Ivan Capelli

domingo, 24 de maio de 2015

Nome
Ivan Capelli
País
Nascimento
24/05/1963
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
2 – (2 vezes)
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Ivan Capelli
GPs
98
Largadas
93
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
3
Pontos
31
Volta + Rápidas
0
Voltas
3387
Voltas como líder
46

Ano a ano de Ivan Capelli
Ano
Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Jordan
2
0
0
0
0
0
2
0
0
0.00
0
Ferrari
14
0
0
0
0
0
513
0
0
0.21
3
Leyton House
14
0
0
0
0
0
419
0
0
0.07
1
Leyton House
16
0
1
0
1
0
579
0
45
0.38
6
March
16
0
0
0
0
0
424
0
0
0.00
0
March
16
0
1
1
2
0
680
0
1
1.06
17
March
16
0
0
0
0
0
608
0
0
0.06
1
AGS
2
0
0
0
0
0
37
0
0
0.00
0
Tyrrell
2
0
0
0
0
0
125
0
0
1.50
3

Temporadas de Ivan Capelli
18
31
19
7
30
10
20
13
33

Resultados de Ivan Capelli
2 vezes
1 vez
1 vez
4 vezes
4 vezes
2 vezes
1 vez
3 vezes
10º
4 vezes
11º
2 vezes
12º
2 vezes
13º
1 vez
16º
1 vez
17º
1 vez
NC
64 vezes
NL
2 vezes
NQ
3 vezes

Corridas de Ivan Capelli
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
98
GP do Brasil
15
Jordan Hart
0
NQ
Não Qualificado
0
97
GP da África do Sul
15
Jordan Hart
18
NC
Rodada
0
96
GP de Portugal
28
Ferrari Ferrari
16
NC
Motor
0
95
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
7
NC
Falha Elétrica
0
94
GP da Bélgica
28
Ferrari Ferrari
12
NC
Motor
0
93
GP da Hungria
28
Ferrari Ferrari
10
6
1
92
GP da Alemanha
28
Ferrari Ferrari
12
NC
Motor
0
91
GP da Inglaterra
28
Ferrari Ferrari
14
9
0
90
GP da França
28
Ferrari Ferrari
8
NC
Motor
0
89
GP do Canadá
28
Ferrari Ferrari
9
NC
Rodada
0
88
GP de Mônaco
28
Ferrari Ferrari
8
NC
Rodada
0
87
GP de San Marino
28
Ferrari Ferrari
8
NC
Rodada
0
86
GP da Espanha
28
Ferrari Ferrari
5
10
Rodada
0
85
GP do Brasil
28
Ferrari Ferrari
11
5
2
84
GP do México
28
Ferrari Ferrari
20
NC
Batida
0
83
GP da África do Sul
28
Ferrari Ferrari
9
NC
Motor
0
82
GP da Espanha
16
Leyton House Ilmor
8
NC
Batida
0
81
GP de Portugal
16
Leyton House Ilmor
9
17
Rodada
0
80
GP da Itália
16
Leyton House Ilmor
12
8
0
79
GP da Bélgica
16
Leyton House Ilmor
12
NC
Motor
0
78
GP da Hungria
16
Leyton House Ilmor
9
6
1
77
GP da Alemanha
16
Leyton House Ilmor
12
NC
Motor
0
76
GP da Inglaterra
16
Leyton House Ilmor
16
NC
Rodada
0
75
GP da França
16
Leyton House Ilmor
15
NC
Rodada
0
74
GP do México
16
Leyton House Ilmor
22
NC
Motor
0
73
GP do Canadá
16
Leyton House Ilmor
13
NC
Motor
0
72
GP de Mônaco
16
Leyton House Ilmor
18
NC
Freios
0
71
GP de San Marino
16
Leyton House Ilmor
22
NC
Rodada
0
70
GP do Brasil
16
Leyton House Ilmor
15
NC
Transmissão
0
69
GP dos EUA
16
Leyton House Ilmor
18
NC
Câmbio
0
68
GP da Austrália
16
Leyton House Judd
14
NC
Acelerador
0
67
GP do Japão
16
Leyton House Judd
12
NC
Ignição
0
66
GP da Espanha
16
Leyton House Judd
19
NC
Desgaste Físico
0
65
GP de Portugal
16
Leyton House Judd
12
NC
Motor
0
64
GP da Itália
16
Leyton House Judd
16
NC
Motor
0
63
GP da Bélgica
16
Leyton House Judd
12
7
0
62
GP da Hungria
16
Leyton House Judd
16
NC
Câmbio
0
61
GP da Alemanha
16
Leyton House Judd
10
7
0
60
GP da Inglaterra
16
Leyton House Judd
10
NC
Combustível
0
59
GP da França
16
Leyton House Judd
7
2
45
6
58
GP do México
16
Leyton House Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
57
GP do Canadá
16
Leyton House Judd
24
10
0
56
GP de Mônaco
16
Leyton House Judd
23
NC
Freios
0
55
GP de San Marino
16
Leyton House Judd
18
NC
Batida
0
54
GP do Brasil
16
Leyton House Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
53
GP dos EUA
16
Leyton House Judd
26
NC
Falha Elétrica
0
52
GP da Austrália
16
March Judd
16
NC
Radiador
0
51
GP do Japão
16
March Judd
17
NC
Suspensão
0
50
GP da Espanha
16
March Judd
19
NC
Transmissão
0
49
GP de Portugal
16
March Judd
24
NC
Motor
0
48
GP da Itália
16
March Judd
18
NC
Motor
0
47
GP da Bélgica
16
March Judd
19
12
0
46
GP da Hungria
16
March Judd
14
NC
Roda
0
45
GP da Alemanha
16
March Judd
22
NC
Falha Elétrica
0
44
GP da Inglaterra
16
March Judd
8
NC
Transmissão
0
43
GP da França
16
March Judd
12
NC
Motor
0
42
GP do Canadá
16
March Judd
21
NC
Rodada
0
41
GP dos EUA
16
March Judd
11
NC
Transmissão
0
40
GP do México
16
March Judd
4
NC
Transmissão
0
39
GP de Mônaco
16
March Judd
22
11
0
38
GP de San Marino
16
March Judd
13
NC
Rodada
0
37
GP do Brasil
16
March Judd
7
NC
Suspensão
0
36
GP da Austrália
16
March Judd
9
6
1
35
GP do Japão
16
March Judd
4
NC
1
Falha Elétrica
0
34
GP da Espanha
16
March Judd
6
NC
Motor
0
33
GP de Portugal
16
March Judd
3
2
6
32
GP da Itália
16
March Judd
11
5
2
31
GP da Bélgica
16
March Judd
14
3
4
30
GP da Hungria
16
March Judd
4
NC
Motor
0
29
GP da Alemanha
16
March Judd
7
5
2
28
GP da Inglaterra
16
March Judd
6
NC
Alternador
0
27
GP da França
16
March Judd
10
9
0
26
GP dos EUA
16
March Judd
0
NL
Acidente
0
25
GP do Canadá
16
March Judd
14
5
2
24
GP do México
16
March Judd
10
16
0
23
GP de Mônaco
16
March Judd
22
10
0
22
GP de San Marino
16
March Judd
9
NC
Câmbio
0
21
GP do Brasil
16
March Judd
9
NC
Motor
0
20
GP da Austrália
16
March Ford Cosworth
23
NC
Rodada
0
19
GP do Japão
16
March Ford Cosworth
20
NC
Acidente
0
18
GP do México
16
March Ford Cosworth
20
NC
Vazamento de Água
0
17
GP da Espanha
16
March Ford Cosworth
19
12
0
16
GP de Portugal
16
March Ford Cosworth
22
9
0
15
GP da Itália
16
March Ford Cosworth
25
13
0
14
GP da Áustria
16
March Ford Cosworth
18
10
0
13
GP da Hungria
16
March Ford Cosworth
24
NC
Motor
0
12
GP da Alemanha
16
March Ford Cosworth
24
NC
Acidente
0
11
GP da Inglaterra
16
March Ford Cosworth
22
NC
Motor
0
10
GP da França
16
March Ford Cosworth
22
NC
Falha Elétrica
0
9
GP dos EUA
16
March Ford Cosworth
23
11
0
8
GP de Mônaco
16
March Ford Cosworth
19
6
1
7
GP da Bélgica
16
March Ford Cosworth
21
NC
Motor
0
6
GP de San Marino
16
March Ford Cosworth
23
NC
Motor
0
5
GP do Brasil
16
March Ford Cosworth
23
NL
Motor
0
4
GP de Portugal
31
AGS Motori Moderni
25
NC
Transmissão
0
3
GP da Itália
31
AGS Motori Moderni
25
NC
Furo
0
2
GP da Austrália
4
Tyrrell Renault
22
4
3
1
GP da Europa
4
Tyrrell Renault
24
NC
Acidente
0
 
Pódios de Ivan Capelli
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP da França
16
Leyton House Judd
7
2
45
6
2
GP de Portugal
16
March Judd
3
2
6
1
GP da Bélgica
16
March Judd
14
3
4
 
Voltas como líder de Ivan Capelli
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP da França
16
Leyton House Judd
7
2
45
6
1
GP do Japão
16
March Judd
4
NC
1
Falha Elétrica
0

Companheiros de Ivan Capelli
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Tyrrell Martin Brundle
4
13
3
0
0
0
0
0
2
0
0
2
March Maurício Gugelmin
2
4
17
5
0
0
0
0
9
7
12
4
March Maurício Gugelmin
11
3
0
4
0
0
0
0
6
10
8
8
Leyton House Maurício Gugelmin
2
6
6
1
0
0
0
0
8
6
10
4
Leyton House Maurício Gugelmin
6
7
1
0
0
0
0
0
7
7
7
7
Ferrari Jean Alesi
5
3
3
13
0
0
0
0
5
9
1
13
Jordan Rubens Barrichello
24
15
0
0
0
0
0
0
0
2
0
2

Ivan Franco Capelli (Milão, 24 de maio de 1963) foi um piloto de Fórmula 1 italiano. Iniciou no automobilismo em 1978. Conquistou o Campeonato Italiano de Fórmula 3, em 1984. Estreou na Fórmula 1 em 6 de outubro de 1985. Disputou 98 Grandes Prêmios, alcançou três pódios e marcou um total de 31 pontos no campeonato, tendo conseguido como melhor colocação o sétimo lugar na temporada de Fórmula 1 de 1988. Não deve ser confundido com o jornalista homônimo, que é autor do "Blog do Capelli".
Capelli iniciou sua carreira como piloto de kart quando tinha quinze anos de idade e depois de quatro anos foi para o campeonato de Fórmula 3 italiano.

Em 1983, ele se tornou campeão da Fórmula 3 italiana, após obter uma série de nove vitórias. Depois disso foi com a equipe Coloni para as séries da F-3 européia e foi mais uma vez campeão em 1984.

Em 1985 ele participou do campeonato de Fórmula 3000 européia com um Genoa Racing March-Cosworth e venceu uma corrida. No mesmo ano iniciou na Fórmula 1, pilotando uma Tyrrell e terminou com um quarto lugar na Austrália. Apesar deste excelente resultado, ele não se dedicou, em tempo integral, para a Fórmula 1 em 1986.
Ao invés disso, retornou para a Fórmula 3000, ainda com a Genoa Racing e pilotou também uma BMW no Campeonato europeu de carros de turismo. Correu ainda, por duas vezes na Fórmula 1, com a equipe AGS. Enquanto isso, Cesare Garibaldi, o chefe da Genoa, trabalhou juntamente com Robin Herd, da March, para criar uma nova equipe de F1 - fazendo planos de ter Capelli como seu piloto principal. Até então, Ivan e Garibaldi tinham um relacionamento de quase pai e filho.

Em 1987, Capelli dedicou mais tempo para a Fórmula 1 com a equipe March, comandada por Garibaldi e o novo chassis de corrida de Herd com um motor Cosworth V8 normalmente aspirado. Capelli continuou também com os carros de turismo da BMW pela equipe Schnitzer Motorsport, como o orçamento da March estava apertado (tão apertado de fato que eles correram no Grande Prêmio da Bélgica com um motor adaptado de 3,3 litros de carro esportivo em lugar de unidade de F1 de 3,5l). Capelli conseguiu o primeiro ponto para a equipe de Fórmula 1 com o sexto lugar no Grande Prêmio de Mônaco e a March retornando à Fórmula 1 foi vista como uma equipe competente, profissional e promissora para o futuro. Para 1988, Capelli tinha uma nova arma a sua disposição, um novo chassis da March projetado por Adrian Newey - que mais tarde se tornaria famoso como designer da Williams e McLaren - somado ao motor Judd V8 (derivado do motor Brabham-Honda CART e da unidade Judd/Honda F3000). A March esperava ser o parceiro favorito para desenvolver esse motor, mas eles acharam em dividi-lo com a Williams e Ligier. A Capelli também se juntou, como parceiro de equipe, o campeão de Fórmula 3 britânica, o brasileiro Maurício Gugelmin. Juntos, eles formavam uma equipe forte e a March foi a revelação do ano. Capelli foi excelente, pilotando brilhantemente em particular nos Grande Prêmios do Canadá, da Alemanha, da Bélgica, Itália e Portugal. No Estoril ele conquistou sua melhor posição no podium com um segundo lugar atrás de Alain Prost da McLaren e em Suzuka fez parte da história ao ser o piloto de um carro apenas naturalmente aspirado a liderar um Grande Prêmio em uma temporada de domínio turbo. O futuro parecia brilhar para Capelli e a March.

Infelizmente, as esperanças não foram confirmadas. A March teve problemas financeiros e o patrocinador anterior, Leyton House, adquiriu o controle majoritário da equipe. Embora Gugelmin tenha terminado em terceiro lugar em sua corrida em casa no Autódromo de Jacarepaguá em 1989, isto foi conseguido com o carro de 1988. A Leyton House de 1989 foi uma decepção e não chegou a causar preocupação para as outras equipes da competição. Porém, o espírito de equipe permaneceu intacto apesar da morte de Garibaldi em um acidente de carro. O ano de 1990 começaria um pouco melhor. O novo carro de Newey (que recebeu as iniciais CG em homenagem a Garibaldi) tinha uma excelente aerodinâmica, mas era intolerante a solavancos. A coisa era tão ruim que na pista irregular do Autódromo Hermanos Rodriguez na Cidade do México nenhum piloto conseguiu fazer o carro trabalhar e ambos foram desqualificados. Entretanto, em uma das voltas mais surpreendentes da história da Fórmula 1, no circuito de Paul Ricard na França, Capelli seguido de Maurício Gugelmin em um Leyton House chegaram a liderar a corrida. Infelizmente, Gugelmin teve problemas com o motor e Capelli foi ultrapassado próximo ao final da corrida por Prost, mas um segundo lugar não foi nenhum milagre. Foram feitas revisões no carro para torná-lo mais competitivo. Embora ainda tendo alguns resultados expressivos em Spa-Francorchamps e Hockenheim, o rendimento daquele ano não foi satisfatório.

Em 1991, a Leyton House não era só responsável pelo desenvolvimento do chassi como também patrocinar o ambicioso programa do motor Ilmor V10. Com tantos ingredientes novos, os resultados não eram os melhores, mas Capelli conseguia se classificar e correr bem. Quando o dono da Leyton House, Akira Akagi, foi preso pela ligação com a fraude do Banco Fuji, a equipe ficou em uma péssima situação. Para alívio de Ivan, ele havia assinado com a Scuderia Ferrari para a temporada de 1992.

Para 1992, os planos de Capelli eram de conseguir vitórias na equipe de ponta italiana, pilotando uma Ferrari. A escuderia tinha passado por situações difíceis em 1991, mas com um novo carro, o FA92 (apelidado de F-15 devido a sua semelhança com o caça a jato estado-unidense), as expectativas eram altas. Infelizmente, o novo carro foi um desastre e antes mesmo da temporada começar Capelli já mostrava seu descontentamento. Um piloto que vinha de uma estrutura familiar de equipe, não se adaptava a estrutura burocrática da Ferrari do início da década de 1990. Desmotivado, a equipe, por sua vez perdeu a confiança nele e seu parceiro Jean Alesi ganhou a preferência. Capelli teve um desempenho regular, a temporada foi um desastre em questão de pontuação com alguns embaraçosos acidentes. Capelli foi dispensado antes da temporada encerrar.
Esta experiência negativa aparentemente tirou seu ânimo, mas aqueles que tinham trabalhado com ele na March ainda confiavam no seu talento, principalmente Ian Phillips, agora gerente da equipe Jordan. Levado então para a Jordan na temporada 1993, Capelli não redescobriu a determinação que há muito tempo o havia marcado como um campeão do futuro. Após ter sido desqualificado na segunda corrida no Brasil, ele deixou a equipe por comum acordo. Capelli esta distraído e a Jordan ficou também desapontada - eles sabiam que Capelli tinha habilidade, mas ele não demonstrava. Sua carreira como piloto de Fórmula 1 tinha terminado.

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