Luciano Burti

quinta-feira, 5 de março de 2015


Nome
Luciano Burti
País
Nascimento
05/03/1975
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
14 – (2 vezes)
Melhor Resultado
8 – (2 vezes)
Equipes
Site

Estatísticas de Luciano Burt
GPs
15
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
668
Voltas como líder
0

Ano a ano de Luciano Burti
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Jaguar
Prost
14
0
0
0
0
0
599
0
0
0.00
0
Jaguar
1
0
0
0
0
0
69
0
0
0.00
0

Temporadas de Luciano Burti
23
20

Resultados de Luciano Burti
2 vezes
10º
2 vezes
11º
4 vezes
12º
1 vez
NC
6 vezes

Corridas de Luciano Burti
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
15
GP da Bélgica
23
Prost Acer
18
NC
Batida
0
14
GP da Hungria
23
Prost Acer
19
NC
Rodada
0
13
GP da Alemanha
23
Prost Acer
16
NC
Rodada
0
12
GP da Inglaterra
23
Prost Acer
16
NC
Motor
0
11
GP da França
23
Prost Acer
15
10
0
10
GP da Europa
23
Prost Acer
17
12
0
9
GP do Canadá
23
Prost Acer
19
8
0
8
GP de Mônaco
23
Prost Acer
21
NC
Câmbio
0
7
GP da Áustria
23
Prost Acer
17
11
0
6
GP da Espanha
23
Prost Acer
14
11
0
5
GP de San Marino
19
Jaguar
15
11
0
4
GP do Brasil
19
Jaguar
14
NC
Motor
0
3
GP da Malásia
19
Jaguar
15
10
0
2
GP da Austrália
19
Jaguar
21
8
0
1
GP da Áustria
7
Jaguar
21
11
0
 
Companheiros de Luciano Burti
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Jaguar Johnny Herbert
11
7
0
0
0
0
0
0
0
1
0
1
Jaguar Eddie Irvine
8
11
0
0
0
0
0
0
3
1
0
4
Prost Heinz-Harald Frentzen
21
9
0
0
0
0
0
0
0
2
0
2
Prost Jean Alesi
8
5
0
4
0
0
0
0
2
6
3
5

Luciano Pucci Burti (São Paulo, 5 de março de 1975) é um automobilista brasileiro que correu brevemente pela Fórmula 1.

Burti correu pela equipe Jaguar em 2000 e 2001. Nesta segunda temporada, cumpriu a segunda metade do ano pela Prost, onde sofreu um grave acidente no GP da Bélgica e ficou vários dias em coma, encerrando naquele momento sua passagem pela categoria. Desde de 2005 corre pela Stock Car brasileira.

Atualmente, trabalha como comentarista, além de traduzir conversas de rádio dos boxes da Fórmula 1, ao lado de Reginaldo Leme nas transmissões da Rede Globo. Apresentou o programa sobre a Fórmula 1-2007, que passou antes do início da temporada. Durante o ano de 2008, Burti foi apresentador de um dos quadros do Fantástico, denominado Mão na Roda, onde o piloto dá dicas e comenta situações cotidianas do trânsito.

urti iniciou na categoria em 1999, como piloto de testes da equipe Stewart. Em 2000, com a compra da Stewart pela Ford, a equipe mudou para Jaguar Racing, e Burti foi mantido como piloto de testes. Ainda em 2000, chegou a disputar uma prova, a única na temporada, o Grande Prêmio da Áustria, onde substituiu Eddie Irvine.

No ano seguinte, em 2001, Burti vira realmente um piloto de carreira. Seu companheiro seria Irvine. Burti teve uma passagem curta pela equipe verde: só disputa as quatro primeiras corridas (Austrália, Malásia, Brasil e San Marino), mas já consegue um bom resultado: logo no primeiro grande prêmio do ano, fica com o 8º lugar. No GP seguinte, na Malásia, Burti termina em 10º, com um resultado um pouco ruim. Em casa, no Grande Prêmio do Brasil, abandona a prova. Já em San Marino, fica em 11º. Depois deste GP, Burti saiu da equipe. Entretanto, este desempenho foi o suficiente para Alain Prost o contratar para sua equipe, a Prost Grand Prix.

Na equipe Prost, Burti substitui o argentino Gastón Mazzacane, e tem como companheiro de equipe o francês Jean Alesi. Na corrida de estreia na nova equipe, na Espanha, chega mais uma vez fora da zona de pontuação, terminando a prova em 11º lugar. Na corrida seguinte, na Áustria, obtém mais uma vez o 11º lugar, o mesmo resultado do ano anterior. Abandona no Grande Prêmio de Mônaco. Depois, no Canadá, obtém outro 8º lugar, seu melhor resultado na categoria. Em Nürburgring, obtém o 10º lugar, e na França, terra natal da sua equipe e de seu companheiro de equipe, obtém o 12º lugar. A partir daí, começa uma série de abandonos que culminaria no abandono dele da Fórmula 1. Abandona na Inglaterra, na Alemanha e na Hungria.

Em 2 de setembro de 2001, durante o Grande Prêmio da Bélgica, Burti sofreu um grave acidente. Perto da chicane que antecede a reta de chegada, Luciano Burti e Eddie Irvine batalhavam por uma das 22 posições. De repente, na curva Blanchimont, Eddie Irvine, ex-companheiro do brasileiro na Jaguar, fecha Luciano, que acerta a traseira do rival em cheio. O paulistano vai de encontro a barreira de pneus a cerca de 300 km/h. Burti ficou vários dias em coma. Esse acidente, apesar de não ter deixado sequelas, afastou o brasileiro das pistas de F-1 para sempre. Burti foi substituído pelo tcheco Tomas Enge para as três últimas etapas da temporada.

Em 2002, Burti foi anunciado como piloto de testes da Scuderia Ferrari, junto com o italiano Luca Badoer. Em 2003, inicia novamente como piloto de testes junto com Badoer, porém, com o ingresso de Felipe Massa como piloto de testes, Burti perdeu a vaga. No ano seguinte, Massa retornou para a Sauber, e Burti voltou, por pouco tempo, a testar pela equipe. Após essa passagem pela Ferrari, como piloto de testes, Burti foi para a Stock Car, e passou a ser, também, comentarista de Fórmula 1.

Em 2005, Burti passou a competir na Stock Car Brasil. Em 22 de novembro de 2009, conquistou a primeira vitória na Stock Car, na Etapa de Tarumã.

2001
2001

Posts Relacionados