Martin Brundle

segunda-feira, 1 de junho de 2015


Nome
Martin Brundle
País
Nascimento
01/06/1959
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
2 – (2 vezes)
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Martin Brundle
GPs
165
Largadas
158
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
9
Pontos
98
Volta + Rápidas
0
Voltas
7522
Voltas como líder
0

Ano a ano de Martin Brundle
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Jordan
16
0
0
0
0
0
705
0
0
0.50
8
Ligier
11
0
0
1
1
0
539
0
0
0.64
7
McLaren
16
0
1
1
2
0
672
0
0
1.00
16
Ligier
16
0
0
1
1
0
774
0
0
0.81
13
Benetton
16
0
1
4
5
0
816
0
0
2.38
38
Brabham
16
0
0
0
0
0
668
0
0
0.13
2
Brabham
16
0
0
0
0
0
681
0
0
0.25
4
Williams
1
0
0
0
0
0
42
0
0
0.00
0
Zakspeed
16
0
0
0
0
0
583
0
0
0.13
2
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
815
0
0
0.50
8
Tyrrell
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
783
0
0
0.00
0
Tyrrell
9
0
0
0
0
0
444
0
0
0.00
0

Temporadas de Martin Brundle
31
21
11
18
20
20
17
6
7
7
13
11

Resultados de Martin Brundle
2 vezes
7 vezes
8 vezes
12 vezes
10 vezes
7 vezes
9 vezes
7 vezes
10º
7 vezes
11º
6 vezes
12º
5 vezes
13º
2 vezes
14º
1 vez
DES
7 vezes
NC
68 vezes
NQ
7 vezes

Corridas de Martin Brundle
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
165
GP do Japão
12
Jordan Peugeot
10
5
2
164
GP de Portugal
12
Jordan Peugeot
10
9
0
163
GP da Itália
12
Jordan Peugeot
9
4
3
162
GP da Bélgica
12
Jordan Peugeot
8
NC
Motor
0
161
GP da Hungria
12
Jordan Peugeot
12
NC
Rodada
0
160
GP da Alemanha
12
Jordan Peugeot
10
10
0
159
GP da Inglaterra
12
Jordan Peugeot
8
6
1
158
GP da França
12
Jordan Peugeot
8
8
0
157
GP do Canadá
12
Jordan Peugeot
9
6
1
156
GP da Espanha
12
Jordan Peugeot
15
NC
Diferencial
0
155
GP de Mônaco
12
Jordan Peugeot
16
NC
Rodada
0
154
GP de San Marino
12
Jordan Peugeot
12
NC
Rodada
0
153
GP da Europa
12
Jordan Peugeot
11
6
1
152
GP da Argentina
12
Jordan Peugeot
15
NC
Batida
0
151
GP do Brasil
12
Jordan Peugeot
6
12
Rodada
0
150
GP da Austrália
12
Jordan Peugeot
19
NC
Batida
0
149
GP da Austrália
25
Ligier Mugen-Honda
11
NC
Rodada
0
148
GP da Europa
25
Ligier Mugen-Honda
12
7
0
147
GP de Portugal
25
Ligier Mugen-Honda
9
8
0
146
GP da Itália
25
Ligier Mugen-Honda
11
NC
Furo
0
145
GP da Bélgica
25
Ligier Mugen-Honda
13
3
4
144
GP da Hungria
25
Ligier Mugen-Honda
8
NC
Motor
0
143
GP da Inglaterra
25
Ligier Mugen-Honda
11
NC
Rodada
0
142
GP da França
25
Ligier Mugen-Honda
9
4
3
141
GP do Canadá
25
Ligier Mugen-Honda
14
10
Batida
0
140
GP de Mônaco
25
Ligier Mugen-Honda
8
NC
Rodada
0
139
GP da Espanha
25
Ligier Mugen-Honda
11
9
0
138
GP da Austrália
8
McLaren Peugeot
9
3
4
137
GP do Japão
8
McLaren Peugeot
9
NC
Rodada
0
136
GP da Europa
8
McLaren Peugeot
15
NC
Motor
0
135
GP de Portugal
8
McLaren Peugeot
7
6
1
134
GP da Itália
8
McLaren Peugeot
15
5
2
133
GP da Bélgica
8
McLaren Peugeot
13
NC
Rodada
0
132
GP da Hungria
8
McLaren Peugeot
6
4
Falha Elétrica
3
131
GP da Alemanha
8
McLaren Peugeot
13
NC
Motor
0
130
GP da Inglaterra
8
McLaren Peugeot
9
NC
Motor
0
129
GP da França
8
McLaren Peugeot
12
NC
Motor
0
128
GP do Canadá
8
McLaren Peugeot
12
NC
Falha Elétrica
0
127
GP da Espanha
8
McLaren Peugeot
8
11
Transmissão
0
126
GP de Mônaco
8
McLaren Peugeot
8
2
6
125
GP de San Marino
8
McLaren Peugeot
13
8
0
124
GP do Pacífico
8
McLaren Peugeot
6
NC
Temperatura
0
123
GP do Brasil
8
McLaren Peugeot
18
NC
Batida
0
122
GP da Austrália
25
Ligier Renault
8
6
1
121
GP do Japão
25
Ligier Renault
15
9
Batida
0
120
GP de Portugal
25
Ligier Renault
11
6
1
119
GP da Itália
25
Ligier Renault
12
NC
Batida
0
118
GP da Bélgica
25
Ligier Renault
11
7
0
117
GP da Hungria
25
Ligier Renault
13
5
2
116
GP da Alemanha
25
Ligier Renault
6
8
0
115
GP da Inglaterra
25
Ligier Renault
6
14
Câmbio
0
114
GP da França
25
Ligier Renault
3
5
2
113
GP do Canadá
25
Ligier Renault
7
5
2
112
GP de Mônaco
25
Ligier Renault
13
6
1
111
GP da Espanha
25
Ligier Renault
18
NC
Rodada
0
110
GP de San Marino
25
Ligier Renault
10
3
4
109
GP da Europa
25
Ligier Renault
22
NC
Rodada
0
108
GP do Brasil
25
Ligier Renault
16
NC
Batida
0
107
GP da África do Sul
25
Ligier Renault
12
NC
Rodada
0
106
GP da Austrália
20
Benetton Ford Cosworth
8
3
4
105
GP do Japão
20
Benetton Ford Cosworth
13
3
4
104
GP de Portugal
20
Benetton Ford Cosworth
6
4
3
103
GP da Itália
20
Benetton Ford Cosworth
9
2
6
102
GP da Bélgica
20
Benetton Ford Cosworth
9
4
3
101
GP da Hungria
20
Benetton Ford Cosworth
6
5
2
100
GP da Alemanha
20
Benetton Ford Cosworth
9
4
3
99
GP da Inglaterra
20
Benetton Ford Cosworth
6
3
4
98
GP da França
20
Benetton Ford Cosworth
7
3
4
97
GP do Canadá
20
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Transmissão
0
96
GP de Mônaco
20
Benetton Ford Cosworth
7
5
2
95
GP de San Marino
20
Benetton Ford Cosworth
6
4
3
94
GP da Espanha
20
Benetton Ford Cosworth
6
NC
Rodada
0
93
GP do Brasil
20
Benetton Ford Cosworth
7
NC
Batida
0
92
GP do México
20
Benetton Ford Cosworth
4
NC
Motor
0
91
GP da África do Sul
20
Benetton Ford Cosworth
8
NC
Embreagem
0
90
GP da Austrália
7
Brabham Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
89
GP do Japão
7
Brabham Yamaha
19
5
2
88
GP da Espanha
7
Brabham Yamaha
11
10
0
87
GP de Portugal
7
Brabham Yamaha
19
12
0
86
GP da Itália
7
Brabham Yamaha
19
13
0
85
GP da Bélgica
7
Brabham Yamaha
16
9
0
84
GP da Hungria
7
Brabham Yamaha
10
NC
Desgaste Físico
0
83
GP da Alemanha
7
Brabham Yamaha
15
11
0
82
GP da Inglaterra
7
Brabham Yamaha
14
NC
Acelerador
0
81
GP da França
7
Brabham Yamaha
24
NC
Câmbio
0
80
GP do México
7
Brabham Yamaha
17
NC
Roda
0
79
GP do Canadá
7
Brabham Yamaha
20
NC
Motor
0
78
GP de Mônaco
7
Brabham Yamaha
0
NQ
Não Qualificado
0
77
GP de San Marino
7
Brabham Yamaha
18
11
0
76
GP do Brasil
7
Brabham Yamaha
26
12
0
75
GP dos EUA
7
Brabham Yamaha
12
11
0
74
GP da Austrália
7
Brabham Judd
12
NC
Batida
0
73
GP do Japão
7
Brabham Judd
13
5
2
72
GP da Espanha
7
Brabham Judd
8
NC
Rodada
0
71
GP de Portugal
7
Brabham Judd
10
8
0
70
GP da Itália
7
Brabham Judd
12
6
1
69
GP da Bélgica
7
Brabham Judd
20
NC
Freios
0
68
GP da Hungria
7
Brabham Judd
15
12
0
67
GP da Alemanha
7
Brabham Judd
12
8
0
66
GP da Inglaterra
7
Brabham Judd
20
NC
Motor
0
65
GP da França
7
Brabham Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
64
GP do Canadá
7
Brabham Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
63
GP dos EUA
7
Brabham Judd
5
NC
Freios
0
62
GP do México
7
Brabham Judd
20
9
0
61
GP de Mônaco
7
Brabham Judd
4
6
1
60
GP de San Marino
7
Brabham Judd
22
NC
Alimentação
0
59
GP do Brasil
7
Brabham Judd
13
NC
Semieixo
0
58
GP da Bélgica
5
Williams Judd
12
7
0
57
GP da Austrália
9
Zakspeed Zakspeed
16
NC
Motor
0
56
GP do Japão
9
Zakspeed Zakspeed
15
NC
Motor
0
55
GP do México
9
Zakspeed Zakspeed
13
NC
Turbo
0
54
GP da Espanha
9
Zakspeed Zakspeed
20
11
0
53
GP de Portugal
9
Zakspeed Zakspeed
17
NC
Câmbio
0
52
GP da Itália
9
Zakspeed Zakspeed
17
NC
Câmbio
0
51
GP da Áustria
9
Zakspeed Zakspeed
22
NC
Turbo
0
50
GP da Hungria
9
Zakspeed Zakspeed
19
NC
Abandono
0
49
GP da Alemanha
9
Zakspeed Zakspeed
17
NC
Abandono
0
48
GP da Inglaterra
9
Zakspeed Zakspeed
18
NC
Roda
0
47
GP da França
9
Zakspeed Zakspeed
15
NC
Turbo
0
46
GP dos EUA
9
Zakspeed Zakspeed
17
DES
Desclassificado
0
45
GP de Mônaco
9
Zakspeed Zakspeed
14
7
0
44
GP da Bélgica
9
Zakspeed Zakspeed
18
NC
Temperatura
0
43
GP de San Marino
9
Zakspeed Zakspeed
15
5
2
42
GP do Brasil
9
Zakspeed Zakspeed
19
NC
Turbo
0
41
GP da Austrália
3
Tyrrell Renault
16
4
3
40
GP do México
3
Tyrrell Renault
16
11
0
39
GP de Portugal
3
Tyrrell Renault
19
NC
Motor
0
38
GP da Itália
3
Tyrrell Renault
20
10
0
37
GP da Áustria
3
Tyrrell Renault
17
NC
Turbo
0
36
GP da Hungria
3
Tyrrell Renault
16
6
1
35
GP da Alemanha
3
Tyrrell Renault
15
NC
Falha Elétrica
0
34
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Renault
11
5
2
33
GP da França
3
Tyrrell Renault
15
10
0
32
GP dos EUA
3
Tyrrell Renault
16
NC
Falha Elétrica
0
31
GP do Canadá
3
Tyrrell Renault
19
9
0
30
GP da Bélgica
3
Tyrrell Renault
12
NC
Câmbio
0
29
GP de Mônaco
3
Tyrrell Renault
10
NC
Acidente
0
28
GP de San Marino
3
Tyrrell Renault
13
8
0
27
GP da Espanha
3
Tyrrell Renault
12
NC
Motor
0
26
GP do Brasil
3
Tyrrell Renault
17
5
2
25
GP da Austrália
3
Tyrrell Renault
17
NC
Abandono
0
24
GP da África do Sul
3
Tyrrell Renault
17
7
0
23
GP da Europa
3
Tyrrell Renault
16
NC
Vazamento de Água
0
22
GP da Bélgica
3
Tyrrell Renault
21
13
0
21
GP da Itália
3
Tyrrell Renault
18
8
0
20
GP da Holanda
3
Tyrrell Renault
21
7
0
19
GP da Áustria
4
Tyrrell Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
18
GP da Alemanha
4
Tyrrell Ford Cosworth
26
10
0
17
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Renault
20
7
0
16
GP da França
3
Tyrrell Ford Cosworth
20
NC
Câmbio
0
15
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
18
NC
Acidente
0
14
GP do Canadá
3
Tyrrell Ford Cosworth
24
12
0
13
GP de Mônaco
3
Tyrrell Ford Cosworth
18
10
0
12
GP de San Marino
3
Tyrrell Ford Cosworth
25
9
Pane Seca
0
11
GP de Portugal
3
Tyrrell Ford Cosworth
22
NC
Transmissão
0
10
GP do Brasil
3
Tyrrell Ford Cosworth
21
8
0
9
GP de Dallas
3
Tyrrell Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
8
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
11
DES
Desclassificado
0
7
GP do Canadá
3
Tyrrell Ford Cosworth
21
DES
Desclassificado
0
6
GP de Mônaco
3
Tyrrell Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
5
GP da França
3
Tyrrell Ford Cosworth
23
DES
Desclassificado
0
4
GP de San Marino
3
Tyrrell Ford Cosworth
22
DES
Desclassificado
0
3
GP da Bélgica
3
Tyrrell Ford Cosworth
22
DES
Desclassificado
0
2
GP da África do Sul
3
Tyrrell Ford Cosworth
25
NC
Desclassificado
0
1
GP do Brasil
3
Tyrrell Ford Cosworth
18
DES
Desclassificado
0
 
Pódios de Martin Brundle

Companheiros de Martin Brundle
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Tyrrell Stefan Bellof
6
9
0
0
0
0
0
0
5
4
3
6
Tyrrell Ivan Capelli
13
4
0
3
0
0
0
0
0
2
2
0
Tyrrell Philippe Streiff
7
11
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Tyrrell Stefan Bellof
7
4
0
4
0
0
0
0
4
6
5
5
Tyrrell Stefan Johansson
8
7
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Tyrrell Philippe Streiff
4
5
8
3
0
0
0
0
11
5
14
2
Zakspeed Christian Danner
5
7
2
0
0
0
0
0
10
6
13
3
Williams Riccardo Patrese
7
18
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Brabham Stefano Modena
5
3
4
4
0
0
0
0
11
5
7
9
Brabham Mark Blundell
5
6
2
1
0
0
0
0
7
9
7
9
Benetton Michael Schumacher
2
1
38
53
0
1
0
0
7
9
0
16
Ligier Mark Blundell
3
3
13
10
0
0
0
0
8
8
8
8
McLaren Mika Häkkinen
2
2
13
26
0
0
0
0
6
9
0
15
McLaren Philippe Alliot
4
22
3
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Ligier Olivier Panis
3
2
7
14
0
0
0
0
4
7
8
3
Jordan Rubens Barrichello
4
4
8
14
0
0
0
0
8
8
5
11

Martin John Brundle (King's Lynn, 1 de junho de 1959) é um automobilista britânico. Disputou a categoria entre 1984 e 1989 e entre 1991 e 1996, quando deixou a Fórmula 1. Em 1999, disputou as 24 Horas de Le Mans, pela equipe Toyota.

Em 1983, antes de estrear na Fórmula 1, Brundle disputou o Campeonato da Fórmula 3 Inglesa travando bons duelos com seu rival, Ayrton Senna.

Em 1983, quando pilotava na Fórmula 3, Brundle travou duelos inesquecíveis contra o brasileiro Ayrton Senna, que mais tarde se tornaria tricampeão de Fórmula 1. No ano seguinte, ele estreou na categoria-mor do automobilismo, pela tradicional equipe Tyrrell Racing. No antológico GP de Mônaco, marcado pelas grandes atuações de Senna e do alemão Stefan Bellof, companheiro de equipe de Brundle, o inglês acabou batendo de forma violenta na Tabac Curve, mas se recuperou a tempo de disputar a corrida. No fim da temporada, a Tyrrell acabou desclassificada por irregularidades no carro. No ano seguinte, Martin permanece na Tyrrell (dessa vez sem irregularidades), e novamente acaba zerado, sendo três sétimos lugares seus melhores resultados na temporada. Em 1986, Brundle permanece na equipe do "tio Ken", e no GP do Brasil, Brundle marcou seu primeiro ponto válido na categoria. Marcou outros seis pontos nos GP's da Inglaterra, Hungria e Austrália, terminando em décimo primeiro lugar.

Depois das melhorias em 1986, Brundle assinou com a Zakspeed. Marcou dois pontos no GP do Brasil, mas acabou desclassificado no GP da Áustria por não posicionar seu carro corretamente.

Brundle teve uma meteórica passagem pela Williams em 1988, no lugar de Nigel Mansell. Foi no GP da Bélgica, onde não pontuou.

No ano de 1989, a Brabham retornou à Fórmula 1 depois de "tirar férias" no ano anterior. Martin Brundle pilotou o carro 7, e em Mônaco, acabou ofuscado pelo companheiro de equipe, o italiano Stefano Modena, que conquistou o último pódio do time na Fórmula 1. Não permaneceu na equipe em 1990, e retornou em 1991, onde a Brabham já sentia os reflexos da crise financeira que passava. Ainda assim, o inglês marcou dois pontos, terminando em vigésimo lugar.

Em 1992 depois de conquistar apenas 16 pontos em oito temporadas, Brundle tinha sua melhor chance na carreira. Pilotou o carro amarelo da Benetton, e seu companheiro de equipe era nada menos que o futuro heptacampeão Michael Schumacher, que bateu o inglês com muita facilidade. Um segundo, quatro terceiros lugares foram seus melhores resultados na temporada, e terminou em sexto lugar, sua melhor classificação na categoria.

Empolgado com o desempenho de 1992, Brundle foi para a Ligier, que vivia uma "seca" de vitórias que durava desde 1981. Mesmo com 36 anos nas costas, Brundle ainda mostrava competitividade, ficando em sétimo lugar no mundial de construtores, tendo como melhor resultado um terceiro lugar em San Marino.
Em 1994, Brundle tinha uma dura missão: substituir seu rival de Fórmula 3, Ayrton Senna, na McLaren. Na estreia, no GP do Brasil, abandonou de cara, após se envolver num acidente com Eddie Irvine (Jordan), Jos Verstappen (Benetton), que também estreava na categoria, e Éric Bernard (Ligier). O acidente custou um "gancho" de três corridas para o norte-irlandês. Em Mônaco, Martin chegou em segundo lugar, seu melhor resultado na categoria, mas só retornou ao pódio na Austrália. Terminou novamente em sétimo, dessa vez com 16 pontos.

Após a passagem pela McLaren, Brundle retornou à Ligier, mas não participou dos três primeiros GPs da temporada (Brasil, Argentina e San Marino), onde sua vaga seria ocupada pelo japonês Aguri Suzuki. Reestreou no GP da Espanha, onde terminou em nono. Não disputou os GP's da Alemanha, do Pacífico e do Japão, retornando no GP da Austrália, e terminou o campeonato em décimo-terceiro lugar.

Brundle assinou com a Jordan para 1996, ao lado do brasileiro Rubens Barrichello. Na Austrália, o inglês ficou conhecido pelo incrível acidente no início da corrida. Pouco tempo após a largada ter sido autorizada, a Jordan de Brundle ficou espremida entre alguns carros, e acabou atingida pela McLaren do escocês David Coulthard. O carro capotou, bateu no muro, entretanto, Brundle saiu ileso. Apesar de ter 37 anos, Brundle não perdia a paixão pela velocidade. Terminou sua carreira na Fórmula 1 em grande estilo, ao chegar em quinto lugar no Japão.

Depois de colocar termo à carreira de piloto, Brundle iniciou uma nova carreira: a de comentarista. Ele se tornou um dos mais populares comentaristas de Fórmula 1 ao lado dos compatriotas James Hunt e Mark Blundell. Ainda em 1997, ele provou que não havia parado definitivamente de correr. Voltou a disputar as 24 horas de Le Mans após sete anos de ausência (correu também entre 1987 e 1988 e em 1990). Em 1999, pela Toyota, ao lado do belga Thierry Boutsen e do japonês Ukyo Katayama, chegou perto da vitória, mas um problema mecânico sepultou o triunfo. Brundle retornou a Le Mans em 2001, mas não teve sucesso. Após essa participação, Brundle decidiu pendurar o capacete, aos 43 anos. Em 2009, deu um polêmica entrevista sobre Nelson Ângelo Piquet, dizendo que Nelsinho havia sido mandado embora da Renault por ser lento, isto mesmo o brasileiro tendo conseguido um segundo lugar e dezenove pontos em sua primeira temporada. O crítico Brundle demorou nove temporadas para superar a marca de pontos de Nelsinho e dez anos para conseguir um segundo lugar.

Martin é casado com Liz, e tem uma filha, Charlie, e um filho, o piloto Alex Brundle, que corre na Fórmula 2 FIA. O irmão de Martin, Robin, correu em carros de turismo e em 2006, participou do Festival de Goodwood.

    Posts Relacionados