Alessandro Nannini

segunda-feira, 7 de julho de 2014


Nome
Alessandro Nannini
País
Nascimento
07/07/1959
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Alessandro Nannini
GPs
78
Largadas
77
Títulos
0
Vitórias
1
Poles
0
Pódios
9
Pontos
65
Volta + Rápidas
2
Voltas
2935
Voltas como líder
21

Ano a ano de Alessandro Nannini
Ano Equipe
Motor
GPs
Pódios
Poles
Voltas
VMR
Líder
Med Pts
Pontos
Benetton
14
0
1
2
3
0
738
1
19
1.50
21
Benetton
16
1
1
2
4
0
712
0
2
2.00
32
Benetton
16
0
0
2
2
0
737
1
0
0.75
12
Minardi
16
0
0
0
0
0
422
0
0
0.00
0
Minardi
16
0
0
0
0
0
326
0
0
0.00
0

Temporadas de Alessandro Nannini
29
26
10
6
8

Resultados de Alessandro Nannini
1 vez
2 vezes
6 vezes
4 vezes
2 vezes
4 vezes
1 vez
2 vezes
1 vez
10º
1 vez
11º
3 vezes
14º
1 vez
16º
2 vezes
18º
1 vez
DES
2 vezes
NC
44 vezes
NQ
1 vez

Corridas de Alessandro Nannini
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
78
GP da Espanha
19
Benetton Ford Cosworth
9
3
4
77
GP de Portugal
19
Benetton Ford Cosworth
9
6
1
76
GP da Itália
19
Benetton Ford Cosworth
8
8
0
75
GP da Bélgica
19
Benetton Ford Cosworth
6
4
3
74
GP da Hungria
19
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Batida
0
73
GP da Alemanha
19
Benetton Ford Cosworth
9
2
16
6
72
GP da Inglaterra
19
Benetton Ford Cosworth
13
NC
Batida
0
71
GP da França
19
Benetton Ford Cosworth
5
16
Falha Elétrica
0
70
GP do México
19
Benetton Ford Cosworth
14
4
3
69
GP do Canadá
19
Benetton Ford Cosworth
4
NC
3
Rodada
0
68
GP de Mônaco
19
Benetton Ford Cosworth
16
NC
Câmbio
0
67
GP de San Marino
19
Benetton Ford Cosworth
9
3
01:27.156
4
66
GP do Brasil
19
Benetton Ford Cosworth
15
10
Furo
0
65
GP dos EUA
19
Benetton Ford Cosworth
22
11
0
64
GP da Austrália
19
Benetton Ford Cosworth
4
2
6
63
GP do Japão
19
Benetton Ford Cosworth
6
1
2
9
62
GP da Espanha
19
Benetton Ford Cosworth
14
NC
Rodada
0
61
GP de Portugal
19
Benetton Ford Cosworth
13
4
3
60
GP da Itália
19
Benetton Ford Cosworth
8
NC
Freios
0
59
GP da Bélgica
19
Benetton Ford Cosworth
7
5
2
58
GP da Hungria
19
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Câmbio
0
57
GP da Alemanha
19
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Falha Elétrica
0
56
GP da Inglaterra
19
Benetton Ford Cosworth
9
3
4
55
GP da França
19
Benetton Ford Cosworth
4
NC
Suspensão
0
54
GP do Canadá
19
Benetton Ford Cosworth
13
DES
Desclassificado
0
53
GP dos EUA
19
Benetton Ford Cosworth
3
NC
Desgaste Físico
0
52
GP do México
19
Benetton Ford Cosworth
13
4
3
51
GP de Mônaco
19
Benetton Ford Cosworth
15
8
0
50
GP de San Marino
19
Benetton Ford Cosworth
7
3
4
49
GP do Brasil
19
Benetton Ford Cosworth
11
6
1
48
GP da Austrália
19
Benetton Ford Cosworth
8
NC
Rodada
0
47
GP do Japão
19
Benetton Ford Cosworth
12
5
2
46
GP da Espanha
19
Benetton Ford Cosworth
5
3
4
45
GP de Portugal
19
Benetton Ford Cosworth
9
NC
Manuseio
0
44
GP da Itália
19
Benetton Ford Cosworth
9
9
0
43
GP da Bélgica
19
Benetton Ford Cosworth
7
DES
Desclassificado
0
42
GP da Hungria
19
Benetton Ford Cosworth
5
NC
Temperatura
0
41
GP da Alemanha
19
Benetton Ford Cosworth
6
18
02:03.032
0
40
GP da Inglaterra
19
Benetton Ford Cosworth
8
3
4
39
GP da França
19
Benetton Ford Cosworth
6
6
1
38
GP dos EUA
19
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Suspensão
0
37
GP do Canadá
19
Benetton Ford Cosworth
5
NC
Ignição
0
36
GP do México
19
Benetton Ford Cosworth
8
7
0
35
GP de Mônaco
19
Benetton Ford Cosworth
6
NC
Câmbio
0
34
GP de San Marino
19
Benetton Ford Cosworth
4
6
1
33
GP do Brasil
19
Benetton Ford Cosworth
12
NC
Motor
0
32
GP da Austrália
24
Minardi Motori Moderni
13
NC
Acidente
0
31
GP do Japão
24
Minardi Motori Moderni
14
NC
Motor
0
30
GP do México
24
Minardi Motori Moderni
14
NC
Turbo
0
29
GP da Espanha
24
Minardi Motori Moderni
21
NC
Turbo
0
28
GP de Portugal
24
Minardi Motori Moderni
14
11
Pane Seca
0
27
GP da Itália
24
Minardi Motori Moderni
18
16
0
26
GP da Áustria
24
Minardi Motori Moderni
20
11
0
25
GP da Hungria
24
Minardi Motori Moderni
16
NC
Motor
0
24
GP da Alemanha
24
Minardi Motori Moderni
15
NC
Motor
0
23
GP da Inglaterra
24
Minardi Motori Moderni
15
NC
Turbo
0
22
GP da França
24
Minardi Motori Moderni
18
NC
Câmbio
0
21
GP dos EUA
24
Minardi Motori Moderni
15
NC
Motor
0
20
GP de Mônaco
24
Minardi Motori Moderni
13
NC
Falha Elétrica
0
19
GP da Bélgica
24
Minardi Motori Moderni
14
NC
Turbo
0
18
GP de San Marino
24
Minardi Motori Moderni
16
NC
Turbo
0
17
GP do Brasil
24
Minardi Motori Moderni
15
NC
Suspensão
0
16
GP da Austrália
24
Minardi Motori Moderni
18
NC
Acidente
0
15
GP do México
24
Minardi Motori Moderni
24
14
0
14
GP de Portugal
24
Minardi Motori Moderni
18
NC
Abandono
0
13
GP da Itália
24
Minardi Motori Moderni
19
NC
Falha Elétrica
0
12
GP da Áustria
24
Minardi Motori Moderni
19
NC
Suspensão
0
11
GP da Hungria
24
Minardi Motori Moderni
17
NC
Motor
0
10
GP da Alemanha
24
Minardi Motori Moderni
22
NC
Temperatura
0
9
GP da Inglaterra
24
Minardi Motori Moderni
20
NC
Direção
0
8
GP da França
24
Minardi Motori Moderni
19
NC
Acidente
0
7
GP dos EUA
24
Minardi Motori Moderni
24
NC
Turbo
0
6
GP do Canadá
24
Minardi Motori Moderni
20
NC
Turbo
0
5
GP da Bélgica
24
Minardi Motori Moderni
22
NC
Câmbio
0
4
GP de Mônaco
24
Minardi Motori Moderni
0
NQ
Não Qualificado
0
3
GP de San Marino
24
Minardi Motori Moderni
18
NC
Acidente
0
2
GP da Espanha
24
Minardi Motori Moderni
25
NC
Diferencial
0
1
GP do Brasil
24
Minardi Motori Moderni
25
NC
Embreagem
0
 
Vitórias de Alessandro Nannini
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP do Japão
19
Benetton Ford Cosworth
6
1
2
9
 
Pódios de Alessandro Nannini
 
Voltas mais rápidas de Alessandro Nannini
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP de San Marino
19
Benetton Ford Cosworth
9
3
01:27.156
4
1
GP da Alemanha
19
Benetton Ford Cosworth
6
18
02:03.032
0
 
Voltas como líder de Alessandro Nannini
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP da Alemanha
19
Benetton Ford Cosworth
9
2
16
6
2
GP do Canadá
19
Benetton Ford Cosworth
4
NC
3
Rodada
0
1
GP do Japão
19
Benetton Ford Cosworth
6
1
2
9

Companheiros de Alessandro Nannini
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Minardi Andrea de Cesaris
13
8
0
0
0
0
0
0
6
9
8
7
Minardi Adrián Campos
11
10
0
0
0
0
0
0
8
8
16
0
Benetton Thierry Boutsen
3
3
12
27
0
0
0
0
4
12
8
8
Benetton Emanuele Pirro
1
5
24
2
1
0
0
0
6
4
9
1
Benetton Johnny Herbert
3
4
8
5
0
0
0
0
4
2
5
1
Benetton Nelson Piquet
2
2
21
26
0
0
0
0
5
9
5
9

Alessandro Nannini (Siena, 7 de Julho de 1959) é um piloto italiano. Disputou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 entre os anos de 1986 e 1990, participando de 78 grandes Prêmios, obtendo uma vitória, duas voltas mais rápidas e 65 pontos. Pilotou para as equipes Minardi e Benetton. Ele é também o irmão mais novo da cantora de rock Gianna Nannini.


Nannini iniciou a carreira no motocross, passando para provas de rali, ainda no final dos anos 70. Em 1981 venceu o campeonato italiano de Fórmula Itália. Em 1982 ingressou a Fórmula 2 pela equipe Minardi, num relacionamento que o levaria à Fórmula 1 quatro anos depois. Ainda em 82 disputou corridas com carros esporte, vencendo algumas provas - liderou boa parte das 24 Horas de Le Mans formando dupla com Martin Wollek.

Quando a Minardi iniciou seu projeto para a Fórmula 1, Nannini foi rapidamente contratado para fazer dupla com Andrea De Cesaris, um piloto reconhecidamente rápido e experiente. Apesar do equipamento frágil (Nannini só completou uma prova em seu ano de estreia), o piloto mostrou-se tão competente quanto seu companheiro de equipe, ao menos nas sessões de classificação. Alessandro permaneceu na equipe em 1987, e apesar das frequentes quebras, foi capaz de posicionar seu carro no pelotão intermediário do grid em quase todas as corridas. Mas o próprio Nannini foi um dos test-drivers da equipe Toleman, em 1985.

Seu desempenho chamou a atenção da equipe Benetton, embalada por 2 anos de grande sucesso e pronta para figurar entre as principais equipes. Naquele ano Nannini subiu ao pódio por duas vezes. Em 1989, um acidente com Emanuele Pirro, seu companheiro de equipe, no GP da Alemanha o colocou como o principal piloto da escuderia. Nannini obteve resultados expressivos, mas seu grande momento foi no Japão. Enquanto detinha a terceira posição, os líderes Ayrton Senna e Alain Prost envolveram-se em um acidente, deixando a liderança para o italiano. Senna ainda voltaria à pista e recuperaria a liderança, mas seria desclassificado por cortar a chicane, dando assim a primeira e única vitória da carreira do italiano na Fórmula 1.

Em 1990, Nannini tinha tudo para realizar um grande campeonato com a contratação do tricampeão Nelson Piquet como companheiro de equipe. Com o piloto brasileiro, Nannini vinha se aperfeiçoando no desenvolvimento do carro. Naquele ano, o italiano obteve resultados regulares, incluindo três pódios: segundo em Hockenheim no Grande Prêmio da Alemanha de 1990 (Fórmula 1) e terceiro em Ímola no GP de San Marino e Jerez no GP da Espanha. Porém, pouco depois do Grand Prix espanhol, ele sofreu um acidente de helicóptero, em que teve seu braço direito comprometido (chegou a ser amputado e reimplantado). A Fórmula 1 fechara as portas para ele. (Na corrida seguinte, no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, o brasileiro Roberto Pupo Moreno foi contratado pela Benetton por sugestão do tricampeão, e, após uma vitória de Piquet e um segundo lugar de Moreno, deu-se a primeira "dobradinha" brasileira na mesma equipe e a última até a temporada de 2007).

Nannini se recuperou do acidente e voltou às pistas em 1992, pilotando um Alfa Romeo no Campeonato Italiano de Superturismo, vencendo três provas. Em 1993 ingressou no DTM (o Campeonato Alemão de Turismo, então a categoria máxima das corridas de turismo). O estilo de pilotagem exigia demais do braço danificado do italiano, e um sistema de câmbio semiautomático foi criado para seu carro. No ano seguinte, venceu 4 provas. Em 1995 o Campeonato Internacional de Turismo substituiu o DTM em importância, e Nannini continuou correndo para a Alfa Romeo. Em 1996, aos 37 anos, venceu sete provas, terminando o campeonato em terceiro.

Em 1997, com o fim do I.T.C., Nannini mudou-se para o Campeonato Mundial de Grand Turismo, correndo pela Mercedes, e no mesmo ano ano venceu sua última prova como piloto profissional no mesmo circuito de Suzuka, onde vencera sua única prova na Fórmula 1. Em 1998, Alessandro, aos 39 anos, anunciou sua aposentadoria.

Em janeiro, Nannini retornou ao automobilismo. Ele foi confirmado como piloto da Grand Prix Masters, junto de seu substituto na Benetton, o brasileiro Roberto Moreno. No entanto, a categoria encerrou as atividades, e Nannini abandonou novamente a carreira.

Posts Relacionados