Derek Warwick

quarta-feira, 27 de agosto de 2014


Nome
Derek Warwick
País
Nascimento
27/08/1954
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
3 – (3 vezes)
Melhor Resultado
2 – (2 vezes)
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Derek Warwick
GPs
162
Largadas
147
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
4
Pontos
71
Volta + Rápidas
2
Voltas
6376
Voltas como líder
16

Ano a ano de Derek Warwick
Ano
Equipe Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
Footwork
16
0
0
0
0
0
865
0
0
0.25
4
Lotus
16
0
0
0
0
0
746
0
0
0.19
3
Arrows
15
0
0
0
0
0
613
0
4
0.47
7
Arrows
16
0
0
0
0
0
808
0
0
1.06
17
Arrows
16
0
0
0
0
0
650
0
0
0.19
3
Brabham
11
0
0
0
0
0
451
0
0
0.00
0
Renault
15
0
0
0
0
0
608
0
0
0.33
5
Renault
16
0
2
2
4
0
712
1
12
1.44
23
Toleman
15
0
0
0
0
0
597
0
0
0.60
9
Toleman
14
0
0
0
0
0
283
1
0
0.00
0
Toleman
12
0
0
0
0
0
43
0
0
0.00
0

Temporadas de Derek Warwick
33
32
14
7
14
21
16
8
10
14
16

Resultados de Derek Warwick
2 vezes
2 vezes
8 vezes
9 vezes
9 vezes
8 vezes
3 vezes
5 vezes
10º
9 vezes
11º
4 vezes
13º
3 vezes
14º
1 vez
15º
2 vezes
16º
1 vez
17º
1 vez
NC
80 vezes
NL
1 vez
NQ
14 vezes

Corridas de Derek Warwick
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
162
GP da Austrália
9
Footwork Mugen-Honda
17
10
0
161
GP do Japão
9
Footwork Mugen-Honda
7
14
Batida
0
160
GP de Portugal
9
Footwork Mugen-Honda
9
15
Acidente
0
159
GP da Itália
9
Footwork Mugen-Honda
11
NC
Batida
0
158
GP da Bélgica
9
Footwork Mugen-Honda
7
NC
Motor
0
157
GP da Hungria
9
Footwork Mugen-Honda
9
4
3
156
GP da Alemanha
9
Footwork Mugen-Honda
11
17
0
155
GP da Inglaterra
9
Footwork Mugen-Honda
8
6
1
154
GP da França
9
Footwork Mugen-Honda
15
13
0
153
GP do Canadá
9
Footwork Mugen-Honda
18
16
0
152
GP de Mônaco
9
Footwork Mugen-Honda
12
NC
Acelerador
0
151
GP da Espanha
9
Footwork Mugen-Honda
16
13
0
150
GP de San Marino
9
Footwork Mugen-Honda
15
NC
Rodada
0
149
GP da Europa
9
Footwork Mugen-Honda
14
NC
Câmbio
0
148
GP do Brasil
9
Footwork Mugen-Honda
18
9
0
147
GP da África do Sul
9
Footwork Mugen-Honda
22
7
Rodada
0
146
GP da Austrália
11
Lotus Lamborghini
11
NC
Câmbio
0
145
GP do Japão
11
Lotus Lamborghini
11
NC
Câmbio
0
144
GP da Espanha
11
Lotus Lamborghini
10
NC
Câmbio
0
143
GP de Portugal
11
Lotus Lamborghini
21
NC
Acelerador
0
142
GP da Itália
11
Lotus Lamborghini
12
NC
Embreagem
0
141
GP da Bélgica
11
Lotus Lamborghini
18
11
0
140
GP da Hungria
11
Lotus Lamborghini
11
5
2
139
GP da Alemanha
11
Lotus Lamborghini
16
8
0
138
GP da Inglaterra
11
Lotus Lamborghini
16
NC
Motor
0
137
GP da França
11
Lotus Lamborghini
16
11
0
136
GP do México
11
Lotus Lamborghini
11
10
0
135
GP do Canadá
11
Lotus Lamborghini
11
6
1
134
GP de Mônaco
11
Lotus Lamborghini
13
NC
Rodada
0
133
GP de San Marino
11
Lotus Lamborghini
10
7
0
132
GP do Brasil
11
Lotus Lamborghini
24
NC
Falha Elétrica
0
131
GP dos EUA
11
Lotus Lamborghini
24
NC
Câmbio
0
130
GP da Austrália
9
Arrows Ford Cosworth
20
NC
Rodada
0
129
GP do Japão
9
Arrows Ford Cosworth
25
6
1
128
GP da Espanha
9
Arrows Ford Cosworth
16
9
0
127
GP de Portugal
9
Arrows Ford Cosworth
22
NC
Acidente
0
126
GP da Itália
9
Arrows Ford Cosworth
16
NC
Alimentação
0
125
GP da Bélgica
9
Arrows Ford Cosworth
10
6
1
124
GP da Hungria
9
Arrows Ford Cosworth
9
10
0
123
GP da Alemanha
9
Arrows Ford Cosworth
17
6
1
122
GP da Inglaterra
9
Arrows Ford Cosworth
19
9
0
121
GP do Canadá
9
Arrows Ford Cosworth
12
NC
4
Motor
0
120
GP dos EUA
9
Arrows Ford Cosworth
10
NC
Batida
0
119
GP do México
9
Arrows Ford Cosworth
10
NC
Falha Elétrica
0
118
GP de Mônaco
9
Arrows Ford Cosworth
6
NC
Falha Elétrica
0
117
GP de San Marino
9
Arrows Ford Cosworth
12
5
2
116
GP do Brasil
9
Arrows Ford Cosworth
8
5
2
115
GP da Austrália
17
Arrows Megatron
7
NC
Motor
0
114
GP do Japão
17
Arrows Megatron
7
NC
Rodada
0
113
GP da Espanha
17
Arrows Megatron
17
NC
Chassi
0
112
GP de Portugal
17
Arrows Megatron
10
4
3
111
GP da Itália
17
Arrows Megatron
6
4
3
110
GP da Bélgica
17
Arrows Megatron
10
5
2
109
GP da Hungria
17
Arrows Megatron
12
NC
Freios
0
108
GP da Alemanha
17
Arrows Megatron
12
7
0
107
GP da Inglaterra
17
Arrows Megatron
9
6
1
106
GP da França
17
Arrows Megatron
11
NC
Rodada
0
105
GP dos EUA
17
Arrows Megatron
9
NC
Rodada
0
104
GP do Canadá
17
Arrows Megatron
16
7
0
103
GP do México
17
Arrows Megatron
9
5
2
102
GP de Mônaco
17
Arrows Megatron
7
4
3
101
GP de San Marino
17
Arrows Megatron
14
9
0
100
GP do Brasil
17
Arrows Megatron
11
4
3
99
GP da Austrália
17
Arrows Megatron
12
NC
Transmissão
0
98
GP do Japão
17
Arrows Megatron
13
10
0
97
GP do México
17
Arrows Megatron
11
NC
Acidente
0
96
GP da Espanha
17
Arrows Megatron
12
10
0
95
GP de Portugal
17
Arrows Megatron
12
13
0
94
GP da Itália
17
Arrows Megatron
12
NC
Falha Elétrica
0
93
GP da Áustria
17
Arrows Megatron
9
6
1
92
GP da Hungria
17
Arrows Megatron
13
NC
Turbo
0
91
GP da Alemanha
17
Arrows Megatron
13
5
2
90
GP da Inglaterra
17
Arrows Megatron
10
NC
Turbo
0
89
GP da França
17
Arrows Megatron
10
NC
Acidente
0
88
GP dos EUA
17
Arrows Megatron
11
NC
Motor
0
87
GP de Mônaco
17
Arrows Megatron
11
NC
Câmbio
0
86
GP da Bélgica
17
Arrows Megatron
12
NC
Radiador
0
85
GP de San Marino
17
Arrows Megatron
10
11
Pane Seca
0
84
GP do Brasil
17
Arrows Megatron
8
NC
Motor
0
83
GP da Austrália
8
Brabham BMW
20
NC
Freios
0
82
GP do México
8
Brabham BMW
7
NC
Motor
0
81
GP de Portugal
8
Brabham BMW
12
NC
Falha Elétrica
0
80
GP da Itália
8
Brabham BMW
7
NC
Rodada
0
79
GP da Áustria
8
Brabham BMW
10
NL
Não largou
0
78
GP da Hungria
8
Brabham BMW
19
NC
Acidente
0
77
GP da Alemanha
8
Brabham BMW
20
7
0
76
GP da Inglaterra
8
Brabham BMW
9
8
0
75
GP da França
8
Brabham BMW
14
9
0
74
GP dos EUA
8
Brabham BMW
15
10
0
73
GP do Canadá
8
Brabham BMW
10
NC
Motor
0
72
GP da Austrália
16
Renault Renault
12
NC
Transmissão
0
71
GP da Europa
16
Renault Renault
8
NC
Injeção
0
70
GP da Bélgica
16
Renault Renault
14
6
1
69
GP da Itália
16
Renault Renault
12
NC
Transmissão
0
68
GP da Holanda
16
Renault Renault
12
NC
Câmbio
0
67
GP da Áustria
16
Renault Renault
13
NC
Motor
0
66
GP da Alemanha
16
Renault Renault
20
NC
Ignição
0
65
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
12
5
2
64
GP da França
16
Renault Renault
10
7
0
63
GP dos EUA
16
Renault Renault
6
NC
Transmissão
0
62
GP do Canadá
16
Renault Renault
6
NC
Acidente
0
61
GP de Mônaco
16
Renault Renault
10
5
2
60
GP de San Marino
16
Renault Renault
14
10
Pane Seca
0
59
GP de Portugal
16
Renault Renault
6
7
0
58
GP do Brasil
16
Renault Renault
10
10
0
57
GP de Portugal
16
Renault Renault
9
NC
Câmbio
0
56
GP da Europa
16
Renault Renault
7
11
Temperatura
0
55
GP da Itália
16
Renault Renault
12
NC
Óleo
0
54
GP da Holanda
16
Renault Renault
4
NC
Rodada
0
53
GP da Áustria
16
Renault Renault
6
NC
Motor
0
52
GP da Alemanha
16
Renault Renault
3
3
4
51
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
6
2
6
50
GP de Dallas
16
Renault Renault
3
NC
Rodada
0
49
GP dos EUA
16
Renault Renault
6
NC
01:46.221
Câmbio
0
48
GP do Canadá
16
Renault Renault
4
NC
Chassi
0
47
GP de Mônaco
16
Renault Renault
5
NC
Batida
0
46
GP da França
16
Renault Renault
7
NC
Acidente
0
45
GP de San Marino
16
Renault Renault
4
4
3
44
GP da Bélgica
16
Renault Renault
4
2
6
43
GP da África do Sul
16
Renault Renault
9
3
4
42
GP do Brasil
16
Renault Renault
3
NC
12
Suspensão
0
41
GP da África do Sul
35
Toleman Hart
13
4
3
40
GP da Europa
35
Toleman Hart
11
5
2
39
GP da Itália
35
Toleman Hart
12
6
1
38
GP da Holanda
35
Toleman Hart
7
4
3
37
GP da Áustria
35
Toleman Hart
10
NC
Turbo
0
36
GP da Alemanha
35
Toleman Hart
9
NC
Motor
0
35
GP da Inglaterra
35
Toleman Hart
10
NC
Câmbio
0
34
GP do Canadá
35
Toleman Hart
12
NC
Turbo
0
33
GP dos EUA
35
Toleman Hart
9
NC
Motor
0
32
GP da Bélgica
35
Toleman Hart
22
7
0
31
GP de Mônaco
35
Toleman Hart
10
NC
Batida
0
30
GP de San Marino
35
Toleman Hart
14
NC
Rodada
0
29
GP da França
35
Toleman Hart
9
NC
Motor
0
28
GP do Oeste dos EUA
35
Toleman Hart
6
NC
Rodada
0
27
GP do Brasil
35
Toleman Hart
5
8
0
26
GP de Las Vegas
35
Toleman Hart
10
NC
Ignição
0
25
GP da Itália
35
Toleman Hart
16
NC
Batida
0
24
GP da Suíça
35
Toleman Hart
21
NC
Motor
0
23
GP da Áustria
35
Toleman Hart
15
NC
Suspensão
0
22
GP da Alemanha
35
Toleman Hart
14
10
0
21
GP da França
35
Toleman Hart
14
15
0
20
GP da Inglaterra
35
Toleman Hart
16
NC
Semieixo
0
19
GP da Holanda
35
Toleman Hart
13
NC
01:19.780
Óleo
0
18
GP de Mônaco
35
Toleman Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
17
GP da Bélgica
35
Toleman Hart
19
NC
Transmissão
0
16
GP de San Marino
35
Toleman Hart
8
NC
Falha Elétrica
0
15
GP do Oeste dos EUA
35
Toleman Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
14
GP do Brasil
35
Toleman Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
13
GP da África do Sul
35
Toleman Hart
14
NC
Acidente
0
12
GP de Las Vegas
36
Toleman Hart
22
NC
Câmbio
0
11
GP do Canadá
36
Toleman Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
10
GP da Itália
36
Toleman Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
9
GP da Holanda
36
Toleman Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
8
GP da Áustria
36
Toleman Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
7
GP da Alemanha
36
Toleman Hart
0
NQ
Não qualificado
0
6
GP da Inglaterra
36
Toleman Hart
0
NQ
Não qualificado
0
5
GP da França
36
Toleman Hart
0
NQ
Não qualificado
0
4
GP da Espanha
36
Toleman Hart
0
NQ
Não qualificado
0
3
GP de Mônaco
36
Toleman Hart
0
NQ
Não qualificado
0
2
GP da Bélgica
36
Toleman Hart
0
NQ
Não qualificado
0
1
GP de San Marino
36
Toleman Hart
0
NQ
Não qualificado
0
 
Pódios de Derek Warwick
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
4
GP da Alemanha
16
Renault Renault
3
3
4
3
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
6
2
6
2
GP da Bélgica
16
Renault Renault
4
2
6
1
GP da África do Sul
16
Renault Renault
9
3
4
 
Voltas mais rápidas de Derek Warwick
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP dos EUA
16
Renault Renault
6
NC
01:46.221
Câmbio
0
1
GP da Holanda
35
Toleman Hart
13
NC
01:19.780
Óleo
0
 
Voltas como líder de Derek Warwick
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP do Canadá
9
Arrows Ford Cosworth
12
NC
4
Motor
0
1
GP do Brasil
16
Renault Renault
3
NC
12
Suspensão
0

Companheiros de Derek Warwick
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Toleman Brian Henton
15
10
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Toleman Teo Fabi
10
7
0
0
0
0
0
0
8
3
10
1
Toleman Bruno Giacomelli
4
6
9
1
0
0
0
0
11
4
12
3
Renault Patrick Tambay
2
2
23
11
0
0
0
1
8
7
9
6
Renault Philippe Streiff
20
21
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Renault François Hesnault
18
24
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Renault Patrick Tambay
5
3
5
11
0
0
0
0
7
8
7
8
Brabham Riccardo Patrese
7
6
0
1
0
0
0
0
4
7
3
8
Arrows Eddie Cheever
5
4
3
8
0
0
0
0
6
10
9
7
Arrows Eddie Cheever
4
3
17
6
0
0
0
0
11
5
12
4
Arrows Eddie Cheever
5
3
7
6
0
0
0
0
10
5
14
1
Lotus Johnny Herbert
11
12
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Lotus Martin Donnelly
5
7
3
0
0
0
0
0
10
4
8
6
Footwork Aguri Suzuki
4
7
4
0
0
0
0
0
9
7
9
7

Derek Stanley Arthur Warwick (Alresford, 27 de Agosto de 1954) é um automobilista britânico. Correu ininterruptamente entre 1981 e 1990, voltando em 1993.

Derek Warwick deu início à carreira ainda jovem em corridas de turismo. Ele ganhou o Campeonato em 1971, com apenas 16 anos, e venceu em 1973, com 18 anos. Seu irmão mais novo, Paul, também correu com algum sucesso na Fórmula Superstox antes de avançar para a Fórmula 3000, no qual ele estava correndo quando acabou falecendo em um acidente, em 1991.

Warwick venceu o Campeonato de Fórmula Três em 1978. Esse foi o primeiro passo para o começo da carreira de Derek na F-1.

Warwick alcançou a F-1 em 1981, com a Toleman. Seu começo foi tímido: nenhum ponto marcado.

Após sair da Toleman em 1984, Warwick foi para a Renault no lugar do francês Alain Prost, que voltava à McLaren. O time francês estava praticamente fechando suas portas, mas ele marcou 24 pontos, sendo segundo lugar seu maior triunfo. Ele se manteve na Renault até 1985, quando a equipe, superada por suas equipes-clientes, fechou as portas.

Warwick era fortemente cotado para correr na Williams em 1985, mas, ainda acreditando que a Renault tinha carro para ele ganhar, o inglês simplesmente declinou o convite. Esse foi o começo do declínio de Warwick.

Com a saída de Elio De Angelis da Lotus, Derek tinha tudo para correr na lendária equipe de Colin Chapman. Entretanto, o primeiro piloto da Lotus, Ayrton Senna, impediu que Warwick assinasse com o time, pois não queria que a Lotus tivesse dois pilotos com condições de brigar por vitórias.

De Angelis havia morrido num acidente durante testes coletivos em Paul Ricard. Com isto, Derek Warwick foi chamado para seu lugar. Mas ele mostrou o mesmo desempenho do começo da carreira, sem nenhum ponto somado.

Warwick, após deixar a Brabham "zerado", assinou com a Arrows em 1987. Na estréia, ele não se saiu bem, e só conquistou seus pontos no Grande Prêmio da Inglaterra. Já em 1988, ele conquistou 17 pontos. Ele deixou a Arrows no fim da temporada de 1989, quando terminou o certame com sete pontos.

Com o fim do contrato com a Arrows, Warwick foi para a Lotus em 1990. Seu companheiro foi novamente o norte-irlandês Martin Donnelly, que havia corrido no lugar de Derek na Arrows. Mas dois acidentes abalaram as estruturas da decadente equipe britânica. Em Jerez de la Frontera, Donnelly estatelou o carro e ficou seriamente machucado.

Um momento marcante na carreira de Warwick ocorreu em Monza, na Itália, no ano de 1990. No começo da prova, Derek, que passaria em décimo primeiro, bateu a Lotus no guard-rail na saída da Parabólica, deslizou pela pista e por pouco não provoca uma catástrofe. Mas o inimaginável ocorre: Derek Warwick sai ileso do carro. Com três pontos no final da temporada, Derek, desiludido, deixa a Fórmula 1

Em 1991, o irmão de Derek, Paul, faleceu em um acidente na F-3000, mas se sagrou campeão post-mortem. A morte prematura de Paul deixou Derek abalado, mas ainda com condições de continuar correndo. Voltou às corridas de turismo britânico, e venceu o campeonato de 1991. Sua maior façanha foi a vitória no Campeonato de Sport-Protótipos de 1992, com Mark Blundell e Yannick Dalmas.

Com ânimo renovado após o triunfo em Le Mans, Derek volta à F-1 como piloto da Footwork. No começo, ele consegue um sétimo lugar na África do Sul e um nono no Brasil. Com o FA14, que era alimentado pelos motores Mugen-Honda, Warwick garantiu seus melhores resultados na temporada, chegando em sexto lugar na Inglaterra e em quarto na Hungria. Na Alemanha, em Hockenheim, ele protagonizou outro incrível acidente: Com seu carro destruído, Warwick atravessa a pista, dá quatro pulinhos e ao chegar em um salto, vira ao contrário. Sem perspectivas de correr em 1994, Derek deixou a Fórmula 1 de vez.

Após sair da F-1, Warwick passou a competir no Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC). Consegue resultados expressivos, com destaque para a vitória em Knockhill, em 1998.

12 anos após deixar as corridas de monopostos, Derek disputa a Grand Prix Masters. Após o fim da categoria, ele deixou definitivamente de correr em monopostos, mas não abandonou totalmente a carreira de piloto.

Posts Relacionados