Jean-Pierre Jabouille

quarta-feira, 1 de outubro de 2014


Nome
Jean-Pierre Jabouille
País
Nascimento
01/10/1942
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Jean-Pierre Jabouille
GPs
54
Largadas
49
Títulos
0
Vitórias
2
Poles
6
Pódios
2
Pontos
21
Volta + Rápidas
0
Voltas
1666
Voltas como líder
180

Ano a ano de Jean-Pierre Jabouille
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Ligier Matra
5
0
0
0
0
0
131
0
0
0.00
0
Renault Renault
13
1
0
0
1
2
372
0
145
0.69
9
Renault Renault
14
1
0
0
1
4
446
0
35
0.64
9
Renault Renault
14
0
0
0
0
0
555
0
0
0.21
3
Renault Renault
5
0
0
0
0
0
108
0
0
0.00
0
Tyrrell Ford Cosworth
1
0
0
0
0
0
54
0
0
0.00
0
Iso Marlboro
Surtees
Ford Cosworth
Ford Cosworth
2
0
0
0
0
0
0
0
0
0.00
0

Temporadas de Jean-Pierre Jabouille
57
35
45
17
13
8
32

Resultados de Jean-Pierre Jabouille
2 vezes
1 vez
10º
3 vezes
12º
2 vezes
13º
1 vez
14º
1 vez
NC
39 vezes
NQ
5 vezes

Corridas de Jean-Pierre Jabouille
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
54
GP da Espanha
25
Ligier Matra
19
NC
Freios
0
53
GP de Mônaco
25
Ligier Matra
0
NQ
Não qualificado
0
52
GP da Bélgica
25
Ligier Matra
16
NC
Transmissão
0
51
GP de San Marino
25
Ligier Matra
18
NC
Abandono
0
50
GP da Argentina
25
Ligier Matra
0
NQ
Não qualificado
0
49
GP do Canadá
15
Renault Renault
13
NC
Suspensão
0
48
GP da Itália
15
Renault Renault
2
NC
1
Câmbio
0
47
GP da Holanda
15
Renault Renault
2
NC
Manuseio
0
46
GP da Áustria
15
Renault Renault
2
1
34
9
45
GP da Alemanha
15
Renault Renault
2
NC
26
Motor
0
44
GP da Inglaterra
15
Renault Renault
13
NC
Motor
0
43
GP da França
15
Renault Renault
6
NC
Transmissão
0
42
GP de Mônaco
15
Renault Renault
16
NC
Câmbio
0
41
GP da Bélgica
15
Renault Renault
5
NC
Embreagem
0
40
GP do Oeste dos EUA
15
Renault Renault
11
10
0
39
GP da África do Sul
15
Renault Renault
1
NC
61
Furo
0
38
GP do Brasil
15
Renault Renault
1
NC
23
Turbo
0
37
GP da Argentina
15
Renault Renault
9
NC
Câmbio
0
36
GP dos EUA
15
Renault Renault
8
NC
Motor
0
35
GP do Canadá
15
Renault Renault
7
NC
Freios
0
34
GP da Itália
15
Renault Renault
1
14
Motor
0
33
GP da Holanda
15
Renault Renault
4
NC
Embreagem
0
32
GP da Áustria
15
Renault Renault
3
NC
Câmbio
0
31
GP da Alemanha
15
Renault Renault
1
NC
Rodada
0
30
GP da Inglaterra
15
Renault Renault
2
NC
Turbo
0
29
GP da França
15
Renault Renault
1
1
34
9
28
GP de Mônaco
15
Renault Renault
20
NC
0
27
GP da Bélgica
15
Renault Renault
17
NC
Turbo
0
26
GP da Espanha
15
Renault Renault
9
NC
Turbo
0
25
GP da África do Sul
15
Renault Renault
1
NC
1
Motor
0
24
GP do Brasil
15
Renault Renault
7
10
0
23
GP da Argentina
15
Renault Renault
12
NC
Motor
0
22
GP do Canadá
15
Renault Renault
22
12
0
21
GP dos EUA
15
Renault Renault
9
4
3
20
GP da Itália
15
Renault Renault
3
NC
Motor
0
19
GP da Holanda
15
Renault Renault
9
NC
Motor
0
18
GP da Áustria
15
Renault Renault
3
NC
Câmbio
0
17
GP da Alemanha
15
Renault Renault
9
NC
Motor
0
16
GP da Inglaterra
15
Renault Renault
12
NC
Turbo
0
15
GP da França
15
Renault Renault
11
NC
Motor
0
14
GP da Suécia
15
Renault Renault
10
NC
Motor
0
13
GP da Espanha
15
Renault Renault
11
13
0
12
GP da Bélgica
15
Renault Renault
20
NC
0
11
GP de Mônaco
15
Renault Renault
12
10
0
10
GP do Oeste dos EUA
15
Renault Renault
13
NC
Turbo
0
9
GP da África do Sul
15
Renault Renault
6
NC
Motor
0
8
GP do Canadá
15
Renault Renault
0
NQ
Não Qualificado
0
7
GP dos EUA
15
Renault Renault
14
NC
Alternador
0
6
GP da Itália
15
Renault Renault
20
NC
Motor
0
5
GP da Holanda
15
Renault Renault
10
NC
Suspensão
0
4
GP da Inglaterra
15
Renault Renault
21
NC
Turbo
0
3
GP da França
15
Tyrrell Ford Cosworth
21
12
0
2
GP da Áustria
19
Surtees Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
1
GP da França
21
Iso Marlboro Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
 
Vitórias de Jean-Pierre Jabouille
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP da Áustria
15
Renault Renault
2
1
34
9
1
GP da França
15
Renault Renault
1
1
34
9
 
Pódios de Jean-Pierre Jabouille
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP da Áustria
15
Renault Renault
2
1
34
9
1
GP da França
15
Renault Renault
1
1
34
9
 
Poles de Jean-Pierre Jabouille
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
6
GP da África do Sul
15
Renault Renault
1
NC
61
Furo
0
5
GP do Brasil
15
Renault Renault
1
NC
23
Turbo
0
4
GP da Itália
15
Renault Renault
1
14
Motor
0
3
GP da Alemanha
15
Renault Renault
1
NC
Rodada
0
2
GP da França
15
Renault Renault
1
1
34
9
1
GP da África do Sul
15
Renault Renault
1
NC
1
Motor
0
 
Voltas como líder de Jean-Pierre Jabouille
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
7
GP da Itália
15
Renault Renault
2
NC
1
Câmbio
0
6
GP da Áustria
15
Renault Renault
2
1
34
9
5
GP da Alemanha
15
Renault Renault
2
NC
26
Motor
0
4
GP da África do Sul
15
Renault Renault
1
NC
61
Furo
0
3
GP do Brasil
15
Renault Renault
1
NC
23
Turbo
0
2
GP da França
15
Renault Renault
1
1
34
9
1
GP da África do Sul
15
Renault Renault
1
NC
1
Motor
0

Companheiros de Jean-Pierre Jabouille
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Iso Marlboro Arturo Merzario
26
9
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Surtees Derek Bell
30
28
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Surtees Dieter Quester
30
9
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Surtees Leo Kinnunen
30
27
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Tyrrell Jody Scheckter
12
9
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Tyrrell Patrick Depailler
12
6
0
1
0
0
0
0
0
1
0
1
Renault René Arnoux
1
2
9
17
1
0
4
2
7
7
10
4
Renault René Arnoux
1
1
9
29
1
2
2
3
3
10
8
5
Ligier Jacques Laffite
14
2
0
16
0
0
0
1
1
4
0
5

Jean-Pierre Alain Jabouille ou apenas Jean-Pierre Jabouille (1 de Outubro de 1942) é um ex-piloto francês de Fórmula 1.

Natural de Paris, Jabouille foi um dos últimos de uma classe de pilotos de Fórmula 1 que foi também engenheiro.

Ele iniciou sua carreira na Fórmula 3 francesa, em 1967 e continuou em 1968. Em 1969 foi contratado como piloto de testes pela Alpine, participando de algumas corridas de Fórmula 2 e de automóveis esportivos. Em 1973 ele foi co-piloto de um Matra nas 24 Horas de Le Mans, terminando em terceiro lugar e repetindo esta proeza em 1974, quando também venceu a corrida de Fórmula 2 em Hockenheim, e terminou como segundo colocado na série European 2-litre pela Alpine. Ele também fez sua primeira participação na Fórmula 1, não conseguindo a qualificação com uma Williams para o Grande Prêmio da França e com um Surtees, para o Grande Prêmio da Áustria.

Em 1975 Jabouille rompeu seu contrato com a Alpine e retornou à Fórmula 2 pela Elf. Terminou o campeonato na vice-liderança atrás de Jacques Laffite. Nesse mesmo ano, chamado pela Tyrrell para participar de uma única corrida de Fórmula 1, no Grande Prêmio da França, acabou completando seu primeiro Grande Prêmio na décima-segunda colocação. Em 1976 ele concentrou-se na Fórmula 2, conseguindo finalmente o título da competição e para 1977 assinou contrato com a Renault para desenvolver seu novo motor turbo 1.5l de Fórmula 1. O automóvel RS01 fez sua estréia no Grande Prêmio do Reino Unido de 1977, mas no início o motor turbo (o primeiro na Fórmula 1) era frágil e sofria de graves falhas, que o tornava difícil de pilotar em circuitos estreitos. Contudo, Jabouille perseverou, conseguindos muitas qualificações importantes em 1978 e marcando os primeiros pontos ao chegar em quarto lugar no Grande Prêmio do Leste dos Estados Unidos.

Em 1979 a Renault desenvolveu para a corrida um segundo carro para René Arnoux. Jabouille conseguiria para a Renault a sua primeira pole position na Fórmula 1 no Grande Prêmio da África do Sul e depois obteve a sua primeira vitória, no Grande Prêmio da França. Sua terceira pole position aconteceu no Grande Prêmio da Itália.

Em 1980 Jabouille conseguiu mais duas poles e uma outra vitória no Grande Prêmio da Áustria. Porém, um defeito na suspensão durante o Grande Prêmio do Canadá deixou-o com uma perna quebrada, justamente após ele ter assinado com a Ligier para a temporada de 1981.

Sua lesão deixou-o fora das duas primeiras corridas da temporada de 1981 e ele sem estar totalmente recuperado, não conseguiu a qualificação em duas das quatro corridas seguintes, o que resultou em sua decisão de abandonar a competição. Ele retornaria no meio da década de 1980 para pilotar na série francesa de Superturismo, antes de unir-se a Peugeot para ajudar a desenvolver seu programa de carros esportivos, culminando com uma terceira colocação nas 24 Horas de Le Mans de 1993. Em 1994 ele substituiu Jean Todt como diretor da Peugeot Sport, mas depois de uma fraca temporada em associação com a McLaren e a Jordan, ele foi demitido em 1995. Desde então ele tem corrido na sua própria equipe de carros esportivos na ISRS.

Posts Relacionados