René Arnoux

sexta-feira, 4 de julho de 2014


Nome
René Arnoux
País
Nascimento
04/07/1948
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de René Arnoux
GPs
163
Largadas
149
Títulos
0
Vitórias
7
Poles
18
Pódios
22
Pontos
181
Volta + Rápidas
12
Voltas
6611
Voltas como líder
506

Ano a ano de René Arnoux
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Ligier
16
0
0
0
0
0
391
0
000
0.13
02
Ligier
16
0
0
0
0
0
460
0
000
0.00
00
Ligier
15
0
0
0
0
0
569
0
000
0.07
01
Ligier
16
0
0
0
0
0
882
0
004
0.88
14
Ferrari
01
0
0
0
0
0
059
0
000
3.00
03
Ferrari
16
0
2
2
4
0
817
2
000
1.69
27
Ferrari
15
3
2
2
7
4
751
2
177
3.27
49
Renault
16
2
1
1
4
5
538
1
204
1.75
28
Renault
15
0
1
0
1
4
585
1
056
0.73
11
Renault
14
2
1
0
3
3
749
4
054
2.07
29
Renault
14
0
2
1
3
2
502
2
011
1.21
17
Martini
Surtees
9
0
0
0
0
0
308
0
000
0.00
00

Temporadas de René Arnoux
26
8
6
9
6
3
6
19
10
20
28
24

Resultados de René Arnoux
7 vezes
9 vezes
6 vezes
7 vezes
8 vezes
5 vezes
5 vezes
2 vezes
11 vezes
10º
8 vezes
11º
3 vezes
12º
1 vez
13º
3 vezes
14º
2 vezes
15º
1 vez
16º
1 vez
17º
2 vezes
18º
1 vez
NC
67 vezes
NL
1 vez
NQ
13 vezes

Corridas de René Arnoux
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
163
GP da Austrália
25
Ligier Ford Cosworth
26
NC
Batida
0
162
GP do Japão
25
Ligier Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
161
GP da Espanha
25
Ligier Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
160
GP de Portugal
25
Ligier Ford Cosworth
23
13
0
159
GP da Itália
25
Ligier Ford Cosworth
23
9
0
158
GP da Bélgica
25
Ligier Ford Cosworth
17
NC
Batida
0
157
GP da Hungria
25
Ligier Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
156
GP da Alemanha
25
Ligier Ford Cosworth
23
11
0
155
GP da Inglaterra
25
Ligier Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
154
GP da França
25
Ligier Ford Cosworth
18
NC
Câmbio
0
153
GP do Canadá
25
Ligier Ford Cosworth
22
5
2
152
GP dos EUA
25
Ligier Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
151
GP do México
25
Ligier Ford Cosworth
25
14
0
150
GP de Mônaco
25
Ligier Ford Cosworth
21
12
0
149
GP de San Marino
25
Ligier Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
148
GP do Brasil
25
Ligier Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
147
GP da Austrália
25
Ligier Judd
23
NC
Batida
0
146
GP do Japão
25
Ligier Judd
23
17
0
145
GP da Espanha
25
Ligier Judd
19
NC
Acelerador
0
144
GP de Portugal
25
Ligier Judd
23
10
0
143
GP da Itália
25
Ligier Judd
24
13
0
142
GP da Bélgica
25
Ligier Judd
17
NC
Acidente
0
141
GP da Hungria
25
Ligier Judd
25
NC
Motor
0
140
GP da Alemanha
25
Ligier Judd
17
17
0
139
GP da Inglaterra
25
Ligier Judd
25
18
0
138
GP da França
25
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
137
GP dos EUA
25
Ligier Judd
20
NC
Temperatura
0
136
GP do Canadá
25
Ligier Judd
20
NC
Transmissão
0
135
GP do México
25
Ligier Judd
20
NC
Acidente
0
134
GP de Mônaco
25
Ligier Judd
20
NC
Motor
0
133
GP de San Marino
25
Ligier Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
132
GP do Brasil
25
Ligier Judd
18
NC
Embreagem
0
131
GP da Austrália
25
Ligier Megatron
20
NC
Ignição
0
130
GP do Japão
25
Ligier Megatron
17
NC
Pane Seca
0
129
GP do México
25
Ligier Megatron
18
NC
Temperatura
0
128
GP da Espanha
25
Ligier Megatron
14
NC
Batida
0
127
GP de Portugal
25
Ligier Megatron
18
NC
Radiador
0
126
GP da Itália
25
Ligier Megatron
15
10
0
125
GP da Áustria
25
Ligier Megatron
19
NC
Falha Elétrica
0
124
GP da Hungria
25
Ligier Megatron
12
NC
Ignição
0
123
GP da Alemanha
25
Ligier Megatron
16
NC
Falha Elétrica
0
122
GP da Inglaterra
25
Ligier Megatron
13
NC
Escape
0
121
GP da França
25
Ligier Megatron
21
10
0
120
GP dos EUA
25
Ligier Megatron
16
10
0
119
GP de Mônaco
25
Ligier Megatron
22
11
0
118
GP da Bélgica
25
Ligier Megatron
16
6
1
117
GP de San Marino
25
Ligier Megatron
13
NL
Suspensão
0
116
GP da Austrália
25
Ligier Renault
5
7
0
115
GP do México
25
Ligier Renault
13
15
Motor
0
114
GP de Portugal
25
Ligier Renault
10
7
0
113
GP da Itália
25
Ligier Renault
11
NC
Câmbio
0
112
GP da Áustria
25
Ligier Renault
12
10
0
111
GP da Hungria
25
Ligier Renault
9
NC
Motor
0
110
GP da Alemanha
25
Ligier Renault
8
4
3
109
GP da Inglaterra
25
Ligier Renault
8
4
3
108
GP da França
25
Ligier Renault
4
5
2
107
GP dos EUA
25
Ligier Renault
4
NC
4
Acidente
0
106
GP do Canadá
25
Ligier Renault
5
6
1
105
GP da Bélgica
25
Ligier Renault
7
NC
Motor
0
104
GP de Mônaco
25
Ligier Renault
12
5
2
103
GP de San Marino
25
Ligier Renault
8
NC
Roda
0
102
GP da Espanha
25
Ligier Renault
6
NC
Semieixo
0
101
GP do Brasil
25
Ligier Renault
4
4
3
100
GP do Brasil
28
Ferrari Ferrari
7
4
3
99
GP de Portugal
28
Ferrari Ferrari
17
9
0
98
GP da Europa
28
Ferrari Ferrari
6
5
2
97
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
14
NC
Câmbio
0
96
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
15
11
01:19.465
Falha Elétrica
0
95
GP da Áustria
28
Ferrari Ferrari
15
7
0
94
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
10
6
1
93
GP da Inglaterra
28
Ferrari Ferrari
13
6
1
92
GP de Dallas
28
Ferrari Ferrari
4
2
6
91
GP dos EUA
28
Ferrari Ferrari
15
NC
Acidente
0
90
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
5
5
2
89
GP de Mônaco
28
Ferrari Ferrari
3
3
2
88
GP da França
28
Ferrari Ferrari
11
4
3
87
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
6
2
6
86
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
2
3
01:19.294
4
85
GP da África do Sul
28
Ferrari Ferrari
15
NC
Injeção
0
84
GP do Brasil
28
Ferrari Ferrari
10
NC
Bateria
0
83
GP da África do Sul
28
Ferrari Ferrari
4
NC
Motor
0
82
GP da Europa
28
Ferrari Ferrari
5
9
0
81
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
3
2
6
80
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
10
1
01:19.863
31
9
79
GP da Áustria
28
Ferrari Ferrari
2
2
16
6
78
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
2
1

37
9
77
GP da Inglaterra
28
Ferrari Ferrari
1
5
2
76
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
1
1
66
9
75
GP dos EUA
28
Ferrari Ferrari
1
NC
22
Falha Elétrica
0
74
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
5
NC
Motor
0
73
GP de Mônaco
28
Ferrari Ferrari
2
NC
Suspensão
0
72
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
1
3
5
4
71
GP da França
28
Ferrari Ferrari
4
7
0
70
GP do Oeste dos EUA
28
Ferrari Ferrari
2
3
4
69
GP do Brasil
28
Ferrari Ferrari
6
10
0
68
GP de Las Vegas
16
Renault Renault
2
NC
13
Motor
0
67
GP da Itália
16
Renault Renault
6
1
01:33.619
52
9
66
GP da Suíça
16
Renault Renault
2
16
1
Injeção
0
65
GP da Áustria
16
Renault Renault
5
NC
Injeção
0
64
GP da Alemanha
16
Renault Renault
3
2
1
6
63
GP da França
16
Renault Renault
1
1
33
9
62
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
6
NC
Batida
0
61
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
NC
Rodada
0
60
GP do Canadá
16
Renault Renault
2
NC
7
Rodada
0
59
GP dos EUA
16
Renault Renault
15
10
0
58
GP de Mônaco
16
Renault Renault
1
NC
14
Rodada
0
57
GP da Bélgica
16
Renault Renault
2
NC
4
Turbo
0
56
GP de San Marino
16
Renault Renault
1
NC
39
Turbo
0
55
GP do Oeste dos EUA
16
Renault Renault
3
NC
Batida
0
54
GP do Brasil
16
Renault Renault
4
NC
Batida
0
53
GP da África do Sul
16
Renault Renault
1
3
40
4
52
GP de Las Vegas
16
Renault Renault
13
NC
Falha Elétrica
0
51
GP do Canadá
16
Renault Renault
8
NC
Batida
0
50
GP da Itália
16
Renault Renault
1
NC
Rodada
0
49
GP da Holanda
16
Renault Renault
2
NC
Motor
0
48
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
2
12
6
47
GP da Alemanha
16
Renault Renault
2
13
0
46
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
1
9
01:15.060
44
Distribuidor
0
45
GP da França
16
Renault Renault
1
4
3
44
GP da Espanha
16
Renault Renault
17
9
0
43
GP de Mônaco
16
Renault Renault
13
NC
Rodada
0
42
GP da Bélgica
16
Renault Renault
0
NQ
Não qualificado
0
41
GP de San Marino
16
Renault Renault
3
8
0
40
GP da Argentina
16
Renault Renault
5
5
2
39
GP do Brasil
16
Renault Renault
8
NC
Batida
0
38
GP do Oeste dos EUA
16
Renault Renault
20
8
0
37
GP dos EUA
16
Renault Renault
6
7
0
36
GP do Canadá
16
Renault Renault
23
NC
Freios
0
35
GP da Itália
16
Renault Renault
1
10
2
0
34
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
2
01:19.350
1
6
33
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
9
01:32.530
18
0
32
GP da Alemanha
16
Renault Renault
3
NC
Motor
0
31
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
16
NC
Abandono
0
30
GP da França
16
Renault Renault
2
5
2
29
GP de Mônaco
16
Renault Renault
20
NC
Acidente
0
28
GP da Bélgica
16
Renault Renault
6
4
3
27
GP do Oeste dos EUA
16
Renault Renault
2
9
0
26
GP da África do Sul
16
Renault Renault
2
1
01:13.150
17
9
25
GP do Brasil
16
Renault Renault
6
1
02:27.310
16
9
24
GP da Argentina
16
Renault Renault
19
NC
Suspensão
0
23
GP dos EUA
16
Renault Renault
7
2
6
22
GP do Canadá
16
Renault Renault
8
NC
Acidente
0
21
GP da Itália
16
Renault Renault
2
NC
11
Motor
0
20
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
NC
Suspensão
0
19
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
6
01:35.770
1
18
GP da Alemanha
16
Renault Renault
10
NC
Pneu
0
17
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
5
2
6
16
GP da França
16
Renault Renault
2
3
01:09.160
4
15
GP de Mônaco
16
Renault Renault
19
NC
Acidente
0
14
GP da Bélgica
16
Renault Renault
18
NC
Turbo
0
13
GP da Espanha
16
Renault Renault
11
9
0
12
GP da África do Sul
16
Renault Renault
10
NC
Pneu
0
11
GP do Brasil
16
Renault Renault
11
NC
Rodada
0
10
GP da Argentina
16
Renault Renault
25
NC
Motor
0
9
GP do Canadá
31
Surtees Ford Cosworth
16
NC
Motor
0
8
GP dos EUA
18
Surtees Ford Cosworth
21
9
0
7
GP da Holanda
31
Martini Ford Cosworth
23
NC
Chassi
0
6
GP da Áustria
31
Martini Ford Cosworth
26
9
0
5
GP da Alemanha
31
Martini Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
4
GP da França
31
Martini Ford Cosworth
18
14
0
3
GP da Bélgica
31
Martini Ford Cosworth
19
9
0
2
GP de Mônaco
31
Surtees Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
1
GP da África do Sul
31
Martini Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0

Vitórias de René Arnoux
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
7
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
10
1
01:19.863
31
9
6
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
2
1

37
9
5
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
1
1
66
9
4
GP da Itália
16
Renault Renault
6
1
01:33.619
52
9
3
GP da França
16
Renault Renault
1
1
33
9
2
GP da África do Sul
16
Renault Renault
2
1
01:13.150
17
9
1
GP do Brasil
16
Renault Renault
6
1
02:27.310
16
9

Pódios de René Arnoux
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
22
GP de Dallas
28
Ferrari Ferrari
4
2
6
21
GP de Mônaco
28
Ferrari Ferrari
3
3
2
20
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
6
2
6
19
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
2
3
01:19.294
4
18
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
3
2
6
17
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
10
1
01:19.863
31
9
16
GP da Áustria
28
Ferrari Ferrari
2
2
16
6
15
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
2
1

37
9
14
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
1
1
66
9
13
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
1
3
5
4
12
GP do Oeste dos EUA
28
Ferrari Ferrari
2
3
4
11
GP da Itália
16
Renault Renault
6
1
01:33.619
52
9
10
GP da Alemanha
16
Renault Renault
3
2
1
6
9
GP da França
16
Renault Renault
1
1
33
9
8
GP da África do Sul
16
Renault Renault
1
3
40
4
7
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
2
12
6
6
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
2
01:19.350
1
6
5
GP da África do Sul
16
Renault Renault
2
1
01:13.150
17
9
4
GP do Brasil
16
Renault Renault
6
1
02:27.310
16
9
3
GP dos EUA
16
Renault Renault
7
2
6
2
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
5
2
6
1
GP da França
16
Renault Renault
2
3
01:09.160
4

Poles de René Arnoux
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
18
GP da Inglaterra
28
Ferrari Ferrari
1
5
2
17
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
1
1
66
9
16
GP dos EUA
28
Ferrari Ferrari
1
NC
22
Falha Elétrica
0
15
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
1
3
5
4
14
GP da França
16
Renault Renault
1
1
33
9
13
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
NC
Rodada
0
12
GP de Mônaco
16
Renault Renault
1
NC
14
Rodada
0
11
GP de San Marino
16
Renault Renault
1
NC
39
Turbo
0
10
GP da África do Sul
16
Renault Renault
1
3
40
4
9
GP da Itália
16
Renault Renault
1
NC
Rodada
0
8
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
2
12
6
7
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
1
9
01:15.060
44
Distribuidor
0
6
GP da França
16
Renault Renault
1
4
3
5
GP da Itália
16
Renault Renault
1
10
2
0
4
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
2
01:19.350
1
6
3
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
9
01:32.530
18
0
2
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
NC
Suspensão
0
1
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
6
01:35.770
1

Voltas mais rápidas de René Arnoux
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
12
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
15
11
01:19.465
Falha Elétrica
0
11
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
2
3
01:19.294
4
10
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
10
1
01:19.863
31
9
9
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
2
1

37
9
8
GP da Itália
16
Renault Renault
6
1
01:33.619
52
9
7
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
1
9
01:15.060
44
Distribuidor
0
6
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
2
01:19.350
1
6
5
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
9
01:32.530
18
0
4
GP da África do Sul
16
Renault Renault
2
1
01:13.150
17
9
3
GP do Brasil
16
Renault Renault
6
1
02:27.310
16
9
2
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
6
01:35.770
1
1
GP da França
16
Renault Renault
2
3
01:09.160
4

Voltas como líder de René Arnoux
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
25
GP dos EUA
25
Ligier Renault
4
NC
4
Acidente
0
24
GP da Holanda
28
Ferrari Ferrari
10
1
01:19.863
31
9
23
GP da Áustria
28
Ferrari Ferrari
2
2
16
6
22
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
2
1

37
9
21
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
1
1
66
9
20
GP dos EUA
28
Ferrari Ferrari
1
NC
22
Falha Elétrica
0
19
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
1
3
5
4
18
GP de Las Vegas
16
Renault Renault
2
NC
13
Motor
0
17
GP da Itália
16
Renault Renault
6
1
01:33.619
52
9
16
GP da Suíça
16
Renault Renault
2
16
1
Injeção
0
15
GP da Alemanha
16
Renault Renault
3
2
1
6
14
GP da França
16
Renault Renault
1
1
33
9
13
GP do Canadá
16
Renault Renault
2
NC
7
Rodada
0
12
GP de Mônaco
16
Renault Renault
1
NC
14
Rodada
0
11
GP da Bélgica
16
Renault Renault
2
NC
4
Turbo
0
10
GP de San Marino
16
Renault Renault
1
NC
39
Turbo
0
9
GP da África do Sul
16
Renault Renault
1
3
40
4
8
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
2
12
6
7
GP da Inglaterra
16
Renault Renault
1
9
01:15.060
44
Distribuidor
0
6
GP da Itália
16
Renault Renault
1
10
2
0
5
GP da Holanda
16
Renault Renault
1
2
01:19.350
1
6
4
GP da Áustria
16
Renault Renault
1
9
01:32.530
18
0
3
GP da África do Sul
16
Renault Renault
2
1
01:13.150
17
9
2
GP do Brasil
16
Renault Renault
6
1
02:27.310
16
9
1
GP da Itália
16
Renault Renault
2
NC
11
Motor
0

Companheiros de René Arnoux
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Surtees Beppe Gabbiani
9
24
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Surtees Rupert Keegan
27
20
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Surtees Vittorio Brambilla
27
24
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
Renault Jean-Pierre Jabouille
2
1
17
9
0
1
2
4
7
7
4
10
Renault Jean-Pierre Jabouille
1
1
29
9
2
1
3
2
10
3
5
8
Renault Alain Prost
2
1
11
43
0
3
4
2
5
10
5
10
Renault Alain Prost
1
1
28
34
2
2
5
5
5
11
8
8
Ferrari Patrick Tambay
1
1
49
40
3
1
4
4
8
7
7
8
Ferrari Michele Alboreto
2
1
27
30.5
0
1
0
1
8
8
4
12
Ferrari Michele Alboreto
4
2
3
6
0
0
0
1
0
1
0
1
Ligier Jacques Laffite
4
2
11
14
0
0
0
0
5
4
8
1
Ligier Philippe Alliot
4
6
3
1
0
0
0
0
5
2
5
2
Ligier Piercarlo Ghinzani
6
7
1
0
0
0
0
0
8
7
14
1
Ligier Stefan Johansson
10
9
0
0
0
0
0
0
9
5
11
3
Ligier Olivier Grouillard
5
6
2
1
0
0
0
0
5
9
3
11

René Alexandre Arnoux (Grenoble, 4 de julho de 1948) é um automobilista francês.


Arnoux competiu na Fórmula Um de 1978 a 1989, obtendo 7 vitórias, 18 pole positions, 22 podiums e 181 pontos em toda a sua carreira. Competiu na GP Masters, ao lado de outros veteranos da Fórmula Um.

Entusiasmou-se cedo pelo automobilismo, e em 1976 disputava a Fórmula 2, onde foi vice-campeão, com um ponto a menos que o vencedor e futuro companheiro de equipe, Jean-Pierre Jabouille. Em 1977 volta à carga e ganha o Europeu de Formula 2 com autoridade.

Em 1978, começa a sua carreira na Formula 1. Contudo, a pequena equipe Martini não tinha condições para mais altos voos, e antes que a época acabe, esta retira-se. Depois vai substituir o acidentado italiano Vittorio Brambilla na Surtees, mas esta equipe está nas suas horas finais, e pouco havia a fazer. Nenhum ponto.

Para o ano de 1979, a Renault escolhe-o para que ele seja o seu segundo piloto, e a primeira oportunidade que ele têm para brilhar é… no Grande Prêmio da França em Dijon-Prenois, onde a batalha final pelo segundo lugar, com o Ferrari do canadense Gilles Villeneuve é hoje em dia considerada como uma das mais brilhantes batalhas da história do automobilismo. Ele pode não ter vencido a batalha contra Villeneuve, mas deixou seu nome estampado na Fórmula 1. O 3º lugar final dá-lhe o seu primeiro pódio de sempre, fato que repete em Silverstone, onde acaba em 2º, atrás do Williams do suíço Clay Regazzoni. Na Áustria, consegue a sua primeira pole-position, fato que repete na Holanda. Em Watkins Glen, a última prova do campeonato, acaba em 2º. Termina o campeonato em 8º lugar com 17 pontos, conseguindo: duas poles, três pódios e duas voltas mais rápidas.

Em 1980, tem um início de temporada fabuloso: ganha em Interlagos, sua primeira vitória na carreira, e em Kyalami, colocando-se na frente do campeonato do Mundo. Mas esta euforia é até a 5ª etapa, o GP da Bélgica, e depois disso, o melhor que consegue é um 2º na Holanda. Termina o campeonato em 6º lugar com 29 pontos: duas vitórias, três pódios, duas poles e quatro voltas mais rápidas.

Para 1981, Arnoux conta com um novo companheiro de equipe: Alain Prost. O jovem Prost mostra de que é feito, e rapidamente consegue ser melhor do que o seu compatriota. O melhor que Arnoux consegue é ser 2º na Áustria. Finaliza o campeonato em 9º lugar com 11 pontos. Para além disso, obteve: quatro pole-positions e uma volta mais rápida.

Na 1982, Arnoux vê a ascensão de Prost a primeiro piloto, depois de este ter ganho as duas primeiras provas do campeonato: África do Sul e Brasil, (em função das desclassificações dos carros de: Piquet, o vencedor da prova, e Rosberg o 2º colocado). Para piorar as coisas, nessa altura, o francês do carro número 16 não consegue mais do que um 3º lugar. Essa tensão chega ao auge no Grande Prêmio da França desse ano: a equipe tinha combinado que Arnoux deveria deixá-lo passar em melhor situação no campeonato. Ora, Arnoux, que tinha feito a pole-position, achou que tal ideia era ultrajante e não acatou a ordem. Resultado: Arnoux venceu a prova, mas à frente dele, o caldo ficou entornado e começou a procurar equipe para o próximo ano.

Arnoux ainda venceu na Itália em Monza e foi 2º na Alemanha em Hockenheim. Ficou em 6º lugar na classificação geral com 28 pontos. Para além disso, fez: cinco pole-positions, quatro pódios e uma volta mais rápida. Após a última prova, deixava o time e foi procurar outro no próximo ano.

O seu novo time para 1983 chamava-se… Ferrari! A sua rapidez não tinha passado despercebido ao “Comendatore” Enzo Ferrari e foi correr numa dupla totalmente francesa ao lado de Patrick Tambay. Domina rapidamente seu colega de equipe ganhando três Grandes Prêmios: Canadá, Alemanha e Holanda. Foi a sua melhor temporada no ano de estreia da sua nova equipe, pois após o 2º no GP da Itália, Arnoux estava 2 pontos atrás do seu compatriota Alain Prost da Renault. A chance de ser o primeiro piloto francês a conquistar o título era excepcional, mas na penúltima etapa, no GP da Europa em Brands Hatch, ela se diluiu com a rodada na subida da curva Surtees, assim que abriu a 19ª volta. Perdendo muitas posições, fez uma enorme corrida de recuperação e não pontuou com o 9º lugar obtido, descendo para a 3ª posição no campeonato. Necessitava de uma vitória na última etapa, o GP da África do Sul, e torcer para que Prost termine em 6º e Piquet em 4º. Na corrida, o piloto fez muito pouco pela sua pequena chance de conquistar o tão sonhado título que durou até a 9ª volta, quando o motor italiano estourou e deixando seus rivais na luta disputando-o. O 3º lugar no campeonato com 49 pontos foi o melhor em toda a sua carreira com: três vitórias, sete podiuns, quatro pole-positions e duas voltas mais rápidas. Embora não tenha ficado com a taça, pelo menos fez a sua equipe junto com seu colega compatriota com os pontos marcados a conquistar o título de construtores, algo que só conquistaria novamente 16 anos mais tarde…

O campeonato de 1984, o carro perde alguma competitividade em favor da McLaren e da Lotus. Arnoux não ganha, não faz poles, não lidera nenhuma volta e o melhor que obteve são dois 2º lugares em: San Marino e Dallas. O seu novo companheiro de equipe, Michele Alboreto, ainda ganha uma corrida. Classificou-se em 6º no Mundial com 27 pontos: quatro pódios e duas voltas mais rápidas.

Para 1985, na corrida de abertura, o Grande Prêmio do Brasil, Arnoux começava com um bom 4º lugar. Mas mal ele sabia que isso seria a sua última prova com a Ferrari… antes do GP de Portugal, misteriosamente, a cúpula ferrarista dispensa os seus serviços, substituindo-o pelo sueco Stefan Johansson. Fica o resto do ano sem competir com apenas 3 pontos na etapa brasileira e o 18º lugar no Mundial de Pilotos.

Em 1986, regressa à competição pelas mãos da Ligier e o potente motor Renault Turbo. Tem 38 anos e a sua rapidez continua intacta. Coloca o seu carro regularmente nos pontos, mas não alcança nenhum pódio. Termina o ano com 17 pontos, dando-lhe um 10º lugar.

Continua na equipe em 1987, mas a equipe está em declínio, porque não podia contar com o propulsor francês, que se retirou da categoria. Em princípo, a equipe contaria com o motor Alfa Romeo, mas o próprio piloto recusou que o time utilizasse-o no Mundial, pois nos testes se mostrou muito fraco. Rapidamente, o time de Guy Ligier fechou com a Megatron, a preparadora dos BMW Turbo. Na troca, conseguiu terminar cinco provas, mas apenas uma concluiu nos pontos com o 6º na Bélgica, acabando o campeonato em 17º lugar com 1 ponto.

Na temporada de 1988, a equipe troca novamente de motor e parte para o aspirado Judd V8, (a estreia do propulsor na categoria). Seu companheiro de equipe foi aquele que o substituiu definitivamente três anos atrás a partir da corrida de Portugal: o sueco Stefan Johansson. Com o novo motor, Arnoux termina cinco provas, mas nenhum ponto conquistado, assim como o seu colega de equipe.

Para 1989, o turbo foi banido, e todas as equipes tinha que usar motor aspirado. A equipe troca mais uma vez o motor; agora era o Ford Cosworth V8. No terceiro ano de Ligier, o piloto encontrou muitas dificuldades para classificar o carro no grid, pois era nas últimas filas chegando a ter a companhia de pilotos como Nelson Piquet…. O francês do carro número 25 não se alinhou por sete etapas e apenas nove obteve êxito; concluiu seis corridas, mas apenas uma foi nos pontos com o honrável 5º lugar no Grande Prêmio do Canadá, debaixo de chuva. Encerra o campeonato em 22º lugar com 2 pontos e também é o final de sua carreira na Formula 1 com 41 anos.

Arnoux montou um negócio bem sucedido de pistas de karting indoor um pouco por toda a França. Neste momento têm quatro pistas a funcionar, duas na região parisiense, uma em Lyon e outra em Marselha. No final de 2006, decidiu voltar a colocar o capacete ao participar no Grand Prix Masters, a Formula 1 com mais de 45 anos.

Posts Relacionados