Augusto Farfus

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Augusto Farfus Jr. (3 de setembro de 1983, Curitiba) é um automobilista brasileiro. Vive atualmente em Mônaco.

As primeiras experiências de Farfus com corridas foram em mini-motos pelo qual venceu campeonatos locais em 1991.

Como grande parte dos pilotos, sua carreira automobilística começou no kart. Em 1992, com nove anos, venceu o campeonato estadual do Paraná (classe cadete), e competiu depois no campeonato de São Paulo entre 1993 e 1998. Em 1999 conseguiu vencer a Copa de Inverno da Itália e chegou em segundo lugar no Campeonato norte-americano.

Em 2000 Farfus se mudou para a Itália e competiu na Fórmula Renault italiana e européia por dois anos e venceu a copa européia em 2001.

Em 2002 disputou a Fórmula 3000 européia pela Draco Racing. Em 2003 venceu o campeonato com 20 anos de idade.

Entre 2004 e 2006 Farfus pilotou para a equipe Alfa Romeo (N. Technology) no Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC) e mais tarde, no Campeonato Mundial de Carros de Turismo.

Na temporada 2006, Farfus disputou o título contra Andy Priaulx e Jörg Müller até a última corrida em Macau, mas seu defasado Alfa Romeo 156 não apresentou um bom desempenho e Farfus terminou o campeonato em terceiro lugar.

No ano seguinte, se transferiu para a equipe alemã da BMW na categoria (BMW Team Germany) gerenciada pela Schnitzer Motorsport, disputou o campeonato ao lado do vice-campeão do ano anterior, o alemão Jörg Müller. Apesar de ter liderado parte do campeonato, terminou em quarto lugar, atrás de Priaulx, James Thompson e Yvan Muller.

Nos dias 15 e 16 de Maio de 2010, ganhou as 24 horas de Nürburgring junto com Jörg Müller, Uwe Alzen, e Pedro Lamy, com um BMW M3 GT2. Também ganhou em Janeiro de 2011, as 24 horas de Dubai com um BMW Z4 GT3.

A força de vencer e a paixão pela velocidade fazem parte da vida de Augusto Farfus Junior. Atualmente, sua carreira demonstra que esses muitos títulos e conquistas são apenas o começo. O que se vê ainda é um caminho cheio de muitas vitórias. E para isso, Augusto tem objetivos muito claros para atingí-las. Não são apenas sonhos, são metas.

AS MINI-MOTOS

O início das corridas foi numa pista de terra batida na categoria mini-motos 50cc, em Curitiba, onde Augusto Farfus Junior acelerou pela primeira vez com seis anos de idade. Ali, ficou conhecido como o Menino da Moto Mágica, aplaudido e ganhando espaço e prestígio na mídia.

A PASSAGEM PARA O KART

Em 1992, Augusto Farfus Junior passou a disputar e dominar os campeonatos de kart. O debut foi em abril, no Campeonato Paranaense, na Categoria Cadete. Simultaneamente, em junho do mesmo ano, estreou no Campeonato Paulista de Kart e em julho disputou a Copa do Brasil de Kart, em Porto Alegre. O primeiro título de kart chegou no final desse primeiro ano com a conquista do Campeonato Paranaense. A partir de 1993, com 10 anos, Augusto começou a disputar competições de kart fora do Paraná, conquistando títulos em diversas categorias, como o de Tri-Campeão Paulista e o de Tri-Campeão da Fórmula Parrila em São Paulo. A seqüência de vitórias rendeu a Augusto o convite da equipe de kart italiana CRG, para ser piloto oficial daquela que, na época, era a líder do certame europeu. O brasileiro fez as malas e mudou para a Europa, onde adaptou facilmente às pistas, acumulando importantes títulos internacionais.

O INÍCIO NO AUTOMOBILISMO INTERNACIONAL

Ainda com 16 anos, depois de ter passado pelas mais diferentes experiências no kart, Augusto já estava pronto para um salto mais alto. E, em 2000, do kart passou aos monopostos, disputando o Campeonato Europeu e Italiano de Fórmula Renault com a equipe italiana Cram Competiton. No ano seguinte, Augusto correu com a equipe RC Motorsport, conquistando o título de Campeão Europeu de Fórmula Renault. Com a taça nas mãos, em 2003, veio o convite para disputar o Campeonato de Fórmula 3000 Européia como primeiro piloto da equipe Draco; e, mais uma vez, conquistou o título de Campeão, só que nesse ano, com duas corridas de antecedência. E esse é um dos motivos que, da sua primeira corrida com kart em 1992 até hoje, com os seus resultados e com o trabalho de divulgação de seu nome e de sua imagem, Augusto sempre garantiu excelente retorno aos seus patrocinadores. Foram mais de 100 milhões de reais, todos comprovados com relatórios mensais com medições de centimetragem e contagem eletrônica.

CURRÍCULO

  • 2012: 6º lugar no Campeonato Alemao de Carros de Turismo (DTM) – BMW M3 DTM Melhor Rookie do ano de 2012 no DTM – 1 vitória / 2 poles-positions.
  • 2011: 2º lugar geral nas 24 horas de Nurburgring – BMW M3 GT2 Vencedor geral das 24 horas de Dubai – BMW Z4 GT3 Pole Position nas 24 horas de Le Mans – BMW M3 GT2
  • 2010: 6º no Campeonato Mundial de Carros de Turimo (WTCC) como piloto oficial da BMW. Vencedor geral das 24 horas de Nurbugring – BMW M3 GT2
  • 2009: 3º lugar no Campeonato Mundial de Carros de Turimo (WTCC) como piloto oficial da BMW.
  • 2008: 6º lugar no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) como piloto oficial da BMW. Vencedor das 24 horas de Nurburgring – Categoria Diesel. BMW 320d.
  • 2007: 4º lugar no Campeonato Mundial de Carros de Tursimo (WTCC) como piloto oficial da BMW.
  • 2006: No último ano como piloto oficial da Alfa Romeo, terminou em terceiro lugar vencendo 3 provas (Monza – México – Valencia) no Campeonato Mundial de Turismo. No final da temporada, recebeu o convite para integrar, em 2007, a equipe oficial da BMW.
  • 2005: Terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial de Turismo, também como piloto da Alfa Romeo, no mesmo ano Augusto venceu a famosa corrida de Macao, que somente Ayrton Senna conseguiu vencer na primeira tentativa na difícil e estreita pista oriental.
  • 2004: Foi piloto oficial da Alfa Romeo no Campeonato Mundial de Turismo, terminando o campeonato na sexta colocação geral com 54 pontos.
  • 2003: Augusto conquistou o Campeonato Europeu de F-3000 com a Draco Junior Team, se tornando o piloto mais jovem da história do automobilismo a vencer um campeonato Europeu de F-3000.
  • 2002: Participou do Campeonato Europeu de F-3000 pela Draco Junior Team, terminando na 9ª colocação.
  • 2001: Augusto foi piloto da RC Motorsport. Com a equipe conquistou o título de Campeão Europeu de F-Renault.
  • 2000: Como piloto da equipe CRAM Competition, Augusto participou da F-Renault. No Campeonato Italiano, Augusto, que foi considerado pela mídia européia como piloto revelação, foi o 12º colocado conquistando uma Pole Position e uma vitória.
  • 1999: Campeão da Winter Cup, em Lonato, na Itália (único brasileiro da história a vencer esse Campeonato) Vice – Campeão Norte Americano de Kart Vice – Campeão de Kart da Copa do Mundo – Suzuka (Japão) 3o colocado no Campeonato Italiano de Kart 9o colocado no Campeonato Europeu de Kart 4o colocado na primeira Copa Brasil de Kart
  • 1998: 3º colocado na primeira etapa do circuito Norte Americano de Kart disputada em Las Vegas, EUA Disputou a segunda etapa do circuito Norte Americano de Kart no Canadá - fez a pole position Disputou a IV Copa Monte Carlo de Kart, no Principado de Mônaco Vice-Campeão Curitibano de Kart 6º Colocado no Campeonato Paulista de Kart 6º Colocado no Campeonato Parilla de Kart
  • 1997: Campeão Paulista de Fórmula Parilla Vice-Campeão Paulista de Fórmula Kart
  • 1996: Campeão Paulista de Fórmula Parilla Vice-Campeão Paulista de Kart - Categoria Júnior
  • 1995: Campeão Paulista de Kart Campeão Paulista de Fórmula Parilla - Categoria Júnior Menor
  • 1994: Vice-Campeão Brasileiro de Kart Campeão Paulista de Kart - Categoria Júnior Menor
  • 1993: Campeão Paulista de Kart (por antecipação) - Categoria Cadete / Estadual
  • 1992: Campeão Paranaense de Kart - Categoria Cadete / Regional Sul Campeão Paranaense de Kart - Categoria Cadete / Estadual
  • 1991: Campeão Paranaense de Moto-velocidade na Terra - Categoria Standard Campeão Paranaense de Moto-velocidade na Terra - Categoria Força Livre
  • 1990: 18 de novembro Augusto Farfus fez a sua primeira corrida de sua carreira.

Posts Relacionados