Éric Bernard

domingo, 24 de agosto de 2014


Nome
Éric Bernard
País
Nascimento
24/08/1964
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Éric Bernard
GPs
46
Largadas
44
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
1
Pontos
10
Volta + Rápidas
0
Voltas
1936
Voltas como líder
0

Ano a ano de Éric Bernard
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Ligier
Lotus
14
0
0
1
1
0
776
0
0
0.29
4
Lola
14
0
0
0
0
0
345
0
0
0.07
1
Lola
16
0
0
0
0
0
692
0
0
0.31
5
Lola
2
0
0
0
0
0
123
0
0
0.00
0

Temporadas de Éric Bernard
31
13
21
18

Resultados de Éric Bernard
1 vez
1 vez
3 vezes
1 vez
3 vezes
3 vezes
10º
4 vezes
11º
1 vez
12º
1 vez
13º
3 vezes
18º
1 vez
NC
22 vezes
NQ
2 vezes

Corridas de Éric Bernard
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
46
GP da Europa
11
Lotus Mugen-Honda
22
18
0
45
GP de Portugal
25
Ligier Renault
21
10
0
44
GP da Itália
25
Ligier Renault
12
7
0
43
GP da Bélgica
25
Ligier Renault
16
10
0
42
GP da Hungria
25
Ligier Renault
18
10
0
41
GP da Alemanha
25
Ligier Renault
14
3
4
40
GP da Inglaterra
25
Ligier Renault
23
13
0
39
GP da França
25
Ligier Renault
15
NC
Câmbio
0
38
GP do Canadá
25
Ligier Renault
24
13
0
37
GP da Espanha
25
Ligier Renault
20
8
0
36
GP de Mônaco
25
Ligier Renault
21
NC
Rodada
0
35
GP de San Marino
25
Ligier Renault
17
12
0
34
GP do Pacífico
25
Ligier Renault
18
10
0
33
GP do Brasil
25
Ligier Renault
20
NC
Batida
0
32
GP do Japão
29
Lola Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
31
GP da Espanha
29
Lola Ford Cosworth
23
NC
Batida
0
30
GP de Portugal
29
Lola Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
29
GP da Itália
29
Lola Ford Cosworth
24
NC
Motor
0
28
GP da Bélgica
29
Lola Ford Cosworth
20
NC
Câmbio
0
27
GP da Hungria
29
Lola Ford Cosworth
21
NC
Motor
0
26
GP da Alemanha
29
Lola Ford Cosworth
25
NC
Transmissão
0
25
GP da Inglaterra
29
Lola Ford Cosworth
21
NC
Transmissão
0
24
GP da França
29
Lola Ford Cosworth
23
NC
Transmissão
0
23
GP do México
29
Lola Ford Cosworth
18
6
1
22
GP do Canadá
29
Lola Ford Cosworth
19
NC
Câmbio
0
21
GP de Mônaco
29
Lola Ford Cosworth
21
9
0
20
GP de San Marino
29
Lola Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
19
GP do Brasil
29
Lola Ford Cosworth
19
NC
Motor
0
18
GP dos EUA
29
Lola Lamborghini
23
NC
Câmbio
0
17
GP do Japão
29
Lola Lamborghini
16
NC
Motor
0
16
GP da Espanha
29
Lola Lamborghini
18
NC
Câmbio
0
15
GP de Portugal
29
Lola Lamborghini
10
NC
Câmbio
0
14
GP da Itália
29
Lola Lamborghini
13
NC
Embreagem
0
13
GP da Bélgica
29
Lola Lamborghini
15
9
0
12
GP da Hungria
29
Lola Lamborghini
12
6
1
11
GP da Alemanha
29
Lola Lamborghini
12
NC
Combustível
0
10
GP da Inglaterra
29
Lola Lamborghini
8
4
3
9
GP da França
29
Lola Lamborghini
11
8
0
8
GP do México
29
Lola Lamborghini
25
NC
Freios
0
7
GP do Canadá
29
Lola Lamborghini
23
9
0
6
GP de Mônaco
29
Lola Lamborghini
24
6
1
5
GP de San Marino
29
Lola Lamborghini
13
13
Embreagem
0
4
GP do Brasil
29
Lola Lamborghini
11
NC
Câmbio
0
3
GP dos EUA
29
Lola Lamborghini
15
8
0
2
GP da Inglaterra
29
Lola Lamborghini
13
NC
Motor
0
1
GP da França
29
Lola Lamborghini
15
11
0
 
Pódios de Éric Bernard
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Alemanha
25
Ligier Renault
14
3
4

Companheiros de Éric Bernard
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lola Philippe Alliot
11
17
0
0
0
0
0
0
2
0
0
2
Lola Aguri Suzuki
4
3
5
6
0
0
0
0
10
6
9
7
Lola Aguri Suzuki
6
6
1
1
0
0
0
0
9
5
9
5
Ligier Olivier Panis
3
2
4
7
0
0
0
0
3
10
3
10
Lotus Alessandro Zanardi
18
16
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1

Éric Bernard (Martigues, perto de Marselha, 24 de Agosto de 1964) é um ex-piloto de fórmula 1 que competiu pelas equipes Ligier, Larrousse e Lotus.

Ele começou no kart em 1976 e nos sete anos que se seguiram, ganhou quatro títulos franceses. Em 1983 ele frequentou a escola de corridas "Paul Ricard" e foi um dos finalistas na Volant Elf. Ele bateu seu compatriota Jean Alesi e o belga Bertrand Gachot para o prêmio, obtendo-se uma plena unidade com patrocínio na Fórmula Renault para 1984. Ele terminou na sexta posição, mas ganhou no ano seguinte, e entrando Fórmula 3 francesa em 1986. Ele venceu no ano seguinte, terminando em segundo lugar no campeonato, atrás de seu antigo rival, Alesi. Em 1988, entrou na Fórmula 3000.

Em 1989, ele foi chamado pela Larrousse para o GP da França, substituindo seu compatriota Yannick Dalmas, que estava doente. Foi uma boa estréia, pois ele chegou a estar em quinto lugar, e ainda estava em sétimo quando o motor Lamborghini V12 teve problemas a poucas voltas do fim. Bernard estava no GP da Inglaterra, antes de regressar ao seu compromisso com a Fórmula 3000 pela DAMS.

Ele foi recompensado com uma temporada como test-driver para a Larrousse em 1990. Lá, ele atraiu muitos avisos positivos para o seu estilo, com diversos observadores comparando Bernard a Alain Prost. Ele marcou seu primeiro ponto com um sexto lugar no GP de Mônaco, e seu melhor resultado viria em Silverstone, no Grande Prêmio da Inglaterra, onde ele tirou um 4 º lugar.

Bernard foi escolhido para permanecer na Larrousse em 1991 para a temporada, mas a equipe estava em apuros, pois a Lamborghini levou os seus motores para a equipe Modena. Apesar disto, terminaria em sexto lugar no México, que foi o seu último ponto para terminar com a Larrousse, mas chegou ao fundo do poço não se qualificar pela primeira vez em sua carreira no GP da Itália. O pior estava por vir, quando Bernard quebrou a perna na primeira sessão prática para o Grande Prêmio do Japão, dando lugar a Bertrand Gachot, recém-libertado da prisão.

Bernard tentava recuperar a forma, para que o seu patrocinador, a Elf, conseguisse colocá-lo em um teste para a tradicional equipe Ligier. Em 1994, com o orçamento reduzido, a Ligier viu Bernard ser promovido uma corrida "aos bancos", ao lado de Olivier Panis, até então um novato. Infelizmente, para Éric, Panis iria vencê-lo. Mas Bernard terminaria em terceiro lugar, no movimentado GP da Alemanha, mas até o GP de Jerez), ele foi sacado da equipe, a fim de acomodar o inglês Johnny Herbert. Ele ocupou a vaga deixada por Herbert na lendária Lotus, para preencher a vaga no GP europeu, sendo um preparativo para o adeus da equipe, mas o francês deu lugar ao finlandês Mika Salo.

Para 1995, ele era fortemente cogitado para retornar à Larrousse, mas a equipe fechou as portas pouco antes da temporada começar. Depois disto, Bernard passaria para os sportscars, desfrutando um considerável sucesso na série GT.

Posts Relacionados