Thierry Boutsen

domingo, 13 de julho de 2014


Nome
Thierry Boutsen
País
Nascimento
13/07/1957
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Thierry Boutsen
GPs
164
Largadas
163
Títulos
0
Vitórias
3
Poles
1
Pódios
15
Pontos
132
Volta + Rápidas
1
Voltas
8044
Voltas como líder
164

Ano a ano de Thierry Boutsen
Ano
Equipe
Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
Jordan
10
0
0
0
0
0
433
0
0
0.00
0
Ligier
16
0
0
0
0
0
713
0
0
0.13
2
Ligier
16
0
0
0
0
0
716
0
0
0.00
0
Williams
16
1
1
1
3
1
793
1
91
2.13
34
Williams
16
2
0
3
5
0
805
0
60
2.31
37
Benetton
16
0
0
5
5
0
942
0
0
1.69
27
Benetton
16
0
0
1
1
0
755
0
13
1.00
16
Arrows
16
0
0
0
0
0
766
0
0
0.00
0
Arrows
16
0
1
0
1
0
903
0
0
0.69
11
Arrows
Arrows
16
0
0
0
0
0
674
0
0
0.31
5
Arrows
10
0
0
0
0
0
544
0
0
0.00
0

Temporadas de Thierry Boutsen
21
15
11
20
8
4
5
6
26
14
26

Resultados de Thierry Boutsen
3 vezes
2 vezes
10 vezes
8 vezes
11 vezes
7 vezes
12 vezes
6 vezes
11 vezes
10º
9 vezes
11º
6 vezes
12º
4 vezes
13º
2 vezes
14º
2 vezes
15º
1 vez
16º
2 vezes
17º
1 vez
DES
1 vez
NC
65 vezes
NQ
1 vez

Corridas de Thierry Boutsen
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
164
GP da Bélgica
15
Jordan Hart
20
NC
Câmbio
0
163
GP da Hungria
15
Jordan Hart
24
9
0
162
GP da Alemanha
15
Jordan Hart
24
13
0
161
GP da Inglaterra
25
Jordan Hart
23
NC
Rolamento
0
160
GP da França
15
Jordan Hart
20
11
0
159
GP do Canadá
15
Jordan Hart
24
12
0
158
GP de Mônaco
15
Jordan Hart
23
NC
Suspensão
0
157
GP da Espanha
15
Jordan Hart
21
11
0
156
GP de San Marino
15
Jordan Hart
19
NC
Câmbio
0
155
GP da Europa
15
Jordan Hart
19
NC
Acelerador
0
154
GP da Austrália
25
Ligier Renault
22
5
2
153
GP do Japão
25
Ligier Renault
10
NC
Câmbio
0
152
GP de Portugal
25
Ligier Renault
11
8
0
151
GP da Itália
25
Ligier Renault
8
NC
Acelerador
0
150
GP da Bélgica
25
Ligier Renault
7
NC
Rodada
0
149
GP da Hungria
25
Ligier Renault
8
NC
Batida
0
148
GP da Alemanha
25
Ligier Renault
8
7
0
147
GP da Inglaterra
25
Ligier Renault
13
10
0
146
GP da França
25
Ligier Renault
9
NC
Rodada
0
145
GP do Canadá
25
Ligier Renault
21
10
0
144
GP de Mônaco
25
Ligier Renault
22
12
0
143
GP de San Marino
25
Ligier Renault
10
NC
Motor
0
142
GP da Espanha
25
Ligier Renault
14
NC
Motor
0
141
GP do Brasil
25
Ligier Renault
10
NC
Batida
0
140
GP do México
25
Ligier Renault
22
10
0
139
GP da África do Sul
25
Ligier Renault
14
NC
Alimentação
0
138
GP da Austrália
25
Ligier Lamborghini
20
NC
Acidente
0
137
GP do Japão
25
Ligier Lamborghini
17
9
0
136
GP da Espanha
25
Ligier Lamborghini
26
NC
Batida
0
135
GP de Portugal
25
Ligier Lamborghini
20
16
0
134
GP da Itália
25
Ligier Lamborghini
21
NC
Rodada
0
133
GP da Bélgica
25
Ligier Lamborghini
18
11
0
132
GP da Hungria
25
Ligier Lamborghini
19
17
Motor
0
131
GP da Alemanha
25
Ligier Lamborghini
17
9
0
130
GP da Inglaterra
25
Ligier Lamborghini
19
NC
Motor
0
129
GP da França
25
Ligier Lamborghini
16
12
0
128
GP do México
25
Ligier Lamborghini
14
8
0
127
GP do Canadá
25
Ligier Lamborghini
16
NC
Motor
0
126
GP de Mônaco
25
Ligier Lamborghini
16
7
0
125
GP de San Marino
25
Ligier Lamborghini
24
7
0
124
GP do Brasil
25
Ligier Lamborghini
18
10
0
123
GP dos EUA
25
Ligier Lamborghini
20
NC
Motor
0
122
GP da Austrália
5
Williams Renault
9
5
2
121
GP do Japão
5
Williams Renault
5
5
2
120
GP da Espanha
5
Williams Renault
7
4
3
119
GP de Portugal
5
Williams Renault
7
NC
Motor
0
118
GP da Itália
5
Williams Renault
6
NC
Suspensão
0
117
GP da Bélgica
5
Williams Renault
4
NC
Transmissão
0
116
GP da Hungria
5
Williams Renault
1
1
77
9
115
GP da Alemanha
5
Williams Renault
6
6
01:45.602
1
114
GP da Inglaterra
5
Williams Renault
4
2
6
113
GP da França
5
Williams Renault
8
NC
Motor
0
112
GP do México
5
Williams Renault
5
5
2
111
GP do Canadá
5
Williams Renault
6
NC
Batida
0
110
GP de Mônaco
5
Williams Renault
6
4
3
109
GP de San Marino
5
Williams Renault
4
NC
14
Motor
0
108
GP do Brasil
5
Williams Renault
3
5
2
107
GP dos EUA
5
Williams Renault
9
3
4
106
GP da Austrália
5
Williams Renault
5
1
57
9
105
GP do Japão
5
Williams Renault
7
3
4
104
GP da Espanha
5
Williams Renault
21
NC
Combustível
0
103
GP de Portugal
5
Williams Renault
8
NC
Temperatura
0
102
GP da Itália
5
Williams Renault
6
3
4
101
GP da Bélgica
5
Williams Renault
4
4
3
100
GP da Hungria
5
Williams Renault
4
3
4
99
GP da Alemanha
5
Williams Renault
6
NC
Batida
0
98
GP da Inglaterra
5
Williams Renault
7
10
0
97
GP da França
5
Williams Renault
5
NC
Câmbio
0
96
GP do Canadá
5
Williams Renault
6
1
3
9
95
GP dos EUA
5
Williams Renault
16
6
1
94
GP do México
5
Williams Renault
8
NC
Falha Elétrica
0
93
GP de Mônaco
5
Williams Renault
3
10
0
92
GP de San Marino
5
Williams Renault
6
4
3
91
GP do Brasil
5
Williams Renault
4
NC
Motor
0
90
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
10
5
2
89
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
10
3
4
88
GP da Espanha
20
Benetton Ford Cosworth
4
9
0
87
GP de Portugal
20
Benetton Ford Cosworth
13
3
4
86
GP da Itália
20
Benetton Ford Cosworth
8
6
1
85
GP da Bélgica
20
Benetton Ford Cosworth
6
DES
Desclassificado
0
84
GP da Hungria
20
Benetton Ford Cosworth
3
3
4
83
GP da Alemanha
20
Benetton Ford Cosworth
9
6
1
82
GP da Inglaterra
20
Benetton Ford Cosworth
12
NC
Transmissão
0
81
GP da França
20
Benetton Ford Cosworth
5
NC
Motor
0
80
GP dos EUA
20
Benetton Ford Cosworth
5
3
4
79
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
7
3
4
78
GP do México
20
Benetton Ford Cosworth
11
8
0
77
GP de Mônaco
20
Benetton Ford Cosworth
16
8
0
76
GP de San Marino
20
Benetton Ford Cosworth
8
4
3
75
GP do Brasil
20
Benetton Ford Cosworth
7
7
0
74
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
5
3
4
73
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
3
5
2
72
GP do México
20
Benetton Ford Cosworth
4
NC
13
Falha Elétrica
0
71
GP da Espanha
20
Benetton Ford Cosworth
8
16
Acidente
0
70
GP de Portugal
20
Benetton Ford Cosworth
9
14
0
69
GP da Itália
20
Benetton Ford Cosworth
6
5
2
68
GP da Áustria
20
Benetton Ford Cosworth
7
4
3
67
GP da Hungria
20
Benetton Ford Cosworth
6
NC
Motor
0
66
GP da Alemanha
20
Benetton Ford Cosworth
5
7
0
65
GP da Inglaterra
20
Benetton Ford Cosworth
5
NC
Motor
0
64
GP da França
20
Benetton Ford Cosworth
4
NC
Freios
0
63
GP dos EUA
20
Benetton Ford Cosworth
4
4
3
62
GP de Mônaco
20
Benetton Ford Cosworth
9
NC
Transmissão
0
61
GP da Bélgica
20
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Rolamento
0
60
GP de San Marino
20
Benetton Ford Cosworth
11
NC
Motor
0
59
GP do Brasil
20
Benetton Ford Cosworth
6
5
2
58
GP da Austrália
18
Arrows BMW
22
NC
Motor
0
57
GP do México
18
Arrows BMW
21
7
0
56
GP de Portugal
18
Arrows BMW
21
10
0
55
GP da Itália
18
Arrows BMW
13
7
0
54
GP da Áustria
18
Arrows BMW
18
NC
Turbo
0
53
GP da Hungria
18
Arrows BMW
22
NC
Falha Elétrica
0
52
GP da Alemanha
18
Arrows BMW
21
NC
Turbo
0
51
GP da Inglaterra
18
Arrows BMW
13
NC
Abandono
0
50
GP da França
18
Arrows BMW
21
NC
Abandono
0
49
GP dos EUA
18
Arrows BMW
13
NC
Acidente
0
48
GP do Canadá
18
Arrows BMW
12
NC
Falha Elétrica
0
47
GP da Bélgica
18
Arrows BMW
14
NC
Falha Elétrica
0
46
GP de Mônaco
18
Arrows BMW
14
8
0
45
GP de San Marino
18
Arrows BMW
12
7
0
44
GP da Espanha
18
Arrows BMW
19
7
0
43
GP do Brasil
18
Arrows BMW
15
NC
Escape
0
42
GP da Austrália
18
Arrows BMW
11
NC
Óleo
0
41
GP da África do Sul
18
Arrows BMW
10
6
1
40
GP da Europa
18
Arrows BMW
12
6
1
39
GP da Bélgica
18
Arrows BMW
6
10
0
38
GP da Itália
18
Arrows BMW
14
9
0
37
GP da Holanda
18
Arrows BMW
8
NC
Suspensão
0
36
GP da Áustria
18
Arrows BMW
16
8
0
35
GP da Alemanha
18
Arrows BMW
15
4
3
34
GP da Inglaterra
18
Arrows BMW
19
NC
Rodada
0
33
GP da França
18
Arrows BMW
11
9
0
32
GP dos EUA
18
Arrows BMW
21
7
0
31
GP do Canadá
18
Arrows BMW
7
9
0
30
GP de Mônaco
18
Arrows BMW
6
9
0
29
GP de San Marino
18
Arrows BMW
5
2
6
28
GP de Portugal
18
Arrows BMW
10
NC
Falha Elétrica
0
27
GP do Brasil
18
Arrows BMW
12
11
0
26
GP de Portugal
18
Arrows BMW
18
NC
Transmissão
0
25
GP da Europa
18
Arrows BMW
11
9
Ignição
0
24
GP da Itália
18
Arrows BMW
19
10
0
23
GP da Holanda
18
Arrows BMW
11
NC
Acidente
0
22
GP da Áustria
18
Arrows BMW
17
5
2
21
GP da Alemanha
18
Arrows BMW
15
NC
Motor
0
20
GP da Inglaterra
18
Arrows BMW
12
NC
Falha Elétrica
0
19
GP de Dallas
18
Arrows BMW
20
NC
Rodada
0
18
GP dos EUA
18
Arrows BMW
13
NC
Motor
0
17
GP do Canadá
18
Arrows BMW
18
NC
Motor
0
16
GP de Mônaco
18
Arrows Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
15
GP da França
18
Arrows BMW
14
11
0
14
GP de San Marino
18
Arrows Ford Cosworth
20
5
2
13
GP da Bélgica
18
Arrows BMW
17
NC
Motor
0
12
GP da África do Sul
18
Arrows Ford Cosworth
26
12
0
11
GP do Brasil
18
Arrows Ford Cosworth
20
6
1
10
GP da África do Sul
30
Arrows Ford Cosworth
20
9
0
9
GP da Europa
30
Arrows Ford Cosworth
18
11
0
8
GP da Itália
30
Arrows Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
7
GP da Holanda
30
Arrows Ford Cosworth
21
14
Motor
0
6
GP da Áustria
30
Arrows Ford Cosworth
19
13
0
5
GP da Alemanha
30
Arrows Ford Cosworth
14
9
0
4
GP da Inglaterra
30
Arrows Ford Cosworth
17
15
0
3
GP do Canadá
30
Arrows Ford Cosworth
15
7
0
2
GP dos EUA
30
Arrows Ford Cosworth
10
7
0
1
GP da Bélgica
30
Arrows Ford Cosworth
18
NC
Suspensão
0
 
Vitórias de Thierry Boutsen
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP da Hungria
5
Williams Renault
1
1
77
9
2
GP da Austrália
5
Williams Renault
5
1
57
9
1
GP do Canadá
5
Williams Renault
6
1
3
9
 
Pódios de Thierry Boutsen
 
Poles de Thierry Boutsen
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Hungria
5
Williams Renault
1
1
77
9
 
Voltas mais rápidas de Thierry Boutsen
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Alemanha
5
Williams Renault
6
6
01:45.602
1
 
Voltas como líder de Thierry Boutsen
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
5
GP da Hungria
5
Williams Renault
1
1
77
9
4
GP de San Marino
5
Williams Renault
4
NC
14
Motor
0
3
GP da Austrália
5
Williams Renault
5
1
57
9
2
GP do Canadá
5
Williams Renault
6
1
3
9
1
GP do México
20
Benetton Ford Cosworth
4
NC
13
Falha Elétrica
0

Companheiros de Thierry Boutsen
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Arrows Marc Surer
7
7
0
0
0
0
0
0
5
5
5
5
Arrows Marc Surer
5
6
5
1
0
0
0
0
11
4
10
5
Arrows Gerhard Berger
2
5
11
3
0
0
0
0
11
5
12
4
Arrows Christian Danner
7
6
0
1
0
0
0
0
5
5
6
4
Arrows Marc Surer
7
9
0
0
0
0
0
0
4
1
5
0
Benetton Teo Fabi
3
3
16
12
0
0
0
0
8
8
13
3
Benetton Alessandro Nannini
3
3
27
12
0
0
0
0
12
4
8
8
Williams Riccardo Patrese
1
2
37
40
2
0
0
1
8
8
4
12
Williams Riccardo Patrese
1
1
34
23
1
1
1
0
9
7
8
8
Ligier Érik Comas
7
8
0
0
0
0
0
0
9
7
13
3
Ligier Érik Comas
5
5
2
4
0
0
0
0
5
11
10
6
Jordan Rubens Barrichello
9
7
0
0
0
0
0
0
4
6
0
10

Thierry Marc Boutsen (Bruxelas, 13 de Julho de 1957) é um ex-automobilista belga.

Boutsen começou a carreira nos monopostos, aos 20 anos, guiando um Fórmula Ford 1600. No ano seguinte (1978), ganhou o campeonato belga da categoria, com 15 vitórias em 18 corridas. Em 1979, foi para a Fórmula 3 européia, onde foi vice-campeão, perdendo para o italiano Michele Alboreto.

A sua ascensão continuou em 1981, ao correr na Fórmula 2, onde acabou vice-campeão europeu novamente, dessa vez sendo derrotado pelo inglês Geoff Lees. Em 1982, decidiu correr no Campeonato Europeu de Turismo e nos Sport-Protótipos, ganhando os 1000 km de Monza com o francês Bob Wollek (1943-2001).

Em 1983, Boutsen arranjou 500 mil dólares em patrocínios e comprou um lugar na Fórmula 1, ao serviço da Arrows. A sua primeira corrida foi no seu GP natal, em Spa-Francochamps, onde não chegou ao fim. No resto da temporada, o melhor que conseguiu foram dois sétimos lugares. Thierry, então com 26 anos, não pontuou na sua primeira temporada.

Em 1984, continuou na Arrows, onde obteve cinco pontos, ficando na 15ª posição do campeonato. No ano seguinte, novamente na Arrows, consegue seu primeiro momento de glória, ao terminar em segundo lugar no GP de San Marino, se beneficiando da desclassificação de Alain Prost, pelo fato do carro do francês estar abaixo do peso mínimo. Depois disso, pontuou mais três vezes, ficando com 11 pontos e o 11º lugar, com um pódio. Só que em 1986, o carro não foi bom, e nunca conseguiu pontuar nas corridas em que terminou, tendo conseguido quatro sétimos lugares.

No final de 1986, Boutsen mudou de ares, indo para a Benetton, sucessora da Toleman, no lugar do austriaco Gerhard Berger, que tinha ido para a Ferrari. Nesse ano, terminou regularmente nos pontos, alcançando o terceiro lugar no GP da Austrália. Isto fez com que Boutsen terminar na oitava posição do Mundial, com 16 pontos e um pódio. Em 1988, as suas prestações melhoraram bastante, tendo ido ao pódio por cinco vezes, e conseguido 27 pontos, que lhe deram a melhor posição até ali alcançado: um quarto lugar.

Em 1989, Frank Williams dá-lhe um lugar para Thierry na sua equipe, que estava a estrear motores Renault atmosféricos, e o bruxelense faz companhia ao italiano Riccardo Patrese. No encharcado GP do Canadá, aproveita os azares dos demais pilotos e ganha a corrida, a primeira vitória de um piloto belga na F-1 desde 1972. Na corrida da Austrália, também disputada sob chuva, repete o feito. Os 37 pontos alcançados por Boutsen deram-lhe o quinto lugar na geral, com duas vitórias e mais três idas ao pódio.

No ano de 1990, continua a desenvolver os Williams-Renault, e os resultados são regulares. Consegue ser terceiro em Phoenix e segundo em Silverstone, mas vai ser na Hungria que ele conquista sua terceira e última vitória, agüentando todo o pelotão da F-1, incluindo seu amigo pessoal, Ayrton Senna, que terminou em segundo. No final, Boutsen ficou com 34 pontos, uma vitória, uma pole-position e uma volta mais rápida, com o sexto lugar no campeonato.

Após a temporada de 1990, quando a Williams está a atingir sua melhor forma, Boutsen sai do time e vai para a tradicional Ligier, cujos carros eram equipados com motores Renault. Mesmo assim, ele não conseguiu colocar o carro azul nos pontos. A péssima fase continua em 1992, mas um quinto lugar na Austrália (novamente sob chuva, a aliada de Boutsen) fez com que ele não ficasse mais um ano zerado. Ele fechou em 14º lugar na classificação.

Para 1993, aos 35 anos, Boutsen resolve disputar mais uma temporada, desta vez na Jordan. Depois de uma época frustrante e desmotivadora, Boutsen aproveita o GP belga para anunciar que estava abandonando a F-1.

Thierry Boutsen disputou 164 Grandes Prêmios, por onze anos (1983-1993), conquistou três vitórias, marcou uma pole-position e uma volta mais rápida, e somou 132 pontos.

Após a F-1, Boutsen decidiu dedicar-se aos Sport-Protótipos (categoria que não disputava desde 1982) nos Estados Unidos e na Europa, conseguindo alguns resultados de relevo, como um segundo lugar nas 12 Horas de Sebring. Em 1999, às vesperas dos 42 anos, quando guiava um Toyota oficial nas 24 Horas de Le Mans, Boutsen sofreu um acidente pavoroso, que lhe deixou seqüelas físicas e mentais, tendo decidido parar de correr.

Hoje, Thierry vive em Monte Carlo, em Mónaco, onde dirige a Boutsen Aviation, uma representante comercial de aeronaves executivas.

Posts Relacionados