Ukyo Katayama

sexta-feira, 29 de maio de 2015



Nome
Ukyo Katayama
País
Nascimento
29/05/1963
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
5 – (2 vezes)
Melhor Resultado
5 – (2 vezes)
Equipes

Estatísticas de Ukyo Katayama
GPs
97
Largadas
95
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
5
Volta + Rápidas
0
Voltas
3508
Voltas como líder
0

Ano a ano de Ukyo Katayama
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Minardi
17
0
0
0
0
0
636
0
0
0.00
0
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
616
0
0
0.00
0
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
580
0
0
0.00
0
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
563
0
0
0.31
5
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
474
0
0
0.00
0
Lola
16
0
0
0
0
0
639
0
0
0.00
0

Temporadas de Ukyo Katayama
25
28
17
20
17
24

Resultados de Ukyo Katayama
2 vezes
1 vez
3 vezes
2 vezes
3 vezes
10º
5 vezes
11º
5 vezes
12º
3 vezes
13º
1 vez
14º
3 vezes
15º
1 vez
17º
3 vezes
18º
1 vez
DES
1 vez
NC
61 vezes
NQ
2 vezes

Corridas de Ukyo Katayama
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
97
GP da Europa
20
Minardi Hart
19
17
0
96
GP do Japão
20
Minardi Hart
18
NC
Motor
0
95
GP de Luxemburgo
20
Minardi Hart
22
NC
Batida
0
94
GP da Áustria
20
Minardi Hart
19
11
0
93
GP da Itália
20
Minardi Hart
21
NC
Rodada
0
92
GP da Bélgica
20
Minardi Hart
20
14
0
91
GP da Hungria
20
Minardi Hart
20
10
0
90
GP da Alemanha
20
Minardi Hart
22
NC
Pane Seca
0
89
GP da Inglaterra
20
Minardi Hart
18
NC
Rodada
0
88
GP da França
20
Minardi Hart
21
11
0
87
GP do Canadá
20
Minardi Hart
22
NC
Rodada
0
86
GP da Espanha
20
Minardi Hart
20
NC
Câmbio
0
85
GP de Mônaco
20
Minardi Hart
20
10
0
84
GP de San Marino
20
Minardi Hart
22
11
0
83
GP da Argentina
20
Minardi Hart
21
NC
Rodada
0
82
GP do Brasil
20
Minardi Hart
18
18
0
81
GP da Austrália
20
Minardi Hart
15
NC
Falha Elétrica
0
80
GP do Japão
18
Tyrrell Yamaha
14
NC
Motor
0
79
GP de Portugal
18
Tyrrell Yamaha
14
12
0
78
GP da Itália
18
Tyrrell Yamaha
16
10
0
77
GP da Bélgica
18
Tyrrell Yamaha
17
8
0
76
GP da Hungria
18
Tyrrell Yamaha
14
7
0
75
GP da Alemanha
18
Tyrrell Yamaha
16
NC
Rodada
0
74
GP da Inglaterra
18
Tyrrell Yamaha
12
NC
Motor
0
73
GP da França
18
Tyrrell Yamaha
14
NC
Motor
0
72
GP do Canadá
18
Tyrrell Yamaha
17
NC
Batida
0
71
GP da Espanha
18
Tyrrell Yamaha
16
NC
Falha Elétrica
0
70
GP de Mônaco
18
Tyrrell Yamaha
15
NC
Rodada
0
69
GP de San Marino
18
Tyrrell Yamaha
16
NC
Rodada
0
68
GP da Europa
18
Tyrrell Yamaha
16
DES
Desclassificado
0
67
GP da Argentina
18
Tyrrell Yamaha
13
NC
Transmissão
0
66
GP do Brasil
18
Tyrrell Yamaha
16
9
0
65
GP da Austrália
18
Tyrrell Yamaha
15
11
0
64
GP da Austrália
3
Tyrrell Yamaha
16
NC
Motor
0
63
GP do Japão
3
Tyrrell Yamaha
13
NC
Rodada
0
62
GP do Pacífico
3
Tyrrell Yamaha
17
14
0
61
GP de Portugal
3
Tyrrell Yamaha
16
NC
Batida
0
60
GP da Itália
3
Tyrrell Yamaha
17
10
0
59
GP da Bélgica
3
Tyrrell Yamaha
15
NC
Rodada
0
58
GP da Hungria
3
Tyrrell Yamaha
17
NC
Rodada
0
57
GP da Alemanha
3
Tyrrell Yamaha
17
7
0
56
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Yamaha
14
NC
Pane Seca
0
55
GP da França
3
Tyrrell Yamaha
19
NC
Batida
0
54
GP do Canadá
3
Tyrrell Yamaha
16
NC
Motor
0
53
GP de Mônaco
3
Tyrrell Yamaha
15
NC
Rodada
0
52
GP da Espanha
3
Tyrrell Yamaha
17
NC
Motor
0
51
GP de San Marino
3
Tyrrell Yamaha
15
NC
Rodada
0
50
GP da Argentina
3
Tyrrell Yamaha
15
8
0
49
GP do Brasil
3
Tyrrell Yamaha
11
NC
Rodada
0
48
GP da Austrália
3
Tyrrell Yamaha
15
NC
Rodada
0
47
GP do Japão
3
Tyrrell Yamaha
14
NC
Rodada
0
46
GP da Europa
3
Tyrrell Yamaha
13
7
0
45
GP de Portugal
3
Tyrrell Yamaha
6
NC
Câmbio
0
44
GP da Itália
3
Tyrrell Yamaha
14
NC
Rodada
0
43
GP da Bélgica
3
Tyrrell Yamaha
23
NC
Motor
0
42
GP da Hungria
3
Tyrrell Yamaha
5
NC
Batida
0
41
GP da Alemanha
3
Tyrrell Yamaha
5
NC
Acelerador
0
40
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Yamaha
8
6
1
39
GP da França
3
Tyrrell Yamaha
14
NC
Rodada
0
38
GP do Canadá
3
Tyrrell Yamaha
9
NC
Acidente
0
37
GP da Espanha
3
Tyrrell Yamaha
10
NC
Motor
0
36
GP de Mônaco
3
Tyrrell Yamaha
11
NC
Câmbio
0
35
GP de San Marino
3
Tyrrell Yamaha
9
5
2
34
GP do Pacífico
3
Tyrrell Yamaha
14
NC
Motor
0
33
GP do Brasil
3
Tyrrell Yamaha
10
5
2
32
GP da Austrália
3
Tyrrell Yamaha
18
NC
Rodada
0
31
GP do Japão
3
Tyrrell Yamaha
13
NC
Motor
0
30
GP de Portugal
3
Tyrrell Yamaha
21
NC
Rodada
0
29
GP da Itália
3
Tyrrell Yamaha
17
14
0
28
GP da Bélgica
3
Tyrrell Yamaha
23
15
0
27
GP da Hungria
3
Tyrrell Yamaha
23
10
0
26
GP da Alemanha
3
Tyrrell Yamaha
21
NC
Semieixo
0
25
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Yamaha
22
13
0
24
GP da França
3
Tyrrell Yamaha
21
NC
Câmbio
0
23
GP do Canadá
3
Tyrrell Yamaha
22
17
0
22
GP de Mônaco
3
Tyrrell Yamaha
22
NC
Motor
0
21
GP da Espanha
3
Tyrrell Yamaha
23
NC
Rodada
0
20
GP de San Marino
3
Tyrrell Yamaha
22
NC
Motor
0
19
GP da Europa
3
Tyrrell Yamaha
18
NC
Embreagem
0
18
GP do Brasil
3
Tyrrell Yamaha
22
NC
Rodada
0
17
GP da África do Sul
3
Tyrrell Yamaha
21
NC
Transmissão
0
16
GP da Austrália
30
Lola Lamborghini
26
NC
Diferencial
0
15
GP do Japão
30
Lola Lamborghini
20
11
0
14
GP de Portugal
30
Lola Lamborghini
25
NC
Rodada
0
13
GP da Itália
30
Lola Lamborghini
23
9
Transmissão
0
12
GP da Bélgica
30
Lola Lamborghini
26
17
0
11
GP da Hungria
30
Lola Lamborghini
20
NC
Motor
0
10
GP da Alemanha
30
Lola Lamborghini
16
NC
Rodada
0
9
GP da Inglaterra
30
Lola Lamborghini
16
NC
Transmissão
0
8
GP da França
30
Lola Lamborghini
18
NC
Motor
0
7
GP do Canadá
30
Lola Lamborghini
11
NC
Motor
0
6
GP de Mônaco
30
Lola Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
5
GP de San Marino
30
Lola Lamborghini
17
NC
Rodada
0
4
GP da Espanha
30
Lola Lamborghini
0
NQ
Não Qualificado
0
3
GP do Brasil
30
Lola Lamborghini
25
9
0
2
GP do México
30
Lola Lamborghini
24
12
0
1
GP da África do Sul
30
Lola Lamborghini
18
12
0

Companheiros de Ukyo Katayama
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lola Bertrand Gachot
9
6
0
1
0
0
0
0
10
6
4
12
Tyrrell Andrea de Cesaris
10
10
0
0
0
0
0
0
8
8
7
9
Tyrrell Mark Blundell
5
3
5
8
0
0
0
0
7
9
11
5
Tyrrell Mika Salo
7
5
0
5
0
0
0
0
3
13
4
12
Tyrrell Mika Salo
7
5
0
5
0
0
0
0
4
12
5
11
Minardi Jarno Trulli
10
9
0
0
0
0
0
0
2
5
1
6
Minardi Tarso Marques
10
10
0
0
0
0
0
0
5
5
8
2

Ukyo Katayama (Katayama Ukyō?, Tóquio, 29 de maio de 1963) é um piloto japonês de automobilismo.

Ele é um dos muitos pilotos japoneses a tentar uma carreira na Fórmula 1 sem causar grande impacto. Apesar de todos estes fatores, Katayama era popular no paddock por seu constante bom humor e senso de autocrítica ("É possível fazer mais por este automóvel - o único problema é a minha direção!").
Katayama foi o primeiro a correr na Europa em 1986, na França, antes de retornar para "casa" (Japão) e vencer a F-3000 local em 1991.

O seu patrocinador (Cabin Club) arranjou um lugar para Katayama em 1992, com a modesta equipe Larrousse. O carro não era confiável e tinha um desempenho mediano, e seu companheiro de equipe, o franco-belga-luxemburguês Bertrand Gachot ficava com a maioria dos escassos recursos da equipe. Porém, Katayama impressionou ao estar em quinto lugar no Grande Prêmio do Canadá até o motor do seu carro estourar, e de obter dois nonos lugares na temporada. Infelizmente, o ano foi também lembrado por duas colisões embaraçosas com Gachot, no Canadá e em casa, no Japão.

A Cabin Club conseguiu arranjar uma troca com a tradicional Tyrrell para 1993, mas a equipe não passava por uma boa fase, com o provisório 020C já com três anos de uso e o novo 021 provando não ser competitivo. O décimo lugar no Grande Prêmio da Hungria foi o melhor resultado do nipônico, em um ano no qual ele atraiu mais a atenção pelos acidentes em que se envolveu.

O ano de 1994 foi uma considerável reviravolta para a Tyrrell e Katayama. Ele impressionou com o novo 022, conseguindo dois quinto lugares e um sexto. Ele impressionou também pelos excelentes desempenhos nas qualificações para os Grandes Prêmios, largando na terceira posição do Grande Prêmio da Alemanha até ter que abandonar a corrida na sexta volta por problemas no regulador do carro, e pela oportunidade de contar com o experiente companheiro de equipe Mark Blundell.

Ele renovou o contrato com a Tyrrell pelas duas próximas temporadas, mas apresentou uma queda no seu desempenho, sendo dois sétimos lugares os seus melhores resultados de todas as duas temporadas. Seu companheiro de equipe, o finlandês Mika Salo, conseguiu ter um desempenho bem superior ao seu. Durante esses dois anos, o seu hábito de envolver-se em acidentes retornou, com um espetacular rodopio na largada do Grande Prêmio de Portugal de 1995, e, como Katayama é um homem de baixa estatura, foi extremamente prejudicado pela decisão de aumentarem a altura das placas de proteção do cockpit, em resposta ao acidente que tirou a vida de Ayrton Senna. Porém, mais tarde surgiria a informação de que no final de 1994 ele havia sido diagnosticado com um câncer nas costas. Devido ao seus compromissos na Fórmula 1, o tratamento foi retardado e ele sentia dores. Katayama não anunciou isso até ele se retirar da F-1, pois não queria que ninguém tivesse pena dele e servisse de desculpas para o seu baixo desempenho.
Depois de deixar a Tyrrell, seu novo patrocinador, a Mild Seven, arranjou-lhe um lugar na Minardi, mas o time de Faenza não passava também por uma boa fase, e dois décimos lugares foram seus dois melhores resultados na temporada. No GP disputado em seu país, Katayama, visivelmente emocionado, anunciou sua retirada da Fórmula 1.

Ainda popular em seu país natal, Katayama tem participado de corridas em carros esportivos e Gran Turismo, bem como a sua outra paixão, o montanhismo. Um dos seus melhores desempenhos, após ter deixado a F1, foi nas 24 Horas de Le Mans de 1999, quando durante a última hora da corrida, em seu Toyota GT-One compartilhado com seus compatriotas Keiichi Tsuchiya e Toshio Suzuki, no momento em que ele se distanciava do segundo colocado, uma BMW, seu carro teve um pneu furado e ele teve que retornar para a troca de pneus. Nesse processo, o GT-One perdeu a liderança e também a corrida. O GT-One terminaria na vice-liderança, uma volta atrás da vencedora BMW. Como prêmio de consolação, o GT-One venceria a classe GTP, embora ele tenha sido o único carro da classe a terminar a corrida.

Ele participou de 97 GP's, estreando em 1 de março de 1992. Marcou cinco pontos no campeonato.

Ele é freqüentemente chamado de Kamikaze Ukyo, "Katagrama" ou simplesmente Kamikaze.

1997  

    Posts Relacionados