Eddie Irvine

segunda-feira, 10 de novembro de 2014


Nome
Eddie Irvine
País
Nascimento
10/11/1965
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
2 – (4 vezes)
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Eddie Irvine
GPs
147
Títulos
0
Vitórias
4
Poles
0
Pódios
26
Pontos
191
Volta + Rápidas
1
Voltas
6846
Voltas como líder
157

Ano a ano de Eddie Irvine
Ano
Equipe
Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
Jaguar
17
0
0
1
1
0
815
0
000
0.47
08
Jaguar
17
0
0
1
1
0
658
0
000
0.35
06
Jaguar
16
0
0
0
0
0
799
0
000
0.25
04
Ferrari
16
4
2
3
9
0
983
1
133
4.63
74
Ferrari
16
0
3
5
8
0
893
0
001
2.94
47
Ferrari
17
0
1
4
5
0
800
0
023
1.41
24
Ferrari
16
0
0
1
1
0
575
0
000
0.69
11
Jordan
17
0
0
1
1
0
813
0
000
0.59
10
Jordan
13
0
0
0
0
0
447
0
000
0.46
06
Jordan
02
0
0
0
0
0
063
0
000
0.50
01

Temporadas de Eddie Irvine
22
16
12
10
7
4
2
13
12
9

Resultados de Eddie Irvine
4 vezes
6 vezes
16 vezes
10 vezes
7 vezes
7 vezes
9 vezes
6 vezes
6 vezes
10º
5 vezes
11º
3 vezes
12º
1 vez
13º
4 vezes
16º
1 vez
NC
62 vezes

Corridas de Eddie Irvine
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
147
GP do Japão
16
Jaguar Ford Cosworth
14
9
0
146
GP dos EUA
16
Jaguar Ford Cosworth
13
10
0
145
GP da Itália
16
Jaguar Ford Cosworth
5
3
4
144
GP da Bélgica
16
Jaguar Ford Cosworth
8
6
1
143
GP da Hungria
16
Jaguar Ford Cosworth
16
NC
Motor
0
142
GP da Alemanha
16
Jaguar Ford Cosworth
16
NC
Freios
0
141
GP da França
16
Jaguar Ford Cosworth
9
NC
Aerofólio
0
140
GP da Inglaterra
16
Jaguar Ford Cosworth
19
NC
Rodada
0
139
GP da Europa
16
Jaguar Ford Cosworth
17
NC
Hidráulica
0
138
GP do Canadá
16
Jaguar Ford Cosworth
14
NC
Temperatura
0
137
GP de Mônaco
16
Jaguar Ford Cosworth
21
9
0
136
GP da Áustria
16
Jaguar Ford Cosworth
20
NC
Hidráulica
0
135
GP da Espanha
16
Jaguar Ford Cosworth
20
NC
Hidráulica
0
134
GP de San Marino
16
Jaguar Ford Cosworth
18
NC
Eixo
0
133
GP do Brasil
16
Jaguar Ford Cosworth
13
7
0
132
GP da Malásia
16
Jaguar Ford Cosworth
20
NC
Hidráulica
0
131
GP da Austrália
16
Jaguar Ford Cosworth
19
4
3
130
GP do Japão
18
Jaguar Ford Cosworth
13
NC
Pane Seca
0
129
GP dos EUA
18
Jaguar Ford Cosworth
14
5
2
128
GP da Itália
18
Jaguar Ford Cosworth
13
NC
Motor
0
127
GP da Bélgica
18
Jaguar Ford Cosworth
17
NC
Batida
0
126
GP da Hungria
18
Jaguar Ford Cosworth
14
NC
Rodada
0
125
GP da Alemanha
18
Jaguar Ford Cosworth
11
NC
Pressão de Combustível
0
124
GP da Inglaterra
18
Jaguar Ford Cosworth
15
9
0
123
GP da França
18
Jaguar Ford Cosworth
12
NC
Motor
0
122
GP da Europa
18
Jaguar Ford Cosworth
12
7
0
121
GP do Canadá
18
Jaguar Ford Cosworth
15
NC
Batida
0
120
GP de Mônaco
18
Jaguar Ford Cosworth
6
3
4
119
GP da Áustria
18
Jaguar Ford Cosworth
13
7
0
118
GP da Espanha
18
Jaguar Ford Cosworth
13
NC
Motor
0
117
GP de San Marino
18
Jaguar Ford Cosworth
13
NC
Motor
0
116
GP do Brasil
18
Jaguar Ford Cosworth
13
NC
Rodada
0
115
GP da Malásia
18
Jaguar Ford Cosworth
12
NC
Vazamento de Água
0
114
GP da Austrália
18
Jaguar Ford Cosworth
12
11
0
113
GP da Malásia
7
Jaguar Ford Cosworth
7
6
1
112
GP do Japão
7
Jaguar Ford Cosworth
7
8
0
111
GP dos EUA
7
Jaguar Ford Cosworth
17
7
0
110
GP da Itália
7
Jaguar Ford Cosworth
14
NC
Rodada
0
109
GP da Bélgica
7
Jaguar Ford Cosworth
12
10
0
108
GP da Hungria
7
Jaguar Ford Cosworth
10
8
0
107
GP da Alemanha
7
Jaguar Ford Cosworth
10
10
0
106
GP da França
7
Jaguar Ford Cosworth
6
13
0
105
GP do Canadá
7
Jaguar Ford Cosworth
16
13
0
104
GP de Mônaco
7
Jaguar Ford Cosworth
10
4
3
103
GP da Europa
7
Jaguar Ford Cosworth
8
NC
Batida
0
102
GP da Espanha
7
Jaguar Ford Cosworth
9
11
0
101
GP da Inglaterra
7
Jaguar Ford Cosworth
9
13
0
100
GP de San Marino
7
Jaguar Ford Cosworth
7
7
0
99
GP do Brasil
7
Jaguar Ford Cosworth
6
NC
Rodada
0
98
GP da Austrália
7
Jaguar Ford Cosworth
7
NC
Rodada
0
97
GP do Japão
4
Ferrari Ferrari
5
3
4
96
GP da Malásia
4
Ferrari Ferrari
2
1
39
10
95
GP da Europa
4
Ferrari Ferrari
9
7
0
94
GP da Itália
4
Ferrari Ferrari
8
6
1
93
GP da Bélgica
4
Ferrari Ferrari
6
4
3
92
GP da Hungria
4
Ferrari Ferrari
2
3
4
91
GP da Alemanha
4
Ferrari Ferrari
5
1
20
10
90
GP da Áustria
4
Ferrari Ferrari
3
1
32
10
89
GP da Inglaterra
4
Ferrari Ferrari
4
2
2
6
88
GP da França
4
Ferrari Ferrari
17
6
1
87
GP do Canadá
4
Ferrari Ferrari
3
3
01:20.382
4
86
GP da Espanha
4
Ferrari Ferrari
2
4
3
85
GP de Mônaco
4
Ferrari Ferrari
4
2
6
84
GP de San Marino
4
Ferrari Ferrari
4
NC
Motor
0
83
GP do Brasil
4
Ferrari Ferrari
6
5
2
82
GP da Austrália
4
Ferrari Ferrari
6
1
40
10
81
GP do Japão
4
Ferrari Ferrari
4
2
6
80
GP de Luxemburgo
4
Ferrari Ferrari
2
4
3
79
GP da Itália
4
Ferrari Ferrari
5
2
6
78
GP da Bélgica
4
Ferrari Ferrari
5
NC
Rodada
0
77
GP da Hungria
4
Ferrari Ferrari
5
NC
Câmbio
0
76
GP da Alemanha
4
Ferrari Ferrari
6
8
0
75
GP da Áustria
4
Ferrari Ferrari
8
4
3
74
GP da Inglaterra
4
Ferrari Ferrari
5
3
4
73
GP da França
4
Ferrari Ferrari
4
2
1
6
72
GP do Canadá
4
Ferrari Ferrari
8
3
4
71
GP de Mônaco
4
Ferrari Ferrari
7
3
4
70
GP da Espanha
4
Ferrari Ferrari
6
NC
Batida
0
69
GP de San Marino
4
Ferrari Ferrari
4
3
4
68
GP da Argentina
4
Ferrari Ferrari
4
3
4
67
GP do Brasil
4
Ferrari Ferrari
6
8
0
66
GP da Austrália
4
Ferrari Ferrari
8
4
3
65
GP da Europa
6
Ferrari Ferrari
7
5
2
64
GP do Japão
6
Ferrari Ferrari
3
3
17
4
63
GP de Luxemburgo
6
Ferrari Ferrari
14
NC
Motor
0
62
GP da Áustria
6
Ferrari Ferrari
8
NC
Batida
0
61
GP da Itália
6
Ferrari Ferrari
10
8
0
60
GP da Bélgica
6
Ferrari Ferrari
17
10
0
59
GP da Hungria
6
Ferrari Ferrari
5
9
Rodada
0
58
GP da Alemanha
6
Ferrari Ferrari
10
NC
Batida
0
57
GP da Inglaterra
6
Ferrari Ferrari
7
NC
Semieixo
0
56
GP da França
6
Ferrari Ferrari
5
3
4
55
GP do Canadá
6
Ferrari Ferrari
12
NC
Acidente
0
54
GP da Espanha
6
Ferrari Ferrari
11
12
0
53
GP de Mônaco
6
Ferrari Ferrari
15
3
4
52
GP de San Marino
6
Ferrari Ferrari
9
3
4
51
GP da Argentina
6
Ferrari Ferrari
7
2
6
6
50
GP do Brasil
6
Ferrari Ferrari
14
16
0
49
GP da Austrália
6
Ferrari Ferrari
5
NC
Batida
0
48
GP do Japão
2
Ferrari Ferrari
6
NC
Batida
0
47
GP de Portugal
2
Ferrari Ferrari
6
5
2
46
GP da Itália
2
Ferrari Ferrari
7
NC
Rodada
0
45
GP da Bélgica
2
Ferrari Ferrari
9
NC
Câmbio
0
44
GP da Hungria
2
Ferrari Ferrari
4
NC
Câmbio
0
43
GP da Alemanha
2
Ferrari Ferrari
8
NC
Motor
0
42
GP da Inglaterra
2
Ferrari Ferrari
10
NC
Diferencial
0
41
GP da França
2
Ferrari Ferrari
22
NC
Câmbio
0
40
GP do Canadá
2
Ferrari Ferrari
5
NC
Suspensão
0
39
GP da Espanha
2
Ferrari Ferrari
6
NC
Rodada
0
38
GP de Mônaco
2
Ferrari Ferrari
7
7
Batida
0
37
GP de San Marino
2
Ferrari Ferrari
6
4
3
36
GP da Europa
2
Ferrari Ferrari
7
NC
Falha Elétrica
0
35
GP da Argentina
2
Ferrari Ferrari
10
5
2
34
GP do Brasil
2
Ferrari Ferrari
10
7
0
33
GP da Austrália
2
Ferrari Ferrari
3
3
4
32
GP da Austrália
15
Jordan Peugeot
9
NC
Motor
0
31
GP do Japão
15
Jordan Peugeot
7
4
3
30
GP do Pacífico
15
Jordan Peugeot
6
11
0
29
GP da Europa
15
Jordan Peugeot
5
6
1
28
GP de Portugal
15
Jordan Peugeot
10
10
0
27
GP da Itália
15
Jordan Peugeot
12
NC
Motor
0
26
GP da Bélgica
15
Jordan Peugeot
7
NC
Fogo
0
25
GP da Hungria
15
Jordan Peugeot
7
NC
Embreagem
0
24
GP da Alemanha
15
Jordan Peugeot
6
9
0
23
GP da Inglaterra
15
Jordan Peugeot
7
NC
Falha Elétrica
0
22
GP da França
15
Jordan Peugeot
11
9
0
21
GP do Canadá
15
Jordan Peugeot
8
3
4
20
GP de Mônaco
15
Jordan Peugeot
9
NC
Rodada
0
19
GP da Espanha
15
Jordan Peugeot
6
5
2
18
GP de San Marino
15
Jordan Peugeot
7
8
0
17
GP da Argentina
15
Jordan Peugeot
4
NC
Motor
0
16
GP do Brasil
15
Jordan Peugeot
8
NC
Embreagem
0
15
GP da Austrália
15
Jordan Hart
6
NC
Rodada
0
14
GP do Japão
15
Jordan Hart
6
5
2
13
GP da Europa
15
Jordan Hart
10
4
3
12
GP de Portugal
15
Jordan Hart
13
7
0
11
GP da Itália
15
Jordan Hart
9
NC
Motor
0
10
GP da Bélgica
15
Jordan Hart
4
13
Alternador
0
9
GP da Hungria
15
Jordan Hart
7
NC
Batida
0
8
GP da Alemanha
15
Jordan Hart
10
NC
Batida
0
7
GP da Inglaterra
15
Jordan Hart
12
NC
Motor
0
6
GP da França
15
Jordan Hart
6
NC
Câmbio
0
5
GP do Canadá
15
Jordan Hart
8
NC
Rodada
0
4
GP da Espanha
15
Jordan Hart
13
6
1
3
GP do Brasil
15
Jordan Hart
16
NC
Batida
0
2
GP da Austrália
15
Jordan Hart
19
NC
Acidente
0
1
GP do Japão
15
Jordan Hart
8
6
1
 
Vitórias de Eddie Irvine
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
4
GP da Malásia
4
Ferrari Ferrari
2
1
39
10
3
GP da Alemanha
4
Ferrari Ferrari
5
1
20
10
2
GP da Áustria
4
Ferrari Ferrari
3
1
32
10
1
GP da Austrália
4
Ferrari Ferrari
6
1
40
10
 
Pódios de Eddie Irvine
 
Voltas mais rápidas de Eddie Irvine
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP do Canadá
4
Ferrari Ferrari
3
3
01:20.382
4
 
Voltas como líder de Eddie Irvine
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
8
GP da Malásia
4
Ferrari Ferrari
2
1
39
10
7
GP da Alemanha
4
Ferrari Ferrari
5
1
20
10
6
GP da Áustria
4
Ferrari Ferrari
3
1
32
10
5
GP da Inglaterra
4
Ferrari Ferrari
4
2
2
6
4
GP da Austrália
4
Ferrari Ferrari
6
1
40
10
3
GP da França
4
Ferrari Ferrari
4
2
1
6
2
GP do Japão
6
Ferrari Ferrari
3
3
17
4
1
GP da Argentina
6
Ferrari Ferrari
7
2
6
6

Companheiros de Eddie Irvine
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Jordan Rubens Barrichello
6
5
1
2
0
0
0
0
0
2
1
1
Jordan Rubens Barrichello
4
4
6
15
0
0
0
1
6
7
5
8
Jordan Rubens Barrichello
3
2
10
11
0
0
0
0
7
10
12
5
Ferrari Michael Schumacher
3
1
11
59
0
3
0
4
5
11
1
15
Ferrari Michael Schumacher
2
1
24
78
0
5
0
3
4
13
1
16
Ferrari Michael Schumacher
2
1
47
86
0
6
0
3
3
13
1
15
Ferrari Michael Schumacher
1
1
46
44
2
2
0
3
4
6
1
9
Ferrari Mika Salo
1
2
28
10
2
0
0
0
5
1
4
2
Jaguar Johnny Herbert
4
7
4
0
0
0
0
0
10
6
13
3
Jaguar Luciano Burti
11
8
0
0
0
0
0
0
1
3
4
0
Jaguar Pedro de la Rosa
3
5
6
3
0
0
0
0
7
6
7
6
Jaguar Pedro de la Rosa
3
8
8
0
0
0
0
0
12
5
10
7

Edmund Irvine ou mais conhecido como Eddie Irvine (Newtownards, 10 de novembro de 1965) é um ex-piloto de Fórmula 1 da Irlanda do Norte.

O seu pai, Eddie Irvine Sr. estava envolvido no automobilismo, e a sua irmã, Sonia, também. Mais tarde, foi ela que geria a carreira do irmão na Formula 1. Eddie começou a guiar em 1983, na Formula Ford, e em 1987, ganha o campeonato birtânico, bem como o Formula Ford Festival, no circuito de Brands Hatch.

Em 1988 chega à Formula 3 inglesa, e no ano seguinte, passa para a Formula 3000. No ano seguinte, foi correr na Jordan de Formula 3000, e as suas prestações ao volante imprwssionaram Eddie Jordan, mas quando este foi montar a sua equipa de Formula 1, no ano seguinte, não levou Irvine com ele. Em vez disso, foi para o Japão, fazer carreira na Formula Nippon, onde lá ficou entre 1991 e 1993.

No GP do Japão de 1993, estreava Eddie Irvine no carro número 15 da Jordan. A prova ficou marcada pela sua competitividade com os demais competidores... e pelo soco que levou de Ayrton Senna após a corrida que não foi maior porque o engenheiro da McLaren e o diretor comercial da Jordan afastaram o brasileiro do local. O fato do piloto norte-irlandês ter desafiado com manobras arriscadas quer Senna, quer com o inglês Damon Hill, ou por ter colocado pra fora na pista, o veterano inglês Derek Warwick da Arrows, criou má impressão no estreante piloto. Com tanto atrevimento na sua primeira prova, chega em 6º marcando 1 ponto e o 22º na classificação geral. Para o campeonato de 1994, na primeira etapa, o GP do Brasil, o abusado piloto foi protagonista de mais um enrosco, agora envolvendo três carros numa tacada: o Benetton do holandês Jos Verstappen, o Ligier do francês Eric Bernard e o McLaren do inglês Martin Brundle. Resultado: a FIA suspendeu-o em três corridas. Após cumprir o castigo, a pilotagem de Irvine foi mais moderada. Terminou o ano em 16º com 6 pontos. Em 1995, tendo novamente Barrichello como companheiro de equipe e com a vinda do motor oficial, o Peugeot para o time, Irvine consegue o seu primeiro pódio, um 3º lugar no Canadá. Finaliza o campeonato em 12º lugar com 10 pontos.

Em 1996 entra para o primeiro time ao assinar com a Ferrari, mas como segundo piloto de Michael Schumacher. No primeiro ano, na corrida de abertura, é o 3º no GP da Austrália, o melhor naquele ano. Termina em 10º com 12 pontos.

As coisas mudam um pouco em 1997, onde consegue cinco pódios, sendo o melhor um 2º lugar em Buenos Aires, na Argentina, depois de uma árdua luta pela liderança com o canadense Jacques Villeneuve da Williams; no final do ano, o 7º lugar e os 24 pontos registram a evolução do carro.

No ano de 1998, Irvine auxilia o companheiro de equipe em várias oportunidades, mas já mostra muito mais do que ser escudeiro do alemão. Com oito pódios, três 2º lugares, demonstra a evolução que ele teve durante esse ano. No final de uma temporada dominada pelos McLaren, Irvine consegue o 4º lugar com 47 pontos.

1999, Irvine vence pela primeira vez na carreira logo na abertura, o GP da Austrália, mas claro com os abandonos dos carros da McLaren e o problema na largada de seu companheiro de equipe. Contudo, tudo muda em Silverstone, quando Michael Schumacher bate na Curva Stowe, o GP da Inglaterra fraturando uma das suas pernas, ficando de fora para o resto da temporada. Foi a grande chance de Irvine vencendo três provas. Na última corrida do ano em Suzuka, ele não consegue andar no ritmo do McLaren de Mika Hakkinen, que se tornou bicampeão do mundo. O norte-irlandês teve-se que contentar com o vice-campeonato com 74 pontos, quatro vitórias e nove pódios. Independentemente de ganhar o título mundial ou não, Irvine iria deixar a Ferrari, pois já estava cansado de ser segundo piloto.

Em 2000, ele fecha com a Jaguar, que tinha comprado a recém Stewart. Com altos investimentos, mas sem chances de acompanhar o ritmo dos carros da McLaren e da Ferrari, o piloto marca apenas 4 pontos e o 13º no campeonato.

O ano de 2001, o melhor que obteve foi o 3º lugar no GP de Mônaco. Irvine marca 6 pontos e o 12º no campeonato.

2002, assim como no anos anteriores brigando pelo pelotão intermediário, obtém o 3º em Monza, o GP da Itália, atrás novamente dos carros da Ferrari. Sem muito o que fazer, finaliza o último ano pela equipe com 8 pontos e o 9º lugar no campeonato.

Com as vagas praticamente definidas em 2003, Irvine tentou negociar com a Jordan dando experiência e velocidade, mas a equipe passava por grandes problemas financeiros; assim o piloto norte-irlandês se despede da categoria.

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