Nome |
Andrea de Cesaris
|
País | |
Nascimento |
31/05/1959
|
Morte |
05/10/2014
|
Primeiro GP | |
Último GP | |
Primeira Pole | |
Última Pole | |
Melhor Resultado |
2 – (2 vezes)
|
Primeiro Pódio | |
Último Pódio | |
Equipes: | |
Site |
Estatísticas de Andrea de Cesaris
GPs |
214
|
Largadas |
208
|
Títulos |
0
|
Vitórias |
0
|
Poles |
1
|
Pódios |
5
|
Pontos |
59
|
Volta + Rápidas |
1
|
Voltas |
7706
|
Voltas como líder |
32
|
Ano a ano de Andrea de Cesaris
Ano
|
Equipe |
Motor
|
GPs | 1º | 2º | 3º | Pódios | Poles | Voltas | VMR | Líder | Med Pts | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() ![]() |
11
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
399
|
0
|
0
|
0.36
|
4
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
682
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
706
|
0
|
0
|
0.50
|
8
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
648
|
0
|
0
|
0.56
|
9
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
483
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
645
|
0
|
0
|
0.25
|
4
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
609
|
0
|
0
|
0.19
|
3
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
455
|
0
|
0
|
0.25
|
4
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
401
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
||
![]() |
11
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
354
|
0
|
0
|
0.27
|
3
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
669
|
0
|
0
|
0.19
|
3
|
||
![]() |
15
|
0
|
2
|
0
|
2
|
0
|
558
|
1
|
18
|
1.00
|
15
|
||
![]() |
16
|
0
|
0
|
1
|
1
|
1
|
639
|
0
|
14
|
0.31
|
5
|
||
![]() |
15
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
448
|
0
|
0
|
0.07
|
1
|
||
![]() |
2
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
10
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
Temporadas de Andrea de Cesaris
32
|
18
|
17
|
8
|
18
|
17
|
24
|
14
|
15
|
17
|
27
|
9
|
9
|
27
|
20
|
Resultados de Andrea de Cesaris
2º
|
2 vezes
|
3º
|
3 vezes
|
4º
|
7 vezes
|
5º
|
4 vezes
|
6º
|
6 vezes
|
7º
|
7 vezes
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
8º
|
10 vezes
|
9º
|
3 vezes
|
10º
|
10 vezes
|
11º
|
4 vezes
|
12º
|
4 vezes
|
13º
|
8 vezes
|
14º
|
2 vezes
|
15º
|
1 vez
|
DES
|
1 vez
|
NC
|
136 vezes
|
NL
|
1 vez
|
NQ
|
5 vezes
|
Corridas de Andrea de Cesaris
Pódios de Andrea de Cesaris
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
5
|
GP do Canadá |
22
|
![]() |
![]() |
9
|
3
|
4
|
||||
4
|
GP da Bélgica |
8
|
![]() |
![]() |
13
|
3
|
4
|
||||
3
|
GP da África do Sul |
22
|
![]() |
![]() |
9
|
2
|
6
|
||||
2
|
GP da Alemanha |
22
|
![]() |
![]() |
3
|
2
|
6
|
||||
1
|
GP de Mônaco |
22
|
![]() |
![]() |
7
|
3
|
Pane Seca
|
4
|
Poles de Andrea de Cesaris
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1
|
GP do Oeste dos EUA |
22
|
![]() |
![]() |
1
|
NC
|
14
|
Rodada
|
0
|
Voltas mais rápidas de Andrea de Cesaris
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1
|
GP da Bélgica |
22
|
![]() |
![]() |
3
|
NC
|
02:07.493
|
18
|
Injeção
|
0
|
Voltas como líder de Andrea de Cesaris
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2
|
GP da Bélgica |
22
|
![]() |
![]() |
3
|
NC
|
02:07.493
|
18
|
Injeção
|
0
|
|
1
|
GP do Oeste dos EUA |
22
|
![]() |
![]() |
1
|
NC
|
14
|
Rodada
|
0
|
Companheiros de Andrea de Cesaris
Temporada
|
Equipe | Companheiro |
Melhor Pos
|
Pontos
|
Vitórias
|
Poles
|
Corrida
|
Grid
| ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
![]() |
18
|
16
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
1
|
1
|
0
|
2
|
|
![]() |
![]() |
6
|
1
|
1
|
27
|
0
|
1
|
0
|
0
|
3
|
12
|
1
|
14
|
|
![]() |
![]() |
3
|
5
|
5
|
2
|
0
|
0
|
1
|
0
|
8
|
8
|
10
|
6
|
|
![]() |
![]() |
2
|
5
|
15
|
3
|
0
|
0
|
0
|
0
|
7
|
8
|
13
|
2
|
|
![]() |
![]() |
5
|
7
|
3
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
13
|
3
|
16
|
0
|
|
![]() |
![]() |
4
|
3
|
3
|
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
5
|
6
|
7
|
4
|
|
![]() |
![]() |
8
|
13
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
9
|
6
|
7
|
8
|
|
![]() |
![]() |
3
|
3
|
4
|
6
|
0
|
0
|
0
|
0
|
4
|
11
|
3
|
12
|
|
![]() |
![]() |
8
|
20
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
3
|
4
|
4
|
4
|
0
|
0
|
0
|
0
|
7
|
9
|
6
|
10
|
|
![]() |
![]() |
10
|
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
8
|
6
|
5
|
9
|
|
![]() |
![]() |
21
|
14
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
1
|
2
|
0
|
|
![]() |
![]() |
8
|
9
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
2
|
3
|
0
|
|
![]() |
![]() |
4
|
5
|
9
|
4
|
0
|
0
|
0
|
0
|
6
|
4
|
7
|
3
|
|
![]() |
![]() |
13
|
26
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
0
|
1
|
|
![]() |
![]() |
7
|
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
0
|
1
|
1
|
|
![]() |
![]() |
4
|
8
|
8
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
10
|
6
|
14
|
2
|
|
![]() |
![]() |
10
|
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
8
|
8
|
9
|
7
|
|
![]() |
![]() |
4
|
20
|
3
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
0
|
2
|
0
|
|
![]() |
![]() |
6
|
4
|
1
|
4
|
0
|
0
|
0
|
0
|
3
|
6
|
1
|
8
|
Andrea De Cesaris (Roma, 31 de maio de 1959 - Roma, 10 de outubro de 2014) foi um piloto automobilístico italiano. Entre 2005 e 2006, correu na extinta Grand Prix Masters.
Ganhou diversos campeonatos pilotando kart, o que levou-o a disputar a Fórmula 3 inglesa. Em 1980 fez sua primeira corrida pela Fórmula 1 no GP do Canadá em Montreal, substituíndo o experientíssimo compatriota Vittorio Brambilla. Abandonou a prova depois de oito voltas, com problemas no motor. Sua segunda corrida foi nos Estados Unidos em Watkins Glen, onde parou na segunda volta.

Apesar de ser um piloto muito rápido, Andrea tinha fama de ser muito atrapalhado nas pistas. Destruiu 22 chassis da McLaren durante sua primeira temporada completa na F-1, causando descontentamento ao seu então chefe, Ron Dennis.
Em 1985, competindo pela Ligier, sofreu um dos mais espetaculares acidentes da Fórmula 1, no GP da Áustria, quando capotou seu carro várias vezes. Entretanto, o italiano não sofreu nenhum arranhão. Indignado, Guy Ligier expulsa De Cesaris da equipe.
Andrea De Cesaris dependia de um patrocinador para disputar a temporada de 1987, uma vez que aspirava a uma vaga na tradicional Brabham, que naquela época já se encontrava em irreversível estado de decadência. Na véspera do encerramento das inscrições, Andrea chega ao Rio de Janeiro com o patrocínio na mão (naquela época, o Grande Prêmio do Brasil era disputado em Jacarepaguá), e vai logo para a pista. Depois de três rodadas, retira-se. O carro estava intacto.
Um momento engraçado na carreira de Andrea De Cesaris aconteceu em 1989, no GP de Mônaco, correndo pela Scuderia Italia. Ocupando a 4ª posição na corrida, o italiano vinha para ultrapassar o tricampeão Nelson Piquet, da Lotus, que era retardatário. Os dois pilotos vão fazer a curva Loews ao mesmo tempo. Resultado: ambos se tocam e ficam emperrados. Dentro de seus cockpits, os dois pilotos discutem como se estivesse num trânsito de rua.
No ano de estreia da equipe Jordan em 1991, o piloto italiano teve a sua maior chance de vencer o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Foi a estreia de Michael Schumacher na categoria e como seu companheiro de equipe. Por quase toda a corrida, o piloto italiano não trocou os pneus e também estava na zona de pontos, e por 10 voltas ele ocupava a 2ª posição pressionando Ayrton Senna, da McLaren, que liderava a prova, mas tinha problemas na troca de marchas. Mesmo se não vencesse e conseguisse o podium, seria o
melhor resultado da equipe estreante, mas faltando 3 voltas para o término da corrida, o motor Ford do carro verde de número 33 estourou. Uma chance como aquela não apareceu mais para o intrépido piloto nas temporadas seguintes, já que ele não conseguiu equipes com ótimos equipamentos.

No mesmo ano, foi convocado novamente, agora pela equipe Sauber para atuar no Grande Prêmio do Canadá substituindo o austríaco Karl Wendlinger, que se acidentou nos treinos para o GP de Mônaco. Na segunda prova pelo time suíço, ele terminou em 6º no GP da França, em Magny-Cours. De Cesaris disputou o Grande Prêmio da Europa em Jerez de la Frontera na Espanha, sua última corrida na categoria, e a antepenúltima etapa do mundial. Ao ser comunicado que Wendlinger não pilotaria as duas últimas corridas do campeonato e se recuperava em função do forte acidente ocorrido em Monte Carlo, Peter Sauber chama novamente o italiano para reassumir a posição vaga do piloto, mas De Cesaris agradeceu o convite e preferiu continuar curtindo o sol e as praias no Havaí.
Depois da carreira de piloto, sumiu de vista durante dez anos. Era corretor da bolsa em Monte Carlo e praticante de “windsurf” nos tempos livres. Reapareceu por alturas do “tsunami” de 2004, quando doou verbas substanciais em populações no Sri Lanka.
Pela GP Masters, categoria disputada apenas por ex-pilotos de Fórmula 1, corria pela Team Unipart. Mas a categoria acabou extinta e De Cesaris deixou novamente as corridas.
De Cesaris foi declarado morto após um acidente de moto em 5 de outubro de 2014. O ex-piloto tinha 55 anos.
De acordo com informações do jornal La Reppublica, De Cesaris pilotava uma Suzuki 600 quando perdeu o controle em uma curva e se chocou violentamente contra um muro. Os serviços médicos informaram que ele morreu no ato do acidente.
De Cesaris foi declarado morto após um acidente de moto em 5 de outubro de 2014. O ex-piloto tinha 55 anos.
De acordo com informações do jornal La Reppublica, De Cesaris pilotava uma Suzuki 600 quando perdeu o controle em uma curva e se chocou violentamente contra um muro. Os serviços médicos informaram que ele morreu no ato do acidente.
1981
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1982
|