Rodrigo Sperafico

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Rodrigo Sperafico (Toledo,Paraná,23 de julho de 1979), é um piloto brasileiro de automobilismo. Atualmente corre pela Stock Car Brasil, assim como seu irmão gêmeo e também piloto Ricardo Sperafico. É primo de Rafael Sperafico que faleceu em um acidente correndo pela Stock Car Light em 2007. É um dos 10 pilotos paranaenses que competem na Stock Car.

Competiu na extinta F-3000 Internacional. Abandonou os monopostos e retornou ao Brasil para se dedicar ao campeonato brasileiro de Stock Car. Competiu pelas equipes Katalogo, WB Motorsports, JF Racing e Action Power onde se sagrou vice-campeão da temporada 2007. Em 2008 passou a integrar a equipe Terra Avallone. Na temporada 2009,será companheiro de seu irmão gêmeo,mas apenas em provas esporádicas,nas quais Ricardo Zonta não participará por estar em provas de Grand-Am.Em 2008,essa função pertenceu ao também paranaense Julio Campos.

Rodrigo começou no kart aos oito anos de idade, onde foi campeão brasiliense. Aos desesseis, foi para a Inglaterra. Aos dezoito, estava de volta ao Brasil, onde correu a Fórmula 3 sul-americana com o irmão gêmeo pela equipe Amir Nasr por dois anos.

Em 2000, ficou em quarto lugar na classificação geral da F-3000 Italiana. Em 2001 correu a F-3000 Internacional pela fraca equipe Coloni (terminou fora da zona de pontuação e desistiu após a nona etapa).

Em 2002 venceu em Interlagos pela equipe Durango (igualmente fraca, já que a mais badalada era a Super Nova). Em 2004, após um ano parado, foi para a Telefonica World Series pela equipe Vergani. Segundo ele, para "completar o grid".

Em 2004, de volta ao Brasil estreou na Stock Car pela equipe Katálogo Racing e em 2005 correu pela equipe WB Motorsports. Já em Londrina, subiu ao pódio em segundo lugar.

Em 2006, ano de implantação do sistema de play-off, terminou o ano em nôno lugar, subindo ao pódio três vezes:um segundo lugar em Santa Cruz do Sul, um em Curitiba e um terceiro em Interlagos, já pela equipe de Jorge de Freitas, a JF.

Em 2007 após vencer em Curitiba (foi o primeiro paranaense em 16 anos a vencer em solo curitibano), classificou-se para os play-offs em sexto lugar. Uma sexta colocação em Buenos Aires, uma vitória em Tarumã, um sétimo no Rio de Janeiro e um quarto em Interlagos lhe deram o vice-campeonato em cima de Thiago Camilo, pela equipe de Paulo de Tarso Marques, a Action Power (estava na Biossintética,que tinha uma co-irmã, a Cimed).

No dia 9 de Dezembro de 2007, após se tornar vice-campeão em Interlagos numa prova vencida pelo então estreante Marcos Gomes (terminou em quarto lugar), Rodrigo e o irmão acompanhavam pelos boxes da FTS Competições a Stock Car Light, na qual competia seu primo, Rafael Sperafico. Na sexta volta, uma rodada levou Rafael a se chocar contra a barreira de pneus e voltar para a pista.O carro foi atingido em "T" pelo carro de Renato Russo bem do lado do piloto.Rafael morreu na hora. Em 21 de Dezembro, apenas 12 dias após a fatalidade, Rodrigo Sperafico assinou com a Avallone para substituir Tarso Marques.

Em 2009 substituiu Ricardo Zonta na equipe Panasonic Racing, durante cinco etapas, enquanto Zonta disputava a categoria de turismo norte-americana Grand-Am.[1] Em 28 de setembro, anuncia um acordo para disputar duas etapas da Stock Car Light pela equipe Carlos Alves Competition Team, de propriedade do ex-piloto Carlos Alves, chegando em terceiro em Campo Grande e vencendo em Curitiba, três semanas depois.

Em 2010 fechou contrato para disputar a temporada completa da categoria principal pela equipe RC3 Bassani,ao lado do paulista Diego Nunes. Porém, por falta de patrocínio, acabou substituído por Tarso Marques. Com a ida de Thiago Marques para a AMG Motorsport no lugar de Gustavo Sondermann, foi confirmado na equipe de Carlos Alves até o final da temporada.

Em 2011, retornou à equipe JF Racing Paralelamente, disputa a Brasil GT3 Championship ao lado de Cláudio Dahruj pilotando um Corvette Z06R pela TNT Scuderia 111.

Posts Relacionados