Alexandre Barros

sábado, 18 de outubro de 2014

Alexandre Abraão Coelho de Barros, ou Alex Barros, (São Paulo, 18 de outubro de 1970) é um piloto brasileiro de motociclismo.

Filho de um ciclista, começou sua carreira aos oito anos de idade sendo campeão de minibikes. Foi campeão brasileiro de 50cc e em 1985 de 250cc. Em 1986 inicia sua carreira internacional competindo pelo Campeonato Mundial de Motovelocidade na categoria 80cc.

Em 1990 estréia na categoria máxima, a 500cc, na equipe Cagiva e tendo Eddie Lawson como companheiro de equipe. Com 20 anos, torna-se o mais jovem piloto nesta categoria.

Passa em 1993 a equipe oficial Lucky Strike Suzuki, com Kevin Schwantz como companheiro. Neste ano tanto Schwantz sagraria-se campeão mundial como Alexandre obteria sua primeira vitória, em Jerez, igualando o feito de outro brasileiro, Adu Celso.

Após sair da Suzuki em 1994, correu os oito anos seguintes com Honda em equipes privadas, alcançando o 4o.lugar nos campeonatos de 1996, 2000, 2001 e 2002.

Em 2003 correu pela equipe oficial de fábrica Yamaha Gauloises, pela primeira vez como número um da equipe. No ano seguinte, é contratado pela equipe oficial da Honda HRC, então campeã, em substituição a Valentino Rossi, contratado justamente pela Yamaha. Em ambas Alexandre teve atuação discreta, e na Honda, mesmo com o 4o.lugar na classificação geral, foi dispensado no fim da temporada.

Em 2005 com Honda de equipe privada, obtem sua útima vitória, no Grande Prêmio de Portugal, no Autódromo do Estoril. No campeonato chegaria em 8o.

Por falta de patrocínio, em 2006 Alexandre disputou o mundial de Superbike pela equipe privada Klaffi Honda, obtendo o 6o.lugar na classificação geral, com seis pódios e uma vitória, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola.

Em 2007 retorna a MotoGP para sua última temporada, por uma equipe satélite da Ducati, a Pramac d'Antin, obtendo um pódio, o 3o.lugar no Grande Prêmio da Itália em Mugello. Sua última corrida foi em Valencia em que terminou em 7o.lugar.

Seu filho mais novo, Lucas Barros, compete no campeonato espanhol de motovelocidade.

Posts Relacionados