Stefan Johansson

segunda-feira, 8 de setembro de 2014


Nome
Stefan Johansson
País
Nascimento
08/09/1956
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
2 – (4 vezes)
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Stefan Johansson
GPs
103
Largadas
79
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
12
Pontos
88
Volta + Rápidas
0
Voltas
3459
Voltas como líder
3

Ano a ano de Stefan Johansson
Ano
Equipe Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
AGS
Footwork
Footwork
Ford Cosworth
Ford Cosworth
Porsche
6
0
0
0
0
0
48
0
0
0.00
0
Onyx Ford Cosworth
2
0
0
0
0
0
0
0
0
0.00
0
Onyx Ford Cosworth
16
0
0
1
1
0
328
0
0
0.38
6
Ligier Judd
16
0
0
0
0
0
352
0
0
0.00
0
McLaren TAG Porsche
16
0
2
3
5
0
771
0
0
1.88
30
Ferrari Ferrari
16
0
0
4
4
0
739
0
2
1.44
23
Ferrari
Tyrrell
Ferrari
Ford Cosworth
16
0
2
0
2
0
763
0
1
1.63
26
Toleman
Tyrrell
Hart
Ford Cosworth
7
0
0
0
0
0
246
0
0
0.43
3
Spirit Honda
6
0
0
0
0
0
212
0
0
0.00
0
Shadow Ford Cosworth
2
0
0
0
0
0
0
0
0
0.00
0

Temporadas de Stefan Johansson
36
25
17
7
5
6
25
12
36
37

Resultados de Stefan Johansson
4 vezes
8 vezes
7 vezes
4 vezes
3 vezes
4 vezes
3 vezes
3 vezes
10º
2 vezes
11º
3 vezes
12º
2 vezes
14º
1 vez
DES
4 vezes
NC
31 vezes
NQ
24 vezes

Corridas de Stefan Johansson
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
103
GP da Inglaterra
10
Footwork Porsche
0
NQ
Não Qualificado
0
102
GP da França
10
Footwork Porsche
0
NQ
Não Qualificado
0
101
GP do México
10
Footwork Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
100
GP do Canadá
10
Footwork Porsche
25
NC
Acelerador
0
99
GP do Brasil
18
AGS Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
98
GP dos EUA
18
AGS Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
97
GP do Brasil
35
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
96
GP dos EUA
35
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
95
GP da Austrália
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
94
GP do Japão
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
93
GP da Espanha
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
92
GP de Portugal
36
Onyx Ford Cosworth
12
3
4
91
GP da Itália
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
90
GP da Bélgica
36
Onyx Ford Cosworth
15
8
0
89
GP da Hungria
36
Onyx Ford Cosworth
24
NC
Câmbio
0
88
GP da Alemanha
36
Onyx Ford Cosworth
24
NC
Temperatura
0
87
GP da Inglaterra
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
86
GP da França
36
Onyx Ford Cosworth
13
5
2
85
GP do Canadá
36
Onyx Ford Cosworth
18
DES
Desclassificado
0
84
GP dos EUA
36
Onyx Ford Cosworth
19
NC
Suspensão
0
83
GP do México
36
Onyx Ford Cosworth
21
NC
Transmissão
0
82
GP de Mônaco
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
81
GP de San Marino
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
80
GP do Brasil
36
Onyx Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
79
GP da Austrália
26
Ligier Judd
22
9
Pane Seca
0
78
GP do Japão
26
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
77
GP da Espanha
26
Ligier Judd
21
NC
Roda
0
76
GP de Portugal
26
Ligier Judd
24
NC
Motor
0
75
GP da Itália
26
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
74
GP da Bélgica
26
Ligier Judd
20
11
Motor
0
73
GP da Hungria
26
Ligier Judd
24
NC
Acelerador
0
72
GP da Alemanha
26
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
71
GP da Inglaterra
26
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
70
GP da França
26
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
69
GP dos EUA
26
Ligier Judd
18
NC
Temperatura
0
68
GP do Canadá
26
Ligier Judd
25
NC
Motor
0
67
GP do México
26
Ligier Judd
24
10
0
66
GP de Mônaco
26
Ligier Judd
26
NC
Motor
0
65
GP de San Marino
26
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
64
GP do Brasil
26
Ligier Judd
21
9
0
63
GP da Austrália
2
McLaren TAG Porsche
8
NC
Freios
0
62
GP do Japão
2
McLaren TAG Porsche
9
3
4
61
GP do México
2
McLaren TAG Porsche
15
NC
Acidente
0
60
GP da Espanha
2
McLaren TAG Porsche
11
3
4
59
GP de Portugal
2
McLaren TAG Porsche
8
5
2
58
GP da Itália
2
McLaren TAG Porsche
11
6
1
57
GP da Áustria
2
McLaren TAG Porsche
8
NC
Câmbio
0
56
GP da Hungria
2
McLaren TAG Porsche
8
2
6
55
GP da Alemanha
2
McLaren TAG Porsche
10
NC
Motor
0
54
GP da Inglaterra
2
McLaren TAG Porsche
9
8
0
53
GP da França
2
McLaren TAG Porsche
11
7
0
52
GP dos EUA
2
McLaren TAG Porsche
14
7
0
51
GP de Mônaco
2
McLaren TAG Porsche
7
NC
Motor
0
50
GP da Bélgica
2
McLaren TAG Porsche
10
2
6
49
GP de San Marino
2
McLaren TAG Porsche
8
4
3
48
GP do Brasil
2
McLaren TAG Porsche
10
3
4
47
GP da Austrália
28
Ferrari Ferrari
12
3
4
46
GP do México
28
Ferrari Ferrari
14
12
Turbo
0
45
GP de Portugal
28
Ferrari Ferrari
8
6
1
44
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
12
3
4
43
GP da Áustria
28
Ferrari Ferrari
14
3
4
42
GP da Hungria
28
Ferrari Ferrari
7
4
3
41
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
11
11
Asa Quebrada
0
40
GP da Inglaterra
28
Ferrari Ferrari
18
NC
Motor
0
39
GP da França
28
Ferrari Ferrari
10
NC
Turbo
0
38
GP dos EUA
28
Ferrari Ferrari
5
NC
Falha Elétrica
0
37
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
18
NC
Acidente
0
36
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
11
3
2
4
35
GP de Mônaco
28
Ferrari Ferrari
15
10
0
34
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
7
4
3
33
GP da Espanha
28
Ferrari Ferrari
11
NC
Freios
0
32
GP do Brasil
28
Ferrari Ferrari
8
NC
Freios
0
31
GP da Austrália
28
Ferrari Ferrari
15
5
2
30
GP da África do Sul
28
Ferrari Ferrari
16
4
3
29
GP da Europa
28
Ferrari Ferrari
13
NC
Falha Elétrica
0
28
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
5
NC
Rodada
0
27
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
10
5
2
26
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
17
NC
Motor
0
25
GP da Áustria
28
Ferrari Ferrari
12
4
3
24
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
2
9
0
23
GP da Inglaterra
28
Ferrari Ferrari
11
NC
Acidente
0
22
GP da França
28
Ferrari Ferrari
15
4
3
21
GP dos EUA
28
Ferrari Ferrari
9
2
6
20
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
4
2
6
19
GP de Mônaco
28
Ferrari Ferrari
15
NC
Acidente
0
18
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
15
6
1
Pane Seca
1
17
GP de Portugal
28
Ferrari Ferrari
11
8
0
16
GP do Brasil
4
Tyrrell Ford Cosworth
23
7
0
15
GP de Portugal
20
Toleman Hart
10
11
0
14
GP da Europa
20
Toleman Hart
26
NC
Temperatura
0
13
GP da Itália
19
Toleman Hart
17
4
3
12
GP da Holanda
3
Tyrrell Ford Cosworth
25
DES
Desclassificado
0
11
GP da Áustria
3
Tyrrell Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
10
GP da Alemanha
3
Tyrrell Ford Cosworth
26
DES
Desclassificado
0
9
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Ford Cosworth
25
DES
Desclassificado
0
8
GP da Europa
40
Spirit Honda
19
14
0
7
GP da Itália
40
Spirit Honda
17
NC
Distribuidor
0
6
GP da Holanda
40
Spirit Honda
16
7
0
5
GP da Áustria
40
Spirit Honda
16
12
0
4
GP da Alemanha
40
Spirit Honda
13
NC
Motor
0
3
GP da Inglaterra
40
Spirit Honda
14
NC
Alimentação
0
2
GP do Brasil
17
Shadow Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
1
GP da Argentina
17
Shadow Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
 
Pódios de Stefan Johansson
 
Voltas como líder de Stefan Johansson
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
11
3
2
4
1
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
15
6
1
Pane Seca
1

Companheiros de Stefan Johansson
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Shadow Dave Kennedy
26
25
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Toleman Ayrton Senna
11
3
0
4
0
0
0
0
1
1
0
2
Toleman Pierluigi Martini
4
27
3
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Tyrrell Mike Thackwell
10
27
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Tyrrell Stefan Bellof
15
13
0
0
0
0
0
0
0
2
1
1
Ferrari Michele Alboreto
2
1
26
47
0
2
0
0
8
7
2
13
Tyrrell Martin Brundle
7
8
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari Michele Alboreto
3
2
23
14
0
0
0
0
8
8
4
12
McLaren Alain Prost
2
1
30
46
0
3
0
0
5
11
0
16
Ligier René Arnoux
9
10
0
0
0
0
0
0
5
9
3
11
Onyx Bertrand Gachot
5
12
2
0
0
0
0
0
7
2
5
4
Onyx JJ Lehto
3
10
4
0
0
0
0
0
1
2
1
2
Onyx JJ Lehto
27
28
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
AGS Gabriele Tarquini
28
8
0
0
0
0
0
0
0
2
0
2
Footwork Michele Alboreto
13
19
0
0
0
0
0
0
1
3
0
4

Stefan Nils Edwin Johansson (Växjö, 8 de setembro de 1956) foi um piloto de Fórmula 1 sueco. Desde que deixou a categoria em 1991, já correu em várias outras categorias, incluindo a extinta CART, vários tipos de corridas com carros esportivos e o Grand Prix Masters, última competição que disputou.

A entrada de Johansson na F-1 foi via Campeonato britânico de Fórmula 3, vencido por ele em 1980. Na F-1, o sueco participou de 103 GP's, estreando em 13 de janeiro de 1980 pela equipe Shadow quando ele ainda estava na Fórmula 3. Teve duas chances na temporada, mas não se classificou para o Grid nessas duas oportunidades; e poderia se dizer que a sua real estréia aconteceu em 1983, após um curta passagem pela Fórmula 2. Sua reestréia na F-1 aconteceu ainda pela equipe Spirit, equipada com motores Honda. Em sua passagem pela F-1, Johansson conquistou 12 pódios e e somou um total de 88 pontos no campeonato. Ele se juntou à Tyrrell em 1984, em substituição ao piloto Martin Brundle, que se recuperava de um acidente. Chamou a atenção da Ferrari, que, em 1985, o contratou para ocupar o lugar de René Arnoux, que saiu misteriosamente da Scuderia a partir da segunda etapa, o Grande Prêmio de Portugal em Estoril.

Na terceira prova, o piloto sueco quase venceu o GP de San Marino, mas faltando três voltas, abandonou com falta de combustível. Ainda assim, terminou em sexto lugar, por ter cumprido mais de 90% da corrida. Seu papel naquele campeonato foi o de auxiliar seu companheiro de equipe, o italiano Michele Alboreto, a conquistar o vice-campeonato da competição, mas, em 1986, foi quando ele obteve a sua melhor classificação na F1, ao terminar o campeonato na quarta posição em sua primeira temporada completa. Em 1987, ele transferiu-se para a McLaren sendo o segundo piloto da equipe, que tinha Alain Prost como astro principal. O francês batia Johansson constantemente nas classificações. Apesar dos pódios conseguidos na temporada, a equipe decidiu trocá-lo por Ayrton Senna, vindo da Lotus em 1988. Embora tivesse conquistado 11 pódios em 3 temporadas, Stefan não havia conseguido nenhuma vitória e nenhuma outra grande equipe se interessou por ele.

Ele foi para a Ligier, ironicamente ao lado de Arnoux, seu antecessor na Ferrari, mas o carro não era competitivo, não marcava pontos e quase sempre não conseguia se qualificar para as corridas. A situação melhorou quando, em 1989, ele assinou contrato para comandar a nova equipe da Onyx. O carro era muito instável e quase não conseguia a qualificação, mas Stefan terminou em terceiro lugar em Portugal em seu último pódio (único da equipe). Ele se desentendeu com o novo proprietário da equipe, Peter Monteverdi, no início de 1990 e foi dispensado, fazendo depois algumas apresentações pela AGS que não classificou para o Grid em duas chances que teve e Footwork, na qual conseguiu apenas uma vez das quatro tentativas em 1991.

Ele é considerado o piloto que conseguiu mais pódios sem ter obtido uma vitória na F-1.

Em 1992, ele foi para a Champ Car (ainda unificada), onde ganhou o título do Rookie of the Year (Estreante do ano) com dois terceiros lugares, a frente do belga Eric Bachelart. Sua primeira pole aconteceu em Portland no ano seguinte, mas, como na Fórmula 1, nunca venceu. De 1992 a 1996, ele participou de 74 corridas e teve seu melhor desempenho na temporada de 1994, onde terminou em 11º lugar. Durante esse tempo, ele competiu no período 1993-1995 a Indianapolis 500. Na corrida de Molson Indy Toronto, em 1996, ele se envolveu em um acidente que tirou a vida do norte-americano Jeff Krosnoff, da Arciero-Wells. Depois de um contato de roda com roda, o carro de Jeff chocou-se contra as barreiras, acertando ainda uma árvore e um poste de iluminação que estavam muito próximos da pista de corrida. Krosnoff morreu instantaneamente devido aos ferimentos sofridos contra o poste.

Depois de se retirar da CART no final da temporada de 1996, Stefan participou de corridas de carros esportes como as 24 Horas de Le Mans. Em 1997, ele obteve as suas duas maiores vitórias, as 12 Horas de Sebring pilotando uma Ferrari 333 SP e a 24 horas de Le Mans, onde ele pilotou uma Joest Porsche.

Durante 1998 e 1999, Stefan correu por várias equipes de carros esportes (como a Audi R8 Race Car em Le Mans) mas, em 2000, ele criou sua própria equipe, a Johansson-Matthews juntamente com Jim Matthews, um empresário estadunidense. Eles competiram na American Le Mans Series utilizando um protótipo Reynard 2KQ. Infelizmenmte este não foi um veículo de sucesso em sua forma original (apesar de mais tarde ele ter-se transformado em vários outros carros de sucesso como o Zytek em que ele correu mais tarde) e a sociedade se desfez.

Em 2001, Stefan teve a sorte de realizar a campanha do protótipo do Audi R8 com o patrocínio da Gulf Oil e a assistência da equipe Arena de Mike Earle. Naquele ano ele correu na European Le Mans Series, a ALMS e em Le Mans. Seus co-pilotos foram Guy Smith e Patrick Lemarié.

Em 2002, Stefan pilotou novamente um Audi R8. Seu co-piloto era o ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert, e eles competiram na ALMS.

Em 2003, ele retornou à CART, agora como proprietário de uma equipe, a American Spirit Team Johansson, que tinha como pilotos dois norte-americanos: o experiente Jimmy Vasser e o estreante Ryan Hunter-Reay. Esta foi uma das muitas novas equipes da temporada de 2003 na CART; ironicamente, a equipe Mi-Jack Conquest Racing, que tinha Eric Bachelart no comando, era a outra.

Em 2006, Stefan fez algumas aparições ocasionais na Grand-Am pelas equipes Cheever e CITGO e continuou a associação com os trabalhos da equipe Zytek na Le Mans European Series.

Em 2007, Johansson competiu em uma Highcroft Racing Courage-Acura na classe LMP2 da American Le Mans Series, junto com o australiano David Brabham.

Fora das corridas, Stefan tem vários negócios de especulação comercial e é um artista - ele é particularmente conhecido por seus desenhos de relógios.

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