Nelson Piquet Jr

sexta-feira, 25 de julho de 2014


Nome
Nelson Piquet Jr
País
Nascimento
25/07/1985
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Nelson Piquet Jr
GPs
28
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
1
Pontos
19
Volta + Rápidas
0
Voltas
1263
Voltas como líder
13

Ano a ano de Nelson Piquet Jr
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Renault
10
0
0
0
0
0
487
0
0
0.00
0
Renault
18
0
1
0
1
0
776
0
13
1.06
19

Temporadas de Nelson Piquet Jr
12
21

Resultados de Nelson Piquet Jr
1 vez
1 vez
1 vez
1 vez
1 vez
10º
2 vezes
11º
2 vezes
12º
3 vezes
13º
2 vezes
15º
1 vez
16º
2 vezes
NC
11 vezes

Corridas de Nelson Piquet Jr
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
28
GP da Hungria
8
Renault
14
12
0
27
GP da Alemanha
8
Renault
10
13
0
26
GP da Inglaterra
8
Renault
14
12
0
25
GP da Turquia
8
Renault
17
16
0
24
GP de Mônaco
8
Renault
12
NC
Batida
0
23
GP da Espanha
8
Renault
12
12
0
22
GP do Bahrein
8
Renault
15
10
0
21
GP da China
8
Renault
16
16
0
20
GP da Malásia
8
Renault
17
13
0
19
GP da Austrália
8
Renault
14
NC
Rodada
0
18
GP do Brasil
6
Renault
11
NC
Acidente
0
17
GP da China
6
Renault
10
8
1
16
GP do Japão
6
Renault
12
4
7
5
15
GP de Cingapura
6
Renault
16
NC
Batida
0
14
GP da Itália
6
Renault
17
10
0
13
GP da Bélgica
6
Renault
12
NC
Rodada
0
12
GP da Europa
6
Renault
15
11
0
11
GP da Hungria
6
Renault
10
6
3
10
GP da Alemanha
6
Renault
17
2
6
8
9
GP da Inglaterra
6
Renault
7
NC
Rodada
0
8
GP da França
6
Renault
9
7
2
7
GP do Canadá
6
Renault
15
NC
Freios
0
6
GP de Mônaco
6
Renault
17
NC
Acidente
0
5
GP da Turquia
6
Renault
17
15
0
4
GP da Espanha
6
Renault
10
NC
Batida
0
3
GP do Bahrein
6
Renault
14
NC
Câmbio
0
2
GP da Malásia
6
Renault
13
11
0
1
GP da Austrália
6
Renault
20
NC
Embreagem
0
 
Pódios de Nelson Piquet Jr
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Alemanha
6
Renault
17
2
6
8
 
Voltas como líder de Nelson Piquet Jr
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP do Japão
6
Renault
12
4
7
5
1
GP da Alemanha
6
Renault
17
2
6
8

Companheiros de Nelson Piquet Jr
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Renault Fernando Alonso
2
1
19
61
0
2
0
0
3
15
0
18
Renault Fernando Alonso
10
5
0
13
0
0
0
1
2
8
1
9

Nelson Angelo Tamsma Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelsinho Piquet ou Nelson Piquet Jr. (Heidelberg, 25 de Julho de 1985), é um automobilista brasileiro nascido na Alemanha, mas transferiu-se para o Brasil ainda criança, e cresceu em Brasília. É filho do tricampeão brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet e da ex-modelo neerlandesa Sylvia Tamsma.

Primeiro dos três filhos de Nelson Piquet com a ex-modelo holandesa Sylvia Anna Macrike Tamsma, O casal teve outras duas filhas: Kelly e Julia. Nelsinho tem mais quatro irmãos, Geraldo, Lazslo, Pedro e Marco. O piloto viveu com a mãe em Mônaco até os oito anos de idade, quando veio morar com o pai, em Brasília, e começou sua carreira no kart, em 1993.

Nelsinho começou sua carreira no kart em 1993 e permaneceu nessa categoria até 2000. Em 2002 foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana. Depois de uma temporada arrasadora na Fórmula 3 Britânica, na qual se sagrou campeão no seu segundo ano de disputa, Nelsinho transferiu-se para a série GP2. Não obteve o mesmo sucesso na sua primeira temporada, contando com um equipamento mediano e prejudicado pelas desavenças entre a Piquet Sports (organização de seu pai, criada exclusivamente para ajudar a ascensão do jovem piloto à Fórmula 1) e a Hitech, as duas companhias que dividiam a equipe Hitech Piquet Sports.

Em 2006, pela equipe Piquet Sports, que assumiu o controle total da equipe na GP2, e teve como maior adversário o inglês Lewis Hamilton, piloto que dominou a Fórmula 3 européia e que se tornou o campeão, Nelsinho garantiu a segunda posição. Já treinou em algumas oportunidades com equipes de Fórmula 1, a Williams e a extinta BAR. Também participou da competição automobilística A1GP, uma competição entre nações, que foi disputada pela primeira vez entre a final de 2005 e início de 2006.

Em 2007 foi um dos pilotos de testes da Renault, ao lado de outro piloto brasileiro, Ricardo Zonta. Foi anunciado para 2008 como piloto titular ao lado de Fernando Alonso, pela equipe Renault. Ainda em 2008, também pela equipe francesa, conseguiu seu primeiro pódio, ao chegar na segunda colocação no Grande Prêmio da Alemanha, disputado no dia 20 de Julho daquele ano.

Porém, em 2009, não obteve pontos nas primeiras 10 provas da temporada, e acabou por ser demitido pela Renault em 3 de agosto, sendo substituído pelo franco-suíço Romain Grosjean.

Em 10 de setembro do mesmo ano, pouco depois da sua demissão, Nelsinho assumiu, perante a FIA, ter provocado o acidente ocorrido durante o GP de Cingapura de 2008, para beneficiar a equipe Renault. Desta forma, Piquet forçou a entrada do safety car, o que facilitou a vitória do seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Segundo as investigações concluíram, Flavio Briatore, chefe da escuderia, e o diretor de engenharia, Pat Symonds, teriam pedido a Nelsinho que forjasse um acidente. Tal fato foi considerado um escândalo e pode determinar o encerramento definitivo da breve carreira do piloto na F1. A escuderia francesa alegou ter havido uma tentativa de chantagem, a fim de que Nelsinho pudesse continuar na temporada de 2009. Porém, Nelson Piquet, pai, disse ao jornal inglês “Daily Mirror”, que, ainda em 2008, informou o diretor de prova Charlie Whiting sobre a manobra da Renault para manipular o resultado no GP de Cingapura. Disse que só não falou com o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, porque temia prejudicar a carreira de Nelsinho.

Após o julgamento do caso pelo Conselho Mundial da FIA, Briatore foi banido da Fórmula 1. Pat Symonds foi suspenso por cinco anos. Quanto a Nelsinho Piquet, conforme lhe fora prometido quando entregou à FIA um dossiê sobre o episódio, não recebeu qualquer punição da Federação Internacional de Automobilismo, já que foi o autor da denúncia. Fernando Alonso, que se beneficiou do triste episódio, também não foi punido.

Em 6 de fevereiro fez sua estréia na NASCAR, em Daytona, na abertura da temporada da ARCA, divisão de acesso para a categoria principal. Largando do sexto lugar no grid, acabou se envolvendo em um acidente durante a prova e chegando apenas na vigésima sétima posição.. Na semana seguinte, Nelsinho estreou na NASCAR Camping World truck Series pela equipe Red Horse Racing, largou em 22º e fez uma excelente prova, terminando em 6º. Fez ainda outras 4 corridas pela equipe Billy Ballew Motorsports, conseguindo mais 2 top-10 (no Texas e em Michigan), chamando a atenção das equipes. Em agosto ele foi convidado a disputar a prova de Watkins Glen (circuito misto) na NASCAR Nationwide Series, onde chegou na 7ª colocação.

No dia 11 de abril disputou, como piloto convidado, a corrida de abertura da Copa Chevrolet Montana, categoria de acesso a Stock Car Brasil. Nelson largou na sétima posição e completou a prova em segundo lugar, conseguindo um pódio.

Em 2011, Nelsinho fechou contrato com a equipe Kevin Harvick Inc. para disputar a temporada completa da NASCAR Camping World Truck Series. Na primeira corrida em Daytona, Piquet se classificou em 4º mas por problemas no carro foi punido e largou na penúltima colocação . Vinha fazendo uma boa corrida, mas faltando 20 voltas pro final o motor Chevrolet se entregou e Nelsinho não completou a prova.  Na segunda prova, em Phoenix, Nelsinho teve dificuldades de adaptação à pista e largou apenas na 22ª posição. Terminou em 13º.  Na terceira etapa, em Darlington, Nelsinho começou bem, largando em 9º mas na metade da prova foi tocado por Parker Kliegerman que o levou a um toque no muro. Nelsinho teve um pneu furado e a suspensão danificada com a batida e estava tentando terminar a prova quando bateu novamente e abandonou. Terminou em 32º.  Em Martinsville, outro oval curto, Piquet nao conseguiu evitar o choque após várias batidas a sua frente. Terminou a prova em 30º.  Em Nashville, Piquet começa a escrever sua história vitoriosa no automobilismo americano, conquistando um 2º lugar, o melhor resultado de um brasileiro na NASCAR.  Nas provas seguintes em Dover e Charlotte, Nelsinho fez suas melhores provas da categoria mas acabou perdendo a chance de um bom resultado na última volta. Em Dover numa batida com Timoty Peters  e em Charlotte -onde chegou a disputar a 1º posição- perdendo o controle e rodando sozinho.

No dia 23 de junho de 2012 ele entrou para a história do automobilismo nacional ao ser o primeiro brasileiro a vencer em uma das três divisões nacionais da Nascar, ao chegar em primeiro lugar na etapa de Sargento 200 da Nationwide Series. No dia anterior, Piquet já havia feito história, sendo o primeiro brasileiro a marcar uma pole position na categoria americana. Sua participação, no entanto, foi especial e ele não pontuou pelo campeonato

No dia 11 de abril disputou, como piloto convidado, a corrida de abertura da Copa Chevrolet Montana, categoria de acesso a Stock Car Brasil. Nelson largou na sétima posição e completou a prova em segundo lugar, conseguindo um pódio.

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