Nelson Piquet

domingo, 17 de agosto de 2014


Nome
Nelson Piquet
País
Nascimento
17/08/1952
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Nelson Piquet
GPs
207
Largadas
204
Títulos
3
Vitórias
23
Poles
24
Pódios
60
Pontos
485.5
Volta + Rápidas
23
Voltas
9870
Voltas como líder
1600

Ano a ano de Nelson Piquet
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Benetton
16
1
0
2
3
0
756
0
2
1.66
26.5
Benetton
16
2
1
1
4
0
958
0
49
2.75
44
Lotus
16
0
0
0
0
0
722
0
0
0.75
12
Lotus
16
0
0
3
3
0
766
0
0
1.38
22
Williams
16
3
7
1
11
4
889
4
154
4.75
76
Williams
16
4
3
3
10
2
937
7
242
4.31
69
Brabham
16
1
1
0
2
1
519
0
43
1.31
21
Brabham
16
2
1
1
4
9
683
3
241
1.81
29
Brabham
15
3
3
2
8
1
808
4
327
3.93
59
Brabham
Brabham
15
1
1
0
2
1
542
2
139
1.33
20
Brabham
15
3
1
3
7
4
808
1
185
3.33
50
Brabham
14
3
2
1
6
2
742
1
218
3.86
54
Brabham
Brabham
15
0
0
0
0
0
582
1
0
0.20
3
Brabham
Ensign
McLaren
5
0
0
0
0
0
158
0
0
0.00
0

Temporadas de Nelson Piquet
28
16
2
1
11
1
5
8
3
1
6
8
3
6

Resultados de Nelson Piquet
23 vezes
20 vezes
17 vezes
18 vezes
15 vezes
7 vezes
5 vezes
8 vezes
2 vezes
11º
3 vezes
12º
2 vezes
13º
1 vez
15º
1 vez
DES
2 vezes
NC
80 vezes
NL
1 vez
NQ
2 vezes

Corridas de Nelson Piquet
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
207
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
5
4
1.5
206
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
10
7
0
205
GP da Espanha
20
Benetton Ford Cosworth
10
11
0
204
GP de Portugal
20
Benetton Ford Cosworth
11
5
2
203
GP da Itália
20
Benetton Ford Cosworth
8
6
1
202
GP da Bélgica
20
Benetton Ford Cosworth
6
3
1
4
201
GP da Hungria
20
Benetton Ford Cosworth
11
NC
Câmbio
0
200
GP da Alemanha
20
Benetton Ford Cosworth
8
NC
Motor
0
199
GP da Inglaterra
20
Benetton Ford Cosworth
8
5
2
198
GP da França
20
Benetton Ford Cosworth
7
8
0
197
GP do México
20
Benetton Ford Cosworth
6
NC
Rolamento
0
196
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
8
1
1
10
195
GP de Mônaco
20
Benetton Ford Cosworth
4
NC
Suspensão
0
194
GP de San Marino
20
Benetton Ford Cosworth
14
NC
Rodada
0
193
GP do Brasil
20
Benetton Ford Cosworth
7
5
2
192
GP dos EUA
20
Benetton Ford Cosworth
5
3
4
191
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
7
1
20
9
190
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
6
1
27
9
189
GP da Espanha
20
Benetton Ford Cosworth
8
NC
2
Bateria
0
188
GP de Portugal
20
Benetton Ford Cosworth
6
5
2
187
GP da Itália
20
Benetton Ford Cosworth
9
7
0
186
GP da Bélgica
20
Benetton Ford Cosworth
8
5
2
185
GP da Hungria
20
Benetton Ford Cosworth
9
3
4
184
GP da Alemanha
20
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Motor
0
183
GP da Inglaterra
20
Benetton Ford Cosworth
11
5
2
182
GP da França
20
Benetton Ford Cosworth
9
4
3
181
GP do México
20
Benetton Ford Cosworth
8
6
1
180
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
5
2
6
179
GP de Mônaco
20
Benetton Ford Cosworth
10
DES
Desclassificado
0
178
GP de San Marino
20
Benetton Ford Cosworth
8
5
2
177
GP do Brasil
20
Benetton Ford Cosworth
13
6
1
176
GP dos EUA
20
Benetton Ford Cosworth
6
4
3
175
GP da Austrália
11
Lotus Judd
18
NC
Batida
0
174
GP do Japão
11
Lotus Judd
11
4
3
173
GP da Espanha
11
Lotus Judd
7
8
0
172
GP de Portugal
11
Lotus Judd
20
NC
Batida
0
171
GP da Itália
11
Lotus Judd
11
NC
Rodada
0
170
GP da Bélgica
11
Lotus Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
169
GP da Hungria
11
Lotus Judd
17
6
1
168
GP da Alemanha
11
Lotus Judd
8
5
2
167
GP da Inglaterra
11
Lotus Judd
10
4
3
166
GP da França
11
Lotus Judd
20
8
0
165
GP do Canadá
11
Lotus Judd
19
4
3
164
GP dos EUA
11
Lotus Judd
22
NC
Rodada
0
163
GP do México
11
Lotus Judd
26
11
0
162
GP de Mônaco
11
Lotus Judd
19
NC
Batida
0
161
GP de San Marino
11
Lotus Judd
8
NC
Motor
0
160
GP do Brasil
11
Lotus Judd
9
NC
Alimentação
0
159
GP da Austrália
1
Lotus Honda
5
3
4
158
GP do Japão
1
Lotus Honda
5
NC
Desgaste Físico
0
157
GP da Espanha
1
Lotus Honda
9
8
0
156
GP de Portugal
1
Lotus Honda
8
NC
Embreagem
0
155
GP da Itália
1
Lotus Honda
7
NC
Embreagem
0
154
GP da Bélgica
1
Lotus Honda
9
4
3
153
GP da Hungria
1
Lotus Honda
13
8
0
152
GP da Alemanha
1
Lotus Honda
5
NC
Rodada
0
151
GP da Inglaterra
1
Lotus Honda
7
5
2
150
GP da França
1
Lotus Honda
7
5
2
149
GP dos EUA
1
Lotus Honda
8
NC
Rodada
0
148
GP do Canadá
1
Lotus Honda
6
4
3
147
GP do México
1
Lotus Honda
4
NC
Motor
0
146
GP de Mônaco
1
Lotus Honda
11
NC
Batida
0
145
GP de San Marino
1
Lotus Honda
3
3
4
144
GP do Brasil
1
Lotus Honda
5
3
4
143
GP da Austrália
6
Williams Honda
3
NC
Freios
0
142
GP do Japão
6
Williams Honda
5
15
Motor
0
141
GP do México
6
Williams Honda
3
2
01:19.132
6
140
GP da Espanha
6
Williams Honda
1
4
3
139
GP de Portugal
6
Williams Honda
4
3
4
138
GP da Itália
6
Williams Honda
1
1
31
9
137
GP da Áustria
6
Williams Honda
3
1
01:30.149
6
9
136
GP da Hungria
6
Williams Honda
4
1
5
9
135
GP da Alemanha
6
Williams Honda
1
2
62
6
134
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
4
2
01:09.548
10
6
133
GP da França
6
Williams Honda
3
2
6
132
GP dos EUA
6
Williams Honda
1
2
20
6
131
GP de Mônaco
6
Williams Honda
3
2
6
130
GP da Bélgica
6
Williams Honda
2
NC
9
Escape
0
129
GP de San Marino
6
Williams Honda
0
NL
Acidente
0
128
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
2
02:33.861
11
6
127
GP da Austrália
6
Williams Honda
2
2
01:20.787
8
6
126
GP do México
6
Williams Honda
2
4
01:19.360
31
3
125
GP de Portugal
6
Williams Honda
6
3
4
124
GP da Itália
6
Williams Honda
6
1
14
9
123
GP da Áustria
6
Williams Honda
7
NC
Motor
0
122
GP da Hungria
6
Williams Honda
2
1
01:31.001
44
9
121
GP da Alemanha
6
Williams Honda
5
1
21
9
120
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
1
2
22
6
119
GP da França
6
Williams Honda
3
3
4
118
GP dos EUA
6
Williams Honda
3
NC
01:41.233
8
Acidente
0
117
GP do Canadá
6
Williams Honda
3
3
01:25.443
4
116
GP da Bélgica
6
Williams Honda
1
NC
16
Turbo
0
115
GP de Mônaco
6
Williams Honda
11
7
0
114
GP de San Marino
6
Williams Honda
2
2
01:28.667
28
6
113
GP da Espanha
6
Williams Honda
2
NC
Motor
0
112
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
1
01:33.546
50
9
111
GP da Austrália
7
Brabham BMW
9
NC
Fogo
0
110
GP da África do Sul
7
Brabham BMW
2
NC
Motor
0
109
GP da Europa
7
Brabham BMW
2
NC
Acidente
0
108
GP da Bélgica
7
Brabham BMW
3
5
2
107
GP da Itália
7
Brabham BMW
4
2
6
106
GP da Holanda
7
Brabham BMW
1
8
0
105
GP da Áustria
7
Brabham BMW
5
NC
Escape
0
104
GP da Alemanha
7
Brabham BMW
6
NC
Turbo
0
103
GP da Inglaterra
7
Brabham BMW
2
4
3
102
GP da França
7
Brabham BMW
5
1
43
9
101
GP dos EUA
7
Brabham BMW
10
6
1
100
GP do Canadá
7
Brabham BMW
9
NC
Transmissão
0
99
GP de Mônaco
7
Brabham BMW
13
NC
Acidente
0
98
GP de San Marino
7
Brabham BMW
9
8
Pane Seca
0
97
GP de Portugal
7
Brabham BMW
16
NC
Pneu
0
96
GP do Brasil
7
Brabham BMW
8
NC
Transmissão
0
95
GP de Portugal
1
Brabham BMW
1
6
1
94
GP da Europa
1
Brabham BMW
1
3
01:23.146
4
93
GP da Itália
1
Brabham BMW
1
NC
15
Motor
0
92
GP da Holanda
1
Brabham BMW
2
NC
10
Óleo
0
91
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
2
39
6
90
GP da Alemanha
1
Brabham BMW
5
NC
14
Câmbio
0
89
GP da Inglaterra
1
Brabham BMW
1
7
11
0
88
GP de Dallas
1
Brabham BMW
12
NC
Rodada
0
87
GP dos EUA
1
Brabham BMW
1
1
63
9
86
GP do Canadá
1
Brabham BMW
1
1
01:28.763
70
9
85
GP de Mônaco
1
Brabham BMW
9
NC
Falha Elétrica
0
84
GP da França
1
Brabham BMW
3
NC
Turbo
0
83
GP de San Marino
1
Brabham BMW
1
NC
01:33.275
Turbo
0
82
GP da Bélgica
1
Brabham BMW
9
9
Motor
0
81
GP da África do Sul
1
Brabham BMW
1
NC
19
Turbo
0
80
GP do Brasil
1
Brabham BMW
7
NC
Motor
0
79
GP da África do Sul
5
Brabham BMW
2
3
01:09.948
59
4
78
GP da Europa
5
Brabham BMW
4
1
66
9
77
GP da Itália
5
Brabham BMW
4
1
01:34.431
50
9
76
GP da Holanda
5
Brabham BMW
1
NC
41
Batida
0
75
GP da Áustria
5
Brabham BMW
4
3
10
4
74
GP da Alemanha
5
Brabham BMW
4
13
7
Fogo
0
73
GP da Inglaterra
5
Brabham BMW
6
2
5
6
72
GP do Canadá
5
Brabham BMW
3
NC
Acelerador
0
71
GP dos EUA
5
Brabham BMW
2
4
28
3
70
GP da Bélgica
5
Brabham BMW
4
4
1
3
69
GP de Mônaco
5
Brabham BMW
6
2
01:27.283
6
68
GP de San Marino
5
Brabham BMW
2
NC
Motor
0
67
GP da França
5
Brabham BMW
6
2
3
6
66
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham BMW
20
NC
Acelerador
0
65
GP do Brasil
5
Brabham BMW
4
1
01:39.829
57
9
64
GP de Las Vegas
1
Brabham BMW
12
NC
Ignição
0
63
GP da Itália
1
Brabham BMW
2
NC
Motor
0
62
GP da Suíça
1
Brabham BMW
6
4
3
61
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
NC
01:33.699
1
Falha Elétrica
0
60
GP da Alemanha
1
Brabham BMW
4
NC
01:54.035
17
Batida
0
59
GP da França
1
Brabham BMW
6
NC
16
Motor
0
58
GP da Inglaterra
1
Brabham BMW
3
NC
9
Alimentação
0
57
GP da Holanda
1
Brabham BMW
3
2
6
56
GP do Canadá
1
Brabham BMW
4
1
62
9
55
GP dos EUA
1
Brabham BMW
0
NQ
Não Qualificado
0
54
GP de Mônaco
1
Brabham BMW
13
NC
Turbo
0
53
GP da Bélgica
1
Brabham BMW
8
5
2
52
GP do Oeste dos EUA
1
Brabham Ford Cosworth
6
NC
Rodada
0
51
GP do Brasil
1
Brabham Ford Cosworth
7
DES
34
Desclassificado
0
50
GP da África do Sul
1
Brabham BMW
2
NC
Rodada
0
49
GP de Las Vegas
5
Brabham Ford Cosworth
4
5
2
48
GP do Canadá
5
Brabham Ford Cosworth
1
5
2
47
GP da Itália
5
Brabham Ford Cosworth
6
6
Motor
1
46
GP da Holanda
5
Brabham Ford Cosworth
3
2
6
45
GP da Áustria
5
Brabham Ford Cosworth
7
3
4
44
GP da Alemanha
5
Brabham Ford Cosworth
6
1
7
9
43
GP da Inglaterra
5
Brabham Ford Cosworth
3
NC
Pneu
0
42
GP da França
5
Brabham Ford Cosworth
4
3
58
4
41
GP da Espanha
5
Brabham Ford Cosworth
9
NC
Acidente
0
40
GP de Mônaco
5
Brabham Ford Cosworth
1
NC
53
Rodada
0
39
GP da Bélgica
5
Brabham Ford Cosworth
2
NC
Acidente
0
38
GP de San Marino
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
14
9
37
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:45.287
53
9
36
GP do Brasil
5
Brabham Ford Cosworth
1
12
0
35
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
4
3
4
34
GP dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
2
NC
Rodada
0
33
GP do Canadá
5
Brabham Ford Cosworth
1
NC
21
Motor
0
32
GP da Itália
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
57
9
31
GP da Holanda
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
60
9
30
GP da Áustria
5
Brabham Ford Cosworth
7
5
2
29
GP da Alemanha
5
Brabham Ford Cosworth
6
4
3
28
GP da Inglaterra
5
Brabham Ford Cosworth
5
2
6
27
GP da França
5
Brabham Ford Cosworth
8
4
3
26
GP de Mônaco
5
Brabham Ford Cosworth
4
3
4
25
GP da Bélgica
5
Brabham Ford Cosworth
7
NC
Rodada
0
24
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:19.830
80
9
23
GP da África do Sul
5
Brabham Ford Cosworth
3
4
3
22
GP do Brasil
5
Brabham Ford Cosworth
9
NC
Suspensão
0
21
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
4
2
6
20
GP dos EUA
6
Brabham Ford Cosworth
2
NC
01:40.054
Transmissão
0
19
GP do Canadá
6
Brabham Ford Cosworth
4
NC
Câmbio
0
18
GP da Itália
6
Brabham Alfa Romeo
8
NC
Acidente
0
17
GP da Holanda
6
Brabham Alfa Romeo
11
4
3
16
GP da Áustria
6
Brabham Alfa Romeo
7
NC
Motor
0
15
GP da Alemanha
6
Brabham Alfa Romeo
4
12
Motor
0
14
GP da Inglaterra
6
Brabham Alfa Romeo
3
NC
Rodada
0
13
GP da França
6
Brabham Alfa Romeo
4
NC
Acidente
0
12
GP de Mônaco
6
Brabham Alfa Romeo
18
NC
Transmissão
0
11
GP da Bélgica
6
Brabham Alfa Romeo
3
NC
Motor
0
10
GP da Espanha
6
Brabham Alfa Romeo
7
NC
Injeção
0
9
GP do Oeste dos EUA
6
Brabham Alfa Romeo
12
8
0
8
GP da África do Sul
6
Brabham Alfa Romeo
12
7
0
7
GP do Brasil
6
Brabham Alfa Romeo
22
NC
Acidente
0
6
GP da Argentina
6
Brabham Alfa Romeo
20
NC
Batida
0
5
GP do Canadá
66
Brabham Alfa Romeo
14
11
0
4
GP da Itália
29
McLaren Ford Cosworth
24
9
0
3
GP da Holanda
29
McLaren Ford Cosworth
26
NC
Transmissão
0
2
GP da Áustria
29
McLaren Ford Cosworth
20
NC
Acidente
0
1
GP da Alemanha
22
Ensign Ford Cosworth
21
NC
Motor
0
 
Vitórias de Nelson Piquet
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
23
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
8
1
1
10
22
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
7
1
20
9
21
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
6
1
27
9
20
GP da Itália
6
Williams Honda
1
1
31
9
19
GP da Hungria
6
Williams Honda
3
1
01:30.149
6
9
18
GP da Alemanha
6
Williams Honda
4
1
5
9
17
GP da Itália
6
Williams Honda
6
1
14
9
16
GP da Hungria
6
Williams Honda
2
1
01:31.001
44
9
15
GP da Alemanha
6
Williams Honda
5
1
21
9
14
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
1
01:33.546
50
9
13
GP da França
7
Brabham BMW
5
1
43
9
12
GP dos EUA
1
Brabham BMW
1
1
63
9
11
GP do Canadá
1
Brabham BMW
1
1
01:28.763
70
9
10
GP da Europa
5
Brabham BMW
4
1
66
9
9
GP da Itália
5
Brabham BMW
4
1
01:34.431
50
9
8
GP do Brasil
5
Brabham BMW
4
1
01:39.829
57
9
7
GP do Canadá
1
Brabham BMW
4
1
62
9
6
GP da Alemanha
5
Brabham Ford Cosworth
6
1
7
9
5
GP de San Marino
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
14
9
4
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:45.287
53
9
3
GP da Itália
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
57
9
2
GP da Holanda
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
60
9
1
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:19.830
80
9
 
Pódios de Nelson Piquet
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
60
GP da Bélgica
20
Benetton Ford Cosworth
6
3
1
4
59
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
8
1
1
10
58
GP dos EUA
20
Benetton Ford Cosworth
5
3
4
57
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
7
1
20
9
56
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
6
1
27
9
55
GP da Hungria
20
Benetton Ford Cosworth
9
3
4
54
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
5
2
6
53
GP da Austrália
1
Lotus Honda
5
3
4
52
GP de San Marino
1
Lotus Honda
3
3
4
51
GP do Brasil
1
Lotus Honda
5
3
4
50
GP do México
6
Williams Honda
3
2
01:19.132
6
49
GP de Portugal
6
Williams Honda
4
3
4
48
GP da Itália
6
Williams Honda
1
1
31
9
47
GP da Hungria
6
Williams Honda
3
1
01:30.149
6
9
46
GP da Alemanha
6
Williams Honda
4
1
5
9
45
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
1
2
62
6
44
GP da França
6
Williams Honda
4
2
01:09.548
10
6
43
GP dos EUA
6
Williams Honda
3
2
6
42
GP da Áustria
6
Williams Honda
1
2
20
6
41
GP de Mônaco
6
Williams Honda
3
2
6
40
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
2
02:33.861
11
6
39
GP da Austrália
6
Williams Honda
2
2
01:20.787
8
6
38
GP de Portugal
6
Williams Honda
6
3
4
37
GP da Itália
6
Williams Honda
6
1
14
9
36
GP da Hungria
6
Williams Honda
2
1
01:31.001
44
9
35
GP da Alemanha
6
Williams Honda
5
1
21
9
34
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
1
2
22
6
33
GP da França
6
Williams Honda
3
3
4
32
GP do Canadá
6
Williams Honda
3
3
01:25.443
4
31
GP de San Marino
6
Williams Honda
2
2
01:28.667
28
6
30
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
1
01:33.546
50
9
29
GP da Itália
7
Brabham BMW
4
2
6
28
GP da França
7
Brabham BMW
5
1
43
9
27
GP da Europa
1
Brabham BMW
1
3
01:23.146
4
26
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
2
39
6
25
GP dos EUA
1
Brabham BMW
1
1
63
9
24
GP do Canadá
1
Brabham BMW
1
1
01:28.763
70
9
23
GP da África do Sul
5
Brabham BMW
2
3
01:09.948
59
4
22
GP da Europa
5
Brabham BMW
4
1
66
9
21
GP da Itália
5
Brabham BMW
4
1
01:34.431
50
9
20
GP da Áustria
5
Brabham BMW
4
3
10
4
19
GP da Inglaterra
5
Brabham BMW
6
2
5
6
18
GP de Mônaco
5
Brabham BMW
6
2
01:27.283
6
17
GP da França
5
Brabham BMW
6
2
3
6
16
GP do Brasil
5
Brabham BMW
4
1
01:39.829
57
9
15
GP da Holanda
1
Brabham BMW
3
2
6
14
GP do Canadá
1
Brabham BMW
4
1
62
9
13
GP da Holanda
5
Brabham Ford Cosworth
3
2
6
12
GP da Áustria
5
Brabham Ford Cosworth
7
3
4
11
GP da Alemanha
5
Brabham Ford Cosworth
6
1
7
9
10
GP da França
5
Brabham Ford Cosworth
4
3
58
4
9
GP de San Marino
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
14
9
8
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:45.287
53
9
7
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
4
3
4
6
GP da Itália
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
57
9
5
GP da Holanda
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
60
9
4
GP da Inglaterra
5
Brabham Ford Cosworth
5
2
6
3
GP de Mônaco
5
Brabham Ford Cosworth
4
3
4
2
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:19.830
80
9
1
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
4
2
6
 
Poles de Nelson Piquet
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
24
GP da Espanha
6
Williams Honda
1
4
3
23
GP da Itália
6
Williams Honda
1
1
31
9
22
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
1
2
62
6
21
GP da Áustria
6
Williams Honda
1
2
20
6
20
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
1
2
22
6
19
GP da Bélgica
6
Williams Honda
1
NC
16
Turbo
0
18
GP da Holanda
7
Brabham BMW
1
8
0
17
GP de Portugal
1
Brabham BMW
1
6
1
16
GP da Europa
1
Brabham BMW
1
3
01:23.146
4
15
GP da Itália
1
Brabham BMW
1
NC
15
Motor
0
14
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
2
39
6
13
GP da Inglaterra
1
Brabham BMW
1
7
11
0
12
GP dos EUA
1
Brabham BMW
1
1
63
9
11
GP do Canadá
1
Brabham BMW
1
1
01:28.763
70
9
10
GP de San Marino
1
Brabham BMW
1
NC
01:33.275
Turbo
0
9
GP da África do Sul
1
Brabham BMW
1
NC
19
Turbo
0
8
GP da Holanda
5
Brabham BMW
1
NC
41
Batida
0
7
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
NC
01:33.699
1
Falha Elétrica
0
6
GP do Canadá
5
Brabham Ford Cosworth
1
5
2
5
GP de Mônaco
5
Brabham Ford Cosworth
1
NC
53
Rodada
0
4
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:45.287
53
9
3
GP do Brasil
5
Brabham Ford Cosworth
1
12
0
2
GP do Canadá
5
Brabham Ford Cosworth
1
NC
21
Motor
0
1
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:19.830
80
9
 
Voltas mais rápidas de Nelson Piquet
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
23
GP do México
6
Williams Honda
3
2
01:19.132
6
22
GP da Hungria
6
Williams Honda
3
1
01:30.149
6
9
21
GP da França
6
Williams Honda
4
2
01:09.548
10
6
20
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
2
02:33.861
11
6
19
GP da Austrália
6
Williams Honda
2
2
01:20.787
8
6
18
GP do México
6
Williams Honda
2
4
01:19.360
31
3
17
GP da Hungria
6
Williams Honda
2
1
01:31.001
44
9
16
GP dos EUA
6
Williams Honda
3
NC
01:41.233
8
Acidente
0
15
GP do Canadá
6
Williams Honda
3
3
01:25.443
4
14
GP de San Marino
6
Williams Honda
2
2
01:28.667
28
6
13
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
1
01:33.546
50
9
12
GP da Europa
1
Brabham BMW
1
3
01:23.146
4
11
GP do Canadá
1
Brabham BMW
1
1
01:28.763
70
9
10
GP de San Marino
1
Brabham BMW
1
NC
01:33.275
Turbo
0
9
GP da África do Sul
5
Brabham BMW
2
3
01:09.948
59
4
8
GP da Itália
5
Brabham BMW
4
1
01:34.431
50
9
7
GP de Mônaco
5
Brabham BMW
6
2
01:27.283
6
6
GP do Brasil
5
Brabham BMW
4
1
01:39.829
57
9
5
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
NC
01:33.699
1
Falha Elétrica
0
4
GP da Alemanha
1
Brabham BMW
4
NC
01:54.035
17
Batida
0
3
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:45.287
53
9
2
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:19.830
80
9
1
GP dos EUA
6
Brabham Ford Cosworth
2
NC
01:40.054
Transmissão
0
 
Voltas como líder de Nelson Piquet
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
58
GP da Bélgica
20
Benetton Ford Cosworth
6
3
1
4
57
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
8
1
1
10
56
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
7
1
20
9
55
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
6
1
27
9
54
GP da Espanha
20
Benetton Ford Cosworth
8
NC
2
Bateria
0
53
GP da Itália
6
Williams Honda
1
1
31
9
52
GP da Hungria
6
Williams Honda
3
1
01:30.149
6
9
51
GP da Alemanha
6
Williams Honda
4
1
5
9
50
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
1
2
62
6
49
GP da França
6
Williams Honda
4
2
01:09.548
10
6
48
GP da Áustria
6
Williams Honda
1
2
20
6
47
GP da Bélgica
6
Williams Honda
2
NC
9
Escape
0
46
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
2
02:33.861
11
6
45
GP da Austrália
6
Williams Honda
2
2
01:20.787
8
6
44
GP do México
6
Williams Honda
2
4
01:19.360
31
3
43
GP da Itália
6
Williams Honda
6
1
14
9
42
GP da Hungria
6
Williams Honda
2
1
01:31.001
44
9
41
GP da Alemanha
6
Williams Honda
5
1
21
9
40
GP da Inglaterra
6
Williams Honda
1
2
22
6
39
GP dos EUA
6
Williams Honda
3
NC
01:41.233
8
Acidente
0
38
GP da Bélgica
6
Williams Honda
1
NC
16
Turbo
0
37
GP de San Marino
6
Williams Honda
2
2
01:28.667
28
6
36
GP do Brasil
6
Williams Honda
2
1
01:33.546
50
9
35
GP da França
7
Brabham BMW
5
1
43
9
34
GP da Itália
1
Brabham BMW
1
NC
15
Motor
0
33
GP da Holanda
1
Brabham BMW
2
NC
10
Óleo
0
32
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
2
39
6
31
GP da Alemanha
1
Brabham BMW
5
NC
14
Câmbio
0
30
GP da Inglaterra
1
Brabham BMW
1
7
11
0
29
GP dos EUA
1
Brabham BMW
1
1
63
9
28
GP do Canadá
1
Brabham BMW
1
1
01:28.763
70
9
27
GP da África do Sul
1
Brabham BMW
1
NC
19
Turbo
0
26
GP da África do Sul
5
Brabham BMW
2
3
01:09.948
59
4
25
GP da Europa
5
Brabham BMW
4
1
66
9
24
GP da Itália
5
Brabham BMW
4
1
01:34.431
50
9
23
GP da Holanda
5
Brabham BMW
1
NC
41
Batida
0
22
GP da Áustria
5
Brabham BMW
4
3
10
4
21
GP da Alemanha
5
Brabham BMW
4
13
7
Fogo
0
20
GP da Inglaterra
5
Brabham BMW
6
2
5
6
19
GP dos EUA
5
Brabham BMW
2
4
28
3
18
GP da Bélgica
5
Brabham BMW
4
4
1
3
17
GP da França
5
Brabham BMW
6
2
3
6
16
GP do Brasil
5
Brabham BMW
4
1
01:39.829
57
9
15
GP da Áustria
1
Brabham BMW
1
NC
01:33.699
1
Falha Elétrica
0
14
GP da Alemanha
1
Brabham BMW
4
NC
01:54.035
17
Batida
0
13
GP da França
1
Brabham BMW
6
NC
16
Motor
0
12
GP da Inglaterra
1
Brabham BMW
3
NC
9
Alimentação
0
11
GP do Canadá
1
Brabham BMW
4
1
62
9
10
GP do Brasil
1
Brabham Ford Cosworth
7
DES
34
Desclassificado
0
9
GP da Alemanha
5
Brabham Ford Cosworth
6
1
7
9
8
GP da França
5
Brabham Ford Cosworth
4
3
58
4
7
GP de Mônaco
5
Brabham Ford Cosworth
1
NC
53
Rodada
0
6
GP de San Marino
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
14
9
5
GP da Argentina
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:45.287
53
9
4
GP do Canadá
5
Brabham Ford Cosworth
1
NC
21
Motor
0
3
GP da Itália
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
57
9
2
GP da Holanda
5
Brabham Ford Cosworth
5
1
60
9
1
GP do Oeste dos EUA
5
Brabham Ford Cosworth
1
1
01:19.830
80
9

Companheiros de Nelson Piquet
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Brabham John Watson
11
19
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Brabham Niki Lauda
11
20
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ensign Harald Ertl
16
11
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
McLaren Brett Lunger
9
8
0
0
0
0
0
0
1
2
0
3
McLaren Bruno Giacomelli
9
13
0
0
0
0
0
0
1
1
0
2
McLaren James Hunt
9
10
0
0
0
0
0
0
1
2
0
3
McLaren Patrick Tambay
9
5
0
2
0
0
0
0
0
3
0
3
Brabham Niki Lauda
4
4
3
4
0
0
0
0
7
7
7
7
Brabham Ricardo Zunino
8
7
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Brabham Héctor Rebaque
1
6
29
1
2
0
1
0
6
1
7
0
Brabham Ricardo Zunino
1
7
25
0
1
0
1
0
6
1
7
0
Brabham Héctor Rebaque
1
4
50
11
3
0
4
0
12
3
15
0
Brabham Riccardo Patrese
1
1
20
21
1
1
1
0
11
4
9
6
Brabham Riccardo Patrese
1
1
59
13
3
1
1
1
9
6
10
5
Brabham Corrado Fabi
1
7
9
0
1
0
2
0
3
1
3
1
Brabham Manfred Winkelhock
6
10
1
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Brabham Teo Fabi
1
3
19
9
1
0
6
0
7
4
11
0
Brabham François Hesnault
8
22
0
0
0
0
0
0
3
1
4
0
Brabham Marc Surer
1
4
21
5
1
0
1
0
8
4
11
1
Williams Nigel Mansell
1
1
69
72
4
5
2
2
7
9
8
8
Williams Nigel Mansell
1
1
76
61
3
6
4
8
8
7
5
10
Williams Riccardo Patrese
11
9
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Satoru Nakajima
3
6
22
1
0
0
0
0
12
4
15
1
Lotus Satoru Nakajima
4
4
12
3
0
0
0
0
10
5
13
2
Benetton Alessandro Nannini
2
2
26
21
0
0
0
0
9
5
9
5
Benetton Roberto Moreno
1
2
18
6
2
0
0
0
2
0
2
0
Benetton Michael Schumacher
4
5
4.5
4
0
0
0
0
3
2
1
4
Benetton Roberto Moreno
1
4
22
8
1
0
0
0
6
5
8
3

Nelson Piquet Souto Maior (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1952) é um ex-automobilista brasileiro, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1981, 1983 e 1987.

Piquet nasceu no Rio de Janeiro e viveu grande parte de sua infância e juventude na recém-inaugurada capital Brasília. É filho do pernambucano Estácio Gonçalves Souto Maior, ex-ministro da saúde, que não aprovava sua carreira automobilística; por isso, Nelson usava o nome de solteira de sua mãe, Clotilde Piquet, escrito erroneamente como "Piket" no início da carreira, para esconder sua identidade. Sua mãe faleceu em Agosto de 2007 aos 84 anos de idade.

O pai gostaria que o filho fosse tenista profissional, tendo inclusive o presenteado com uma bolsa numa escola em Atlanta, nos Estados Unidos. Nelson chegou a ser premiado como um bom tenista, porém não achava o esporte suficientemente excitante para que dedicasse a este sua carreira. Ainda assim, o gosto pelo tênis o fez adotar como desenho de seu capacete uma bola de tênis estilizada.

Nelson cursou engenharia mecânica na UnB até o terceiro período.

Após anos de carreira, Nelson resolveu abandonar as competições, Piquet dedicou-se à carreira empresarial. Fundou em Brasília a empresa Autotrac, pioneira no país em monitoramento de caminhões de carga, e também uma rede de lojas de pneus Pirelli, a Piquet Pneus, que já foi vendida, e uma revenda de automóveis da BMW (Piquet BMW) que também já foi vendida. Em 1995 arrendou o autódromo de Brasília, que leva seu nome, e criou uma categoria de carros esporte-protótipo, com mecânica de Fusca e motores BMW baseada em carros que eram usados em corridas no estado do Ceará, chamada Espron. Seu amigo pessoal, Marcello Prado (Vice-Presidente Executivo da BMW Brasil), além dos motores, lhe cedeu um veículo BMW 318 e Nelson Piquet com sua incrível criatividade e técnica, usou o veículo como molde para copiar o BMW em fibra de vidro para a categoria Espron. Ostentando o logo da BMW em todos os carros da categoria e pela sua forte influência sobre o público jovem da classe "A", a categoria Espron foi um excelente veículo de merchandising para a marca BMW, que na época instalava sua filial brasileira. Com a expiração do arrendamento do autódromo a administração do mesmo foi devolvida ao Governo do Distrito Federal.

Após desentendimentos com a Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA, Piquet também tentou fundar uma entidade paralela, a Liga Independente de Automobilismo - LIA, que não vingou. Em meados dos anos 2000, o tricampeão passou a se dedicar principalmente a gerenciar a carreira do filho, Nelson Ângelo Piquet, tanto que, em 2004, Piquet pensou em voltar a correr. Desta vez na GP2, sendo companheiro de seu próprio filho em sua equipe na categoria.

Piquet começou a carreira no kart aos 14 anos onde foi campeão brasileiro em 1971 e 1972. e em 1976 foi campeão da Fórmula Super-Vê. No ano seguinte tentou a sorte na Europa, seguindo o caminho aberto por Emerson Fittipaldi. Participando de algumas das provas do Campeonato Europeu de Fórmula 3, terminou em terceiro, com duas vitórias, atrás do italiano Piercarlo Ghinzani e do sueco Anders Olofsson.

Em 1978, na Fórmula 3 inglesa, sagrou-se campeão e quebrou o recorde de Jackie Stewart de maior número de vitórias numa temporada. Sua estreia na Fórmula 1 aconteceu em um teste oferecido pela já extinta equipe BS Fabrications, de Bob Sparshott, que tinha um McLaren M23. Pouco tempo depois, ainda em 1978, Piquet estreou de fato em uma corrida, o Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheimring, com um carro alugado da equipe Ensign. Neste ano, disputaria outros três GPs com o McLaren da BS Fabrications.

Com o carro da pequena equipe inglesa, abandonou na Holanda e na Áustria, terminando em nono lugar na Itália, na corrida em que morreu o piloto sueco Ronnie Peterson. De toda forma, o brasileiro já era visto por muitos como uma promessa - sua aparição meteórica rendeu elogios e uma profecia certeira do chefe de equipe da BS Fabrications, David Simms. "Aposto meu dinheiro, com quem quiser, que Nelson Piquet será campeão mundial em três anos." No GP do Canadá, já fazia a sua estreia pela Brabham, com um terceiro carro da equipe então comandada por Bernie Ecclestone.

E, assim, logo Piquet foi confirmado como segundo piloto para a temporada de 1979. Na equipe inglesa, chefiada por Bernie Ecclestone e com Gordon Murray como projetista, Piquet teve como companheiro o austríaco Niki Lauda, já bicampeão, que abandonou a Fórmula 1 temporariamente antes do fim da temporada. Piquet sempre atribuiu a Lauda seu aprendizado sobre como negociar contratos e comunicar suas solicitações aos engenheiros e mecânicos da equipe. O ano, porém, é marcado por alguns acidentes e muitas quebras – foram 11 abandonos em 15 corridas, apenas 3 pontos e o 15º lugar na classificação final.

Já no ano seguinte, em 1980, Piquet chegou em segundo no Grande Prêmio da Argentina e obteve sua primeira vitória na categoria no Grande Prêmio do Oeste dos Estados Unidos, no circuito de rua de Long Beach. Com outras duas vitórias no ano, no Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort, e no da Itália, em Imola, Piquet disputou diretamente o título com o australiano Alan Jones da Williams, até a penúltima prova, o Grande Prêmio do Canadá – mas, nesta corrida, Piquet e Jones colidiram na largada, e, após uma segunda largada, Piquet teve que abandonar por uma quebra de motor e o vice-campeonato com 54 pontos

Mas em 1981 viria seu primeiro título mundial, após uma intensa batalha contra o argentino Carlos Reutemann. Na última etapa, no circuito de Las Vegas, também nos EUA, Piquet terminou em 5º lugar, mas Reutemann não pontuou chegando em 8º e o brasileiro venceu o campeonato por apenas um ponto de diferença.

Em 1982, como em muitos anos de carreira de Piquet, as inovações técnicas - especialmente a adoção do motor BMW turbo - não permitiram um desempenho suficientemente competitivo. Com o Brabham BT49D Ford Cosworth V8 aspirado, Nelson Piquet venceu o Grande Prêmio do Brasil em Jacarepaguá, mas após a corrida, sua vitória foi cassada, o mesmo aconteceu com o segundo colocado, o finlandês Keke Rosberg com o Williams FW07C Ford Cosworth V8 também aspirado. Na vistoria dos carros, os comissários de prova desconfiaram da função de uma estranha caixa preta acoplada ao Brabham, o mesmo aconteceu com o Williams. O sistema de refrigeração dos freios era feito com água, o que deixava os carros dentro do peso mínimo exigido antes da largada; porém, ao longo da corrida, a água armazenada nos carros era utilizada, o que deixava os monopostos mais leves do que os das demais equipes. Como o regulamento permitia a reposição dos fluidos antes da pesagem obrigatória, os carros voltavam a ficar dentro do regulamento. O francês Alain Prost com o Renault RE30B V6 Turbo, que terminou então em 3º lugar, foi declarado o vencedor da corrida com as desclassificações técnicas dos dois carros. O modelo BT50 BMW L4 Turbo que a equipe estreou na primeira etapa, voltou a ser utilizado definitivamente a partir do Grande Prêmio da Bélgica em Zolder até o final da temporada.

O campeonato teve o boicote das 10 equipes por divergências políticas no Grande Prêmio de San Marino em Ímola: Brabham, Williams, McLaren, Lotus, Ligier, Arrows, March, Fittipaldi, Theodore e Ensign. O atual campeão não conseguiu se classificar para o Grande Prêmio do Leste dos Estados Unidos em Detroit. Uma semana depois, o piloto brasileiro venceu em Montreal, o Grande Prêmio do Canadá, já com o modelo BT50 e com motor Turbo. A prova ficou marcada com a morte logo na largada do italiano Riccardo Paletti que não conseguiu desviar da Ferrari do francês Didier Pironi que não partiu. O ponto alto da temporada de Piquet foi um episódio tenso e, em segunda análise, hilariante. Quando estava próximo da fazer a troca de pneus e o reabastecimento no GP da Alemanha em Hockenheim, Piquet se aproximou do retardatário Eliseo Salazar e tentou a ultrapassagem na Ostkürve, a chicane norte do circuito de Hockenheim. Salazar não viu Piquet se aproximando, manteve a trajetória normal, e os dois bateram. Após sair do carro, Piquet partiu para a agressão física contra Salazar, diante das câmeras de televisão, em uma cena que demonstra um pouco do seu temperamento competitivo e explosivo. "Salazar não é piloto, é motorista", declarou Piquet à época. Curiosamente, ambos haviam se conhecido quando ainda eram recém-chegados à Europa; e, muitos anos depois, chegaram a correr juntos em corridas de Turismo. Num ano marcado por problemas políticos na categoria, acidentes e mortes de pilotos, Piquet fechou o ano em 11º lugar com 20 pontos.

Anos mais tarde, Piquet ficou sabendo de um engenheiro do motor que trabalhou com o piloto brasileiro na equipe Brabham naquela época, que aquele famoso acidente foi a melhor coisa que podia ter acontecido à BMW, porque evitou a vergonha do motor alemão explodir em seu próprio país.

Contra a quadra francesa: a Renault de Alain Prost e René Arnoux e Patrick Tambay da Ferrari, Piquet consegue em 1983 seu segundo título na última corrida, o GP da África do Sul em Kyalami. A tática da equipe era colocar pouca gasolina um dos dois carros, assim forçava a concorrência a forçarem o ritmo e, paravam para reabastecer. Foi também o primeiro campeonato vencido por um carro com motor Turbo na Fórmula 1.

Em 1984, a Brabham e o motor BMW não chegam a piorar. A McLaren, sob o comando de Ron Dennis, foi a equipe que veio para colocar ordem na Fórmula 1.

As inovações introduzidas por Gordon Murray na Brabham não são suficientes, embora Piquet tenha conquistado 9 poles no ano. Chega a liderar por várias provas, mas abandona grande parte delas por problemas mecânicos.

Piquet teve uma grande vitória. O modelo BT53, revisado, vai para o Canadá, em Montreal, com um radiador de óleo instalado no bico do carro. Durante a corrida, o radiador foi esquentando o pé do brasileiro fazendo com que o piloto praticamente abandonasse a corrida. Porém, ele seguiu adiante para vencer de forma brilhante. No podium, ele mostrava o dedo do pé com bolhas para Niki Lauda e Alain Prost. O brasileiro tenta uma reação vencendo em Detroit, nos Estados Unidos, mas fica por aí. Termina o ano em 5º lugar cpm 29 pontos.

Em 1985, a chance de brigar na frente foi impedida quando Bernie Ecclestone assinou um contrato de fornecimento dos pneus Pirelli. O desenvolvimento dos pneus italianos era um desafio de proporções gigantescas. Nenhum resultado poderia ser cobrado antes de dois ou três anos. Piquet consegue uma vitória no ano. Ela aconteceu em Paul Ricard, na França. Sob um calor infernal, o brasileiro faz uma corrida bem planejada. Ultrapassa Ayrton Senna da Lotus e Keke Rosberg da Williams. Vai abrindo e fazendo um ritmo de corrida muito bom. As equipes de ponta com a borracha americana da Goodyear não consegue acompanhar o ritmo imposto pelo piloto brasileiro, porque o Brabham número 7 não dá nenhuma demonstração que fará a troca; Piquet vence com relativa facilidade. Foi a última vitória da equipe na categoria. Depois dessa vitória, volta a realidade. O piloto chega a conquistar a última pole da equipe em Zandvoort, na Holanda. Terminou em 2º lugar no Grande Prêmio da Itália, em Monza. Nessa corrida, pela primeira vez juntos no podium, Piquet e Senna, o 3º colocado. Na Bélgica em Spa-Francorchamps, com a pista molhada, após a largada, Piquet escorrega na primeira curva La Source, perdendo várias posições; ele fez uma enorme corrida de recuperação e terminou em 5º. As últimas três provas do campeonato, o piloto brasileiro não terminou. Era hora de mudança de equipe, o ciclo Brabham já tinha terminado. No último ano com a equipe, terminou em 8º lugar com 21 pontos.

Em 1986 Piquet foi para a equipe de seus dois vice-campeões, a Williams, para desenvolver, junto com seu companheiro de equipe, o inglês Nigel Mansell, o projeto dos motores turbo da Honda. No primeiro ano, o carro mostrou-se competitivo, porém uma sucessão de resultados desfavoráveis e estratégias mal calculadas como na última prova da temporada (GP da Austrália), que levaram Piquet e Mansell a perder o título para Prost. Parte do fracasso se deveu a um grave acidente sofrido pelo dono da equipe, Frank Williams, que o deixou afastado do comando da equipe por vários meses, e fadado a uma cadeira de rodas pelo resto da vida. Frank foi o responsável pela contratação de Piquet, enquanto o seu sócio e engenheiro-chefe da equipe, Patrick Head, era claramente defensor de Mansell na equipe.

No Grande Prêmio da Alemanha em Hockenheim que Piquet usou a malandragem; na 15ª volta, Nigel Mansell com o carro instável errou uma freada e saiu da pista, prejudicando o rendimento dos seus pneus. O piloto avisa pelo rádio à sua equipe para colocar pneus novos nos boxes. A equipe rapidamente se prepara para recebê-lo, mas quem aparece no pit foi o Williams número 6 do piloto brasileiro. Piquet, brilhante, havia antecipado sua parada para trocá-los. Dentro do pit, pelo rádio, Patrick Head comunica ao piloto inglês para não entrar nesta volta, forçando-o a completar mais uma com os pneus bem gastos, já que a equipe estava comprometida com a execução do carro do seu companheiro de equipe.

Na primeira edição do Grande Prêmio da Hungria, Piquet realizou, sobre Ayrton Senna, a ultrapassagem que muitos consideram como a mais bela de todos os tempos na Fórmula 1 – no fim da reta dos boxes, pelo lado de fora de uma curva de 180 graus, escorregando nas quatro rodas. O tricampeão Jackie Stewart, comentando a cena, disse que era "como fazer um looping com um Boeing 747".

Em 1987, as Williams dominaram a temporada. Piquet sofreu um grave acidente logo no início do ano, em um teste no circuito de Imola, na mesma curva Tamburello que se tornaria famosa pela morte de Ayrton Senna. "Depois desse acidente, minha visão nunca mais foi a mesma, e eu perdi uma parte da noção de profundidade", declarou Piquet anos depois. Mesmo assim, Piquet e Mansell disputaram o título corrida a corrida – e Piquet, para driblar o alegado favorecimento da equipe ao inglês, lançou mão de suas conhecidas artimanhas, como testar com uma configuração ruim do carro, que muitas vezes seria copiada pelos mecânicos de Mansell, e alterá-la completamente minutos antes do treino ou da corrida.

Nos treinos para o GP da Itália, em Monza, o piloto brasileiro estreia a suspensão ativa. Consegue a pole, e também vence. Na prova seguinte, o novo componente é colocado no carro do piloto inglês, mas ele não consegue um acerto adequado. Para não favorecer apenas um lado, a equipe Williams resolve retirar a suspensão dos dois carros. A alegação é que o novo componente não estava totalmente pronto para enfrentar uma corrida e que seria muito arriscada colocar uma nova tecnologia sem ainda ter uma certeza plena de que ela seria melhor e mais resistente que a suspensão tradicional. A verdade é que Mansell não entendia o funcionamento correto dela, diferente do Piquet que tirava máximo proveito. Resultado, na reta final, os dois carros voltam para a suspensão convencional em condições iguais. Nos GPs da Espanha e México, Mansell vence, com Piquet em quarto e segundo lugar respectivamente. O brasileiro vai para o Japão com 12 pontos de vantagem. Nos treinos oficiais no circuito de Suzuka, na ânsia de superar o tempo do seu companheiro de equipe, Mansell sofre um forte acidente, embora não o tenha causado ferimentos sérios, deixou-o sem condições para disputar a prova, e Piquet sagrou-se tricampeão mundial por antecipação.

Na última corrida, o GP da Austrália, em Adelaide, o piloto inglês não aparece. Acabou sendo substituído pelo italiano Riccardo Patrese.

A Honda, então consagrada com o melhor motor turbo do período, deixou a Williams e em 1988 passou a equipar a McLaren e a Lotus. Para a McLaren, conseguiu a contratação de Ayrton Senna, e para o lugar que Senna deixara na Lotus levou Nelson Piquet com um contrato milionário. Mas o carro amarelo da lendária equipe, projetado pelo engenheiro francês Gérard Ducarouge (que trabalhou com Senna em 1985 à 1987 na equipe), mostrou-se problemático. Mesmo tendo o motor japonês, a Lotus não tinha forças para lutar com a mesma intensidade do que a McLaren. O Lotus era 7 km/h mais lento do que o McLaren no retão em Jacarepaguá. O carro da Lotus era 2 segundos mais lento e aumentava para 3 em San Marino. O carro não reagia as modificações propostas e experimentadas pelo piloto. O diagnóstico de Piquet: excessiva torção na parte traseira do chassi. Segundo comentários da imprensa automobilística internacional, o Lotus 100T tinha a estrutura rígida de uma casquinha de sorvete. O motor não era o problema por causa do baixo rendimento do carro, mas sim o chassi que Piquet declarou publicamente que era "uma merda" e desentendeu-se completamente com Ducarouge. Com condições de disputar posições com os carros equipado com motor aspirado, o piloto terminou o campeonato em 6º lugar com 22 pontos conquistados.

Sem o motor Honda, para 1989 a Lotus contratou Frank Dernie, vindo da Williams; mas o propulsor japonês havia deixado a equipe de Frank, e o time de Peter Warr fechou com o motor Judd que mostrou-se um dos mais fracos da época. O piloto só conseguia se classificar nas provas praticamente no final do grid e disputar posições pelo bloco intermediário e de vez em quando dava para marcar alguns pontos. Para piorar, o brasileiro não conseguiria se classificar para o Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps, o mesmo acontecendo com o seu companheiro de equipe, o japonês Satoru Nakajima. Pela segunda vez na carreira que o piloto brasileiro ficava ausente de uma corrida. Nenhum pódio, e mais um ano tendo que disputar com o pelotão intermediário, Piquet terminou em 8º lugar no campeonato com 12 pontos.

Desiludido com as duas temporadas frustantes na Lotus, Piquet assinou contrato com a equipe Benetton para a temporada de 1990. A falta de potência do motor Cosworth V-8 era compensada pelo notável equilíbrio do chassi do carro, e, após algumas boas corridas, Piquet vence o polêmico GP do Japão, (aquela prova, segundos depois da largada que Senna enfia o seu carro na traseira da Ferrari de Prost ao tentar fazer a primeira curva da pista e com os dois fora da pista, acabou decidindo o campeonato a favor do brasileiro da McLaren). A vitória teve sabor mais especial ainda para Piquet porque o segundo colocado foi o seu amigo de adolescência Roberto Moreno, também pela Benetton, estreando como substituto de Alessandro Nannini, que havia sofrido um gravíssimo acidente de helicóptero que lhe afastou em definitivo da Fórmula 1.

Piquet também venceu a corrida seguinte, o Grande Prêmio da Austrália, após uma manobra arriscada na última volta – Nigel Mansell, que ao volante da Ferrari tentava ultrapassar o brasileiro, foi obrigado a frear fortemente e sair da pista na curva mais fechada do circuito, quando o brasileiro, simples e propositalmente, ignorou sua tentativa e seguiu o traçado normal. Um lance sarcástico típico de Piquet no GP de número 500 da história da categoria. Com o magnífico lance, Piquet terminou em 3º com 43 pontos1, e se classificou à frente de um piloto da McLaren e da Ferrari.

Em 1991, ainda na Benetton, Nelson obteve sua última vitória na F-1 no Grande Prêmio do Canadá, e também em cima de Mansell – a quem Piquet se referia ironicamente como "o idiota veloz". O inglês liderava com mais de 50 segundos e, na última volta, já acenando para os torcedores, começou a andar lento. Por causa disso, o alternador não gerou energia suficiente para abastecer toda a eletrônica embarcada do Williams e o carro simplesmente "morreu". Após a vitória, Piquet passou pelo carro parado de Mansell acenando para o rival. Depois declarou que quando viu o carro do piloto inglês parado naquele momento "quase teve um orgasmo". Neste mesmo ano, a Benetton substituiu Roberto Moreno pelo jovem talento Michael Schumacher, patrocinado pela Mercedes-Benz, que até então havia disputado apenas sua corrida de estreia na Fórmula 1. Insatisfeito com as perspectivas da sua equipe para a temporada de 1992, já que o novo motor Ford Cosworth não era suficientemente potente para deixá-lo em condições de voltar a brigar por títulos, Piquet, já com 39 anos de idade e 204 GPs no currículo, decidiu abandonar a categoria máxima do automobilismo após chegar em 4º lugar no chuvoso Grande Prêmio da Austrália. Encerrou sua carreira na principal categoria em 6º lugar com 26.5 pontos.

Em 1992, Piquet decidiu correr as 500 Milhas de Indianápolis, com um Lola-Buick da equipe Menards. Rapidamente se destacou como o mais rápido entre os estreantes. Mas, em um dos treinos, um furo lento num pneu fez o carro rodar a toda velocidade na curva 4 e se espatifar de frente na mureta de proteção do circuito. Além de traumatismo craniano e lesão torácica, Piquet sofreu fraturas múltiplas nas pernas e nos pés, em que perdeu dois dedos. Várias cirurgias no Hospital Metodista de Indianápolis reconstruíram os membros inferiores, mas deixaram seqüelas que obrigaram o brasileiro a abandonar as categorias de monopostos. Mesmo assim, Piquet voltou a Indianápolis para a corrida de 1993, pela mesma equipe, mas foi obrigado a abandonar por problemas de motor.

Desde então, Piquet corre apenas por prazer em eventos como as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Spa-Francorchamps, e em provas de Turismo como a Mil Milhas Brasileiras, que venceu duas vezes - a última em 2006, dividindo um Aston Martin DBR9 com Hélio Castroneves, Christophe Bouchut e Nelson Ângelo Piquet.

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