Maurice Trintignant

quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Nome
Maurice Trintignant
País
Nascimento
30/10/1917
Morte
13/02/2005
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

GPs
84
Largadas
82
Títulos
0
Vitórias
2
Poles
0
Pódios
10
Pontos
72.33
Volta + Rápidas
1
Voltas
3519
Voltas como líder
78

Ano a ano de Maurice Trintignant
Ano
Equipe Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
BRM BRM
5
0
0
0
0
0
141
0
0
0.40
2
BRM
Lola
Lotus
BRM
Climax
Climax
3
0
0
0
0
0
167
0
0
0.00
0
Lotus Climax
6
0
0
0
0
0
133
0
0
0.00
0
Cooper Maserati
5
0
0
0
0
0
213
0
0
0.00
0
Aston Martin
Cooper
Cooper
Aston Martin
Maserati
Climax
6
0
0
1
1
0
227
0
0
0.00
0
Cooper Climax
8
0
1
1
2
0
512
1
0
2.38
19
BRM
Cooper
Maserati
BRM
Climax
Maserati
9
1
0
1
2
0
387
0
53
1.33
12
Ferrari Ferrari
3
0
0
0
0
0
208
0
0
1.67
5
Bugatti
Vanwall
Bugatti
Vanwall
5
0
0
0
0
0
129
0
0
0.00
0
Ferrari Ferrari
6
1
1
1
3
0
380
0
20
1.42
11.33
Ferrari Ferrari
8
0
1
1
2
0
422
0
5
2.13
17
Gordini Gordini
8
0
0
0
0
0
323
0
0
0.50
4
Ferrari
Gordini
Simca Gordini
Ferrari
Gordini
Gordini
6
0
0
0
0
0
186
0
0
0.33
2
Simca Gordini Gordini
4
0
0
0
0
0
78
0
0
0.00
0
Simca Gordini Gordini
2
0
0
0
0
0
13
0
0
0.00
0

Temporadas de Maurice Trintignant
60
45
17
12
4
4
55
13
7
5
28
18
20
21
17

Resultados de Maurice Trintignant
2 vezes
3 vezes
5 vezes
4 vezes
8 vezes
3 vezes
4 vezes
6 vezes
4 vezes
11º
3 vezes
13º
1 vez
15º
1 vez
NC
40 vezes
NL
1 vez
NQ
1 vez

Corridas de Maurice Trintignant
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
84
GP da Itália
48
BRM BRM
21
NC
Injeção
0
83
GP da Alemanha
22
BRM BRM
14
5
Bateria
2
82
GP da Inglaterra
25
BRM BRM
0
NQ
Não qualificado
0
81
GP da França
28
BRM BRM
16
11
0
80
GP de Mônaco
4
BRM BRM
13
NC
Temperatura
0
79
GP da Itália
66
BRM BRM
19
9
0
78
GP da França
28
Lotus Climax
14
8
0
77
GP de Mônaco
17
Lola Climax
14
NC
Embreagem
0
76
GP dos EUA
6
Lotus Climax
17
NC
Freios
0
75
GP da Itália
36
Lotus Climax
19
NC
Falha Elétrica
0
74
GP da Alemanha
17
Lotus Climax
11
NC
Câmbio
0
73
GP da França
28
Lotus Climax
13
7
0
72
GP da Bélgica
18
Lotus Climax
16
8
0
71
GP de Mônaco
30
Lotus Climax
7
NC
Acidente
0
70
GP da Itália
48
Cooper Maserati
22
9
0
69
GP da Alemanha
20
Cooper Maserati
21
NC
Motor
0
68
GP da França
32
Cooper Maserati
23
13
0
67
GP da Bélgica
26
Cooper Maserati
19
NC
Câmbio
0
66
GP de Mônaco
42
Cooper Maserati
15
7
0
65
GP dos EUA
18
Cooper Maserati
19
15
0
64
GP da Inglaterra
19
Aston Martin Aston Martin
21
11
0
63
GP da França
38
Cooper Maserati
18
NC
Acidente
0
62
GP da Holanda
18
Cooper Maserati
16
NC
Câmbio
0
61
GP de Mônaco
44
Cooper Maserati
16
NC
Câmbio
0
60
GP da Argentina
38
Cooper Climax
8
3
0
59
GP dos EUA
6
Cooper Climax
5
2
03:05.000
7
58
GP da Itália
16
Cooper Climax
13
9
0
57
GP de Portugal
5
Cooper Climax
4
4
3
56
GP da Alemanha
8
Cooper Climax
12
4
3
55
GP da Inglaterra
18
Cooper Climax
4
5
2
54
GP da França
14
Cooper Climax
8
11
0
53
GP da Holanda
10
Cooper Climax
11
8
0
52
GP de Mônaco
32
Cooper Climax
6
3
4
51
GP do Marrocos
36
Cooper Climax
9
NC
Motor
0
50
GP da Itália
2
Cooper Climax
13
NC
Câmbio
0
49
GP de Portugal
12
Cooper Climax
9
8
0
48
GP da Alemanha
11
Cooper Climax
7
3
4
47
GP da Inglaterra
4
Cooper Climax
12
8
0
46
GP da França
18
BRM BRM
7
NC
Combustível
0
45
GP da Bélgica
28
Maserati Maserati
16
7
0
44
GP da Holanda
9
Cooper Climax
8
9
0
43
GP de Mônaco
20
Cooper Climax
5
1
53
8
42
GP da Inglaterra
16
Ferrari Ferrari
9
4
3
41
GP da França
16
Ferrari Ferrari
8
NC
Falha Elétrica
0
40
GP de Mônaco
30
Ferrari Ferrari
6
5
2
39
GP da Itália
20
Vanwall Vanwall
11
NC
Transmissão
0
38
GP da Inglaterra
17
Vanwall Vanwall
16
NC
Alimentação
0
37
GP da França
28
Bugatti Bugatti
18
NC
Acelerador
0
36
GP da Bélgica
12
Vanwall Vanwall
7
NC
Alimentação
0
35
GP de Mônaco
14
Vanwall Vanwall
6
NC
Temperatura
0
34
GP da Itália
8
Ferrari Ferrari
15
8
0
33
GP da Inglaterra
18
Ferrari Ferrari
13
NC
Temperatura
0
32
GP da Holanda
4
Ferrari Ferrari
8
NC
Câmbio
0
31
GP da Bélgica
4
Ferrari Ferrari
10
6
0
30
GP de Mônaco
44
Ferrari Ferrari
9
1
20
8
29
GP da Argentina
10
Ferrari Ferrari
0
3
1.33
29
GP da Argentina
14
Ferrari Ferrari
14
NC
Motor
0
29
GP da Argentina
12
Ferrari Ferrari
0
2
2
28
GP da Espanha
40
Ferrari Ferrari
8
NC
5
Câmbio
0
27
GP da Itália
30
Ferrari Ferrari
11
5
2
26
GP da Suíça
26
Ferrari Ferrari
4
NC
Motor
0
25
GP da Alemanha
2
Ferrari Ferrari
7
3
4
24
GP da Inglaterra
10
Ferrari Ferrari
8
5
2
23
GP da França
4
Ferrari Ferrari
9
NC
Motor
0
22
GP da Bélgica
8
Ferrari Ferrari
6
2
6
21
GP da Argentina
26
Ferrari Ferrari
5
4
3
20
GP da Itália
36
Gordini Gordini
8
5
2
19
GP da Suíça
8
Gordini Gordini
4
NC
Eixo
0
18
GP da Alemanha
10
Gordini Gordini
5
NC
Diferencial
0
17
GP da Inglaterra
29
Gordini Gordini
8
NC
Eixo
0
16
GP da França
4
Gordini Gordini
23
NC
Transmissão
0
15
GP da Bélgica
18
Gordini Gordini
8
5
2
14
GP da Holanda
24
Gordini Gordini
12
6
0
13
GP da Argentina
28
Gordini Gordini
7
7
0
12
GP da Itália
4
Gordini Gordini
4
NC
Motor
0
11
GP da Holanda
12
Gordini Gordini
5
6
0
10
GP da Alemanha
109
Gordini Gordini
3
NC
Acidente
0
9
GP da Inglaterra
25
Gordini Gordini
21
NC
Câmbio
0
8
GP da França
44
Simca Gordini Gordini
6
5
2
7
GP da Suíça
14
Ferrari Ferrari
0
NL
Motor
0
6
GP da Espanha
12
Simca Gordini Gordini
11
NC
Motor
0
5
GP da Itália
50
Simca Gordini Gordini
12
NC
Motor
0
4
GP da Alemanha
81
Simca Gordini Gordini
14
NC
Motor
0
3
GP da França
32
Simca Gordini Gordini
18
NC
Motor
0
2
GP da Itália
42
Simca Gordini Gordini
12
NC
Cano de Água
0
1
GP de Mônaco
12
Simca Gordini Gordini
13
NC
Acidente
0
 
Vitórias de Maurice Trintignant
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP de Mônaco
20
Cooper Climax
5
1
53
8
1
GP de Mônaco
44
Ferrari Ferrari
9
1
20
8
 
Pódios de Maurice Trintignant
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
9
GP da Argentina
38
Cooper Climax
8
3
0
8
GP dos EUA
6
Cooper Climax
5
2
03:05.000
7
7
GP de Mônaco
32
Cooper Climax
6
3
4
6
GP da Alemanha
11
Cooper Climax
7
3
4
5
GP de Mônaco
20
Cooper Climax
5
1
53
8
4
GP de Mônaco
44
Ferrari Ferrari
9
1
20
8
3
GP da Argentina
10
Ferrari Ferrari
0
3
1.33
3
GP da Argentina
12
Ferrari Ferrari
0
2
2
2
GP da Alemanha
2
Ferrari Ferrari
7
3
4
1
GP da Bélgica
8
Ferrari Ferrari
6
2
6
 
Voltas mais rápidas de Maurice Trintignant
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP dos EUA
6
Cooper Climax
5
2
03:05.000
7
 
Voltas como líder de Maurice Trintignant
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP de Mônaco
20
Cooper Climax
5
1
53
8
2
GP de Mônaco
44
Ferrari Ferrari
9
1
20
8
1
GP da Espanha
40
Ferrari Ferrari
8
NC
5
Câmbio
0

Companheiros de Maurice Trintignant
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Simca Gordini Robert Manzon
12
11
0
0
0
0
0
0
1
1
0
2
Simca Gordini Aldo Gordini
17
15
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Simca Gordini André Simon
11
6
0
0
0
0
0
0
2
2
1
3
Simca Gordini Robert Manzon
11
7
0
0
0
0
0
0
2
2
2
2
Ferrari André Simon
22
10
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Ferrari Louis Rosier
22
20
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Ferrari Nino Farina
22
10
0
0
0
0
0
1
0
2
0
1
Ferrari Peter Hirt
22
7
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Ferrari Piero Taruffi
22
1
0
9
0
1
0
0
0
1
0
1
Ferrari Rudi Fischer
22
2
0
6
0
0
0
0
0
1
0
1
Gordini Jean Behra
6
5
0
2
0
0
0
0
1
2
3
0
Gordini Prince Bira
26
11
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Gordini Robert Manzon
6
5
0
2
0
0
0
0
1
3
3
1
Simca Gordini Johnny Claes
5
18
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Gordini Carlos Menditeguy
7
14
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Gordini Fred Wacker
5
9
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Gordini Harry Schell
5
7
4
0
0
0
0
0
5
1
5
2
Gordini Jean Behra
5
6
2
0
0
0
0
0
2
4
5
1
Gordini Robert Manzon
7
10
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Gordini Roberto Mieres
5
6
2
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Ferrari Alberto Ascari
5
12
2
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari Jacques Swaters
2
8
6
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Ferrari José Froilán González
2
1
25
26.64
0
1
0
1
4
5
2
7
Ferrari Louis Rosier
3
8
9
0
0
0
0
0
4
0
4
0
Ferrari Mike Hawthorn
2
1
21
24.64
0
1
0
0
5
4
2
7
Ferrari Nino Farina
2
2
9
6
0
0
0
1
1
1
0
2
Ferrari Piero Taruffi
3
6
6
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Ferrari Reg Parnell
5
23
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Ferrari Robert Manzon
3
3
8
4
0
0
0
0
4
1
5
0
Ferrari Umberto Maglioli
4
3
5
2
0
0
0
0
1
2
3
0
Ferrari Eugenio Castellotti
8
3
0
6
0
0
0
0
1
3
2
2
Ferrari Harry Schell
1
12
8
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Ferrari Johnny Claes
12
11
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Ferrari José Froilán González
2
2
3.33
6
0
0
0
3
0
2
0
3
Ferrari Luigi Villoresi
8
21
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari Mike Hawthorn
8
6
0
0
0
0
0
0
1
2
0
3
Ferrari Nino Farina
1
2
14.66
16.99
1
0
0
0
3
4
2
5
Ferrari Paul Frère
1
4
8
3
1
0
0
0
1
1
1
1
Ferrari Piero Taruffi
1
8
8
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Ferrari Umberto Maglioli
2
3
3.33
3.99
0
0
0
0
1
2
1
1
Vanwall Harry Schell
10
4
0
3
0
0
0
0
1
3
0
4
Vanwall José Froilán González
15
28
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Vanwall Piero Taruffi
17
18
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari Luigi Musso
4
2
3
13
0
0
0
0
0
2
1
1
Ferrari Mike Hawthorn
4
3
7
7
0
0
0
0
2
2
1
3
Ferrari Peter Collins
4
3
8
4
0
0
0
0
2
1
1
3
Ferrari Wolfgang von Trips
5
7
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
BRM Harry Schell
17
12
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
BRM Jean Behra
17
13
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper André Guelfi
25
15
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Brian Naylor
3
25
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Bruce McLaren
3
5
4
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Cooper Christian Goethals
3
18
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Dick Gibson
3
22
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper François Picard
25
18
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Ian Burgess
3
7
4
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Cooper Jack Brabham
1
4
12
3
1
0
0
0
3
4
3
4
Cooper Jack Fairman
25
8
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Robert La Caze
25
14
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Ron Flockhart
1
17
8
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Roy Salvadori
1
2
12
15
1
0
0
0
2
5
4
3
Cooper Tom Bridger
25
19
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Tony Marsh
3
8
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Wolfgang Seidel
3
15
4
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Maserati Jo Bonnier
7
9
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Maserati Maria Teresa de Filippis
7
10
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Maserati Masten Gregory
7
19
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Maserati Paco Godia
7
11
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Maserati Wolfgang Seidel
3
15
4
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Cooper Alain de Changy
3
20
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Alessandro de Tomaso
2
11
7
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Bill Moss
5
25
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Bruce McLaren
2
1
19
16.5
0
1
0
0
4
3
5
2
Cooper Chris Bristow
5
10
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Colin Davis
9
11
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Cooper George Constantine
2
16
7
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Giorgio Scarlatti
9
12
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Cooper Hans Herrmann
5
20
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Harry Schell
2
15
7
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Cooper Henry Taylor
5
11
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Ian Burgess
4
6
5
0
0
0
0
0
4
0
4
0
Cooper Ivor Bueb
3
13
6
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Cooper Jack Brabham
2
1
19
34
0
2
0
1
3
5
0
8
Cooper Jack Fairman
5
17
2
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Cooper Jean Lucienbonnet
3
23
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Keith Greene
5
28
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Lucien Bianchi
3
19
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Mário de Araújo Cabral
4
10
3
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Masten Gregory
3
2
12
10
0
0
0
0
4
2
2
4
Cooper Mike Taylor
5
23
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Peter Ashdown
5
12
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Roy Salvadori
2
6
11
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Cooper Stirling Moss
2
1
17
18
0
2
0
4
4
2
0
6
Cooper Tim Parnell
5
30
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Trevor Taylor
5
27
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Aston Martin Roy Salvadori
11
8
0
0
0
0
0
0
1
2
0
3
Cooper Brian Naylor
15
19
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Cooper Bruce Halford
16
8
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Cooper Bruce McLaren
3
1
0
22
0
1
0
0
1
4
1
4
Cooper Carel Godin de Beaufort
13
8
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Carlos Menditeguy
3
4
0
3
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Chris Bristow
13
14
0
0
0
0
0
0
1
1
0
2
Cooper Gino Munaron
20
16
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Giorgio Scarlatti
16
22
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Harry Schell
3
15
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Henry Taylor
13
4
0
3
0
0
0
0
0
3
0
3
Cooper Ian Burgess
15
10
0
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Cooper Jack Brabham
3
1
0
19
0
2
0
1
1
4
1
4
Cooper Lucien Bianchi
20
14
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Cooper Masten Gregory
16
9
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Cooper Olivier Gendebien
15
2
0
6
0
0
0
0
0
2
0
2
Cooper Pete Lovely
15
11
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Phil Hill
15
6
0
1
0
0
0
0
0
1
0
1
Cooper Roberto Bonomi
3
11
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Ron Flockhart
15
21
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Roy Salvadori
11
8
0
0
0
0
0
0
1
2
0
3
Cooper Stirling Moss
3
3
0
0
0
0
0
1
1
0
1
1
Cooper Tony Brooks
13
4
0
3
0
0
0
0
2
1
0
3
Cooper Wolfgang von Trips
15
9
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Cooper Bernard Collomb
13
19
0
0
0
0
0
0
2
0
1
1
Cooper Bruce McLaren
7
3
0
8
0
0
0
0
1
4
0
5
Cooper Ian Burgess
18
12
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Jack Brabham
7
15
0
0
0
0
0
0
5
0
1
4
Cooper Jack Fairman
9
25
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Jack Lewis
9
4
0
3
0
0
0
0
1
3
0
4
Cooper John Surtees
7
5
0
4
0
0
0
0
3
2
0
5
Cooper Lorenzo Bandini
9
8
0
0
0
0
0
0
2
1
0
3
Cooper Masten Gregory
7
10
0
0
0
0
0
0
1
2
1
2
Cooper Renato Pirocchi
9
12
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Roy Salvadori
9
6
0
1
0
0
0
0
0
3
0
3
Lotus Dan Gurney
8
20
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Ernesto Prinoth
20
27
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Gerry Ashmore
20
24
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Gunther Seiffert
24
30
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Heinz Schiller
24
23
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Innes Ireland
7
8
0
0
0
0
0
0
2
3
1
4
Lotus Jack Brabham
7
6
0
1
0
0
0
0
1
2
0
3
Lotus Jay Chamberlain
20
29
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Lotus Jim Clark
7
1
0
21
0
2
0
4
2
4
0
6
Lotus Jo Siffert
7
10
0
0
0
0
0
0
4
1
5
0
Lotus John Campbell-Jones
8
11
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Lucien Bianchi
8
9
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Masten Gregory
7
6
0
1
0
0
0
0
3
2
1
4
Lotus Nino Vaccarella
15
9
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Lotus Rob Schroeder
15
10
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Lotus Roger Penske
15
9
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Lotus Tony Shelly
20
22
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Lotus Trevor Taylor
7
8
0
0
0
0
0
0
3
3
2
4
Lotus Wolfgang Seidel
24
28
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
BRM Graham Hill
9
16
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
BRM Richie Ginther
9
2
0
6
0
0
0
0
0
1
0
1
Lotus Jim Clark
8
1
0
9
0
1
0
1
0
1
0
1
Lotus Jim Hall
8
11
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Jo Siffert
8
6
0
1
0
0
0
0
0
1
0
1
Lotus Masten Gregory
8
16
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Phil Hill
8
14
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Lotus Trevor Taylor
8
13
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
BRM Giancarlo Baghetti
5
8
2
0
0
0
0
0
1
2
1
2
BRM Graham Hill
5
1
2
27
0
1
0
0
1
4
0
5
BRM Richie Ginther
5
2
2
11
0
0
0
0
1
4
0
5
BRM Tony Maggs
5
6
2
1
0
0
0
0
1
1
1
1

Maurice Bienvenu Jean Paul Trintignant (Sainte-Cécile-les-Vignes, França, 30 de outubro de 1917 - Nimes,
França, 13 de fevereiro de 2005) foi um automobilista francês, o primeiro piloto de seu país a vencer um grande prêmio de Fórmula 1. Notabilizou-se por ter desenvolvido uma carreira longeva durante o período mais perigoso do automobilismo.

Trintignant iniciou sua carreira de piloto disputando corridas na França cinco anos após a morte de seu irmão, Louis-Aimé, também piloto de corridas, no Grand Prix de Picardie em 1933. Em sua primeira corrida, o Grand Prix de Pau de 1938, pilotou o mesmo Bugatti em que seu irmão havia morrido, obtendo a 5ª posição ao final. Nesse mesmo ano, obteve sua primeira vitória no Grand Prix des Frontiéres, no circuito belga de Chimay. No ano seguinte, voltou a vencer em Chimay, tendo boas performances também em Pau e nas 12 Horas de Paris. O advento da Segunda Guerra Mundial, entretanto, impõs a suspensão de sua carreira, que somente seria retomada em 1945.

Após o final da guerra, Trintignant retomou sua carreira, ainda com a Bugatti que pertencera a seu irmão. Um fato curioso ocorreu por ocasião da disputa da Coupe de la Libération de 1945, no Bois de Boulogne: ao alinhar sua Bugatti para a largada, não conseguiu funcionar o motor, abandonando a prova antes mesmo de seu início. O motivo foi o entupimento dos dutos de alimentação por causa de dejetos de ratos, que haviam instalado um ninho dentro do tanque de combustível. Por conta desse acontecimento, Trintignant ganhou de Jean Pierre Wimille, o vencedor da prova, o apelido de "Le Pétoulet", que em francês significa justamente "cocô de rato". A partir de 1947 passou a correr pela equipe Simca Gordini, com a qual obteve o 3º lugar no Grand Prix de Reims. Em 1948, após vencer em Perpignan e em Montlhéry, sua carreira ficou marcada por dois acidentes: o primeiro deles ocorreu no Grand Prix de Reims; durante o seu período de convalescença, seu carro foi guiado por Juan Manuel Fangio, que assim fez sua estréia no automobilismo europeu. O segundo acidente ocorreu no Grande Prêmio da Suíça, disputado em Bremgarten: na quarta volta Trintignant perdeu o controle de seu Simca Gordini na curva que hoje leva seu nome, chocando-se violentamente contra a proteção lateral da pista e sendo atirado para o meio da pista, onde quase foi atropelado por Giuseppe Farina. No primeiro atendimento médico recebido, Trintignant foi declarado clinicamente morto; levado ao hospital, permaneceu uma semana em coma com graves lesões no baço, além da perda de quatro dentes. Na mesma prova, morreu o campeão italiano Achille Varzi.Recuperado, voltou às pistas em 1949 ao volante do Simca Gordini, vencendo no Circuit des Remparts, em Angouléme, além de obter bons resultados como o quarto lugar na Coupes du Salon, em Montlhéry, e o segundo lugar no Gran Prémio de Madrid.

Para a temporada de 1950, Trintignant continuou com os carros da Simca Gordini. A novidade daquele ano consistia no início do Campeonato Mundial de Fórmula 1, que unia as antigas corridas do Grand Prix do pré-guerra em um campeonato de âmbito mundial, regido pela Federação Internacional de Automobilismo. Trintignant estréia no campeonato no Grande Prêmio de Mônaco, abandonando logo na primeira volta, após se envolver em um acidente com mais oito carros. Disputou ainda o Grande Prêmio da Itália, em Monza, prova que abandonou. Nesse ano disputou ainda, com o Simca Gordini, as 24 Horas de Le Mans em dupla com Robert Manzon (abandonou após 34 voltas). Em 1951 disputou quatro grandes prêmios de Fórmula 1: França, Alemanha, Itália e Espanha, abandonando todas as provas por problemas mecânicos; os Gordini não ofereciam condições de competitividade. Vence, contudo, a prova de F2 disputada em Cadours. Novamente tentou Le Mans, desta vez em dupla com Jean Behra, mas outro defeito mecânico forçou-o ao abandono. Trintignant consegue seus primeiros pontos na F 1 em 1952, ao terminar o Grande Prêmio da França na quinta posição. No mesmo ano, vence o Grand Prix de Roubaix. Na temporada de Fórmula 1 de 1953 consegue mais dois quintos lugares, na Bélgica e na Itália, constatando que era o máximo que os Gordini podiam oferecer em termos de competitividade. Vence ainda uma prova extra-campeonato em Nimes e em Le Mans, correndo em dupla com Harry Schell, termina em 6º lugar, sendo o vencedor na categoria Esporte 3000. Apesar do fraco rendimento dos Gordini, o desempenho de Trintignant chamou a atenção de Enzo Ferrari, que o convidou a ingressar em sua equipe em 1954 para as corridas de Fórmula 1 e do Mundial de Marcas. O convite representou um salto de qualidade na carreira do francês, que logo retribuiu a confiança do Comendador com resultados. Na Fórmula 1, conseguiu o segundo lugar na Bélgica, o terceiro posto na Alemanha, o quarto lugar na Argentina e o quinto lugar na Inglaterra e na Itália, desempenho que lhe valeu a quarta colocação final no Mundial de Pilotos, com 17 pontos, vencendo ainda as provas extra-campeonato de Rouen-les-Essarts e de Caen. Além disso, venceu o Grand Prix de Senegal, as 12 Horas de Hyeres, no Circuit du Var, e as 24 Horas de Le Mans, a bordo de uma Ferrari 375 LM, em parceria com José Froilán González. Em 1955 o ritmo foi mantido, e Trintignant começou o ano obtendo o segundo lugar no Grande Prêmio da Argentina. Em razão do regulamento da época, que permitia aos pilotos dividirem um mesmo carro, correndo em duplas, Trintignant ainda conseguiu o terceiro lugar na mesma prova, em parceria com Giuseppe Farina e Umberto Maglioli. Na prova seguinte, em Mônaco, Trintignant obtém sua primeira vitória na Fórmula 1, batendo as Mercedes de Fangio e Stirling Moss e a Lancia de Alberto Ascari. Tornou-se o primeiro francês a triunfar na F 1. Ao final da temporada, repetiu o quarto lugar de 1954.

Venceu, ainda, as 10 Horas de Messina, com uma Ferrari 750 Monza, juntamente com Eugenio Castellotti. Apesar dos resultados obtidos, em 1956 Trintignant pilotou para a Vanwall na F 1; disputou os grandes prêmios de Mônaco, Bélgica, Inglaterra e Itália e abandonou todos com problemas mecânicos. No Grande Prêmio da França juntou-se à Bugatti, que ensaiava um retorno às pistas depois de duas décadas de retiro. O carro de desenho revolucionário, projetado pelo renomado engenheiro italiano Gioacchino Colombo, contudo, vai mal, e Trintignant abandonou a corrida logo na 18ª volta, naquele que seria o único grande prêmio disputado pela lendária marca francesa. No Mundial de Marcas, ainda pela Ferrari, venceu os 1000 km da Suécia, em dupla com Phil Hill, e conseguiu o 3º lugar nas 24 Horas de Le Mans, em dupla com Oliver Gendebien. Em 1957 disputou apenas três grandes prêmios pela Ferrari, e pontuou em dois deles, na Inglaterra e em Mônaco. No Mundial de Marcas, o terceiro posto nos 1000 km de Nurburgring foi seu melhor resultado. Um mudança forte se deu em 1958: Trintignant assinou contrato com Rob Walker para disputar a temporada da F 1 com um Cooper, e com a Aston Martin para o Mundial de Marcas. Na F 1, venceu novamente em Mônaco, além de obter um terceiro lugar na Alemanha, o que o fez terminar o ano na sétima posição no campeonato. Venceu, ainda, o Grand Prix de Pau de F 2 e tomou parte em uma corrida especial, as 500 Milhas de Monza, disputada no anel de alta velocidade do circuito italiano entre pilotos da F 1 e da Fórmula Indy; correndo em dupla com A. J. Foyt, ao volante de um Sclavi and Amos Special, obtém a 6ª colocação final, ao cabo de três baterias. No campeonato de 1959, novamente com o Cooper de Walker, foi terceiro em Mônaco, quarto na Alemanha e em Portugal, quinto na Inglaterra, e fechou o ano com o segundo posto nos EUA, em Sebring, a apenas 6/10 de segundo do vencedor, Bruce McLaren, fazendo ainda a volta mais rápida. Tudo isso o levou ao quinto lugar na classificação final do campeonato. No Mundial de Marcas, correndo em dupla com o belga Paul Frére ao volante da Aston Martin, conseguiu o segundo lugar em Le Mans e o quarto lugar no Tourist Trophy. E na F 2 repetiu o sucesso do ano anterior no Grand Prix de Pau.

Mesmo após 21 anos de carreira, Trintignant se apresentou para a temporada de 1960 da F 1. Com um Cooper Climax, terminou o Grande Prêmio da Argentina, a prova de abertura do ano, na terceira colocação, dividindo o carro com Stirling Moss. Todavia, o regulamento da F 1 havia sido alterado, não permitindo mais o compartilhamento de carros. Por isso, ambos os pilotos não receberam os pontos correspondentes à colocação alcançada. No resto da temporada, não conseguiu resultados expressivos, ao passo que no Mundial de Marcas, desta vez ao volante de um Porsche, chegou em quarto lugar nos 1000 km de Nurburgring, correndo com Hans Herrmann. Por fim, venceu o Grande Prêmio de Buenos Aires, prova de F 1 extra-campeonato, e a prestigiosa prova de subida de montanha de Mont Ventoux, a bordo de um Cooper-Climax, além de classificar-se em terceiro lugar na Volta Automobilística da França, a bordo de uma Ferrari 250 GT dividida com Pierre Noblet. A partir daí, Trintignant foi gradativamente diminuindo sua participação nas corridas, disputando provas esporádicas na F 1, além das 24 Horas de Le Mans. Um feito notável que atingiu foi a vitória no Grand Prix de Pau, desta vez realizado como etapa extra-campeonato de F 1, ao volante de um Lotus, em 1962. Em 1964 adquiriu um BRM e correu em Mônaco, na França, na Alemanha e na Itália. Em Nurburgring terminou a prova na quinta posição, conseguindo seus primeiros pontos no campeonato desde 1959. E em Monza fez sua despedida da F 1. No ano seguinte, disputou suas duas últimas provas no automobilismo, a bordo de um Ford GT 40 dividido com Guy Ligier: os 1000 km de Nurburgring e as 24 Horas de Le Mans; a dupla abandonou ambas as corridas.

A partir daí, Trintignant se limitou a aparições fugazes em eventos franceses de carros de turismo, pela equipe francesa Star Racing Team, entre o final dos anos 70 e início dos anos 80, e a testes esporádicos com veículos de Fórmula Ford e Fórmula Renault. Em 1982, aos 64 anos, Trintignant decidiu participar do Rali Paris-Dakar, com um Toyota BJ, tendo como co-piloto Joseph Cantarelli; não terminou a prova, contudo. Por fim, nos anos 90, tomou parte de vários eventos de carros históricos até 2000, quando não conseguiu se inscrever para o 2º Grand Prix de Monaco Historique, em que pretendia se apresentar ao volante do Cooper que guiou para obter sua segunda vitória nas ruas do Principado, em razão de problemas no carro.

Maurice Trintignant era filho de um viticultor, tendo aprendido o ofício do pai e o seguido mesmo durante sua carreira nas pistas, especiaizando-se na produção de vinhos tintos e rosés. Estabeleceu-se desde novo em Vergèze, pequena cidade situada na região de Gard, no departamento de Languedoc-Roussillon, lá permanecendo até o final de sua vida, tendo atuado inclusive como prefeito da cidade entre 1959 e 1964. Em sua propriedade, chamada Le Mas D'Arnaud, produziu uma série especial de vinhos tintos batizada Le Pétoulet, com o slogan “Le champion des vins — Le vin du champion”. Escreveu dois livros, Pilote de Courses, em 1957, e Comment conduire sa voiture, de 1967, ambos editados pela Hachette Livre de Paris. Por fim, na madrugada de 13 de fevereiro de 2005, Trint, como gostava de ser chamado, faleceu aos 87 anos, em um hospital de Nimes.

Era tio do ator Jean-Louis Trintignant, e tio-avô do piloto francês Pierre Trintignant.

Em 30 de outubro de 2010, data do aniversário do piloto francês, a cidade de Vergèze rendeu-lhe merecida homenagem, com a inauguração de uma escultura em bronze, em tamanho natural, de Trintignant ao volante de sua Bugatti T51, realizada pelo artista plástico Christian Maas.

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