Ralph Firman

quarta-feira, 20 de maio de 2015


Nome
Ralph Firman
País
Nascimento
20/05/1975
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes
Site


Estatísticas de Ralph Firman
GPs
14
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
1
Volta + Rápidas
0
Voltas
639
Voltas como líder
0

Ano a ano de Ralph Firman
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Jordan
14
0
0
0
0
0
639
0
0
0.07
1

Temporadas de Ralph Firman
19

Resultados de Ralph Firman
1 vez
10º
1 vez
11º
2 vezes
12º
1 vez
13º
1 vez
14º
1 vez
15º
1 vez
NC
6 vezes

Corridas de Ralph Firman
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
14
GP do Japão
12
Jordan
15
14
0
13
GP dos EUA
12
Jordan
18
NC
Rodada
0
12
GP da Alemanha
12
Jordan
18
NC
Acidente
0
11
GP da Inglaterra
12
Jordan
17
13
0
10
GP da França
12
Jordan
18
15
0
9
GP da Europa
12
Jordan
14
11
0
8
GP do Canadá
12
Jordan
19
NC
Motor
0
7
GP de Mônaco
12
Jordan
16
12
0
6
GP da Áustria
12
Jordan
16
11
0
5
GP da Espanha
12
Jordan
15
8
1
4
GP de San Marino
12
Jordan
19
NC
Óleo
0
3
GP do Brasil
12
Jordan
16
NC
Suspensão
0
2
GP da Malásia
12
Jordan
20
10
0
1
GP da Austrália
12
Jordan
17
NC
Acidente
0

Companheiros de Ralph Firman
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Jordan Giancarlo Fisichella
8
1
1
12
0
1
0
0
7
7
2
12

Ralph David Firman Jr. (20 de maio de 1975 em Norwich, Norfolk) é um piloto de corridas do Reino Unido.

Disputou a temporada de 2003 da Fórmula 1 pela extinta equipe Jordan.

Filho do proprietário da Van Diemen (também chamado Ralph Firman), empresa que fabricava carros da Fórmula Ford nas décadas de 1970 e 1980, tem uma irmã que também chegou a correr profissionalmente - Natasha Firman, irmã mais nova de Ralph, não teve uma trajetória tão longa quanto ele, que iniciou a carreira em 1995, ganhando o título da Fórmula 3 Inglesa no ano seguinte (no ano anterior, ficou com o vice - o campeão foi Oliver Gavin).

Firman envolveu-se em uma polêmica no Grande Prémio de Macau de 1996, onde foi o vencedor - nas duas baterias, disputou a vitória com o italiano Jarno Trulli, então campeão da F-3 alemã, que o ultrapassara na última volta da segunda parte. Numa atitude polêmica, o anglo-irlandês bateu no Hairpin e bloqueou a pista, causando bandeira vermelha. A direção de prova considerou os resultados da volta anterior e deu a vitória a Firman.

Entre 1997 e 2002, Firman mudou-se para o Japão, onde disputaria a Fórmula Nippon pelas equipes Team TMS (1997), Team Nova (1998-2000) e Nakajima Racing (2001-2002), se destacando por esta última. Venceu a temporada de 2002 da categoria, alcançando oito pódios (quatro vitórias, dois segundos lugares e um terceiro). Isto lhe rendeu um teste com a BAR, sendo este o segundo contato dele com um carro de Fórmula 1 - ele havia testado um carro da McLaren em 1993, quando tinha apenas 18 anos.

A equipe Jordan, que vivia situação financeira instável desde 2002, contratou Firman, que venceu a disputa com o brasileiro Felipe Massa, no início de 2003. Eddie Jordan, dono da escuderia, precisava de um "pay-driver" (piloto pagante) para aumentar o caixa do time, e o piloto anglo-irlandês terminaria sendo o escolhido.

Sua estreia foi no GP da Austrália, e ele não completou a corrida, devido a um acidente. Na etapa do Brasil, a suspensão de seu carro desmanchou-se na reta e acertou o francês Olivier Panis, da Toyota. Firman marcou seu único ponto no GP da Espanha, ao chegar em oitavo lugar.

Ele ainda sofreria outro grave acidente, desta vez na Hungria. No terceiro treino livre, Firman vinha rápido no terceiro trecho de Hungaroring quando o aerofólio se soltou, fazendo com que o carro perdesse o controle e batesse forte na barreira de pneus. O piloto sofreu fratura no tornozelo e dores no pescoço, fazendo com que fosse substituído pelo húngaro Zsolt Baumgartner em duas corridas.

De volta à Jordan nos GP's dos EUA e do Japão, Firman não chegaria ao final da primeira corrida e terminaria a segunda em décimo-quarto lugar. Chateado, Eddie Jordan cancelou o contrato de Firman, que duraria mais três anos. Depois de negociações com a Minardi, o anglo-irlandês não encontraria vaga no time italiano e, desta forma, sua carreira na F-1

Depois da Fórmula 1, Firman participaria das 24 Horas de Le Mans, da A1 Grand Prix e da Super GT.

2003

Posts Relacionados