Luiz Razia

sábado, 4 de abril de 2015

Luiz Tadeu Razia Filho (Barreiras, 4 de Abril de 1989) é um automobilista brasileiro. Atualmente, é piloto de testes da equipe Virgin Racing, da Fórmula 1.

Nascido em Barreiras, cidade localizada no oeste da Bahia, Razia é estreou nas pistas de Autocross aos 13 anos de idade, e já na temporada seguinte conquistou o título de vice-campeão Baiano da modalidade, a apenas um ponto do primeiro colocado.

Em 2004, mudou-se para Brasília, onde começou a treinar e a correr de kart, que é considerada a base da carreira de um profissional. Após apenas seis meses de treinos, sagrou-se campeão brasileiro da categoria.

Ainda em 2004, o passo seguinte foi a estréia no campeonato Fórmula 3 Sul-americana. Os treinos de adaptação à nova categoria começaram dias depois da vitória no campeonato nacional. Na temporada seguinte, já como piloto da equipe Dragão Motorsport, Luiz Razia entrou definitivamente para o cenário do automobilismo nacional ao disputar, simultaneamente, a Fórmula 3 Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro de Fórmula Renault. Na F-3, conquistou duas pole positions e duas vitórias em seu primeiro ano na categoria.

Em 2005, como o mais jovem piloto em atividade na Fórmula Renault, Razia acumulou experiência em pistas de rua, e voltou a competir na Bahia em uma prova que reuniu 200 mil pessoas ao redor do circuito montado em Salvador. Na Fórmula 3, terminou o ano em quinto no campeonato com duas vitórias, duas pole positions e quatro melhores voltas no segundo ano.

Em 2006, o piloto baiano passou a competir por estrutura própria, e participou ativamente da fundação da Razia Sports. Ao final do campeonato, conquistou o título da categoria, liderando o ranking de vitórias, pole positions e melhores voltas. Em 14 corridas, subiu ao degrau mais alto do pódio sete vezes, largou seis vezes na primeira posição do grid e, em sete oportunidades, foi o piloto mais rápido durante uma corrida.

No ano seguinte, 2007, Razia mudou-se para a Itália e passou a competir nos campeonatos europeus e italianos de Fórmula 3000. Nesse período, ele participou, também, de testes na A1GP e na GP2.

Em 15 de dezembro de 2009, foi confirmado como piloto de testes da equipe Virgin Racing.

Simultaneamente, Razia disputa a temporada 2009-10 da GP2 Asia Series, pela equipe Barwa Addax.

Foi piloto de testes da Team Lotus em 2011. Em 15 de abril, durante os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da China, fez sua estreia oficial na Fórmula 1, fazendo testes para a Team Lotus. 

Em 2012 disputou a GP2 pela Arden e obteve o 2º lugar na classificação geral (com 222 pontos), ficando atrás apenas do campeão, o italiano Davide Valsecchi. Nessa temporada, Razia obteve quatro vitórias: Malásia (Feature race), Espanha (Sprint race), Valencia (Sprint race) e Grã-Bretanha (Sprint race).

No dia 31 de Janeiro de 2013 foi anunciado que Razia disputará a temporada de 2013 da F1 pela equipe Marussia, ao lado do britânico e também estreante, Max Chilton. O Brasil passaria a contar, portanto, com dois pilotos na F1 em 2013. No entanto, após problemas entre seus patrocinadores e a Marussia, a equipe russa reincidiria o contrato de Razia no dia 1 de março, sendo o piloto brasileiro substituído por Jules Bianchi.

Posts Relacionados