Aguri Suzuki

segunda-feira, 8 de setembro de 2014


Nome
Aguri Suzuki
País
Nascimento
08/09/1960
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Aguri Suzuki
GPs
88
Largadas
65
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
1
Pontos
8
Volta + Rápidas
0
Voltas
2463
Voltas como líder
0

Ano a ano de Aguri Suzuki
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Ligier Mugen-Honda
06
0
0
0
0
0
230
0
0
0.17
1
Jordan Hart
01
0
0
0
0
0
044
0
0
0.00
0
Footwork Mugen-Honda
16
0
0
0
0
0
581
0
0
0.00
0
Footwork Mugen-Honda
16
0
0
0
0
0
604
0
0
0.00
0
Lola Ford Cosworth
16
0
0
0
0
0
336
0
0
0.06
1
Lola Lamborghini
16
0
0
1
1
0
620
0
0
0.38
6
Zakspeed Yamaha
16
0
0
0
0
0
000
0
0
0.00
0
Lola Ford Cosworth
01
0
0
0
0
0
048
0
0
0.00
0

Temporadas de Aguri Suzuki
35
44
12
22
20
24
42
17

Resultados de Aguri Suzuki
1 vez
4 vezes
3 vezes
4 vezes
2 vezes
10º
3 vezes
11º
2 vezes
12º
3 vezes
13º
1 vez
14º
1 vez
16º
1 vez
NC
40 vezes
NL
1 vez
NQ
22 vezes

Corridas de Aguri Suzuki
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
88
GP do Japão
25
Ligier Mugen-Honda
0
NL
Acidente
0
87
GP do Pacífico
25
Ligier Mugen-Honda
13
NC
Rodada
0
86
GP da Alemanha
25
Ligier Mugen-Honda
18
6
1
85
GP de San Marino
25
Ligier Mugen-Honda
16
11
0
84
GP da Argentina
25
Ligier Mugen-Honda
19
NC
Batida
0
83
GP do Brasil
25
Ligier Mugen-Honda
15
8
0
82
GP do Pacífico
15
Jordan Hart
20
NC
Direção
0
81
GP da Austrália
10
Footwork Mugen-Honda
10
7
0
80
GP do Japão
10
Footwork Mugen-Honda
9
NC
Rodada
0
79
GP de Portugal
10
Footwork Mugen-Honda
16
NC
Câmbio
0
78
GP da Itália
10
Footwork Mugen-Honda
8
NC
Batida
0
77
GP da Bélgica
10
Footwork Mugen-Honda
6
NC
Câmbio
0
76
GP da Hungria
10
Footwork Mugen-Honda
10
NC
Rodada
0
75
GP da Alemanha
10
Footwork Mugen-Honda
8
NC
Batida
0
74
GP da Inglaterra
10
Footwork Mugen-Honda
10
NC
Rodada
0
73
GP da França
10
Footwork Mugen-Honda
13
12
0
72
GP do Canadá
10
Footwork Mugen-Honda
16
13
0
71
GP de Mônaco
10
Footwork Mugen-Honda
18
NC
Rodada
0
70
GP da Espanha
10
Footwork Mugen-Honda
19
10
0
69
GP de San Marino
10
Footwork Mugen-Honda
21
9
0
68
GP da Europa
10
Footwork Mugen-Honda
23
NC
Câmbio
0
67
GP do Brasil
10
Footwork Mugen-Honda
19
NC
Rodada
0
66
GP da África do Sul
10
Footwork Mugen-Honda
20
NC
Batida
0
65
GP da Austrália
10
Footwork Mugen-Honda
18
8
0
64
GP do Japão
10
Footwork Mugen-Honda
16
8
0
63
GP de Portugal
10
Footwork Mugen-Honda
17
10
0
62
GP da Itália
10
Footwork Mugen-Honda
19
NC
Suspensão
0
61
GP da Bélgica
10
Footwork Mugen-Honda
25
9
0
60
GP da Hungria
10
Footwork Mugen-Honda
14
NC
Batida
0
59
GP da Alemanha
10
Footwork Mugen-Honda
15
NC
Rodada
0
58
GP da Inglaterra
10
Footwork Mugen-Honda
17
12
0
57
GP da França
10
Footwork Mugen-Honda
15
NC
Rodada
0
56
GP do Canadá
10
Footwork Mugen-Honda
0
NQ
Não Qualificado
0
55
GP de Mônaco
10
Footwork Mugen-Honda
19
11
0
54
GP de San Marino
10
Footwork Mugen-Honda
11
10
0
53
GP da Espanha
10
Footwork Mugen-Honda
19
7
0
52
GP do Brasil
10
Footwork Mugen-Honda
22
NC
Motor
0
51
GP do México
10
Footwork Mugen-Honda
0
NQ
Não Qualificado
0
50
GP da África do Sul
10
Footwork Mugen-Honda
16
8
0
49
GP da Austrália
30
Lola Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
48
GP do Japão
30
Lola Ford Cosworth
25
NC
Motor
0
47
GP da Espanha
30
Lola Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
46
GP de Portugal
30
Lola Ford Cosworth
25
NC
Transmissão
0
45
GP da Itália
30
Lola Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
44
GP da Bélgica
30
Lola Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
43
GP da Hungria
30
Lola Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
42
GP da Alemanha
30
Lola Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
41
GP da Inglaterra
30
Lola Ford Cosworth
22
NC
Batida
0
40
GP da França
30
Lola Ford Cosworth
22
NC
Transmissão
0
39
GP do México
30
Lola Ford Cosworth
19
NC
Câmbio
0
38
GP do Canadá
30
Lola Ford Cosworth
22
NC
Combustível
0
37
GP de Mônaco
30
Lola Ford Cosworth
19
NC
Motor
0
36
GP de San Marino
30
Lola Ford Cosworth
20
NC
Rodada
0
35
GP do Brasil
30
Lola Ford Cosworth
17
NC
Combustível
0
34
GP dos EUA
30
Lola Ford Cosworth
21
6
1
33
GP da Austrália
30
Lola Lamborghini
24
NC
Transmissão
0
32
GP do Japão
30
Lola Lamborghini
9
3
4
31
GP da Espanha
30
Lola Lamborghini
15
6
1
30
GP de Portugal
30
Lola Lamborghini
11
14
Acidente
0
29
GP da Itália
30
Lola Lamborghini
18
NC
Falha Elétrica
0
28
GP da Bélgica
30
Lola Lamborghini
11
NC
Acidente
0
27
GP da Hungria
30
Lola Lamborghini
19
NC
Motor
0
26
GP da Alemanha
30
Lola Lamborghini
11
NC
Embreagem
0
25
GP da Inglaterra
30
Lola Lamborghini
9
6
1
24
GP da França
30
Lola Lamborghini
14
7
0
23
GP do México
30
Lola Lamborghini
19
NC
Batida
0
22
GP do Canadá
30
Lola Lamborghini
18
12
0
21
GP de Mônaco
30
Lola Lamborghini
15
NC
Direção
0
20
GP de San Marino
30
Lola Lamborghini
15
NC
Embreagem
0
19
GP do Brasil
30
Lola Lamborghini
18
NC
Suspensão
0
18
GP dos EUA
30
Lola Lamborghini
18
NC
Freios
0
17
GP da Austrália
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
16
GP do Japão
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
15
GP da Espanha
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
14
GP de Portugal
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
13
GP da Itália
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
12
GP da Bélgica
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
11
GP da Hungria
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
10
GP da Alemanha
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
9
GP da Inglaterra
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
8
GP da França
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
7
GP do Canadá
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
6
GP dos EUA
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
5
GP do México
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
4
GP de Mônaco
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
3
GP de San Marino
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
2
GP do Brasil
35
Zakspeed Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
1
GP do Japão
29
Lola Ford Cosworth
20
16
0
 
Pódios de Aguri Suzuki
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP do Japão
30
Lola Lamborghini
9
3
4

Companheiros de Aguri Suzuki
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lola Philippe Alliot
16
9
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Zakspeed Bernd Schneider
34
17
0
0
0
0
0
0
0
2
0
2
Lola Éric Bernard
3
4
6
5
0
0
0
0
6
10
7
9
Lola Bertrand Gachot
27
30
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Lola Éric Bernard
6
6
1
1
0
0
0
0
5
9
5
9
Footwork Michele Alboreto
7
5
0
6
0
0
0
0
4
12
3
13
Footwork Derek Warwick
7
4
0
4
0
0
0
0
7
9
7
9
Jordan Rubens Barrichello
19
3
0
4
0
0
0
0
0
1
0
1
Ligier Olivier Panis
6
5
1
2
0
0
0
0
2
4
0
6

Aguri Suzuki ( Nascido em 8 de Setembro de 1960, em Tóquio) é um ex-piloto de Fórmula 1 do Japão. Ele participou de 64 grandes prêmios, e o melhor resultado foi o 3º lugar no GP do Japão, sendo o primeiro piloto japonês a ir ao podium.

Suzuki começou a carreira aos 12 anos, no Kart. Em 1978, aos 12 anos de idade, ganhou o campeonato nacional, e no ano seguinte, passou para os monopostos, competindo na Fórmula 3 Japonesa. Nas três épocas seguintes, conciliou a F-3 com o kart, e no final da temporada de 1981, era, novamente, campeão nacional da categoria. Em 1983, torna-se vice-campeão de Formula 3, fazendo com que se virasse para os Turismos, ao serviço da Nissan, onde conquista o título em 1986. Nesse ano, passa para a Formula 2, onde fica no segundo lugar do campeonato. Ainda em 1986, faz a sua primeira incursão pela Europa, para participar nas 24 Horas de Le Mans, ao serviço da Nissan.

Em 1987, a F-2 transforma-se na F-3000 Japonesa, e Suzuki fica novamente com o vice-campeonato. Mas, em 1988, ganha quatro corridas no campeonato e se torna campeão. Nesse mesmo ano, começou a participar na F3-000 Européia, ao serviço da equipa Footwork (que mais tarde participaria da Fórmula 1), sem resultados de destaque. E em Outubro, estreia-se na F-1, no GP do Japão (vencido por Ayrton Senna), ao serviço da equipa Larrousse, substituindo o francês Yannick Dalmas. Apesar do seu conhecimento da pista de Suzuka, ele não passou de 16º lugar, a três voltas do vencedor.

O desempenho de Suzuki foi suficiente para lhe dar um lugar no pelotão da F-1 no ano seguinte, ao serviço da Zakspeed, que tinha ficado com motores Yamaha. Mas isso revelou-se um desastre, pois Suzuki nem o seu companheiro, o alemão Bernd Schneider, conseguiram qualificar-se regularmente.

Em 1990, Suzuki teve uma nova oportunidade na Larrousse, sua primeira escuderia na F-1. Desta vez, o carro era bastante melhor do que o frágil modelo da Zakspeed, e conseguiu o seu primeiro ponto em Silverstone, ao levar o carro para o sexto lugar. Chega mais uma vez nos pontos na Espanha, e na sua terra natal, aproveitou as falhas e as contorvérsias dos pilotos da frente para fazer a corrida de sua vida, levando o Larrousse-Lamborghini ao terceiro lugar da corrida, atrás dos Benetton-Ford de Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno. No final do ano, conseguiu seis pontos e o 12º lugar final. Em 1991, Suzuki continua na Larrousse, onde pontua na corrida inicial, em Phoenix, mas essa foi a única vez que chega aos pontos, terminando no 22º lugar.

Para 1992, Aguri é escolhido pela Mugen-Honda para a Footwork Arrows para pilotar ao lado do experiente italiano Michele Alboreto. Apesar de boas prestações na primeira metade da tabela, não consegue chegar aos pontos em nenhuma corrida desse ano. No ano seguinte, continua na Footwork, desta vez ao lado de outro experiente piloto, o inglês Derek Warwick, e as boas prestações nos treinos continuam, mas, novamente, não consegue nenhum ponto.

No início de 1994, Aguri Suzuki não tem lugar no pelotão da Fórmula 1, mas, depois do acidente provocado por Eddie Irvine no Brasil, a Jordan chama o nipônico para conduzir o seu carro no circuito de Aida. Não termina a corrida, e foi a única vez que conduz o carro nesse ano, pois nas duas corridas seguintes, o lugar foi ocupado pelo italiano Andrea De Cesaris. Mas a missão de Suzuki não estava encerrada na Fórmula 1.

No ano de 1995, a Ligier tinha sido comprada por Flavio Briatore, que tinha entregue a gestão da equipa a Tom Walkinshaw. Ele tinha assegurado o fornecimento dos motores Mugen-Honda, mas os japoneses tinham imposto uma condição: que colocassem Aguri Suzuki como um dos pilotos. Como Olivier Panis era intocável, e Martin Brundle era amigo de Walkinshaw, chegou-se a um compromisso - Brundle e Suzuki iriam compartilhar o carro em algumas provas. Este estranho compromisso fez com que o japonês alinhasse pela Ligier nas três primeiras provas do campeonato, no GP alemão e nas provas japonesas (Pacífico e Japão). Nesses cinco Grandes Prémios, Suzuki conseguiu um sexto lugar em Hockenheim.

Nos treinos para o GP do Japão, no mesmo lugar onde alcançou o seu melhor resultado, Suzuki teve um grave acidente, machucou o pescoço, estando impedido de alinhar no grid. Depois de uma cirta reflexão, Aguri, aos 35 anos de idade, anunciou que não iria correr mais na Fórmula 1.

Depois da F-1, Suzuki concentrou-se nos Super-Turismos japoneses, construindo a sua equipa, a ARTA (Autobacs Racing Team Aguri).

Em 2002, Aguri se alia ao piloto mexicano Adrián Fernández, para constituir, na Indy Racing League a Super Aguri Fernandez Racing, que tinha um carro para o seu compatriota Kosuke Matsuura. A coisa durou até 2005.

Em 2006, Suzuki retorna à F-1, não como piloto, mas como dirigente da Super Aguri. O início da equipe foi controverso - comprou a antiga sede da Arrows, em Leafield, e alguns dos antigos chassis da equipe, de 2002, e começou do zero, com Takuma Sato (que teve seu contrato com a BAR rescindido) e outro japonês, Yuji Ide. Após as primeiras três corridas, Ide foi expulso após provocar um acidente com Christijan Albers, da Midland, e substituído pelo francês Franck Montagny, que, sem resultados de relevo, foi sacado do time, dando lugar a outro japonês, Sakon Yamamoto. No ano seguinte, com o chassis da Honda de 2006, com algumas modificações, e com o inglês Anthony Davidson como companheiro de Sato, a SA teve uma excelente temporada, consegue quatro pontos e algumas exibições que faziam deixar a "irmã maior" envergonhada (o destaque foi o GP do Canadá, onde Sato chegou a ultrapassar o bicampeão Fernando Alonso, com McLaren e tudo, para delírio da torcida). Contudo, as dificuldades financeiras eram cada vez maiores, como resultado do calote da SS United, um de seus principais patrocinadores, e no início de 2008, depois de quatro corridas, a equipe terminou a sua participação na Fórmula 1.

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