Nome |
Alberto Ascari
|
País | |
Nascimento |
13/07/1918
|
Morte |
26/05/1955
|
Primeiro GP | |
Último GP | |
Primeira Pole | |
Última Pole | |
Primeira Vitória | |
Última Vitória | |
Primeiro Pódio | |
Último Pódio | |
Equipes |
Estatísticas de Alberto Ascari
GPs |
32
|
Títulos |
2
|
Vitórias |
13
|
Poles |
14
|
Pódios |
17
|
Pontos |
139.14
|
Volta + Rápidas |
12
|
Voltas |
1691
|
Voltas como líder |
926
|
Ano a ano de Alberto Ascari
Ano
|
Equipe |
Motor
|
GPs
|
1º
|
2º
|
3º
|
Pódios
|
Poles
|
Voltas
|
VMR
|
Líder
|
Med Pts
|
Pontos
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
2
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
101
|
0
|
13
|
0.00
|
0
|
||
![]() ![]() ![]() |
4
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
90
|
2
|
48
|
0.23
|
1.14
|
||
![]() |
8
|
5
|
0
|
0
|
5
|
6
|
531
|
4
|
415
|
5.06
|
45.5
|
||
![]() |
7
|
6
|
0
|
0
|
6
|
5
|
426
|
6
|
349
|
7.64
|
53.5
|
||
![]() |
7
|
2
|
2
|
0
|
4
|
2
|
352
|
0
|
99
|
3.50
|
28
|
||
![]() |
4
|
0
|
2
|
0
|
2
|
0
|
191
|
0
|
2
|
2.20
|
11
|
Temporadas de Alberto Ascari
5
|
2
|
1
|
1
|
25
|
49
|
Resultados de Alberto Ascari
1º
|
13 vezes
|
2º
|
4 vezes
|
4º
|
2 vezes
|
5º
|
1 vez
|
6º
|
1 vez
|
8º
|
1 vez
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NC
|
14 vezes
|
Corridas de Alberto Ascari
Vitórias de Alberto Ascari
Ano
|
GP | No | Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
13
|
GP da Suíça | 46 | ![]() |
![]() |
2
|
1
|
02:41.300
|
52
|
9
|
||
12
|
GP da Inglaterra | 5 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:50.000
|
90
|
8.5
|
||
11
|
GP da Bélgica | 10 | ![]() |
![]() |
2
|
1
|
23
|
8
|
|||
10
|
GP da Holanda | 2 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
90
|
8
|
|||
9
|
GP da Argentina | 10 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:48.400
|
97
|
9
|
||
8
|
GP da Itália | 12 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:06.100
|
44
|
8.5
|
||
7
|
GP da Holanda | 2 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:49.800
|
90
|
9
|
||
6
|
GP da Alemanha | 101 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
10:05.100
|
18
|
9
|
||
5
|
GP da Inglaterra | 15 | ![]() |
![]() |
2
|
1
|
01:52.000
|
85
|
9
|
||
4
|
GP da França | 8 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:17.300
|
77
|
9
|
||
3
|
GP da Bélgica | 4 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
04:55.000
|
35
|
9
|
||
2
|
GP da Itália | 2 | ![]() |
![]() |
3
|
1
|
71
|
8
|
|||
1
|
GP da Alemanha | 71 | ![]() |
![]() |
1
|
1
|
11
|
8
|
Pódios de Alberto Ascari
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
17
|
GP da Suíça |
46
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
02:41.300
|
52
|
9
|
||
16
|
GP da Inglaterra |
5
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:50.000
|
90
|
8.5
|
||
15
|
GP da Bélgica |
10
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
23
|
8
|
|||
14
|
GP da Holanda |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
90
|
8
|
|||
13
|
GP da Argentina |
10
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:48.400
|
97
|
9
|
||
12
|
GP da Itália |
12
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:06.100
|
44
|
8.5
|
||
11
|
GP da Holanda |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:49.800
|
90
|
9
|
||
10
|
GP da Alemanha |
101
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
10:05.100
|
18
|
9
|
||
9
|
GP da Inglaterra |
15
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
01:52.000
|
85
|
9
|
||
8
|
GP da França |
8
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:17.300
|
77
|
9
|
||
7
|
GP da Bélgica |
4
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
04:55.000
|
35
|
9
|
||
6
|
GP da Itália |
2
|
![]() |
![]() |
3
|
1
|
71
|
8
|
|||
5
|
GP da Alemanha |
71
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
11
|
8
|
|||
4
|
GP da França |
14
|
![]() |
![]() |
0
|
2
|
6
|
3
|
|||
3
|
GP da Bélgica |
8
|
![]() |
![]() |
4
|
2
|
6
|
||||
2
|
GP da Itália |
48
|
![]() |
![]() |
0
|
2
|
2
|
3
|
|||
1
|
GP de Mônaco |
40
|
![]() |
![]() |
7
|
2
|
6
|
Poles de Alberto Ascari
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
14
|
GP da Espanha |
34
|
![]() |
![]() |
1
|
NC
|
02:20.400
|
7
|
Embreagem
|
1
|
|
13
|
GP da Itália |
4
|
![]() |
![]() |
1
|
NC
|
59
|
Acidente
|
0
|
||
12
|
GP da Alemanha |
1
|
![]() |
![]() |
1
|
8
|
09:56.000
|
4
|
0
|
||
11
|
GP da Inglaterra |
5
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:50.000
|
90
|
8.5
|
||
10
|
GP da França |
10
|
![]() |
![]() |
1
|
4
|
3
|
||||
9
|
GP da Holanda |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
90
|
8
|
|||
8
|
GP da Argentina |
10
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:48.400
|
97
|
9
|
||
7
|
GP da Itália |
12
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:06.100
|
44
|
8.5
|
||
6
|
GP da Holanda |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:49.800
|
90
|
9
|
||
5
|
GP da Alemanha |
101
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
10:05.100
|
18
|
9
|
||
4
|
GP da França |
8
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:17.300
|
77
|
9
|
||
3
|
GP da Bélgica |
4
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
04:55.000
|
35
|
9
|
||
2
|
GP da Espanha |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
4
|
3
|
3
|
|||
1
|
GP da Alemanha |
71
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
11
|
8
|
Voltas mais rápidas de Alberto Ascari
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
12
|
GP da Espanha |
34
|
![]() |
![]() |
1
|
NC
|
02:20.400
|
7
|
Embreagem
|
1
|
|
11
|
GP da Inglaterra |
31
|
![]() |
![]() |
30
|
NC
|
01:50.000
|
Motor
|
0.14
|
||
10
|
GP da Suíça |
46
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
02:41.300
|
52
|
9
|
||
9
|
GP da Alemanha |
1
|
![]() |
![]() |
1
|
8
|
09:56.000
|
4
|
0
|
||
8
|
GP da Inglaterra |
5
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:50.000
|
90
|
8.5
|
||
7
|
GP da Argentina |
10
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:48.400
|
97
|
9
|
||
6
|
GP da Itália |
12
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:06.100
|
44
|
8.5
|
||
5
|
GP da Holanda |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:49.800
|
90
|
9
|
||
4
|
GP da Alemanha |
101
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
10:05.100
|
18
|
9
|
||
3
|
GP da Inglaterra |
15
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
01:52.000
|
85
|
9
|
||
2
|
GP da França |
8
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:17.300
|
77
|
9
|
||
1
|
GP da Bélgica |
4
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
04:55.000
|
35
|
9
|
Voltas como líder de Alberto Ascari
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
21
|
GP da Argentina |
32
|
![]() |
![]() |
2
|
NC
|
13
|
Acidente
|
0
|
||
20
|
GP da Espanha |
34
|
![]() |
![]() |
1
|
NC
|
02:20.400
|
7
|
Embreagem
|
1
|
|
19
|
GP da Itália |
34
|
![]() |
![]() |
2
|
NC
|
41
|
Motor
|
0
|
||
18
|
GP da Itália |
4
|
![]() |
![]() |
1
|
NC
|
59
|
Acidente
|
0
|
||
17
|
GP da Suíça |
46
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
02:41.300
|
52
|
9
|
||
16
|
GP da Alemanha |
1
|
![]() |
![]() |
1
|
8
|
09:56.000
|
4
|
0
|
||
15
|
GP da Inglaterra |
5
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:50.000
|
90
|
8.5
|
||
14
|
GP da Bélgica |
10
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
23
|
8
|
|||
13
|
GP da Holanda |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
90
|
8
|
|||
12
|
GP da Argentina |
10
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:48.400
|
97
|
9
|
||
11
|
GP da Itália |
12
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:06.100
|
44
|
8.5
|
||
10
|
GP da Holanda |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
01:49.800
|
90
|
9
|
||
9
|
GP da Alemanha |
101
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
10:05.100
|
18
|
9
|
||
8
|
GP da Inglaterra |
15
|
![]() |
![]() |
2
|
1
|
01:52.000
|
85
|
9
|
||
7
|
GP da França |
8
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
02:17.300
|
77
|
9
|
||
6
|
GP da Bélgica |
4
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
04:55.000
|
35
|
9
|
||
5
|
GP da Espanha |
2
|
![]() |
![]() |
1
|
4
|
3
|
3
|
|||
4
|
GP da Itália |
2
|
![]() |
![]() |
3
|
1
|
71
|
8
|
|||
3
|
GP da Alemanha |
71
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
11
|
8
|
|||
2
|
GP da França |
12
|
![]() |
![]() |
3
|
NC
|
8
|
Câmbio
|
0
|
||
GP da França |
14
|
![]() |
![]() |
0
|
2
|
6
|
3
|
||||
1
|
GP da Itália |
48
|
![]() |
![]() |
0
|
2
|
2
|
3
|
Companheiros de Alberto Ascari
Temporada
|
Equipe | Companheiro |
Melhor Pos
|
Pontos
|
Vitórias
|
Poles
|
Corrida
|
Grid
| ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
![]() |
2
|
18
|
3
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
0
|
1
|
1
|
|
![]() |
![]() |
2
|
2
|
3
|
6
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
1
|
1
|
|
![]() |
![]() |
2
|
6
|
8
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
1
|
0
|
3
|
|
![]() |
![]() |
2
|
7
|
9
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
1
|
2
|
1
|
|
![]() |
![]() |
2
|
4
|
6
|
3
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
1
|
2
|
0
|
|
![]() |
![]() |
1
|
20
|
8
|
0
|
1
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
22
|
30
|
2
|
1
|
2
|
1
|
2
|
3
|
4
|
2
|
|
![]() |
![]() |
1
|
3
|
28
|
22
|
2
|
0
|
2
|
0
|
6
|
2
|
5
|
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Alberto Ascari (Milão, 13 de julho de 1918 — Monza, 26 de maio de 1955) foi um piloto de fórmula 1 e uma das primeiras estrelas da Ferrari.
Nascido em Milão, Itália, Ascari tinha a velocidade nas suas veias, seu pai Antonio Ascari foi um talentoso piloto nos anos 1920, correndo com Alfa Romeos. Antonio morreu enquanto liderava o Grande Prêmio da França em 1925 mas o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invés de ódio. Ele pilotou motocicletas no princípio de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia num carro esporte da Ferrari que ele começou a pilotar veículos de quatro rodas.
Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes Prêmios com a Maserati. Seu companheiro de equipe Luigi Villoresi, que foi mentor e amigo de Alberto. Ele venceu seu primeiro Grande Prêmio em San Remo, Itália em 1948 e venceu outra corrida no ano seguinte pela mesma equipe. Seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi na Ferrari; ele venceu mais três corridas.
A primeira temporada oficial de Fórmula 1 começou em 1950 e a Ferrari estreou em Monte Carlo com Ascari, Villoresi e o popular piloto francês Raymond Sommer na equipe. Ascari terminou em segundo na corrida e depois no ano compartilhou o segundo lugar na primeira corrida em Monza. Ele foi apenas o quinto no campeonato. Ele venceu sua primeira corrida de F1 na temporada seguinte em Nurburgring e venceu também em Monza, terminando em segundo atrás de Juan Manuel Fangio.
Devido ao sucesso na Europa, Enzo Ferrari forneceu um carro a Alberto para a Indianapolis 500 em 1952. Ascari foi o único piloto europeu a correr na Indy em 11 anos de Fórmula 1, mas seu dia acabou em 40 voltas. Aquela foi a única vez que ele não venceu um corrida de F1 naquela temporada. A Ferrari de Ascari dominou em 1952, vencendo todas as seis corridas na Europa daquela temporada e tendo a volta mais rápida em todas as corridas. Ele quase marcou a quantidade máxima de pontos que um piloto podia conseguir.
Ele venceu mais três corridas consecutivas no começo da temporada de 1953, dando a ele nove vitórias consecutivas (não contando a Indy) antes do término da série quando terminou em quarto na França, esta que foi uma corrida muito disputada. Ele venceu mais duas vezes no ano dando-lhe mais um título mundial. Ascari não continuou em 1954 devido a não finalizar quatro corridas, embora ele tenha vencido em Mille Miglia.
Sua temporada de 1955 começou de maneira similar, abandonando duas vezes, o último foi um espetacular acidente em Mônaco onde ele bateu dentro do porto depois de passar por uma chicane. Uma semana depois, em 26 de Maio, ele foi a Monza para testar um carro esporte Ferrari e bateu em uma das curvas. Ele morreu no acidente, uma morte que ainda é um tanto misteriosa. A curva onde o acidente aconteceu ganhou seu nome, a Variante Ascari.
Alberto Ascari está enterrado próximo a seu pai no Cimitero Monumentale em Milão.
Em 1992, ele foi indicado para o International Motorsports Hall of Fame.
Ascari é considerado o melhor piloto italiano de todos os tempos, seguido de Nino Farina. Alberto venceu 47 de 56 corridas internacionais das quais participou.
Foi eleito pela revista Inglesa "Times" como o décimo primeiro melhor piloto de F1 de todos os tempos, O primeiro da lista é Jim Clark seguido de Ayrton Senna e Michael Schumacher em terceiro.