Érik Comas

domingo, 28 de setembro de 2014


Nome
Érik Comas
País
Nascimento
28/09/1963
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Érik Comas
GPs
63
Largadas
59
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
7
Volta + Rápidas
0
Voltas
2805
Voltas como líder
0

Ano a ano de Érik Comas
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Larrousse Ford Cosworth
15
0
0
0
0
0
658
0
0
0.13
2
Larrousse Lamborghini
16
0
0
0
0
0
762
0
0
0.06
1
Ligier Renault
16
0
0
0
0
0
730
0
0
0.25
4
Ligier Lamborghini
16
0
0
0
0
0
655
0
0
0.00
0

Temporadas de Érik Comas
29
11
21
23

Resultados de Érik Comas
1 vez
5 vezes
1 vez
5 vezes
6 vezes
10º
6 vezes
11º
5 vezes
12º
1 vez
16º
1 vez
18º
1 vez
NC
27 vezes
NQ
4 vezes

Corridas de Érik Comas
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
63
GP do Japão
20
Larrousse Ford Cosworth
22
9
0
62
GP da Europa
20
Larrousse Ford Cosworth
23
NC
Alternador
0
61
GP de Portugal
20
Larrousse Ford Cosworth
22
NC
Suspensão
0
60
GP da Itália
20
Larrousse Ford Cosworth
24
8
0
59
GP da Bélgica
20
Larrousse Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
58
GP da Hungria
20
Larrousse Ford Cosworth
21
8
0
57
GP da Alemanha
20
Larrousse Ford Cosworth
22
6
1
56
GP da Inglaterra
20
Larrousse Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
55
GP da França
20
Larrousse Ford Cosworth
20
11
Motor
0
54
GP do Canadá
20
Larrousse Ford Cosworth
21
NC
Embreagem
0
53
GP da Espanha
20
Larrousse Ford Cosworth
16
NC
Radiador
0
52
GP de Mônaco
20
Larrousse Ford Cosworth
13
10
0
51
GP de San Marino
20
Larrousse Ford Cosworth
18
NC
Desistiu
0
50
GP do Pacífico
20
Larrousse Ford Cosworth
16
6
1
49
GP do Brasil
20
Larrousse Ford Cosworth
13
9
0
48
GP da Austrália
20
Larrousse Lamborghini
21
12
0
47
GP do Japão
20
Larrousse Lamborghini
21
NC
Motor
0
46
GP de Portugal
20
Larrousse Lamborghini
22
11
0
45
GP da Itália
20
Larrousse Lamborghini
20
6
1
44
GP da Bélgica
20
Larrousse Lamborghini
19
NC
Combustível
0
43
GP da Hungria
20
Larrousse Lamborghini
18
NC
Motor
0
42
GP da Alemanha
20
Larrousse Lamborghini
16
NC
Câmbio
0
41
GP da Inglaterra
20
Larrousse Lamborghini
17
NC
Semieixo
0
40
GP da França
20
Larrousse Lamborghini
9
16
Câmbio
0
39
GP do Canadá
20
Larrousse Lamborghini
13
8
0
38
GP de Mônaco
20
Larrousse Lamborghini
10
NC
Motor
0
37
GP da Espanha
20
Larrousse Lamborghini
14
9
0
36
GP de San Marino
20
Larrousse Lamborghini
17
NC
Motor
0
35
GP da Europa
20
Larrousse Lamborghini
17
9
0
34
GP do Brasil
20
Larrousse Lamborghini
17
10
0
33
GP da África do Sul
20
Larrousse Lamborghini
19
NC
Motor
0
32
GP da Austrália
26
Ligier Renault
9
NC
Motor
0
31
GP do Japão
26
Ligier Renault
8
NC
Motor
0
30
GP de Portugal
26
Ligier Renault
14
NC
Motor
0
29
GP da Itália
26
Ligier Renault
15
NC
Rodada
0
28
GP da Bélgica
26
Ligier Renault
0
NQ
Não Qualificado
0
27
GP da Hungria
26
Ligier Renault
11
NC
Batida
0
26
GP da Alemanha
26
Ligier Renault
7
6
1
25
GP da Inglaterra
26
Ligier Renault
10
8
0
24
GP da França
26
Ligier Renault
10
5
2
23
GP do Canadá
26
Ligier Renault
22
6
1
22
GP de Mônaco
26
Ligier Renault
23
10
0
21
GP de San Marino
26
Ligier Renault
13
9
0
20
GP da Espanha
26
Ligier Renault
10
NC
Rodada
0
19
GP do Brasil
26
Ligier Renault
15
NC
Câmbio
0
18
GP do México
26
Ligier Renault
26
9
0
17
GP da África do Sul
26
Ligier Renault
13
7
0
16
GP da Austrália
26
Ligier Lamborghini
22
18
0
15
GP do Japão
26
Ligier Lamborghini
20
NC
Alternador
0
14
GP da Espanha
26
Ligier Lamborghini
25
NC
Falha Elétrica
0
13
GP de Portugal
26
Ligier Lamborghini
23
11
0
12
GP da Itália
26
Ligier Lamborghini
22
11
0
11
GP da Bélgica
26
Ligier Lamborghini
26
NC
Motor
0
10
GP da Hungria
26
Ligier Lamborghini
25
10
0
9
GP da Alemanha
26
Ligier Lamborghini
26
NC
Motor
0
8
GP da Inglaterra
26
Ligier Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
7
GP da França
26
Ligier Lamborghini
14
11
0
6
GP do México
26
Ligier Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
5
GP do Canadá
26
Ligier Lamborghini
26
8
0
4
GP de Mônaco
26
Ligier Lamborghini
23
10
0
3
GP de San Marino
26
Ligier Lamborghini
19
10
0
2
GP do Brasil
26
Ligier Lamborghini
23
NC
Motor
0
1
GP dos EUA
26
Ligier Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0

Companheiros de Érik Comas
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Ligier Thierry Boutsen
8
7
0
0
0
0
0
0
7
9
3
13
Ligier Thierry Boutsen
5
5
4
2
0
0
0
0
11
5
6
10
Larrousse Philippe Alliot
6
5
1
2
0
0
0
0
5
9
6
8
Larrousse Toshio Suzuki
12
12
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Larrousse Hideki Noda
9
25
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Larrousse Olivier Beretta
6
7
2
0
0
0
0
0
6
4
10
0
Larrousse Philippe Alliot
25
23
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Larrousse Yannick Dalmas
8
14
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1

Érik Gilbert Comas (Romans-sur-Isère, 28 de setembro de 1963) é um ex-piloto francês de Fórmula 1.

Comas foi campeão da Fórmula 3 francesa em 1988 e depois campeão da Fórmula 3000 em 1990, depois de somar o mesmo número de pontos que Jean Alesi em 1989, mas perdendo em uma recontagem de posições.

Participou de 63 grandes prêmios (largou em 59), estreando em 10 de março de 1991, no GP dos EUA. Ele somou um total de sete pontos no campeonato, sendo seu melhor resultado o quinto posto no Grande Prêmio da França de 1992.

Depois de encerrar uma carreira sem sucesso na F1 no final da temporada de 1994, ele foi para o Japão disputar a All-Japan Grand Touring Car Championship (JGTC), a principal série de corridas do Japão. Logo de início, ele ganhou o título da divisão GT500 em 1998 e 1999, e ficou com o vice-campeonato em 2000, todos os três anos pilotando para a Nissan. No final da temporada de 2003 (ele deixou a equipe Nismo em 2002 para atuar pela equipe Toyota no ano seguinte) ele foi o piloto de maior sucesso na história da série com a maior soma de pontos já conquistados por um único piloto. Isto só foi superado por outro piloto da Nismo, Satoshi Motoyama, futuro campeão da GT500 e da Fórmula Nippon.

Depois de uma satisfatória participação com a Toyota, disputou as temporadas de 2004/05 com a equipe Hasemi Sport, de Masahiro Hasemi (também ex-piloto de F-1), pilotando um Nissan 350Z no GT500, incluindo a única vitória da equipe (com o co-piloto Toshihiro Kaneishi) na noite de 18 de dezembro de 2004 na corrida de exibição "All-Star 200" do traçado combinado oval/retas da California Speedway depois que os vencedores não oficiais foram penalizados com 60 segundos do seu tempo final na chegada devido a uma infração. Infelizmente, a corrida não somou pontos e não serviu para registro de vitórias para os pilotos e equipes.

Ele ainda correu em 2006 na temporada do campeonato Super GT (antiga JGTC) para Masahiko Kondo, ex-piloto da JGTC e proprietário da equipe das 24 Horas de Le Mans, em um Nissan 350Z. Ele também participou de ralis, competindo em vários eventos ao redor do mundo. Durante isso, ele também criou o Comas Racing Management (CRM), uma empresa voltada para a administração e desenvolvimento de jovens pilotos, principalmente no seu país de origem.

Na quinta corrida da temporada de Sportsland Sugo, Comas foi substituído pelo piloto Seiji Ara, quando a página da CRM alegou que o francês estava com "problemas de saúde". Depois de retornar a Pokka 1000 km, em 5 de setembro de 2006, Érik anunciou em seu website que por motivo de saúde, ele não competiria nas últimas três corridas da temporada.

Comas, que encerraria a carreira de piloto ainda em 2006, ficou conhecido por não usar um visor colorido, preferindo usar um óculos de sol sob o visor. Seu filho, Anthony, atualmente compete na série britânica de Fórmula BMW pela Carlin Motorsport.

Em sua curta carreira na F-1, Comas ficou marcado por dois incidentes: nos treinos de sexta-feira para o GP da Bélgica de 1992, sua Ligier vinha ejm volta rápida quando perdeu o controle subitamente na curva Blanchimont e bateu com força. Ao ver o piloto desmaiado, o brasileiro Ayrton Senna, da McLaren, que também vinha em sua volta rápida, parou o carro, desceu do cockpit, correu em direção ao Ligier e encontrou Comas "apagado" dentro do monoposto. O tricampeão mundial segurou a cabeça de Érik até a chegada da equipe médica.Tempos depois o proprio Erick Comas em entrevista disse que Ayrton Senna havia lhe salvado a vida, ja que no momento em que ele o socorria, Ayrton Senna desligou o seu carro, o qual estava vazando combustivel do motor, o que poderia causar uma explosão.

Dois anos depois, os papeis se inverteram, desta vez no fatídico GP de San Marino. Ayrton Senna, agora na Williams, bate o carro na curva Tamburello e não consegue sair do carro. Érik, que competia pela Larrousse, não percebeu que o helicóptero que resgataria Senna estava na pista. Para evitar uma tragédia maior, o francês freou bruscamente, e ao ver o brasileiro sendo socorrido pelos médicos, Comas, que estava bastante assustado, decidiu abandonar a prova.

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