Jos Verstappen

quarta-feira, 4 de março de 2015


Nome
Jos Verstappen
País
Nascimento
04/03/1972
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
3 – (2 vezes)
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes
Site

Estatísticas de Jos Verstappen
GPs
107
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
2
Pontos
17
Volta + Rápidas
0
Voltas
4497
Voltas como líder
0

Ano a ano de Jos Verstappen
Ano
Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Minardi
16
0
0
0
0
0
753
0
0
0.00
0
Arrows
17
0
0
0
0
0
889
0
0
0.06
1
Arrows
17
0
0
0
0
0
695
0
0
0.29
5
Stewart
9
0
0
0
0
0
389
0
0
0.00
0
Tyrrell
17
0
0
0
0
0
781
0
0
0.00
0
Footwork
16
0
0
0
0
0
480
0
0
0.06
1
Simtek
5
0
0
0
0
0
116
0
0
0.00
0
Benetton
10
0
0
2
2
0
394
0
0
1.00
10

Temporadas de Jos Verstappen
10
31
16
21
23
12
18
22

Resultados de Jos Verstappen
2 vezes
1 vez
2 vezes
2 vezes
2 vezes
4 vezes
2 vezes
10º
9 vezes
11º
3 vezes
12º
7 vezes
13º
6 vezes
14º
2 vezes
15º
5 vezes
16º
2 vezes
NC
58 vezes

Corridas de Jos Verstappen
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
107
GP do Japão
19
Minardi Ford Cosworth
17
15
0
106
GP dos EUA
19
Minardi Ford Cosworth
19
10
0
105
GP da Itália
19
Minardi Ford Cosworth
17
NC
Óleo
0
104
GP da Hungria
19
Minardi Ford Cosworth
18
12
0
103
GP da Alemanha
19
Minardi Ford Cosworth
19
NC
Hidráulica
0
102
GP da Inglaterra
19
Minardi Ford Cosworth
19
15
0
101
GP da França
19
Minardi Ford Cosworth
19
16
0
100
GP da Europa
19
Minardi Ford Cosworth
18
14
0
99
GP do Canadá
19
Minardi Ford Cosworth
15
9
0
98
GP de Mônaco
19
Minardi Ford Cosworth
18
NC
Alimentação
0
97
GP da Áustria
19
Minardi Ford Cosworth
20
NC
Embreagem
0
96
GP da Espanha
19
Minardi Ford Cosworth
19
12
0
95
GP de San Marino
19
Minardi Ford Cosworth
20
NC
Falha Elétrica
0
94
GP do Brasil
19
Minardi Ford Cosworth
19
NC
Rodada
0
93
GP da Malásia
19
Minardi Ford Cosworth
18
13
0
92
GP da Austrália
19
Minardi Ford Cosworth
20
11
0
91
GP do Japão
14
Arrows Asiatech
21
15
0
90
GP dos EUA
14
Arrows Asiatech
20
NC
Motor
0
89
GP da Itália
14
Arrows Asiatech
19
NC
Pressão de Combustível
0
88
GP da Bélgica
14
Arrows Asiatech
19
10
0
87
GP da Hungria
14
Arrows Asiatech
21
12
0
86
GP da Alemanha
14
Arrows Asiatech
20
9
0
85
GP da Inglaterra
14
Arrows Asiatech
17
10
0
84
GP da França
14
Arrows Asiatech
18
13
0
83
GP da Europa
14
Arrows Asiatech
19
NC
Motor
0
82
GP do Canadá
14
Arrows Asiatech
13
10
Freios
0
81
GP de Mônaco
14
Arrows Asiatech
19
8
0
80
GP da Áustria
14
Arrows Asiatech
16
6
1
79
GP da Espanha
14
Arrows Asiatech
17
12
0
78
GP de San Marino
14
Arrows Asiatech
17
NC
Escape
0
77
GP do Brasil
14
Arrows Asiatech
17
NC
Batida
0
76
GP da Malásia
14
Arrows Asiatech
18
7
0
75
GP da Austrália
14
Arrows Asiatech
15
10
0
74
GP da Malásia
19
Arrows Supertec
15
10
0
73
GP do Japão
19
Arrows Supertec
14
NC
Falha Elétrica
0
72
GP dos EUA
19
Arrows Supertec
13
NC
Freios
0
71
GP da Itália
19
Arrows Supertec
11
4
3
70
GP da Bélgica
19
Arrows Supertec
20
15
0
69
GP da Hungria
19
Arrows Supertec
20
13
0
68
GP da Alemanha
19
Arrows Supertec
11
NC
Rodada
0
67
GP da Áustria
19
Arrows Supertec
10
NC
Motor
0
66
GP da França
19
Arrows Supertec
20
NC
Transmissão
0
65
GP do Canadá
19
Arrows Supertec
13
5
2
64
GP de Mônaco
19
Arrows Supertec
15
NC
Rodada
0
63
GP da Europa
19
Arrows Supertec
13
NC
Rodada
0
62
GP da Espanha
19
Arrows Supertec
11
NC
Câmbio
0
61
GP da Inglaterra
19
Arrows Supertec
8
NC
Falha Elétrica
0
60
GP de San Marino
19
Arrows Supertec
16
14
0
59
GP do Brasil
19
Arrows Supertec
14
7
0
58
GP da Austrália
19
Arrows Supertec
13
NC
Suspensão
0
57
GP do Japão
19
Stewart Ford Cosworth
19
NC
Câmbio
0
56
GP de Luxemburgo
19
Stewart Ford Cosworth
18
13
0
55
GP da Itália
19
Stewart Ford Cosworth
17
NC
Câmbio
0
54
GP da Bélgica
19
Stewart Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
53
GP da Hungria
19
Stewart Ford Cosworth
17
13
0
52
GP da Alemanha
19
Stewart Ford Cosworth
19
NC
Câmbio
0
51
GP da Áustria
19
Stewart Ford Cosworth
12
NC
Motor
0
50
GP da Inglaterra
19
Stewart Ford Cosworth
15
NC
Motor
0
49
GP da França
19
Stewart Ford Cosworth
15
12
0
48
GP da Europa
18
Tyrrell Ford Cosworth
22
16
0
47
GP do Japão
18
Tyrrell Ford Cosworth
20
13
0
46
GP de Luxemburgo
18
Tyrrell Ford Cosworth
21
NC
Rodada
0
45
GP da Áustria
18
Tyrrell Ford Cosworth
20
12
0
44
GP da Itália
18
Tyrrell Ford Cosworth
20
NC
Câmbio
0
43
GP da Bélgica
18
Tyrrell Ford Cosworth
21
NC
Rodada
0
42
GP da Hungria
18
Tyrrell Ford Cosworth
18
NC
Câmbio
0
41
GP da Alemanha
18
Tyrrell Ford Cosworth
20
10
0
40
GP da Inglaterra
18
Tyrrell Ford Cosworth
19
NC
Motor
0
39
GP da França
18
Tyrrell Ford Cosworth
18
NC
Rodada
0
38
GP do Canadá
18
Tyrrell Ford Cosworth
14
NC
Câmbio
0
37
GP da Espanha
18
Tyrrell Ford Cosworth
19
11
0
36
GP de Mônaco
18
Tyrrell Ford Cosworth
22
8
0
35
GP de San Marino
18
Tyrrell Ford Cosworth
21
10
0
34
GP da Argentina
18
Tyrrell Ford Cosworth
16
NC
Motor
0
33
GP do Brasil
18
Tyrrell Ford Cosworth
21
15
0
32
GP da Austrália
18
Tyrrell Ford Cosworth
21
NC
Rodada
0
31
GP do Japão
17
Footwork Hart
17
11
0
30
GP de Portugal
17
Footwork Hart
16
NC
Motor
0
29
GP da Itália
17
Footwork Hart
15
8
0
28
GP da Bélgica
17
Footwork Hart
16
NC
Acidente
0
27
GP da Hungria
17
Footwork Hart
17
NC
Rodada
0
26
GP da Alemanha
17
Footwork Hart
17
NC
Batida
0
25
GP da Inglaterra
17
Footwork Hart
15
10
0
24
GP da França
17
Footwork Hart
15
NC
Direção
0
23
GP do Canadá
17
Footwork Hart
13
NC
Motor
0
22
GP da Espanha
17
Footwork Hart
13
NC
Rodada
0
21
GP de Mônaco
17
Footwork Hart
12
NC
Rodada
0
20
GP de San Marino
17
Footwork Hart
14
NC
Hidráulica
0
19
GP da Europa
17
Footwork Hart
13
NC
Motor
0
18
GP da Argentina
17
Footwork Hart
7
6
1
17
GP do Brasil
17
Footwork Hart
13
NC
Motor
0
16
GP da Austrália
17
Footwork Hart
12
NC
Motor
0
15
GP de Mônaco
12
Simtek Ford Cosworth
23
NC
Câmbio
0
14
GP da Espanha
12
Simtek Ford Cosworth
16
12
0
13
GP de San Marino
12
Simtek Ford Cosworth
17
NC
Câmbio
0
12
GP da Argentina
12
Simtek Ford Cosworth
14
NC
Câmbio
0
11
GP do Brasil
12
Simtek Ford Cosworth
24
NC
Câmbio
0
10
GP da Europa
6
Benetton Ford Cosworth
12
NC
Rodada
0
9
GP de Portugal
6
Benetton Ford Cosworth
10
5
2
8
GP da Itália
6
Benetton Ford Cosworth
10
NC
Batida
0
7
GP da Bélgica
6
Benetton Ford Cosworth
6
3
4
6
GP da Hungria
6
Benetton Ford Cosworth
12
3
4
5
GP da Alemanha
6
Benetton Ford Cosworth
19
NC
Fogo
0
4
GP da Inglaterra
6
Benetton Ford Cosworth
10
8
0
3
GP da França
6
Benetton Ford Cosworth
8
NC
Rodada
0
2
GP do Pacífico
6
Benetton Ford Cosworth
10
NC
Rodada
0
1
GP do Brasil
6
Benetton Ford Cosworth
9
NC
Batida
0
 
Pódios de Jos Verstappen
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
2
GP da Bélgica
6
Benetton Ford Cosworth
6
3
4
1
GP da Hungria
6
Benetton Ford Cosworth
12
3
4

Companheiros de Jos Verstappen
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Benetton JJ Lehto
5
9
2
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Benetton Michael Schumacher
3
1
8
50
0
5
0
2
2
6
0
8
Simtek Domenico Schiattarella
12
9
0
0
0
0
0
0
3
2
4
1
Footwork Ricardo Rosset
6
8
1
0
0
0
0
0
6
10
16
0
Tyrrell Mika Salo
8
5
0
2
0
0
0
0
5
12
7
10
Stewart Rubens Barrichello
12
10
0
0
0
0
0
0
3
6
1
8
Arrows Pedro de la Rosa
4
6
5
2
0
0
0
0
10
7
6
11
Arrows Enrique Bernoldi
6
8
1
0
0
0
0
0
12
5
7
10
Minardi Justin Wilson
9
11
0
0
0
0
0
0
6
5
6
5
Minardi Nicolas Kiesa
10
11
0
0
0
0
0
0
3
2
5
0

Johannes Franciscus "Jos" Verstappen (Ambt Montfort, 4 de Março de 1972) é um ex-piloto de Fórmula 1 da Holanda.

Jos Verstappen é pai do também piloto Max Verstappen.

Verstappen iniciou a carreira no kart aos 8 anos, participando de competições nacionais logo em seguida. Em 1984, sagrou-se campeão holandês júnior. Continuou com sucesso, ganhando dois títulos europeus e muitas corridas internacionais em 1989.

Ao final de 1991 ele se transferiu para as categorias de monopostos. Pilotou na Fórmula Opel Lotus, uma modalidade em que carros idênticos disputam entre si. Ele ganhou o compeonato europeu em seu primeiro ano, recebendo uma proposta para pilotar na Fórmula 3 pela Van Amersfoort Racing, por que passaram outros pilotos como seus compatriotas Christijan Albers e Tom Coronel e o belga Bas Leinders. Durante aquela temporada européia de inverno, ele correu pela New Zealand Formula Atlantic. Posteriormente, na Fórmula 3, ele venceu muitas competições internacionais, incluindo a Marlboro Masters 1993 e o campeonato alemão de Fórmula 3.

Na temporada 2005-2006 da A1 GP foi o representante da equipe holandesa na categoria. Conquistou uma vitória, na África do Sul, dois pódios e fez 69 pontos, chegando à 7ª posição no geral.

Ingressou na categoria em 1994, quando assinou com a Benetton-Ford para ser piloto de testes. Os titulares eram o alemão Michael Schumacher e o finlandês Jyrki Järvilehto. Durante os testes da pré-temporada, Lehto sofreu um grave acidente e necessitou de 2 meses para recuperar-se. Assim, Verstappen assumiu o cockpit do carro número 6 nas duas primeiras corridas: GP do Brasil, em Interlagos, quando chegou a andar à frente de Schumacher nos primeiros treinos mas, após largar em nono lugar, abandonou devido a um múltiplo e espetacular acidente, envolvendo Martin Brundle (McLaren), Eddie Irvine (Jordan) e Eric Bernard (Ligier), na volta de número 34 (a prova foi vencida por seu companheiro, Michael Schumacher); GP do Pacífico, onde largou em décimo e abandonou devido a uma rodada (prova também vencida por Schumacher).

Na sequência desta temporada, retornou ao cockpit do carro titular da Benetton 3 meses depois (período em que Lehto retornou à titularidade mas, após fracos resultados, acabou afastado), no GP da França, quando largou em 8o. e abandonou após rodar, sozinho. Correu mais 7 provas pela equipe, obtendo, como melhor posição de largada, um 6o. lugar (na Bélgica). Seus melhores resultados, em provas, foram dois terceiros lugares (Hungria e Bélgica, e um 5o. lugar, em Portugal.

Após o Grande Prêmio da Europa, retornou à condição de reserva, dando lugar ao inglês Johnny Herbert. Finalizou a temporada com 10 pontos, ocupando a 10ª colocação.

Em 1995, continuou como piloto de testes da Benetton-Renault, mas também pilotou, como titular, na equipe Simtek. Disputou os primeiros 5 GPs (o time encerrou suas atividades após este período), obtendo, como melhor posição de largada, um 14º lugar, na Argentina (à frente de carros, teoricamente, superiores, como Tyrrell, McLaren, Ligier e Sauber), onde, durante a prova, chegou a andar na 6ª posição. Seu melhor resultado, em provas, foi na Espanha, quando terminou em 12º lugar.

Em 1996, assinou com a equipe Arrows, sendo parceiro do brasileiro Ricardo Rosset. Na Argentina, obteve seus melhores resultados neste ano: 7o. lugar na largada (à frente dos dois carros da McLaren e de uma Ferrari) e 6o. lugar na corrida, onde conseguiu, nas últimas voltas, evitar as tentativas de ultrapassagem de David Coulthard, da McLaren. Concluiu a temporada com 1 ponto, na 16ª colocação.

Em 1997, trocou, mais uma vez, de equipe. Substituído pelo então campeão mundial Damon Hill na Arrows, assinou contrato com a lendária equipe Tyrrell, que já dava seus últimos suspiros na categoria. Devido a fragilidade do carro, não marcou pontos neste campeonato, onde obteve, como melhor posição de largada, um 14º lugar (Canadá). Nas corridas, concluiu o GP de Mônaco na 8ª colocação.

Em 1998, começou o ano como reserva na equipe Stewart Grand Prix, assumindo o posto de titular, ao lado do brasileiro Rubens Barrichello, a partir do Grande Prêmio da França, onde obteve sua melhor posição de chegada (12º lugar). Sua melhor posição de largada foi no GP da Áustria (12º posto). Encerrou o ano sem marcar pontos.

Em 1999, decidiu participar do programa de desenvolvimento da Honda, que visava estrear na categoria em 2000. Com um carro pronto, treinou nas pistas que compunham o calendário daquele ano, mas a montadora japonesa decidiu adiar seus planos devido à morte de Harvey Posthlethwaite, o projetista do time.

Para a temporada de 2000, aceitou o convite para retornar à Arrows. Após fracos desempenhos nos últimos 2 anos, a equipe apresentou um bom carro, permitindo bons resultados aos seus pilotos (seu parceiro de equipe era Pedro De La Rosa. Verstappen somou 5 pontos, terminando em 12o. lugar no campeonato (3 pontos a mais que seu companheiro). Seus melhores resultados: largou em 8o. lugar na Inglaterra (onde chegou a ocupar a pole position nos minutos finais), e concluiu o GP da Itália em 4o. lugar.

Permaneceu na Arrows em 2001, tendo, como companheiro de equipe, o brasileiro Enrique Bernoldi. O time, tentando melhorar ainda mais seu desempenho, realizou inúmeras modificações em seu projeto, mas acabou produzindo um carro ruim. Verstappen marcou apenas 1 ponto nesta temporada, graças ao 6o. lugar na Áustria, e teve, como melhor posição de largada, um 13o. lugar no Canadá. Neste ano, obteve alguns momentos de destaque: retirou o colombiano Juan Pablo Montoya (Williams), então líder da prova, no momento em que tomava 1 volta do mesmo, no Brasil, e travou um empolgante duelo com o finlandês Mika Hakkinen, da McLaren (então já bi-campeão do mundo), na Malásia, disputando a 3a. colocação, durante um determinado momento da prova. Concluiu o certame na 18a. colocação.

Em 2002, não disputou o campeonato. Retornou em 2003, ao volante de um carro da equipe Minardi (considerada a pior da categoria), tendo, como companheiro, o dinamarquês Nicolas Kiesa. Após liderar os primeiros treinos (sexta-feira) para o GP do Canadá (graças às chuvas e ausências dos carros de ponta nesta sessão), largou em 15o. lugar nesta etapa, seu melhor resultado em treinos no ano. Na corrida, terminou em 9o. (apenas uma posição abaixo da zona de pontuação), também seu melhor resultado na temporada. Concluiu o campeonato, novamente, sem marcar pontos. Em 2004, esteve próximo de assinar com a Jordan, mas a equipe preferiu o italiano Giorgio Pantano, e o holandês deu um ponto final em sua carreira na Fórmula 1.

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