Jean-Pierre Jarier

quinta-feira, 10 de julho de 2014


Nome
Jean-Pierre Jarier
País
Nascimento
10/07/1946
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Melhor Resultado
3 – (3 vezes)
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Jean-Pierre Jarier
GPs
142
Largadas
135
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
3
Pódios
3
Pontos
31.5
Volta + Rápidas
3
Voltas
5746
Voltas como líder
79

Ano a ano de Jean-Pierre Jarier
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Ligier
15
0
0
0
0
0
496
0
0
0.00
0
Osella
15
0
0
0
0
0
312
0
0
0.20
3
Ligier
Osella
9
0
0
0
0
0
391
0
0
0.00
0
Tyrrell
14
0
0
0
0
0
620
0
0
0.43
6
Tyrrell
13
0
0
2
2
0
616
0
0
1.08
14
ATS
Lotus
8
0
0
0
0
1
307
1
49
0.00
0
Ligier
Penske
Shadow
13
0
0
0
0
0
505
0
0
0.08
1
Shadow
16
0
0
0
0
0
918
1
0
0.00
0
Shadow
Shadow
14
0
0
0
0
2
367
1
30
0.11
1.5
Shadow
14
0
0
1
1
0
674
0
0
0.43
6
March
10
0
0
0
0
0
493
0
0
0.00
0
March
1
0
0
0
0
0
47
0
0
0.00
0

Temporadas de Jean-Pierre Jarier
35
31
14
18
22
19
25
11
13
22
20
22

Resultados de Jean-Pierre Jarier
3 vezes
2 vezes
6 vezes
3 vezes
5 vezes
9 vezes
8 vezes
10º
7 vezes
11º
6 vezes
12º
5 vezes
13º
2 vezes
14º
4 vezes
15º
2 vezes
18º
1 vez
19º
1 vez
NC
71 vezes
NL
2 vezes
NQ
5 vezes

Corridas de Jean-Pierre Jarier
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
142
GP da África do Sul
25
Ligier Ford Cosworth
21
10
0
141
GP da Europa
25
Ligier Ford Cosworth
22
NC
Embreagem
0
140
GP da Itália
25
Ligier Ford Cosworth
19
9
0
139
GP da Holanda
25
Ligier Ford Cosworth
22
NC
Suspensão
0
138
GP da Áustria
25
Ligier Ford Cosworth
20
7
0
137
GP da Alemanha
25
Ligier Ford Cosworth
19
8
0
136
GP da Inglaterra
25
Ligier Ford Cosworth
25
10
0
135
GP do Canadá
25
Ligier Ford Cosworth
16
NC
Câmbio
0
134
GP dos EUA
25
Ligier Ford Cosworth
19
NC
Roda
0
133
GP da Bélgica
25
Ligier Ford Cosworth
21
NC
Batida
0
132
GP de Mônaco
25
Ligier Ford Cosworth
9
NC
Suspensão
0
131
GP de San Marino
25
Ligier Ford Cosworth
19
NC
Radiador
0
130
GP da França
25
Ligier Ford Cosworth
20
9
0
129
GP do Oeste dos EUA
25
Ligier Ford Cosworth
10
NC
Batida
0
128
GP do Brasil
25
Ligier Ford Cosworth
12
NC
Suspensão
0
127
GP da Itália
31
Osella Ford Cosworth
15
NC
Roda
0
126
GP da Suíça
31
Osella Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
125
GP da Áustria
31
Osella Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
124
GP da Alemanha
31
Osella Ford Cosworth
20
NC
Direção
0
123
GP da França
31
Osella Ford Cosworth
17
NC
Semieixo
0
122
GP da Inglaterra
31
Osella Ford Cosworth
18
NC
Batida
0
121
GP da Holanda
31
Osella Ford Cosworth
23
14
0
120
GP do Canadá
31
Osella Ford Cosworth
18
NC
Desistiu
0
119
GP dos EUA
31
Osella Ford Cosworth
22
NC
Ignição
0
118
GP de Mônaco
31
Osella Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
117
GP da Bélgica
31
Osella Ford Cosworth
16
NC
Asa Quebrada
0
116
GP de San Marino
31
Osella Ford Cosworth
9
4
3
115
GP do Oeste dos EUA
31
Osella Ford Cosworth
10
NC
Transmissão
0
114
GP do Brasil
31
Osella Ford Cosworth
23
9
0
113
GP da África do Sul
31
Osella Ford Cosworth
26
NC
Batida
0
112
GP de Las Vegas
32
Osella Ford Cosworth
21
NC
Transmissão
0
111
GP do Canadá
32
Osella Ford Cosworth
23
NC
Batida
0
110
GP da Itália
32
Osella Ford Cosworth
18
9
0
109
GP da Holanda
32
Osella Ford Cosworth
18
NC
Transmissão
0
108
GP da Áustria
32
Osella Ford Cosworth
14
10
0
107
GP da Alemanha
32
Osella Ford Cosworth
17
8
0
106
GP da Inglaterra
32
Osella Ford Cosworth
20
8
0
105
GP do Brasil
25
Ligier Matra
23
7
0
104
GP do Oeste dos EUA
25
Ligier Matra
10
NC
Combustível
0
103
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
22
NC
0
102
GP do Canadá
3
Tyrrell Ford Cosworth
15
7
0
101
GP da Itália
3
Tyrrell Ford Cosworth
12
13
Freios
0
100
GP da Holanda
3
Tyrrell Ford Cosworth
17
5
2
99
GP da Áustria
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
NC
Falha Elétrica
0
98
GP da Alemanha
3
Tyrrell Ford Cosworth
23
15
0
97
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Ford Cosworth
11
5
2
96
GP da França
3
Tyrrell Ford Cosworth
16
14
0
95
GP de Mônaco
3
Tyrrell Ford Cosworth
9
NC
Acidente
0
94
GP da Bélgica
3
Tyrrell Ford Cosworth
9
5
2
93
GP do Oeste dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
12
NC
Acidente
0
92
GP da África do Sul
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
7
0
91
GP do Brasil
3
Tyrrell Ford Cosworth
22
12
0
90
GP da Argentina
3
Tyrrell Ford Cosworth
18
NC
Batida
0
89
GP dos EUA
4
Tyrrell Ford Cosworth
11
NC
Acidente
0
88
GP do Canadá
4
Tyrrell Ford Cosworth
13
NC
Motor
0
87
GP da Itália
4
Tyrrell Ford Cosworth
16
6
1
86
GP da Holanda
4
Tyrrell Ford Cosworth
16
NC
Rodada
0
85
GP da Inglaterra
4
Tyrrell Ford Cosworth
16
3
4
84
GP da França
4
Tyrrell Ford Cosworth
10
5
2
83
GP de Mônaco
4
Tyrrell Ford Cosworth
6
NC
Suspensão
0
82
GP da Bélgica
4
Tyrrell Ford Cosworth
11
11
0
81
GP da Espanha
4
Tyrrell Ford Cosworth
12
5
2
80
GP do Oeste dos EUA
4
Tyrrell Ford Cosworth
7
6
1
79
GP da África do Sul
4
Tyrrell Ford Cosworth
9
3
4
78
GP do Brasil
4
Tyrrell Ford Cosworth
15
NC
Falha Elétrica
0
77
GP da Argentina
4
Tyrrell Ford Cosworth
4
NC
Motor
0
76
GP do Canadá
55
Lotus Ford Cosworth
1
NC
49
Óleo
0
75
GP dos EUA
55
Lotus Ford Cosworth
8
15
01:39.557
Pane Seca
0
74
GP da Alemanha
10
ATS Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
73
GP de Mônaco
10
ATS Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
72
GP do Oeste dos EUA
10
ATS Ford Cosworth
19
11
0
71
GP da África do Sul
10
ATS Ford Cosworth
17
8
0
70
GP do Brasil
10
ATS Ford Cosworth
16
NL
Não largou
0
69
GP da Argentina
10
ATS Ford Cosworth
11
12
0
68
GP do Japão
27
Ligier Matra
17
NC
Motor
0
67
GP dos EUA
16
Shadow Ford Cosworth
16
9
0
66
GP da Itália
34
Penske Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
65
GP da Holanda
34
Penske Ford Cosworth
21
NC
Ignição
0
64
GP da Áustria
34
Penske Ford Cosworth
18
14
0
63
GP da Alemanha
34
Penske Ford Cosworth
12
NC
Transmissão
0
62
GP da Inglaterra
34
Penske Ford Cosworth
20
9
0
61
GP da França
34
Penske Ford Cosworth
19
NC
Acidente
0
60
GP da Suécia
34
Penske Ford Cosworth
17
8
0
59
GP da Bélgica
34
Penske Ford Cosworth
26
11
0
58
GP de Mônaco
34
Penske Ford Cosworth
12
11
0
57
GP da Espanha
34
Penske Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
56
GP do Oeste dos EUA 
34
Penske Ford Cosworth
9
6
1
55
GP do Japão
17
Shadow Ford Cosworth
15
10
0
54
GP dos EUA
17
Shadow Ford Cosworth
16
10
0
53
GP do Canadá
17
Shadow Ford Cosworth
18
18
0
52
GP da Itália
17
Shadow Ford Cosworth
17
19
0
51
GP da Holanda
17
Shadow Ford Cosworth
20
10
0
50
GP da Áustria
17
Shadow Ford Cosworth
8
NC
Combustível
0
49
GP da Alemanha
17
Shadow Ford Cosworth
23
11
0
48
GP da Inglaterra
17
Shadow Ford Cosworth
23
9
0
47
GP da França
17
Shadow Ford Cosworth
15
12
0
46
GP da Suécia
17
Shadow Ford Cosworth
14
12
0
45
GP de Mônaco
17
Shadow Ford Cosworth
10
8
0
44
GP da Bélgica
17
Shadow Ford Cosworth
14
9
0
43
GP da Espanha
17
Shadow Ford Cosworth
15
NC
Falha Elétrica
0
42
GP do Oeste dos EUA
17
Shadow Ford Cosworth
7
7
0
41
GP da África do Sul
17
Shadow Ford Cosworth
15
NC
Radiador
0
40
GP do Brasil
17
Shadow Ford Cosworth
3
NC
02:35.070
Acidente
0
39
GP dos EUA
17
Shadow Ford Cosworth
4
NC
Rolamento
0
38
GP da Itália
17
Shadow Matra
13
NC
Combustível
0
37
GP da Áustria
17
Shadow Matra
14
NC
Injeção
0
36
GP da Alemanha
17
Shadow Ford Cosworth
12
NC
Pneu
0
35
GP da Inglaterra
17
Shadow Ford Cosworth
11
14
2
Acidente
0
34
GP da França
17
Shadow Ford Cosworth
4
8
0
33
GP da Holanda
17
Shadow Ford Cosworth
10
NC
Pneu
0
32
GP da Suécia
17
Shadow Ford Cosworth
3
NC
Motor
0
31
GP da Bélgica
17
Shadow Ford Cosworth
10
NC
Rodada
0
30
GP de Mônaco
17
Shadow Ford Cosworth
3
NC
Acidente
0
29
GP da Espanha
17
Shadow Ford Cosworth
10
4
1.5
28
GP da África do Sul
17
Shadow Ford Cosworth
13
NC
Temperatura
0
27
GP do Brasil
17
Shadow Ford Cosworth
1
NC
02:34.160
28
Alimentação
0
26
GP da Argentina
17
Shadow Ford Cosworth
1
NL
Transmissão
0
25
GP dos EUA
17
Shadow Ford Cosworth
10
10
0
24
GP do Canadá
17
Shadow Ford Cosworth
5
NC
Semieixo
0
23
GP da Itália
17
Shadow Ford Cosworth
9
NC
Motor
0
22
GP da Áustria
17
Shadow Ford Cosworth
23
8
0
21
GP da Alemanha
17
Shadow Ford Cosworth
18
8
0
20
GP da Inglaterra
17
Shadow Ford Cosworth
16
NC
Suspensão
0
19
GP da França
17
Shadow Ford Cosworth
12
12
0
18
GP da Holanda
17
Shadow Ford Cosworth
7
NC
Embreagem
0
17
GP da Suécia
17
Shadow Ford Cosworth
8
5
2
16
GP de Mônaco
17
Shadow Ford Cosworth
6
3
4
15
GP da Bélgica
17
Shadow Ford Cosworth
17
13
0
14
GP da Espanha
17
Shadow Ford Cosworth
12
NC
Abandono
0
13
GP do Brasil
17
Shadow Ford Cosworth
19
NC
Freios
0
12
GP da Argentina
17
Shadow Ford Cosworth
16
NC
Acidente
0
11
GP dos EUA
18
March Ford Cosworth
17
11
Acidente
0
10
GP do Canadá
18
March Ford Cosworth
23
NC
Abandono
0
9
GP da Áustria
18
March Ford Cosworth
12
NC
Motor
0
8
GP da França
14
March Ford Cosworth
7
NC
Semieixo
0
7
GP da Suécia
14
March Ford Cosworth
20
NC
Acelerador
0
6
GP de Mônaco
14
March Ford Cosworth
14
NC
Câmbio
0
5
GP da Bélgica
14
March Ford Cosworth
16
NC
Acidente
0
4
GP da África do Sul
14
March Ford Cosworth
18
NC
Abandono
0
3
GP do Brasil
11
March Ford Cosworth
15
NC
Câmbio
0
2
GP da Argentina
24
March Ford Cosworth
17
NC
Radiador
0
1
GP da Itália
26
March Ford Cosworth
24
NC
Abandono
0
 
Pódios de Jean-Pierre Jarier
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP da Inglaterra
4
Tyrrell Ford Cosworth
16
3
4
2
GP da África do Sul
4
Tyrrell Ford Cosworth
9
3
4
1
GP de Mônaco
17
Shadow Ford Cosworth
6
3
4
 
Poles de Jean-Pierre Jarier
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP do Canadá
55
Lotus Ford Cosworth
1
NC
49
Óleo
0
2
GP do Brasil
17
Shadow Ford Cosworth
1
NC
02:34.160
28
Alimentação
0
1
GP da Argentina
17
Shadow Ford Cosworth
1
NL
Transmissão
0
 
Voltas mais rápidas de Jean-Pierre Jarier
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP dos EUA
55
Lotus Ford Cosworth
8
15
01:39.557
Pane Seca
0
2
GP do Brasil
17
Shadow Ford Cosworth
3
NC
02:35.070
Acidente
0
1
GP do Brasil
17
Shadow Ford Cosworth
1
NC
02:34.160
28
Alimentação
0
 
Voltas mais rápidas de Jean-Pierre Jarier
Ano GP No Equipe Motor Grid Pos Volta mais rápida Líder Abandono Pts
3 1978 GP dos EUA 55 Lotus Ford Cosworth 8 15 01:39.557 Pane Seca 0
2 1976 GP do Brasil 17 Shadow Ford Cosworth 3 NC 02:35.070 Acidente 0
1 1975 GP do Brasil 17 Shadow Ford Cosworth 1 NC 02:34.160 28 Alimentação 0

Companheiros de Jean-Pierre Jarier
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
March Andrea de Adamich
12
15
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
March Henri Pescarolo
12
14
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
March Mike Beuttler
12
13
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
March Nanni Galli
12
19
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
March Ronnie Peterson
12
2
0
6
0
0
0
0
0
1
0
1
March David Purley
12
20
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
March James Hunt
11
2
0
7
0
0
0
0
1
4
2
3
March Mike Beuttler
11
8
0
0
0
0
0
0
4
5
7
2
March Reine Wisell
18
21
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Shadow Bertil Roos
5
25
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Shadow Brian Redman
3
7
4
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Shadow Ronnie Peterson
20
22
0
0
0
0
0
0
1
1
0
2
Shadow Tom Pryce
8
6
0
1
0
0
0
0
4
4
4
4
Shadow Tom Pryce
4
3
1.5
8
0
0
2
1
4
10
10
4
Shadow Mike Wilds
9
29
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Shadow Tom Pryce
7
3
0
10
0
0
0
0
5
11
4
12
Ligier Jacques Laffite
20
5
0
2
0
0
0
0
0
1
0
1
Penske Hans Binder
14
8
0
0
0
0
0
0
1
2
2
1
Penske Hans Heyer
23
21
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Shadow Alan Jones
9
26
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
ATS Jochen Mass
8
7
0
0
0
0
0
0
2
3
2
3
Lotus Héctor Rebaque
15
26
0
0
0
0
1
0
2
0
2
0
Lotus Mario Andretti
15
10
0
0
0
0
1
1
1
1
1
1
Tyrrell Derek Daly
14
9
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Tyrrell Didier Pironi
3
3
14
14
0
0
0
0
8
5
5
8
Tyrrell Derek Daly
5
4
6
6
0
0
0
0
9
5
10
4
Tyrrell Mike Thackwell
7
24
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Ligier Jacques Laffite
7
6
0
1
0
0
0
0
1
1
1
1
Osella Beppe Gabbiani
8
26
0
0
0
0
0
0
7
0
7
0
Osella Riccardo Paletti
4
10
3
0
0
0
0
0
7
0
7
0
Ligier Raul Boesel
7
7
0
0
0
0
0
0
7
8
14
1

Jean-Pierre Jacques Paul Jarier ou apenas Jean-Pierre Jarier (Charenton-le-Pont, Val-de-Marne, 10 de Julho de 1946) é um ex-automobilista francês.

Após obter expressivos resultados na Fórmula France, Jarier transferiu-se para a Fórmula 3 francesa, terminando o campeonato na terceira colocação, em 1970, antes de mudar-se para a equipe Shell Arnold de Fórmula 2 européia, em 1971. Ele conseguiu dois terceiros lugares, e também fez a sua estréia em Grand Prix, em Monza quando a equipe alugou um March Engineering 701. Porém, a equipe dispensou-o na metade da temporada de 1972 devido a razões financeiras. Em 1973 ele assinou com a equipe March Engineering de Fórmula 2 e foi-lhe dado também um equipamento para disputa na Fórmula 1. O início na Fórmula 1 foi dificultado pela falta de competitividade do 721G, mas Jarier conseguiu o título do campeonato da Fórmula 2 daquele ano com oito vitórias.

Em 1974, ele concentrou-se na Fórmula 1, assinando com a equipe Shadow. Seria transformado no líder da equipe após a trágica morte de seu companheiro Peter Revson, terminando em terceiro lugar no Grande Prêmio de Mônaco e em décimo quarto na classificação final do campeonato.

Em 1975 começou a temporada conseguindo a pole position na qualificação para o Grande Prêmio da Argentina, porém devido a um problema no seu automóvel durante a volta de aquecimento, Jarier não conseguiu largar. Repetiu o feito no Grande Prêmio do Brasil, e liderava a corrida até seu carro ter problemas com o sistema de combustível. Má sorte e pouca confiança marcaram a sua temporada naquele ano, embora a equipe Shadow tenha também contribuído para isso. Seus únicos quatro pontos do campeonato foram obtidos com o quarto lugar no Grande Prêmio da Espanha.

Jarier completou três anos correndo pela Shadow em 1976, qualificando-se em terceiro lugar e fazendo a volta mais rápida na corrida de abertura da temporada, no Grande Prêmio do Brasil, até derrapar em uma mancha de óleo deixada pelo carro de James Hunt. Porém, este foi um falso desempenho, já que o carro mostrou-se não ser competitivo ao longo da temporada e Jarier não marcou nenhum ponto no geral.

Ele então mudou de equipe e foi para a nova equipe ATS, em 1977, pilotando um carro de chassis PC4 vendido pela Penske. Marcou um ponto na primeira corrida com a sua nova equipe, e fez uma corridas pela Shadow e Ligier quando a equipe alemã decidiu deixar de participar das corridas no final do ano. Ele aproveitou também para participar de corridas de sports cars, vencendo duas delas em um Alfa Romeo T33 com Arturo Merzario,e ficando em segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans com Vern Schuppan em um Mirage.

Seu segundo ano na ATS no in-house HS1 teve ainda menos sucesso, e foi dispensado após uma discussão com o chefe de equipe Hans Gunther Schmidt após ser desclassificado do Grande Prêmio de Mônaco. Foi recontratado para a disputa do Grande Prêmio da Alemanha, mas após uma nova desclassificação e mais uma discussão com Schmidt, deixou pela segunda vez a equipe. Contudo, no final da temporada ele assinou com a Team Lotus para assumir o lugar vago deixado com a morte de Ronnie Peterson. Ele marcou a volta mais rápida no United States East Grand Prix, estando em terceiro lugar antes de ter que abandoná-lo por problemas mecânicos. No Grande Prêmio do Canadá ele tomou a pole e dominou a corrida até que um vazamento de óleo também o deixasse de fora.

Após esses acontecimentos ele assinou com a Tyrrell. Teve um desempenho regular durante duas temporadas, sendo seu melhor resultado um terceiro lugar no Grande Prêmio da Inglaterra de 1979.
Ele começou em 1981 como um piloto temporário pela Ligier, participando de apenas duas corridas até o retorno de Jean-Pierre Jabouille. No meio da temporada ele conseguiu assinar com a Osella fazendo algumas respeitáveis apresentações para a pequena e subfinanciada equipe.

Em 1982 correu toda a temporada pela Osella, com Jarier conseguindo a melhor colocação da equipe em todos os tempos, um quarto lugar no Grande Prêmio de San Marino (que foi boicotado pela maioria das equipes britânicas). O restante do ano foi de muita dificuldade para a equipe e Jarier foi de vital importância sempre mantendo alto o moral da equipe, principalmente após a morte de Riccardo Paletti no Grande Prêmio do Canadá. No ano seguinte ele passou toda a temporada pilotando para a Ligier, mas após uma boa corrida em Long Beach, Califórnia, encerrada por uma colisão com Keke Rosberg, ele parece que perdeu as esperanças, e terminou a temporada sem marcar pontos.

Depois disso, Jarier retirou-se do automobilismo, mas ficou tentado a participar da Porsche Supercup em 1994. Isto levou-o a participar de corridas com carros esportivos, vencendo os Campeonatos GT francês de 1998 e 1999. Jarier foi ainda apresentado a uma nova geração ao participar do filme Ronin, dirigido por John Frankenheimer que também dirigiu o clássico de 1966, Grand Prix.

Posts Relacionados