Nome |
Mark Donohue
|
País | |
Nascimento |
18/03/1937
|
Morte |
19/08/1975
|
Primeiro GP | |
Último GP | |
Melhor Grid | |
Melhor Resultado | |
Primeiro Pódio | |
Último Pódio | |
Equipes |
Estatísticas de Mark Donohue
GPs |
15
|
Largadas |
14
|
Títulos |
0
|
Vitórias |
0
|
Poles |
0
|
Pódios |
1
|
Pontos |
8
|
Volta + Rápidas |
0
|
Voltas |
672
|
Voltas como líder |
0
|
Ano a ano de Mark Donohue
Ano
|
Equipe | Motor | GPs | 1º | 2º | 3º | Pódios | Poles | Voltas | VMR | Líder | Med Pts | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() ![]() |
12
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
503
|
0
|
0
|
0.33
|
4
|
||
![]() |
2
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
105
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
||
![]() |
1
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
64
|
0
|
0
|
4.00
|
4
|
Temporadas de Mark Donohue
16
|
36
|
15
|
Resultados de Mark Donohue
3º
|
1 vez
|
5º
|
2 vezes
|
7º
|
1 vez
|
8º
|
2 vezes
|
11º
|
1 vez
|
12º
|
1 vez
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NC
|
6 vezes
|
NL
|
1 vez
|
Corridas de Mark Donohue
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15
|
GP da Áustria |
28
|
![]() |
![]() |
20
|
NL
|
Acidente Fatal
|
0
|
|||
14
|
GP da Alemanha |
28
|
![]() |
![]() |
19
|
NC
|
Pneu
|
0
|
|||
13
|
GP da Inglaterra |
28
|
![]() |
![]() |
15
|
5
|
Acidente
|
2
|
|||
12
|
GP da França |
28
|
![]() |
18
|
NC
|
Transmissão
|
0
|
||||
11
|
GP da Holanda |
28
|
![]() |
18
|
8
|
0
|
|||||
10
|
GP da Suécia |
28
|
![]() |
16
|
5
|
2
|
|||||
9
|
GP da Bélgica |
28
|
![]() |
21
|
11
|
0
|
|||||
8
|
GP de Mônaco |
28
|
![]() |
16
|
NC
|
Acidente
|
0
|
||||
7
|
GP da Espanha |
28
|
![]() |
17
|
NC
|
Acidente
|
0
|
||||
6
|
GP da África do Sul |
28
|
![]() |
18
|
8
|
0
|
|||||
5
|
GP do Brasil |
28
|
![]() |
15
|
NC
|
Manuseio
|
0
|
||||
4
|
GP da Argentina |
28
|
![]() |
16
|
7
|
0
|
|||||
3
|
GP dos EUA |
66
|
![]() |
14
|
NC
|
Suspensão
|
0
|
||||
2
|
GP do Canadá |
66
|
![]() |
24
|
12
|
0
|
|||||
1
|
GP do Canadá |
10
|
![]() |
8
|
3
|
4
|
Pódios de Mark Donohue
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1
|
GP do Canadá |
10
|
![]() |
8
|
3
|
4
|
Companheiros de Mark Donohue
Temporada
|
Equipe | Companheiro |
Melhor Pos
|
Pontos
|
Vitórias
|
Poles
|
Corrida
|
Grid
| ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
![]() |
3
|
4
|
4
|
3
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
5
|
18
|
2
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
2
|
0
|
3
|
|
![]() |
![]() |
5
|
7
|
2
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
2
|
3
|
0
|
|
![]() |
![]() |
5
|
1
|
2
|
5.5
|
0
|
1
|
0
|
0
|
1
|
2
|
0
|
3
|

Graduou-se em engenharia mecânica em 1959 pela Brown University. Algum tempo depois começou a participar de provas utilizando seu Corvette 1957, ganhando a primeira prova que disputou, o que chamou a atenção de um chefe de equipe novato e que iria ser seu companheiro na automobilismo: Roger Penske. Participa de corridas de carros de turismo e disputa pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans em 1966. Em 1969, tendo Roger Penske como chefe de equipe, participa das 500 Milhas de Indianápolis, chegando em sétimo e sendo escolhido como o estreante do ano (Rookie of the Year).
No ano seguinte faz melhor ainda e chega em segundo lugar. Em 1971 não tem um bom desepenho nas 500 Milhas, mas estréia na Fórmula Um, sempre com Penske ao seu lado e com um chassis McLaren termina em terceiro o Grande Prêmio do Canadá daquele ano. Os pontos ganhos são suficientes para que termine o ano em 16º lugar entre os competidores. Em 1972 alcança a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis e juntamente com Roger Penske inicia o desenvolvimento do Porsche 917 que domina de tal forma a Can Am, que as regras são mudadas para o ano seguinte. No fim de 1973 Donohue se retira das competições, mas é algo temporário: o mesmo irá retornar no final de 1974 como piloto de Penske na Fórmula 1. O ano de 1975 parecia ser promissor, mas Mark Donohue veio a falecer após um acidente nos treinos do Grande Prêmio da Áustria de 1975. O piloto aparentemente nada sofrera, mas ao ser transportado de helicoptero para o hospital reclamava de dores de cabeça que aumentaram e o mesmo acabou entrando em coma, vindo a falecer dias depois. Depois constatou-se que, no acidente, um poste havia cedido e acertado sua cabeça.