Marco Apicella

terça-feira, 7 de outubro de 2014


Nome
Marco Apicella
País
Nascimento
07/10/1965
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Marco Apicella
GPs
1
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
0
Voltas como líder
0

Ano a ano de Marco Apicella
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Jordan Hart
1
0
0
0
0
0
0
0
0
0.00
0

Temporadas de Marco Apicella
34

Resultados de Marco Apicella
NC
1 vez

Corridas de Marco Apicella
Ano
GP No Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Itália 15 Jordan Hart
23
NC
Batida
0

Companheiros de Marco Apicella
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Jordan Rubens Barrichello
26
25
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1

Marco Apicella (Bologna, 7 de outubro de 1965) é um automobilista italiano. Disputou apenas uma corrida de Fórmula 1 na carreira, em 1993.

Apicella estreou na Fórmula 3000 em 1987 pela equipe EuroVenturini, marcando um ponto no GP da Bélgica. Este ponto lhe rendeu o décimo-nono lugar na classificação.

Nos anos seguintes, ele se consolidou como um dos principais pilotos da categoria, tendo inclusive a chance de testar um carro da equipe Minardi, sendo este seu primeiro contato com a Fórmula 1. Ainda fez testes com a First Racing, mas o time foi reprovado no crash-test, minando as chances de Apicella em pilotar na F-1 em 1989.

Mesmo sendo um dos pilotos mais conhecidos da F-3000, Apicella nunca ganhou uma prova da categoria, tendo como melhor resultado seis segundos lugares. Deixou a F-3000 ao final de 1991, seguindo para o Japão.

Em 1992, Apicella iniciou uma carreira bem-sucedida na F-3000 japonesa, onde pilotou por duas temporadas. Sua melhor posição no campeonato foi um quarto lugar em 1993, vencendo o GP de Sugo.

Em 1993, Eddie Jordan, impressionado com o desempenho de Apicella na F-3000 japonesa, chama o italiano para pilotar o carro #15 no GP da Itália.

Mas a má sorte perseguiu Apicella desde o início: no treino classificatório, rodou após passar sobre uma mancha de óleo e foi em direção ao guard-rail. Ainda assim, obteve o 23º lugar no grid. Mas o italiano teve pouco tempo para realizar seu sonho de disputar uma corrida de F-1, pois acabou se envolvendo na confusão após a largada, quando foi tocado pela Sauber do finlandês J.J. Lehto, e fez o possível para não deixar o motor morrer. Entretanto, o esforço de Apicella foi em vão, pois a suspensão dianteira da Jordan foi danificada, fazendo o italiano abandonar após apenas 800 metros percorridos.

Em 1994, após a fugaz passagem na F-1, Apicella retornou ao Japão para disputar a Fórmula Nippon, onde correu até 1996. Desde então, ficou três anos sem pilotar monopostos.

Em 1999, oito anos depois de pilotar pela última vez um carro de F-3000, Apicella regressa à categoria para tentar a classificação para o GP da Bélgica, representando a obscura equipe Monaco Motorsport, mas, com um equipamento fraco, pouco fez para conseguir a vaga no grid.

Apicella disputou cinco edições das 24 Horas de Le Mans, mas em apenas uma oportunidade chegou ao final, em 1995. Abandonou em 1999, 2007 e 2009, e não se classificou em 1999.

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