Martin Donnelly

quinta-feira, 26 de março de 2015


Nome
Martin Donnelly
País
Nascimento
26/03/1964
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
11 – (3 vezes)
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Martin Donnelly
GPs
15
Largadas
14
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
586
Voltas como líder
0

Ano a ano de Martin Donnelly
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Lotus
14
0
0
0
0
0
509
0
0
0.00
0
Arrows
1
0
0
0
0
0
77
0
0
0.00
0

Temporadas de Martin Donnelly
34
20

Resultados de Martin Donnelly
1 vez
2 vezes
12º
3 vezes
NC
8 vezes
NL
1 vez

Corridas de Martin Donnelly
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
15
GP da Espanha
12
Lotus
0
NL
Acidente
0
14
GP de Portugal
12
Lotus
15
NC
Alternador
0
13
GP da Itália
12
Lotus
11
NC
Motor
0
12
GP da Bélgica
12
Lotus
22
12
0
11
GP da Hungria
12
Lotus
18
7
0
10
GP da Alemanha
12
Lotus
20
NC
Embreagem
0
9
GP da Inglaterra
12
Lotus
14
NC
Motor
0
8
GP da França
12
Lotus
17
12
0
7
GP do México
12
Lotus
12
8
0
6
GP do Canadá
12
Lotus
12
NC
Motor
0
5
GP de Mônaco
12
Lotus
11
NC
Câmbio
0
4
GP de San Marino
12
Lotus
11
8
0
3
GP do Brasil
12
Lotus
14
NC
Rodada
0
2
GP dos EUA
12
Lotus
19
NC
Câmbio
0
1
GP da França
9
Arrows
14
12
0

Companheiros de Martin Donnelly
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Arrows Eddie Cheever
12
7
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Derek Warwick
7
5
0
3
0
0
0
0
4
10
6
8

Hugh Peter Martin Donnelly (Belfast, 26 de Março de 1964), é um automobilista norte-irlandês.

Donnelly chegou à Fórmula 1 em 1989, pilotando o carro da Arrows no GP da França, no lugar do inglês Derek Warwick. Chegou em décimo segundo lugar.

Em 1990, Donnelly assinou com a tradicional equipe Lotus, tendo como companheiro de time Derek Warwick, que havia sido substituído em 1989. Apesar de nunca ter chegado na zona de pontos, Donnelly conseguia algumas performances de destaque até a F-1 chegar a Jerez de la Frontera, na Espanha. Foi neste momento que a carreira de Donnelly mudou radicalmente.

Nos treinos livres do GP da Espanha, em Jerez, Donnelly sofreu um terrível acidente a mais de 270 km/h, potencialmente fatal. O seu carro bateu brutalmente, e ficou totalmente destruído. Donnelly foi arremessado junto com o assento do carro a 30 metros do local do acidente, onde ficou imóvel até a chegada dos médicos. O piloto estava com ambas as pernas retorcidas, claramente mostrado na televisão. A primeira impressão era a de que ele não teria sobrevivido. A torcida esperava o pior. O norte-irlandês sofreu graves lesões nas pernas, traumatismo craniano e teve um longo processo de recuperação. Nunca mais pode participar de competições de alto nível como piloto. Mas, em 1993, Eddie Jordan, dono da equipe que levava seu sobrenome na Fórmula 1, deu uma oportunidade para Donnelly testar um de seus carros. Apesar disto, Martin não conseguiu assinar com a Jordan Grand Prix para a Temporada de Fórmula 1 de 1993.
Depois de não ter sido contratado pela Jordan para correr em 1993, Donnelly passou a gerenciar uma equipe de Fórmula Vauxhall.

Em 2004, Donnelly correu em um Mazda RX-8 numa corrida em Silverstone, e terminou em vigésimo-sétimo lugar.

Em setembro de 2007, aos 43 anos, Donnelly bateu outros 35 Lotus Elise para vencer a classe A, em Donington Park. Esta vitória foi seguida de perto pela vitória na segunda corrida do dia do Troféu Elise.

Posts Relacionados