Eitel Cantoni

sábado, 4 de outubro de 2014


Nome
Eitel Cantoni
País
Nascimento
04/10/1906
Morte
06/06/1997
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Eitel Cantoni
GPs
3
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
80
Voltas como líder
0

Ano a ano de Eitel Cantoni
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Maserati Maserati
3
0
0
0
0
0
80
0
0
0.00
0

Temporadas de Eitel Cantoni
51

Resultados de Eitel Cantoni
11º
1 vez
NC
2 vezes

Corridas de Eitel Cantoni
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP da Itália
50
Maserati Maserati
23
11
0
2
GP da Alemanha
116
Maserati Maserati
26
NC
Eixo
0
1
GP da Inglaterra
35
Maserati Maserati
27
NC
Freios
0

Companheiros de Eitel Cantoni
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Maserati Alberto Crespo
11
26
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Maserati Chico Landi
11
8
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Maserati Felice Bonetto
11
5
0
2
0
0
0
0
1
1
0
2
Maserati Franco Rol
11
20
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Maserati Gino Bianco
11
17
0
0
0
0
0
0
2
1
2
1
Maserati Harry Schell
31
17
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Maserati José Froilán González
11
2
0
6.5
0
0
0
0
0
1
0
1
Maserati Toulo de Graffenried
11
19
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0

Eitel Danilo Cantoni (4 de outubro de 1906, Montevidéu, Uruguai - 6 de junho de 1997, Montevidéu, Uruguai), eventual e erroneamente denominado Heitel Cantoni, foi um piloto de automóveis uruguaio mais conhecido por sua participação em três etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1952.


Eitel Cantoni foi um dos pilotos uruguaios com carreira mais consistente em monopostos. No final dos anos 40 era figura constante nas provas mais importantes uruguaias e argentinas. Vale lembrar que, àquela época, além de o automobilismo argentino ser fortíssimo, grandes nomes do circuito europeu, como Ascari, Farina e Villoresi, participavam de diversas provas do calendário sulamericano, inclusive com equipes oficiais das fábricas. Obteve alguns bons resultados, como os terceiros lugares no III Grande Prêmio Eva Duarte Perón, em Palermo, 1949, e no Grande Prêmio Arturo Alessandri Palma, em Santiago, 1950. Em 1949, no II Grande Prêmio Internacional San Martin, em Mar del Plata, Argentina, Cantoni sofreu seu mais trágico acidente. Tentando recuperar espaço, ele perdeu o controle de seu Maserati azul celeste chocando-se contra o público, matando um espectador e deixando vários outros feridos. Ao final da prova, a vitória foi de Juan Manuel Fangio, que, pela primeira vez, vencia uma prova para carros oficiais de Grand Prix.

Há grande controvérsia quanto à participação de Cantoni na formação da Escuderia Bandeirantes. Enquanto a maioria das fontes citam que a equipe havia sido fundada pelos brasileiros Chico Landi e Gino Bianco, sendo Cantoni apenas um colaborador, outras afirmam que, em verdade, o próprio uruguaio seria oficialmente o fundador da equipe e ele que haveria proporcionado a integração com brasileiros e argentinos. Pouco sabe-se, por exemplo, dos reais proprietários das Maserati com as quais a Escuderia Bandeirantes corria na Europa, mas Cantoni já usava outros modelos da Maserati, antes de 1952, em provas na Argentina. Por outro lado, acredita-se que os chassis usados pela equipe foram registrados no Brasil e, inclusive, as cores dos carros eram as brasileiras. De qualquer maneira, o fato é que foi através da Escuderia Bandeirantes que Cantoni, assim como outros sulamericanos, puderam tentar a sorte na Europa.

Em 1952, Cantoni seguiu outros sulamericanos à Europa, tornando-se o primeiro uruguaio a disputar uma etapa do mundial de Fórmula 1. Correu três provas do campeonato (Inglaterra, Alemanha e Itália), além de ter-se inscrito para os Grandes Prêmios de França e Holanda. Participou, ainda, de, pelo menos, mais quatro provas que não valiam pontos (Sables d'Olonne, Cominges, Módena e AVUS). Seu melhor resultado foi o sétimo lugar em Módena. Das três provas válidas pelo campeonato, completou apenas a etapa italiana, na 11ª posição. Pouco sabe-se sobre a carreira de Cantoni após a temporada européia de 1952.

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