Roland Ratzenberger

sexta-feira, 4 de julho de 2014


Nome
Roland Ratzenberger
País
Nascimento
04/07/1960
Morte
30/04/1994
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
26 – (2 vezes)
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Roland Ratzenberger
GPs
3
Largadas
1
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
78
Voltas como líder
0

Ano a ano de Roland Ratzenberger
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Simtek
3
0
0
0
0
0
78
0
0
0.00
0

Temporadas de Roland Ratzenberger
1994
34

Resultados de Roland Ratzenberger
11º
1 vez
NL
1 vez
NQ
1 vez

Corridas de Roland Ratzenberger
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP de San Marino
32
Simtek
26
NL
Acidente Fatal
0
2
GP do Pacífico
32
Simtek
26
11
0
1
GP do Brasil
32
Simtek
0
NQ
Não Qualificado
0

Companheiros de Roland Ratzenberger
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Simtek David Brabham
11
12
0
0
0
0
0
0
1
2
0
3

Roland Ratzenberger (Salzburgo, 4 de julho de 1960 — Bolonha, 30 de abril de 1994) foi um piloto de Fórmula 1 austríaco.

Antes de correr pela Simtek — uma das equipes da Fórmula 1 em 1994 — o piloto austríaco havia participado de diversas categorias do automobilismo internacional, sobretudo no Japão e na Inglaterra. Sua chance de correr na temporada de 1994 previa um contrato de cinco corridas para que ele mostrasse um bom desempenho.

No início da temporada, ele dizia que não iria expôr o carro a acidentes, já que a equipe encontrava-se em sérias restrições orçamentárias. No GP do Brasil, não conseguiu se classificar; em Aida, no Japão, largou em 22º e chegou em 11º. Nos treinos livres para o GP de San Marino, Ratzenberger fazia uma tentativa de classificação quando, ao final da curva Tamburello, a asa dianteira do Simtek soltou-se e o piloto, sem controle do carro, chocou-se violentamente contra o muro na curva Villeneuve, a cerca de 308 Km/h.

Ratzenberger teve fraturas múltiplas no crânio e no pescoço. Logo após o acidente, uma tentativa de reanimação cardíaca foi feita na própria pista. Mas o pior não pôde ser evitado: sua morte foi anunciada oito minutos após o piloto ter dado entrada no Hospital Maggiore de Bologna. Após o acidente, a Simtek anunciou que não iria se retirar da corrida, alegando que Roland gostaria que David Brabham, seu companheiro de equipe, participasse da corrida. Andrea Montermini, piloto de testes da Simtek, ocupou o lugar do austríaco.

As investigações do acidente geraram grande controvérsia especialmente porque, no dia anterior (sexta), Rubens Barrichelo sofreu um acidente grave e no domingo, outro piloto morreria na mesma pista: Ayrton Senna. A discussão se concentra na determinação da hora e local da morte de Ratzenberger. Os organizadores da corrida e da FIA alegam que ele foi levado ainda com vida a Bolonha enquanto os investigadores alegam que ele teve morte instantânea ou, no mínimo, ainda dentro no circuito de Ímola. Segundo as leis italianas, se um esportista morrer durante um evento esportivo, o evento deve ser cancelado e todo o complexo desportivo colocado à disposição dos peritos até o final da investigação que pode durar meses ou anos. Se isso tivesse acontecido, a morte de Senna teria sido evitada.

Por outro lado, as autoridades afirmam que tanto a FIA como a organização da prova tratou de retardar o anúncio da morte para evitar o cancelamento do evento e o consequente prejuízo que isso iria causar. No dia seguinte, o acidente que tirou a vida de Senna seria tratado da mesma forma.

Curiosidade
  • Ratzenberger afirmava ter nascido em 1962, para parecer mais jovem
  • Senna e Ratzenberger nasceram no mesmo ano em 1960, sendo que Senna ja tinha completado 34 anos e Ratzenberger iria completar a mesma idade 2 meses e 4 dias depois do seu acidente fatal.

Posts Relacionados