou em quarto no Cristal-Copec-Mobil 1 de número 7.

Quando IRL e Champ Car romperam relações em 1996, Eliseo escolheu competir na nova série. Ele tornou-se um piloto regular das primeiras colocações na Indy 500 com quatro resultados Top 10. Seu melhor resultado em Indianápolis foi um terceiro lugar em 2000 com um Dallara-Oldsmobile Aurora da equipe A.J.Foyt. Aquele foi também o ano de sua melhor classificação, o mesmo terceiro lugar.

2000 e 2001 foram os melhores anos para Eliseo na IRL, terminando em quarto e quinto nesses campeonatos, com cinco resultados top 5 em 2000. Ele correu na IRL até 2002 quando retirou-se depois de vários acidentes graves e de problemas econômicos devido aos crescentes custos da IRL. Ele retirou-se das séries, com uma vitória na IRL, a última corrida da temporada de 1997 em Las Vegas Motor Speedway com um automóvel da equipe Scandia - a única vitória em corridas na história daquela equipe.

Depois disso, Salazar foi para a American Le Mans Séries.

Salazar retornou ao Chile, onde ele juntou-se à equipe oficial Hyundai de rally na Rally Mobil, o campeonato nacional de rali. Seu carro era um classe N3 Hyundai Coupe 2.0L.

Em 2007, Salazar foi para a classe N4, pilotando um Mitsubishi Lancer Evo IX, e está atualmente em terceiro lugar no campeonato de rally do Chile.

Em novembro de 2005, Salazar competiu na corrida inaugural do Grand Prix Masters, como substituto de última hora de Alan Jones.

Ele procura uma equipe para correr em 2008 na versão do rally Lisboa-Dakar, com o objetivo de ser o primeiro piloto a ter corrido no Grand Prix de Montecarlo, nas 24 Horas de Le Mans, nas 24 Horas de Daytona, na Indianapolis 500 e no Rally Dakar. Em fevereiro ele assinou um pré-contrato com Jean-Louis Schlesser para pilotar um de seus buggies no Rally Dakar de 2008. Mas o evento foi cancelado e o chileno não pôde competir.

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