Maurício Gugelmin

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Nome
Maurício Gugelmin
País
Nascimento
20/04/1963
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
5 – (2 vezes)
Melhor Resultado
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes
Site


Estatísticas de Maurício Gugelmin
GPs
80
Largadas
74
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
1
Pontos
10
Volta + Rápidas
1
Voltas
3040
Voltas como líder
0

Ano a ano de Maurício Gugelmin
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Jordan
16
0
0
0
0
0
509
0
0
0.00
0
Leyton House
16
0
0
0
0
0
656
0
0
0.00
0
Leyton House
16
0
0
0
0
0
467
0
0
0.06
1
March
16
0
0
1
1
0
638
1
0
0.25
4
March
16
0
0
0
0
0
770
0
0
0.31
5

Temporadas de Maurício Gugelmin
13
16
18
25
23

Resultados de Maurício Gugelmin
1 vez
1 vez
1 vez
1 vez
8 vezes
6 vezes
10º
3 vezes
11º
2 vezes
12º
2 vezes
14º
3 vezes
15º
3 vezes
NC
43 vezes
NL
1 vez
NQ
5 vezes

Corridas de Maurício Gugelmin
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
80
GP da Austrália
33
Jordan Yamaha
20
NC
Rodada
0
79
GP do Japão
33
Jordan Yamaha
25
NC
Rodada
0
78
GP de Portugal
33
Jordan Yamaha
20
NC
Falha Elétrica
0
77
GP da Itália
33
Jordan Yamaha
26
NC
Transmissão
0
76
GP da Bélgica
33
Jordan Yamaha
24
14
0
75
GP da Hungria
33
Jordan Yamaha
21
10
0
74
GP da Alemanha
33
Jordan Yamaha
23
15
0
73
GP da Inglaterra
33
Jordan Yamaha
24
NC
Motor
0
72
GP da França
33
Jordan Yamaha
24
NC
Acidente
0
71
GP do Canadá
33
Jordan Yamaha
24
NC
Transmissão
0
70
GP de Mônaco
33
Jordan Yamaha
13
NC
Câmbio
0
69
GP de San Marino
33
Jordan Yamaha
18
7
0
68
GP da Espanha
33
Jordan Yamaha
17
NC
Rodada
0
67
GP do Brasil
33
Jordan Yamaha
21
NC
Câmbio
0
66
GP do México
33
Jordan Yamaha
8
NC
Motor
0
65
GP da África do Sul
33
Jordan Yamaha
23
11
0
64
GP da Austrália
15
Leyton House Ilmor
14
14
0
63
GP do Japão
15
Leyton House Ilmor
18
8
0
62
GP da Espanha
15
Leyton House Ilmor
13
7
0
61
GP de Portugal
15
Leyton House Ilmor
7
7
0
60
GP da Itália
15
Leyton House Ilmor
18
15
0
59
GP da Bélgica
15
Leyton House Ilmor
15
NC
Motor
0
58
GP da Hungria
15
Leyton House Ilmor
13
11
0
57
GP da Alemanha
15
Leyton House Ilmor
16
NC
Câmbio
0
56
GP da Inglaterra
15
Leyton House Ilmor
9
NC
Chassi
0
55
GP da França
15
Leyton House Ilmor
9
7
0
54
GP do México
15
Leyton House Ilmor
21
NC
Motor
0
53
GP do Canadá
15
Leyton House Ilmor
23
NC
Motor
0
52
GP de Mônaco
15
Leyton House Ilmor
15
NC
Acelerador
0
51
GP de San Marino
15
Leyton House Ilmor
15
12
Motor
0
50
GP do Brasil
15
Leyton House Ilmor
8
NC
Desgaste Físico
0
49
GP dos EUA
15
Leyton House Ilmor
23
NC
Câmbio
0
48
GP da Austrália
15
Leyton House Judd
16
NC
Freios
0
47
GP do Japão
15
Leyton House Judd
15
NC
Motor
0
46
GP da Espanha
15
Leyton House Judd
12
8
0
45
GP de Portugal
15
Leyton House Judd
14
12
0
44
GP da Itália
15
Leyton House Judd
10
NC
Motor
0
43
GP da Bélgica
15
Leyton House Judd
14
6
1
42
GP da Hungria
15
Leyton House Judd
17
8
0
41
GP da Alemanha
15
Leyton House Judd
14
NC
Motor
0
40
GP da Inglaterra
15
Leyton House Judd
15
NL
Combustível
0
39
GP da França
15
Leyton House Judd
10
NC
Motor
0
38
GP do México
15
Leyton House Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
37
GP do Canadá
15
Leyton House Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
36
GP de Mônaco
15
Leyton House Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
35
GP de San Marino
15
Leyton House Judd
12
NC
Falha Elétrica
0
34
GP do Brasil
15
Leyton House Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
33
GP dos EUA
15
Leyton House Judd
25
14
0
32
GP da Austrália
15
March Judd
25
7
0
31
GP do Japão
15
March Judd
20
7
0
30
GP da Espanha
15
March Judd
26
NC
Batida
0
29
GP de Portugal
15
March Judd
14
10
0
28
GP da Itália
15
March Judd
25
NC
Acelerador
0
27
GP da Bélgica
15
March Judd
9
7
0
26
GP da Hungria
15
March Judd
13
NC
Falha Elétrica
0
25
GP da Alemanha
15
March Judd
14
NC
Câmbio
0
24
GP da Inglaterra
15
March Judd
6
NC
Câmbio
0
23
GP da França
15
March Judd
10
NC
01:12.090
Abandono
0
22
GP do Canadá
15
March Judd
17
NC
Falha Elétrica
0
21
GP dos EUA
15
March Judd
18
NC
Freios
0
20
GP do México
15
March Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
19
GP de Mônaco
15
March Judd
14
NC
Motor
0
18
GP de San Marino
15
March Judd
19
NC
Transmissão
0
17
GP do Brasil
15
March Judd
12
3
4
16
GP da Austrália
15
March Judd
19
NC
Batida
0
15
GP do Japão
15
March Judd
13
10
0
14
GP da Espanha
15
March Judd
11
7
0
13
GP de Portugal
15
March Judd
5
NC
Motor
0
12
GP da Itália
15
March Judd
13
8
0
11
GP da Bélgica
15
March Judd
13
NC
Rodada
0
10
GP da Hungria
15
March Judd
8
5
2
9
GP da Alemanha
15
March Judd
10
8
0
8
GP da Inglaterra
15
March Judd
5
4
3
7
GP da França
15
March Judd
16
8
0
6
GP dos EUA
15
March Judd
13
NC
Motor
0
5
GP do Canadá
15
March Judd
18
NC
Câmbio
0
4
GP do México
15
March Judd
16
NC
Falha Elétrica
0
3
GP de Mônaco
15
March Judd
14
NC
Alimentação
0
2
GP de San Marino
15
March Judd
20
15
0
1
GP do Brasil
15
March Judd
13
NC
Câmbio
0
 
Pódios de Maurício Gugelmin
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
1989 GP do Brasil
15
March Judd
12
3
4
 
Voltas mais rápidas de Maurício Gugelmin
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
1989 GP da França
15
March Judd
10
NC
01:12.090
Abandono
0

Companheiros de Maurício Gugelmin
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
1988 March Ivan Capelli
4
2
5
17
0
0
0
0
7
9
4
12
1989 March Ivan Capelli
3
11
4
0
0
0
0
0
10
6
8
8
1990 Leyton House Ivan Capelli
6
2
1
6
0
0
0
0
6
8
4
10
1991 Leyton House Ivan Capelli
7
6
0
1
0
0
0
0
7
7
7
7
1991 Leyton House Karl Wendlinger
8
20
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
1992 Jordan Stefano Modena
7
6
0
1
0
0
0
0
9
7
9
7

Maurício Gugelmin (Joinville, 20 de Abril de 1963) é um ex-piloto brasileiro de Fórmula 1.

Gugelmin competiu na Fórmula 1 durante quatro anos e, conseguiu como melhor colocação, um terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil de 1989.

Aos sete anos de idade, era a grande estrela da categoria "mini-fórmula", pilotando um carrinho vermelho, uma autêntica imitação da Ferrari. Começou a correr de kart aos oito anos de idade, sendo campeão citadino durante nove anos consecutivos. Em 1980, conquistou o título nacional de kart.

Em 1981, iniciou na Fórmula Fiat e logo no início, foi campeão brasileiro. Logo após o título da Fórmual Fiat, Maurício embarcou para a Europa, onde em 1982, conquistou Fórmula Ford 1600 Britânica, com treze vitórias e onze poles. Superou vários desafios e, em 1983, foi o segundo colocado na Fórmula Ford 2000 Britânica.

Em 1984, conquistou mais um título, agora, a Fórmula Ford 2000 Européia. No ano seguinte, obteve sua maior glória ao vencer a Fórmula 3 Britânica. Em 1985, venceu também o Grande Prêmio de Macau da Fórmula Três.

Chegou a ser cotado para ser piloto da Lotus em 1986, por sugestão de Ayrton Senna, que era amigo pessoal de Maurício, mas esse fato não foi consumado.

Começou sua odisséia na categoria-mor do automobilismo em 1988, como futura revelação da March. Em 1989, conseguiu sua consagração, o terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil daquele ano, onde chegou a disputar a segunda posição com Alain Prost, além de muitos outros resultados que valeram para ele.

Gugelmin sofreu um acidente memorável no Grande Prêmio da França de 1989. Na largada, o March, de Maurício, que andava muito rápido no warm-up e que pretendia ganhar o máximo de posições, perde o ponto de freada antes da primeira curva e bate forte na traseira da Williams, de Thierry Boutsen, e da Ferrari, de Nigel Mansell; por um instante, o March ficou completamente de ponta-cabeça no meio de um monte de carros. Após a aterrissagem, Gugelmin sai ileso e sem nenhum arranhão, tendo apenas o capacete saiu esfolado. Porém, o acidente causou uma confusão geral que envolveu mais de vinte carros.

Na segunda largada, Gugelmin largou com o carro reserva, fazendo a volta mais rápida da prova, o que era praticamente uma vitória para Gugelmin após aquele enorme susto na largada.

No ano de 1990, o carro da March (agora rebatizada de Leyton House) não estava bem. Os motores da Judd estavam muito ruins e o brasileiro terminou com um ponto marcado. Não conseguiu vaga para o grid de largada em dois GPs: Canadá e México. Seu companheiro de equipe, o italiano Ivan Capelli, também não conseguiu se classificar para a corrida mexicana, apesar de ser superior ao brasileiro em quase todas as corridas.

Em 1991, seu último ano pela Leyton House (que voltaria a utilizar a alcunha March no fim do ano), não teve também muita sorte, mesmo com os motores da Ilmor. Gugelmin não marcou nenhum ponto.

Transferiu-se para a Jordan em 1992. A equipe, sensação no ano anterior, agora com o motor Yamaha de doze cilindros. Era o ano em que a Jordan se afirmaria de vez na categoria.

Inicia-se a migração para a nova fábrica e tanto Gugelmin quanto o seu companheiro de equipe, o italiano Stefano Modena, estavam esperançosos com o campeonato. Mas, foi uma desilusão para ambos. Os dois pilotos só conseguiram se alinhar no final do grid em grande parte do campeonato (Modena não se classificou em quatro corridas). O carro não era nem sombra do ano anterior.

A equipe fechou o ano com um ponto, conquistado por Modena. Pelo segundo ano consecutivo, Maurício não marcou nenhum ponto também. Desiludido e sem perspectivas para o próximo campeonato, Gugelmin abandona a Fórmula 1. Seu nome chegou a ser cogitado para correr na Forti em 1995, mas outro brasileiro, Roberto Pupo Moreno, ganhou a vaga.

Depois de deixar a Fórmula 1, Maurício foi tentar a sorte na extinta Champ Car. De 1993 a 2001, foram temporadas de altos e baixos, onde nunca teve um carro competitivo para a disputa do campeonato. Quase venceu a Indianapolis 500 de 1995, mas, somente em 1997, na etapa de Vancouver, conseguiu sua tão sonhada vitória em categorias "top" do automobilismo. Venceria outra etapa em 2001, em Cleveland.

Gugelmin entrou para a história como um piloto e homem tranquilo, ético e acima de tudo, um bom amigo e desapegado das coisas materiais, com bem diz uma frase sua:
Não seja o homem mais rico no cemitério. — Maurício Gugelmin

Isto resume "Big Mo", como era carinhosamente chamado no automobilismo. Maurício abandonou a carreira em 2003, e desde então se dedica à função de empresário na área de florestas plantadas.

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