Alejandro de Tomaso

quinta-feira, 10 de julho de 2014


Nome
Alessandro de Tomaso
País
Nascimento
10/07/1928
Morte
21/05/2003
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Alessandro de Tomaso
GPs
2
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
104
Voltas como líder
0

Ano a ano de Alessandro de Tomaso
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Cooper
1
0
0
0
0
0
13
0
0
0.00
0
Ferrari
1
0
0
0
0
0
91
0
0
0.00
0

Temporadas de Alessandro de Tomaso
33
50

Resultados de Alessandro de Tomaso
1 vez
NC
1 vez

Corridas de Alessandro de Tomaso
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP dos EUA
14
Cooper
14
NC
Freios
0
1
GP da Argentina
26
Ferrari
12
9
0

Companheiros de Alessandro de Tomaso
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Ferrari Alfonso de Portago
9
5
0
1
0
0
0
0
0
1
1
0
Ferrari Cesare Perdisa
9
6
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Ferrari Eugenio Castellotti
9
11
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari José Froilán González
9
5
0
1
0
0
0
0
0
1
0
1
Ferrari Luigi Musso
9
13
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari Mike Hawthorn
9
12
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ferrari Peter Collins
9
6
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Ferrari Wolfgang von Trips
9
6
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Cooper Bruce McLaren
11
1
0
8
0
1
0
0
0
1
0
1
Cooper George Constantine
11
16
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cooper Harry Schell
11
15
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Cooper Jack Brabham
11
4
0
3
0
0
0
0
0
1
0
1
Cooper Maurice Trintignant
11
2
0
7
0
0
0
0
0
1
0
1
Cooper Roy Salvadori
11
9
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Cooper Stirling Moss
11
14
0
0
0
0
0
1
1
0
0
1

Alejandro de Tomaso (Buenos Aires, Argentina, 10 de julho de 1928 — Módena, 21 de maio de 2003) foi um piloto e industrial argentino.

Alejandro de Tomaso pertenceu a uma família argentina poderosa e muito conhecida, mas voou da Argentina em seu próprio avião em 1955, fugindo da perseguição do regime de Juan Perón. Ele se estabeleceu em Modena onde conheceu e se casou com a herdeira americana Isabelle Haskell, uma cliente da Ferrari que pilotava em corridas nos Estados Unidos, e juntos eles decidiram criar sua própria empresa de carros em Modena. Enquanto isto estava sendo realizado ele curtia algum sucesso como piloto. O nono lugar no GP da Argentina de 1957 na Scuderia Centro Sud Ferrari 500/625 permaneceria o seu maior sucesso. Com a ambição de promover a DeTomaso Automobili SpA pro meio do automobilismo, Giampaolo Dallara foi contratado para projetar um carro de F-2 para 1969. Isto foi orquestrado por um jovem dono de equipe ambicioso chamado Frank Williams os pilotos foram Jonathan Williams, Jacky Ickx e Piers Courage. Williams e de Tomaso então fizeram um acordo para entrar na F-1 em 1970 com Courage, os motores Cosworth e o chassi projetado por Dallara. Courage terminou em terceiro na prova extra-campeonato International Trophy e estava em sétimo no GP da Holanda, onde sofreu um acidente fatal. A equipe continuou com os pilotos Brian Redman e Tim Schenken, mas encerrou as atividades no final do ano. De Tomaso foi então se concentrar no negócio dos carros de estrada. Ele morreu em 2003 e a companhia foi assumida por seu Santiago sob as orientações de Isabelle, mulher de Alejandro.

Alessandro, como foi chamado pelos seus admiradores italianos, ainda é prestigiado por salvar um número de companhias de engenharia da falência incluindo as marcas de motocicletas Benelli e Moto Guzzi, assim como as montadoras Innocenti e Maserati. Este ele até recuperou com sucesso e a vendeu para a FIAT em 1993. Mas sua grande ambição era se tornar um dono de equipe de Fórmula 1 bem-sucedido, e ele tinha Frank Williams gerenciando uma promissora operação com o De Tomaso 505, projetado por Gianpaolo Dallara – até a batida fatal de Piers Courage no GP da Holanda de 1970.

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