Casey Stoner

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Casey Stoner (Kurri Kurri, 16 de Outubro de 1985) é um piloto de motociclismo australiano, sagrado campeão mundial de 2007. Sucedeu ao americano Nicky Hayden e deu à Ducati o seu primeiro título mundial depois que a marca retornou à categoria mais elitizada do motociclismo mundial. Em 2007, competia com uma moto da Ducati Marlboro Team.

Sua primeira competição aconteceu quando ele tinha quatro anos de idade, numa corrida para crianças de até nove anos no circuito Hatcher's de motocross em Gold Coast, na Austrália. Entre o rápido começo de sua carreira aos nove anos e os 14 anos, o jovem Casey Stoner ganhou 41 corridas de cross e asfalto e 70 corridas estaduais. Um dos fatos que demonstram sua paixão e necessidade pela corrida aconteceu aos doze anos. Durante um final de semana ele correu sete vezes em cinco categorias diferentes. Um final de semana consistindo em 35 corridas diferentes… Ele não somente competiu em todas essas categorias de diferentes cilindradas como ganhou 32 das 35 provas disputadas. Havia cinco títulos australianos sendo disputados nesse final de semana. Casey Stoner ganhou os cinco.

A idade legal para entrar em provas de corrida na Austrália é de 16 anos. Com 14 anos, Casey Stoner e seus pais concordaram que ele estava pronto para subir a categorias mais altas e correr de forma competitiva. Então, juntamente com seus pais, mudou-se para a Inglaterra - fizeram isso porque a idade legal para correr no país é de 14 anos.

De 2000 a 2002 ele competiu no campeonato nacional das 125cc na Inglaterra e na Espanha, vencendo o Campeonato Inglês da Aprilia em 2000 na categoria 125cc, antes de migrar totalmente para o Campeonato Mundial de 250cc em 2002. Sua temporada com a Aprilia, tendo Lucio Cecchinello como manager, foi turbulenta, sem nenhum pódio em 15 corridas.

Stoner conheceu Adriana Tuchyna em Adelaide quando ela o abordou em Phillip Island em 2003 e pediu um autógrafo. A relação entre os dois começou em 2005 quando ela tinha 16 anos, e casaram-se em Adelaide, em 6 de Janeiro de 2007.

Na Austrália Casey dirige pelas rodovias com um Subaru WRX STI 2007.

Em 2003, Stoner começou na categoria 125cc do Mundial de Motociclismo. Nesta categoria, trabalhando novamente com Cecchinello e a Aprilia, conseguiu um considerável sucesso, ganhando sua primeira corrida e tendo três 2º lugares, terminando a temporada em 8º.

Em 2004 Stoner entrou para a equipe Red Bull KTM de fábrica na categoria 125cc num contínuo aprimoramento, ganhando outra corrida, dois 2º lugares, três 3º e terminando a temporada em 5º no geral.

Em 2005 voltou para a categoria das 250cc, agora no campeonato mundial, correndo novamente com a Aprilia e Lucio Cecchinnello. Com uma moto de fábrica da Aprilia, Stoner surge como um sério adversário para o então líder do campeonato Dani Pedrosa; um adversário que só deixou de preocupar ao líder por causa de um acidente no grande prêmio de seu país, em Phillip Island, permitindo a Pedrosa estabelecer uma insuperável liderança nos pontos. Stoner ainda conseguiu um honroso segundo lugar nos pontos do campeonato, com impressionantes cinco corridas ganhas nessa temporada.

Houve rumores de que Stoner estaria considerando uma posição com a Yamaha, mas eventualmente resolvido numa aliança, mais uma vez, com seu manager Lucio Cecchinello na Honda RC211V em uma nova equipe de uma moto para a temporada de 2006. Conseguiu uma Pole Position somente na segunda corrida, mas acabou batendo diversas vezes. Ele terminou sua temporada de estréia na 8ª posição e seu melhor resultado nesta temporada foi no GP da Turquia, quando foi ultrapassado na última curva por Marco Melandri.

Stoner assinou como piloto da equipe de fábrica da Ducati para a temporada de 2007, compartilhando com Loris Capirossi na nova Ducati Desmosedici GP7 de 800cc. Assinou recentemente um contrato estendendo com a Ducati que o verá com a equipa nas temporadas de 2008 e 2009 (nas quais terá o italiano Marco Melandri como companheiro), com a opção de uma possível 4ª temporada em 2010.

Em 2011 passa a disputar o mundial na equipe Repsol Honda, onde ganhou o título da temporada de 2011. Em 17 de maio de 2012 anuncia que se aposentará do motociclismo ao fim da temporada.

Posts Relacionados