Danny Ongais

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Nome
Danny Ongais
País
Nascimento
21/05/1942
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Danny Ongais
GPs
6
Largadas
4
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
132
Voltas como líder
0

Ano a ano de Danny Ongais
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Ensign
Shadow
4
0
0
0
0
0
48
0
0
0.00
0
Penske
2
0
0
0
0
0
84
0
0
0.00
0

Temporadas de Danny Ongais
26
36

Resultados de Danny Ongais
1 vez
NC
3 vezes
NQ
2 vezes

Corridas de Danny Ongais
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
6
GP da Holanda
39
Shadow Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
5
GP do Oeste dos EUA
39
Shadow Ford Cosworth
0
NQ
Não Qualificado
0
4
GP do Brasil
22
Ensign Ford Cosworth
23
NC
Freios
0
3
GP da Argentina
22
Ensign Ford Cosworth
21
NC
Distribuidor
0
2
GP do Canadá
14
Penske Ford Cosworth
22
7
0
1
GP dos EUA
14
Penske Ford Cosworth
26
NC
Acidente
0

Companheiros de Danny Ongais
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Ensign Lamberto Leoni
19
22
0
0
0
0
0
0
2
0
1
1
Shadow Clay Regazzoni
27
10
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Shadow Hans-Joachim Stuck
32
14
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1

Danny Ongais (Maui Island, 21 de maio de 1942) é um ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy dos Estados Unidos.


Natural de Kahului, no Havaí, foi o primeiro havaiano a disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Na F-1, Danny Ongais atuou em seis corridas.

Foi apelidado de Danny On the gas pela sua coragem ao volante dos carros de corrida. Iniciou a carreira com os dragsters americanos, obtendo sucesso. Cansado da categoria, passa a disputar, em 1968, as 500 Milhas de Indianápolis. Estréia com um acidente, e um ano após, corre na Fórmula 5000, quando conhece Ted Field que fica fascinado pelo seu estilo arrojado e o abriga na sua escuderia.

Em 1978, vence cinco corridas da Fórmula Indy depois ter assinalado oito poles positions e ter estado no comando de todas em que havia pilotos do porte de Mario Andretti, A. J. Foyt, os irmãos Unser e Sneva. No entanto, não vence o campeonato por causa da fragilidade técnica do seu monoposto que frequentemente o leva a retirar-se das provas.

Na Fórmula 1 debuta em 1977 com uma Penske ligada à equipe Interscope. Disputa as corridas de Watkins Glen e Mosport. Na última, disputada no Canadá, chega em sétimo lugar, contra pilotos como Lauda, Hunt, Regazzoni e Scheckter.

No ano seguinte, disputa apenas duas corridas com uma Ensign, não conseguindo resultados satisfatórios. Passa à equipe Shadow, contudo, fica em situação ainda pior, não se classificando sequer para as corridas. On the gas termina a sua carreira na Fórmula 1 para concentrar-se na Indy.

Em 1981, obtém o terceiro tempo para as 500 Milhas de Indianápolis, mas se envolve em um dos acidentes mais espetaculares e perigosos da história, no qual sai vivo mas com uma perna mais curta cinco centímetros. Recuperado fisicamente, em 1982, participa com uma Lola da equipe Interscope na série IMSA. Vence duas corridas com o seu chefe Ted Field. Termina com as corridas até 1987, quando se apresenta em Indianápolis já com a idade de 45 anos na equipe Penske. Bate, fica em coma e é substituído por Al Unser que vence a corrida.

Nove anos depois substitui Scott Brayton que falecera numa corrida. Aos 56 anos obtém a última chance na Indy. Bate na prova e se procura uma comoção cerebral. Termina a carreira na categoria.

Sua última aparição ao volante ocorre em 2002 quando guia uma Norma no traçado de Daytona, pelo qual venceu em 1979, com uma Porsche, quando guiava pela equipe Interscope.

Foi o primeiro piloto a colorir o volante de um monoposto na história da F1, o único até 2007, quando Lewis Hamilton fez o mesmo.


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