Kamui Kobayashi

sábado, 13 de setembro de 2014


Nome
Kamui Kobayashi
País
Nascimento
13/09/1986
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Kamui Kobayashi
GPs
76
Largadas
75
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
1
Pontos
125
Volta + Rápidas
1
Voltas
3555
Voltas como líder
0

Ano a ano de Kamui Kobayashi
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Caterham 15 0 0 0 0 0 664 0 0 0.00
0
Sauber
20
0
0
1
1
0
1042
1
0
3.00
60
Sauber
19
0
0
0
0
0
1003
0
0
1.58
30
Sauber
19
0
0
0
0
0
720
0
0
1.68
32
Toyota
2
0
0
0
0
0
126
0
0
1.50
3

Temporadas de Kamui Kobayashi
18
12
12
12
22

Resultados de Kamui Kobayashi
1 vez
1 vez
2 vezes
4 vezes
4 vezes
2 vezes
7 vezes
10º
7 vezes
11º
3 vezes
12º
2 vezes
13º
6 vezes
14º
4 vezes
15º
3 vezes
16º
3 vezes
17º
1 vez
18º
2 vezes
19º
1 vez
21º
1 vez
DES
1 vez
NC
20 vezes

Corridas de Kamui Kobayashi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
76
GP de Abu Dhabi
10
Caterham
16
NC
Abandono
0
75
GP da Rússia
10
Caterham
19
NC
Freios
0
74
GP do Japão
10
Caterham
19
19
0
73
GP de Cingapura
10
Caterham
20
NL
Pressão de óleo
0
72
GP da Itália
10
Caterham
18
17
0
71
GP da Bélgica
10
Caterham
17
NC
Sistema de combustível
0
70
GP da Hungria
10
Caterham
19
16
0
69
GP da Alemanha
10
Caterham
22
15
0
68
10
Caterham
19
16
0
67
GP da Áustria
10
Caterham
21
NC
Suspensão
0
66
GP de Mônaco
10
Caterham
20
13
0
65
GP da Espanha
10
Caterham
20
NC
Freios
0
64
GP da China
10
Caterham
18
18
0
63
10
Caterham
18
15
0
62
GP da Malásia
10
Caterham
20
13
0
61
GP da Austrália
10
Caterham
14
NC
Batida
0
60
GP do Brasil
14
Sauber Ferrari
14
9
2
59
GP dos EUA
14
Sauber Ferrari
16
14
0
58
GP de Abu Dhabi
14
Sauber Ferrari
15
6
8
57
GP da Índia
14
Sauber Ferrari
17
14
0
56
GP da Coreia
14
Sauber Ferrari
13
NC
Abandono
0
55
GP do Japão
14
Sauber Ferrari
3
3
15
54
GP de Cingapura
14
Sauber Ferrari
17
13
0
53
GP da Itália
14
Sauber Ferrari
8
9
2
52
GP da Bélgica
14
Sauber Ferrari
2
13
0
51
GP da Hungria
14
Sauber Ferrari
15
18
0
50
GP da Alemanha
14
Sauber Ferrari
12
4
12
49
GP da Inglaterra
14
Sauber Ferrari
17
11
0
48
GP da Europa
14
Sauber Ferrari
7
NC
Batida
0
47
GP do Canadá
14
Sauber Ferrari
11
9
2
46
GP de Mônaco
14
Sauber Ferrari
11
NC
Suspensão
0
45
GP da Espanha
14
Sauber Ferrari
9
5
10
44
GP do Bahrein
14
Sauber Ferrari
12
13
0
43
GP da China
14
Sauber Ferrari
3
10
01:39.960
1
42
GP da Malásia
14
Sauber Ferrari
17
NC
Freio
0
41
GP da Austrália
14
Sauber Ferrari
13
6
8
40
GP do Brasil
16
Sauber Ferrari
16
9
2
39
GP de Abu Dhabi
16
Sauber Ferrari
16
10
1
38
GP da Índia
16
Sauber Ferrari
17
NC
Batida
0
37
GP da Coreia
16
Sauber Ferrari
14
15
0
36
GP do Japão
16
Sauber Ferrari
7
13
0
35
GP de Cingapura
16
Sauber Ferrari
17
14
0
34
GP da Itália
16
Sauber Ferrari
17
NC
Abandono
0
33
GP da Bélgica
16
Sauber Ferrari
12
12
0
32
GP da Hungria
16
Sauber Ferrari
13
11
0
31
GP da Alemanha
16
Sauber Ferrari
17
9
2
30
GP da Inglaterra
16
Sauber Ferrari
8
NC
Motor
0
29
GP da Europa
16
Sauber Ferrari
14
16
0
28
GP do Canadá
16
Sauber Ferrari
13
7
6
27
GP de Mônaco
16
Sauber Ferrari
12
5
10
26
GP da Espanha
16
Sauber Ferrari
14
10
1
25
GP da Turquia
16
Sauber Ferrari
24
10
1
24
GP da China
16
Sauber Ferrari
13
10
1
23
GP da Malásia
16
Sauber Ferrari
10
7
6
22
GP da Austrália
16
Sauber Ferrari
9
DES
0
21
GP de Abu Dhabi
23
Sauber Ferrari
12
14
0
20
GP do Brasil
23
Sauber Ferrari
12
10
1
19
GP da Coreia
23
Sauber Ferrari
12
8
4
18
GP do Japão
23
Sauber Ferrari
14
7
6
17
GP de Cingapura
23
Sauber Ferrari
10
NC
Acidente
0
16
GP da Itália
23
Sauber Ferrari
13
NC
Câmbio
0
15
GP da Bélgica
23
Sauber Ferrari
17
8
4
14
GP da Hungria
23
Sauber Ferrari
23
9
2
13
GP da Alemanha
23
Sauber Ferrari
12
11
0
12
GP da Inglaterra
23
Sauber Ferrari
12
6
8
11
GP da Europa
23
Sauber Ferrari
18
7
6
10
GP do Canadá
23
Sauber Ferrari
18
NC
Batida
0
9
GP da Turquia
23
Sauber Ferrari
10
10
1
8
GP de Mônaco
23
Sauber Ferrari
16
NC
Câmbio
0
7
GP da Espanha
23
Sauber Ferrari
10
12
0
6
GP da China
23
Sauber Ferrari
15
NC
Acidente
0
5
GP da Malásia
23
Sauber Ferrari
9
NC
Motor
0
4
GP da Austrália
23
Sauber Ferrari
16
NC
Acidente
0
3
GP do Bahrein
23
Sauber Ferrari
16
NC
Hidráulica
0
2
GP de Abu Dhabi
10
Toyota
12
6
3
1
GP do Brasil
10
Toyota
11
9
0
 
Pódios de Kamui Kobayashi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP do Japão
14
Sauber Ferrari
3
3
15
 
Voltas mais rápidas de Kamui Kobayashi
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da China
14
Sauber Ferrari
3
10
01:39.960
1

Companheiros de Kamui Kobayashi
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Toyota Jarno Trulli
6
7
3
2
0
0
0
0
2
0
0
2
Sauber Nick Heidfeld
7
8
11
6
0
0
0
0
3
2
4
1
Sauber Pedro de la Rosa
6
7
21
6
0
0
0
0
8
6
7
7
Sauber Pedro de la Rosa
7
12
6
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Sauber Sergio Pérez
5
7
24
14
0
0
0
0
10
8
9
9
Sauber Sergio Pérez
3
2
60
66
0
0
0
0
10
10
9
11
Caterham Marcus Ericsson
13
11
0
0
0
0
0
0
9
6
10
5
Caterham Will Stevens
18
17
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0

Kamui Kobayashi (Amagasaki, 13 de Setembro de 1986) é um automobilista japonês que foi piloto de testes da extinta equipe Toyota F1 e, atualmente, corre pela Sauber na Fórmula 1. Foi campeão da GP2 Asia Series 2009.

Kobayashi começou a carreira automobilística no kart, em 1996, ao nove anos.

Em 2003 disputou a Fórmula Toyota e chegou em 2º lugar. Nos anos seguintes passou a disputar a Fórmula Renault nos campeonatos da Ásia, Alemanha, Itália e Países Baixos, sendo campeão da italiana e da européia em 2005.

Em 2008 tornou-se piloto de testes da Fórmula 1 pela equipe Toyota Racing e passou a competir a GP2, conquistando no ano sequinte o título de campeão da GP2 Asia Series.

No Grande Prêmio do Japão de 2009, Kobayashi pilotou nas duas primeiras sessões de treinos livres em lugar de Timo Glock, que estava indisposto. Glock recuperou a tempo de participar na terceira sessão de treinos livres e qualificação, mas depois de bater na ultima sessão do feriu a perna e não pôde participar da corrida. Toyota pediu a FIA permissão para executar Kobayashi na corrida, mas o pedido foi recusado por constar no regulamento que um piloto deve ser executado em pelo menos uma sessão no sábado, a fim de ser elegível para começar a corrida.

Kobayashi fez sua primeira corrida na Fórmula 1 no GP Brasil de Fórmula 1 de 2009, quando foi escolhido pela equipe Toyota para substituir o titular Timo Glock, que sofreu um acidente no Grande Prêmio do Japão. O piloto terminou a corrida em 10º lugar e surpreendeu a todos pelas ultrapassagens feitas, inclusive sobre o então líder do campeonato Jenson Button, com quem teve uma acirrada disputa pela sexta posição. Posteriormente a corrida, Heikki Kovalainen foi punido com o acrescimo de 25 segundos no tempo total de prova devido ao incidente nos boxes, quando saiu carregando a mangueira de combustível presa no carro e Kobayashi herdou o 9º lugar.

Para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a Toyota resolveu não correr riscos e decidiu poupar o piloto titular Timo Glock. Dessa forma, Kobayashi teve sua segunda oportunidade de pilotar na temporada, quando conquistou seus primeiros pontos na categoria, chegando na sexta posição.

Em 4 de novembro de 2009 a Toyota anunciou a retirada da equipe da Fórmula 1, por razões econômicas, deixando o piloto sem equipe para a temporada 2010. No entanto, em 17 de dezembro de 2009, a equipe Sauber anunciou a contratação de Kobayashi como piloto titular. Terá como companheiro de equipe o experiente Pedro de la Rosa.

No dia primeiro de janeiro de 2010, a ultrapassagem do japonês sobre o campeão Jenson Button, realizada durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, foi eleita por votação do site inglês F1 Fanatic, como a melhor manobra da categoria na temporada de 2009.

O começo da temporada de 2010 não foi bom para Kobayashi. Durante a primeira prova, o Grande Prêmio do Bahrain, teve de abandonar a corrida com problemas hidráulicos no carro. Na segunda, no Grande Prêmio da Austrália, o piloto japones envolveu-se em um acidente logo na primeira curva. No Grande Prêmio da Malásia o piloto japonês também não teve sorte e seu motor quebrou logo na nôna volta. Na China envolveu-se em um acidente. Na etapa seguinte, na Espanha, o japonês conseguiu terminar a primeira corrida na temporada, chegando em 12º.

No Grande Prêmio da Turquia, o piloto japonês marcou o primeiro ponto da equipe Sauber na temporada. Na corrida seguinte, o Grande Prêmio do Canadá, envolveu-se em um acidente logo no início da corrida, sendo obrigado a abandonar a prova.

No grande Prêmio da Europa, Kobayashi voltou a marcar pontos, destacando-se por ultrapassar o bi-campeão Fernando Alonso e Sébastien Buemi na ultima volta da corrida, passando da nôna para a sétima posição. O piloto japonês largou apenas na décima oitava posição e chegou a assumir o terceiro lugar após a entrada do safety car, quando os demais pilotos pararam nos boxes. Ao final da corrida o piloto japonês foi muito elogiado pelo chefe de equipe Peter Sauber. Para o Grande Prêmio da Hungria, Kobayashi foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada por não ter pesado seu carro após o treino classificatório. Largando em vigésimo terceiro, foi obrigado a fazer uma corrida de recuperação, terminando em nono lugar.

Na primeira corrida da temporada 2011, o Grande Prêmio da Austrália, Kobayashi cruzou a linha de chegada em oitavo, logo atrás de seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Perez. Os dois carros da equipe Sauber, no entanto, foram desclassificados devido a uma irregularidade na construção da asa traseira do modelo C30. Apesar da desclassificação na primeira prova do ano, o piloto conseguiu pontuar nas seis etapas seguintes, tendo como melhor resultado na temporada no Grande Prêmio de Mônaco. O japonês largou em décimo segundo lugar e com uma estratégia arriscada, de apenas uma troca de pneus, conseguiu terminar a corrida na quinta colocação.

Na segunda metade da temporada, no entanto, o desempenho não foi o mesmo e o piloto acumulou sete etapas sem pontuar. No Grande Prêmio da Hungria, o japonês teve clara chance de conquistar pontos, chegando a ocupar a sétima colocação, porém, devido a um erro de estratégia da equipe, que segurou o piloto na pista com os pneus degastados durante muito tempo, Kobayashi, terminou em décimo primeiro, sem pontos. Na etapa seguinte, no Grande Prêmio da Bélgica, Kobayashi, terminou na 12ª posição. Com uma estratégia de conservar os pneus, o piloto chegou a estar entre os quatro primeiros colocados, porém, na 13ª volta, Lewis Hamilton, atingiu o Sauber de Kobayashi ao tentar uma ultrapassagem. O carro de Hamilton colidiu com a barreira de pneus, enquanto o piloto japonês foi obrigado a fazer uma parada a mais para troca de pneus, sendo prejudicado ainda pela a entrada do safety car.

Durante o treino classificatório para o Grande Prêmio da China, Kobayashi conseguiu o seu melhor resultado em uma classificação na categoria até então, largando na terceira colocação do grid. O piloto asiático, no entanto, largou mal e perdeu muitas posições na primeira curva da corrida, terminando a prova na décima colocação. Mesmo com o resultado abaixo do esperado, Kobayashi conseguiu marcar a volta mais rápida da prova, pela primeira vez na carreira.

Na etapa seguinte, o Grande Prêmio do Bahrain, o piloto não conseguiu um bom rendimento, chegando apenas na décima terceira colocação, sem pontuar. Na corrida seguinte, após as adaptações aerodinâmicas realizadas no C31, Kobayashi conseguiu um bom resultado no Grande Prêmio da Espanha, terminando a corrida em quinto lugar.

No Grande Prêmio da Bélgica, Kamui surpreendeu ao conseguir se classificar em segundo lugar no grid. Durante a corrida, no entando, o piloto japonês não conseguiu fazer uma boa largada, perdendo muitas posições e sendo prejudicado também pelo acidente na primeira curva, onde foi atingido pelo carro desgovernado de Grosjean, sendo obrigado a parar nos boxes para trocar o bico do carro.

No Grande Prêmio do Japão, Kobayashi conquistou o primeiro pódio da carreira ao terminar a corrida na terceira colocação, tornando-se o terceiro píloto japonês a subir ao pódio de uma Grande Prêmio na história da Fórmula 1. No dia 23 de novembro, antes do Grande Prêmio do Brasil, a equipe Sauber anúnciou a dispensa do piloto japonês, para dar lugar ao novato Esteban Gutiérrez, que conta com patrocínio da empresa de telefonia mexicana Telmex.

Sem equipe, Kobayashi criou uma campanha online com o objetivo de arrecadar fundos para continuar na categoria. Em três dias de campanha através do site intitulado "Kamui Support", foram arrecadados 65.813.672 ienes (equivalentes a R$ 1.664.427,76). Apesar disso, Kamui não conseguiu vaga em uma equipe competitiva, ficando fora da categoria para a temporada seguinte.

Em 2013, sem oportunidades na Fórmula 1, Kobayashi passou a disputar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, pela equipe AF Corse.

Após um ano fora da categoria, no dia 21 de janeiro de 2014, a equipe Caterham anunciou a contratação de Kobayashi como companheiro do sueco Marcus Ericsson.48 A re-estréia aconteceu no Grande Prêmio da Austrália, porém teve uma curta duração. O piloto da Caterham largava da 15ª posição quando na primeira curva perdeu o controle do carro e colidiu contra o carro de Felipe Massa, tirando ambos da corrida. O piloto brasileiro criticou duramente o japonês pelo ocorrido e pediu que houvesse uma punição pelo ocorrido.49 A FIA, no entanto, emitiu um comunicado isentando Kobayashi de culpa por conta de problemas no freio do CT-05.50.
2009
2010
2011
2012
2014

Posts Relacionados