Jim Clark

quarta-feira, 4 de março de 2015


Nome
Jim Clark
País
Nascimento
04/03/1936
Morte
07/04/1968
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes
Site


Estatísticas de Jim Clark
GPs
73
Largadas
72
Títulos
2
Vitórias
25
Poles
33
Pódios
32
Pontos
274
Volta + Rápidas
28
Voltas
3930
Voltas como líder
1943

Ano a ano de Jim Clark
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Lotus
1
1
0
0
1
1
80
1
79
9.00
9
Lotus
Lotus
Lotus
11
4
0
1
5
6
598
5
317
3.73
41
Lotus
Lotus
9
1
0
1
2
2
413
0
102
1.78
16
Lotus
9
6
0
0
6
6
414
6
349
6.00
54
Lotus
10
3
0
0
3
5
560
4
322
2.91
32
Lotus
10
7
1
1
9
7
685
6
506
7.30
73
Lotus
9
3
0
0
3
6
455
5
268
3.33
30
Lotus
8
0
0
2
2
0
414
1
0
1.38
11
Lotus
6
0
0
1
1
0
311
0
0
1.33
8

Temporadas de Jim Clark
10
7
2
1
3
1
6
3
11

Resultados de Jim Clark
25 vezes
1 vez
6 vezes
4 vezes
3 vezes
1 vez
2 vezes
1 vez
1 vez
10º
2 vezes
12º
1 vez
16º
2 vezes
NC
24 vezes
NL
1 vez

Corridas de Jim Clark
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
73
GP da África do Sul
4
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:23.700
79
9
72
GP do México
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:48.130
63
9
71
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
68
9
70
GP da Itália
20
Lotus Ford Cosworth
1
3
01:28.500
16
4
69
GP do Canadá
3
Lotus Ford Cosworth
1
NC
01:23.100
13
Ignição
0
68
GP da Alemanha
3
Lotus Ford Cosworth
1
NC
3
Suspensão
0
67
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
51
9
66
GP da França
6
Lotus Ford Cosworth
4
NC
16
Diferencial
0
65
GP da Bélgica
21
Lotus Ford Cosworth
1
6
12
1
64
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
8
1
01:26.080
75
9
63
GP de Mônaco
12
Lotus Climax
5
NC
01:29.500
Suspensão
0
62
GP da África do Sul
7
Lotus BRM
3
NC
Motor
0
61
GP do México
1
Lotus BRM
2
NC
Câmbio
0
60
GP dos EUA
1
Lotus BRM
2
1
53
9
59
GP da Itália
22
Lotus BRM
3
NC
Câmbio
0
58
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
1
NC
Acidente
0
57
GP da Holanda
6
Lotus Climax
3
3
49
4
56
GP da Inglaterra
1
Lotus Climax
5
4
3
55
GP da França
2
Lotus Climax
0
NL
Machucado
0
54
GP da Bélgica
10
Lotus Climax
10
NC
Motor
0
53
GP de Mônaco
4
Lotus Climax
1
NC
Suspensão
0
52
GP do México
5
Lotus Climax
1
NC
Motor
0
51
GP dos EUA
5
Lotus Climax
9
NC
3
Motor
0
50
GP da Itália
24
Lotus Climax
1
10
01:36.400
19
Combustível
0
49
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
1
1
08:24.100
15
9
48
GP da Holanda
6
Lotus Climax
2
1
01:30.600
75
9
47
GP da Inglaterra
5
Lotus Climax
1
1
80
9
46
GP da França
6
Lotus Climax
1
1
03:18.900
40
9
45
GP da Bélgica
17
Lotus Climax
2
1
04:12.900
32
9
44
GP de Mônaco
5
Lotus Climax
1
1
01:27.600
85
9
43
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
5
01:58.370
63
Motor
2
42
GP do México
1
Lotus Climax
1
NC
01:12.700
31
Injeção
0
41
1964
GP dos EUA
2
Lotus Climax
0
7
Sem Combustível
0
41
GP da Itália
8
Lotus Climax
4
NC
Motor
0
40
GP da Áustria
1
Lotus Climax
3
NC
Semieixo
0
39
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
2
NC
1
Motor
0
38
GP da Inglaterra
1
Lotus Climax
1
1
01:38.800
80
9
37
GP da França
2
Lotus Climax
1
NC
30
Motor
0
36
GP da Bélgica
23
Lotus Climax
6
1
1
9
35
GP da Holanda
18
Lotus Climax
2
1
01:32.800
80
9
34
GP de Mônaco
12
Lotus Climax
1
4
36
Motor
3
33
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
1
85
9
32
GP do México
8
Lotus Climax
1
1
01:58.100
65
9
31
GP dos EUA
8
Lotus Climax
2
3
01:14.500
4
30
GP da Itália
8
Lotus Climax
3
1
01:38.900
50
9
29
GP da Alemanha
3
Lotus Climax
1
2
1
6
28
GP da Inglaterra
4
Lotus Climax
1
1
79
9
27
GP da França
18
Lotus Climax
1
1
02:21.600
53
9
26
GP da Holanda
6
Lotus Climax
1
1
01:33.700
80
9
25
GP da Bélgica
1
Lotus Climax
8
1
03:58.100
32
9
24
GP de Mônaco
9
Lotus Climax
1
8
61
Câmbio
0
23
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
NC
01:31.000
62
Óleo
0
22
GP dos EUA
8
Lotus Climax
1
1
01:15.000
93
9
21
GP da Itália
20
Lotus Climax
1
NC
Câmbio
0
20
GP da Alemanha
5
Lotus Climax
3
4
3
19
GP da Inglaterra
20
Lotus Climax
1
1
01:55.000
75
9
18
GP da França
12
Lotus Climax
1
NC
3
Suspensão
0
17
GP da Bélgica
16
Lotus Climax
12
1
03:55.600
24
9
16
GP de Mônaco
18
Lotus Climax
1
NC
01:35.500
Embreagem
0
15
GP da Holanda
4
Lotus Climax
3
9
11
0
14
GP dos EUA
14
Lotus Climax
5
7
0
13
GP da Itália
36
Lotus Climax
7
NC
Acidente
0
12
GP da Alemanha
14
Lotus Climax
8
4
3
11
GP da Inglaterra
18
Lotus Climax
8
NC
Óleo
0
10
GP da França
8
Lotus Climax
5
3
4
9
GP da Bélgica
34
Lotus Climax
16
12
0
8
GP da Holanda
15
Lotus Climax
10
3
01:35.500
4
7
GP de Mônaco
28
Lotus Climax
3
10
0
6
GP dos EUA
12
Lotus Climax
5
16
0
5
GP de Portugal
14
Lotus Climax
8
3
4
4
GP da Inglaterra
8
Lotus Climax
8
16
0
3
GP da França
24
Lotus Climax
12
5
2
2
GP da Bélgica
18
Lotus Climax
9
5
2
1
GP da Holanda
6
Lotus Climax
11
NC
Transmissão
0

Vitórias de Jim Clark
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
25
GP da África do Sul de 1968
4
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:23.700
79
9
24
GP do México
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:48.130
63
9
23
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
68
9
22
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
51
9
21
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
8
1
01:26.080
75
9
20
GP dos EUA
1
Lotus BRM
2
1
53
9
19
GP dos EUA
1
Lotus Climax
1
1
08:24.100
15
9
18
GP da Holanda
6
Lotus Climax
2
1
01:30.600
75
9
17
GP da Inglaterra
5
Lotus Climax
1
1
80
9
16
GP da França
6
Lotus Climax
1
1
03:18.900
40
9
15
GP da Bélgica
17
Lotus Climax
2
1
04:12.900
32
9
14
GP da África do Sul
5
Lotus Climax
1
1
01:27.600
85
9
13
GP da Inglaterra
1
Lotus Climax
1
1
01:38.800
80
9
12
GP da Bélgica
23
Lotus Climax
6
1
1
9
11
GP da Holanda
18
Lotus Climax
2
1
01:32.800
80
9
10
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
1
85
9
9
GP do México
8
Lotus Climax
1
1
01:58.100
65
9
8
GP da Itália
8
Lotus Climax
3
1
01:38.900
50
9
7
GP da Inglaterra
4
Lotus Climax
1
1
79
9
6
GP da França
18
Lotus Climax
1
1
02:21.600
53
9
5
GP da Holanda
6
Lotus Climax
1
1
01:33.700
80
9
4
GP da Bélgica
1
Lotus Climax
8
1
03:58.100
32
9
3
GP dos EUA
8
Lotus Climax
1
1
01:15.000
93
9
2
GP da Inglaterra
20
Lotus Climax
1
1
01:55.000
75
9
1
GP da Bélgica
16
Lotus Climax
12
1
03:55.600
24
9

Pódios de Jim Clark
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
32
GP da África do Sul
4
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:23.700
79
9
31
GP do México
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:48.130
63
9
30
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
68
9
29
GP da Itália
20
Lotus Ford Cosworth
1
3
01:28.500
16
4
28
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
51
9
27
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
8
1
01:26.080
75
9
26
GP dos EUA
1
Lotus BRM
2
1
53
9
25
GP da Holanda
6
Lotus Climax
3
3
49
4
24
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
1
1
08:24.100
15
9
23
GP da Holanda
6
Lotus Climax
2
1
01:30.600
75
9
22
GP da Inglaterra
5
Lotus Climax
1
1
80
9
21
GP da França
6
Lotus Climax
1
1
03:18.900
40
9
20
GP da Bélgica
17
Lotus Climax
2
1
04:12.900
32
9
19
GP da Inglaterra
5
Lotus Climax
1
1
01:27.600
85
9
18
GP da Inglaterra
1
Lotus Climax
1
1
01:38.800
80
9
17
GP da Bélgica
23
Lotus Climax
6
1
1
9
16
GP da Holanda
18
Lotus Climax
2
1
01:32.800
80
9
15
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
1
85
9
14
GP do México
8
Lotus Climax
1
1
01:58.100
65
9
13
GP dos EUA
8
Lotus Climax
2
3
01:14.500
4
12
GP da Itália
8
Lotus Climax
3
1
01:38.900
50
9
11
GP da Alemanha
3
Lotus Climax
1
2
1
6
10
GP da Inglaterra
4
Lotus Climax
1
1
79
9
9
GP da França
18
Lotus Climax
1
1
02:21.600
53
9
8
GP da Holanda
6
Lotus Climax
1
1
01:33.700
80
9
7
GP da Bélgica
1
Lotus Climax
8
1
03:58.100
32
9
6
GP dos EUA
8
Lotus Climax
1
1
01:15.000
93
9
5
GP da Inglaterra
20
Lotus Climax
1
1
01:55.000
75
9
4
GP da Bélgica
16
Lotus Climax
12
1
03:55.600
24
9
3
GP da França
8
Lotus Climax
5
3
4
2
GP da Holanda
15
Lotus Climax
10
3
01:35.500
4
1
GP de Portugal
14
Lotus Climax
8
3
4

Poles de Jim Clark
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
33
GP da África do Sul
4
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:23.700
79
9
32
GP do México
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:48.130
63
9
31
GP da Itália
20
Lotus Ford Cosworth
1
3
01:28.500
16
4
30
GP do Canadá
3
Lotus Ford Cosworth
1
NC
01:23.100
13
Ignição
0
29
GP da Alemanha
3
Lotus Ford Cosworth
1
NC
3
Suspensão
0
28
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
51
9
27
GP da Bélgica
21
Lotus Ford Cosworth
1
6
12
1
26
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
1
NC
Acidente
0
25
GP de Mônaco
4
Lotus Climax
1
NC
Suspensão
0
24
GP do México
5
Lotus Climax
1
NC
Motor
0
23
GP da Itália
24
Lotus Climax
1
10
01:36.400
19
Combustível
0
22
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
1
1
08:24.100
15
9
21
GP da Inglaterra
5
Lotus Climax
1
1
80
9
20
GP da França
6
Lotus Climax
1
1
03:18.900
40
9
19
GP da África do Sul
5
Lotus Climax
1
1
01:27.600
85
9
18
GP do México
1
Lotus Climax
1
5
01:58.370
63
Motor
2
17
GP dos EUA
1
Lotus Climax
1
NC
01:12.700
31
Injeção
0
16
GP da Inglaterra
1
Lotus Climax
1
1
01:38.800
80
9
15
GP da França
2
Lotus Climax
1
NC
30
Motor
0
14
GP de Mônaco
12
Lotus Climax
1
4
36
Motor
3
13
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
1
85
9
12
GP do México
8
Lotus Climax
1
1
01:58.100
65
9
11
GP da Alemanha
3
Lotus Climax
1
2
1
6
10
GP da Inglaterra
4
Lotus Climax
1
1
79
9
9
GP da França
18
Lotus Climax
1
1
02:21.600
53
9
8
GP da Holanda
6
Lotus Climax
1
1
01:33.700
80
9
7
GP de Mônaco
9
Lotus Climax
1
8
61
Câmbio
0
6
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
NC
01:31.000
62
Óleo
0
5
GP dos EUA
8
Lotus Climax
1
1
01:15.000
93
9
4
GP da Itália
20
Lotus Climax
1
NC
Câmbio
0
3
GP da Inglaterra
20
Lotus Climax
1
1
01:55.000
75
9
2
GP da França
12
Lotus Climax
1
NC
3
Suspensão
0
1
GP de Mônaco
18
Lotus Climax
1
NC
01:35.500
Embreagem
0

Voltas mais rápidas de Jim Clark
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
28
GP da África do Sul
4
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:23.700
79
9
27
GP do México
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:48.130
63
9
26
GP da Itália
20
Lotus Ford Cosworth
1
3
01:28.500
16
4
25
GP do Canadá
3
Lotus Ford Cosworth
1
NC
01:23.100
13
Ignição
0
24
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
8
1
01:26.080
75
9
23
GP de Mônaco
12
Lotus Climax
5
NC
01:29.500
Suspensão
0
22
GP da Itália
24
Lotus Climax
1
10
01:36.400
19
Combustível
0
21
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
1
1
08:24.100
15
9
20
GP da Holanda
6
Lotus Climax
2
1
01:30.600
75
9
19
GP da França
6
Lotus Climax
1
1
03:18.900
40
9
18
GP da Bélgica
17
Lotus Climax
2
1
04:12.900
32
9
17
GP da África do Sul
5
Lotus Climax
1
1
01:27.600
85
9
16
GP do México
1
Lotus Climax
1
5
01:58.370
63
Motor
2
15
GP dos EUA
1
Lotus Climax
1
NC
01:12.700
31
Injeção
0
14
GP da Inglaterra
1
Lotus Climax
1
1
01:38.800
80
9
13
GP da Holanda
18
Lotus Climax
2
1
01:32.800
80
9
12
GP do México
8
Lotus Climax
1
1
01:58.100
65
9
11
GP dos EUA
8
Lotus Climax
2
3
01:14.500
4
10
GP da Itália
8
Lotus Climax
3
1
01:38.900
50
9
9
GP da França
18
Lotus Climax
1
1
02:21.600
53
9
8
GP da Holanda
6
Lotus Climax
1
1
01:33.700
80
9
7
GP da Bélgica
1
Lotus Climax
8
1
03:58.100
32
9
6
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
NC
01:31.000
62
Óleo
0
5
GP dos EUA
8
Lotus Climax
1
1
01:15.000
93
9
4
GP da Inglaterra
20
Lotus Climax
1
1
01:55.000
75
9
3
GP da Bélgica
16
Lotus Climax
12
1
03:55.600
24
9
2
GP de Mônaco
18
Lotus Climax
1
NC
01:35.500
Embreagem
0
1
GP da Holanda
15
Lotus Climax
10
3
01:35.500
4

Voltas como líder de Jim Clark
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
43
GP da África do Sul
4
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:23.700
79
9
42
GP do México
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:48.130
63
9
41
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
68
9
40
GP da Itália
20
Lotus Ford Cosworth
1
3
01:28.500
16
4
39
GP do Canadá
3
Lotus Ford Cosworth
1
NC
01:23.100
13
Ignição
0
38
GP da Alemanha
3
Lotus Ford Cosworth
1
NC
3
Suspensão
0
37
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
51
9
36
GP da França
6
Lotus Ford Cosworth
4
NC
16
Diferencial
0
35
GP da Bélgica
21
Lotus Ford Cosworth
1
6
12
1
34
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
8
1
01:26.080
75
9
33
GP da Holanda
1
Lotus BRM
2
1
53
9
32
GP da Holanda
6
Lotus Climax
3
3
49
4
31
GP dos EUA
5
Lotus Climax
9
NC
3
Motor
0
30
GP da Itália
24
Lotus Climax
1
10
01:36.400
19
Combustível
0
29
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
1
1
08:24.100
15
9
28
GP da Holanda
6
Lotus Climax
2
1
01:30.600
75
9
27
GP da Inglaterra
5
Lotus Climax
1
1
80
9
26
GP da França
6
Lotus Climax
1
1
03:18.900
40
9
25
GP da Bélgica
17
Lotus Climax
2
1
04:12.900
32
9
24
GP da África do Sul
5
Lotus Climax
1
1
01:27.600
85
9
23
GP do México
1
Lotus Climax
1
5
01:58.370
63
Motor
2
22
GP dos EUA
1
Lotus Climax
1
NC
01:12.700
31
Injeção
0
21
GP da Alemanha
1
Lotus Climax
2
NC
1
Motor
0
20
GP da Inglaterra
1
Lotus Climax
1
1
01:38.800
80
9
19
GP da França
2
Lotus Climax
1
NC
30
Motor
0
18
GP da Bélgica
23
Lotus Climax
6
1
1
9
17
GP da Holanda
18
Lotus Climax
2
1
01:32.800
80
9
16
GP de Mônaco
12
Lotus Climax
1
4
36
Motor
3
15
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
1
85
9
14
GP do México
8
Lotus Climax
1
1
01:58.100
65
9
13
GP da Itália
8
Lotus Climax
3
1
01:38.900
50
9
12
GP da Alemanha
3
Lotus Climax
1
2
1
6
11
GP da Inglaterra
4
Lotus Climax
1
1
79
9
10
GP da França
18
Lotus Climax
1
1
02:21.600
53
9
9
GP da Holanda
6
Lotus Climax
1
1
01:33.700
80
9
8
GP da Bélgica
1
Lotus Climax
8
1
03:58.100
32
9
7
GP de Mônaco
9
Lotus Climax
1
8
61
Câmbio
0
6
GP da África do Sul
1
Lotus Climax
1
NC
01:31.000
62
Óleo
0
5
GP dos EUA
8
Lotus Climax
1
1
01:15.000
93
9
4
GP da Inglaterra
20
Lotus Climax
1
1
01:55.000
75
9
3
GP da França
12
Lotus Climax
1
NC
3
Suspensão
0
2
GP da Bélgica
16
Lotus Climax
12
1
03:55.600
24
9
1
GP da Holanda
4
Lotus Climax
3
9
11
0

Companheiros de Jim Clark
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lotus Alan Stacey
5
8
2
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Lotus David Piper
5
12
2
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Lotus Innes Ireland
3
2
8
17
0
0
0
0
3
3
1
5
Lotus Jim Hall
16
7
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus John Surtees
3
2
4
6
0
0
0
1
2
1
2
1
Lotus Ron Flockhart
5
6
2
1
0
0
0
0
1
0
0
1
Lotus Stirling Moss
3
1
4
11
0
1
0
2
1
2
0
3
Lotus Cliff Allison
10
8
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Gaetano Starrabba
28
15
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Gerry Ashmore
4
16
3
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Lotus Henry Taylor
3
10
4
0
0
0
0
0
3
1
4
0
Lotus Ian Burgess
3
14
4
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Lotus Innes Ireland
3
1
7
12
0
1
0
0
3
3
4
2
Lotus Jim Hall
7
13
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Lloyd Ruby
7
14
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Lucien Bianchi
3
19
4
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Lotus Masten Gregory
7
11
0
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Lotus Michael May
3
11
7
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Lotus Olivier Gendebien
7
11
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Peter Ryan
7
9
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Stirling Moss
3
1
11
21
0
2
0
1
4
4
1
7
Lotus Tim Parnell
18
10
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Lotus Tony Maggs
4
11
3
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Lotus Tony Marsh
4
15
3
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Lotus Trevor Taylor
3
13
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Willy Mairesse
3
17
4
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Lotus Wolfgang Seidel
4
17
3
0
0
0
0
0
3
1
4
0
Lotus Dan Gurney
1
20
9
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Ernesto Prinoth
21
27
0
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Ernie Pieterse
12
10
0
0
0
0
1
0
0
1
1
0
Lotus Gerry Ashmore
21
24
0
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Gunther Seiffert
4
30
3
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Heinz Schiller
4
23
3
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Innes Ireland
1
5
27
2
3
0
6
0
5
3
7
1
Lotus Jack Brabham
1
5
18
3
2
0
3
0
4
1
5
0
Lotus Jay Chamberlain
1
15
12
0
1
0
2
0
3
0
3
0
Lotus Jo Siffert
1
10
12
0
1
0
3
0
5
0
5
0
Lotus John Campbell-Jones
1
11
9
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Lucien Bianchi
1
9
9
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Masten Gregory
1
6
27
1
3
0
5
0
6
1
6
1
Lotus Maurice Trintignant
1
7
21
0
2
0
4
0
4
2
6
0
Lotus Neville Lederle
12
6
0
1
0
0
1
0
0
1
1
0
Lotus Nino Vaccarella
10
9
0
0
0
0
2
0
1
1
2
0
Lotus Rob Schroeder
1
10
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Roger Penske
1
9
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Tony Shelly
1
21
12
0
1
0
2
0
3
0
3
0
Lotus Trevor Taylor
1
2
30
6
3
0
6
0
6
3
8
1
Lotus Wolfgang Seidel
1
20
12
0
1
0
1
0
2
0
2
0
Lotus André Pilette
1
23
15
0
1
0
1
0
2
0
2
0
Lotus Bernard Collomb
2
10
6
0
0
0
2
0
2
0
2
0
Lotus Brausch Niemann
1
14
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Chris Amon
1
20
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Ernie Pieterse
1
19
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Hap Sharp
1
7
13
0
1
0
1
0
2
0
2
0
Lotus Innes Ireland
2
10
6
0
0
0
2
0
2
0
2
0
Lotus Jack Brabham
8
9
0
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Jim Hall
1
5
64
3
6
0
6
0
9
0
9
0
Lotus Jo Siffert
1
6
64
1
6
0
6
0
9
0
9
0
Lotus Kurt Kuhnke
2
26
6
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Masten Gregory
1
11
27
0
3
0
2
0
3
0
3
0
Lotus Maurice Trintignant
1
8
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Mike Hailwood
1
8
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Mike Spence
1
13
9
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Paddy Driver
1
21
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Pedro Rodríguez
1
15
13
0
1
0
1
0
2
0
2
0
Lotus Phil Hill
1
14
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Rodger Ward
3
14
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Tim Parnell
2
25
6
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Trevor Taylor
1
6
64
1
6
0
7
0
8
1
9
0
Lotus Bernard Collomb
4
19
3
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Chris Amon
1
5
32
2
3
0
5
0
8
2
9
1
Lotus Gerhard Mitter
15
9
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Jo Siffert
4
8
3
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Mike Hailwood
1
6
23
1
2
0
5
0
7
3
9
1
Lotus Mike Spence
1
4
11
4
1
0
4
0
2
5
7
1
Lotus Moisés Solana
5
10
2
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Peter Arundell
1
3
21
11
2
0
2
0
2
2
3
1
Lotus Peter Revson
1
11
21
0
2
0
2
0
3
2
5
0
Lotus Trevor Taylor
1
19
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Walt Hansgen
7
5
0
4
0
0
1
0
0
2
1
1
Lotus Bob Bondurant
17
15
0
0
0
0
1
0
0
1
1
0
Lotus Brausch Niemann
1
24
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Brian Gubby
1
23
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Chris Amon
1
12
18
0
2
0
2
0
2
0
2
0
Lotus Clive Puzey
1
28
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Dave Charlton
1
26
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Ernie Pieterse
1
25
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Gerhard Mitter
1
12
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Giacomo Russo (Geki)
10
18
0
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Innes Ireland
1
9
36
0
4
0
3
0
5
1
6
0
Lotus Mike Spence
1
3
54
10
6
0
6
0
8
1
8
1
Lotus Moisés Solana
15
10
0
0
0
0
1
0
0
2
2
0
Lotus Neville Lederle
1
22
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Paul Hawkins
1
17
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Richard Attwood
1
6
36
2
4
0
4
0
4
3
7
0
Lotus Tony Maggs
1
11
9
0
1
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Giacomo Russo (Geki)
11
9
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Mike Spence
1
5
16
4
1
0
2
0
4
4
6
2
Lotus Pedro Rodríguez
1
9
9
0
1
0
0
0
1
2
2
1
Lotus Peter Arundell
1
6
16
1
1
0
1
0
3
4
6
1
Lotus Chris Irwin
1
7
9
0
1
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Eppie Wietzes
12
13
0
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Giancarlo Baghetti
3
9
4
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Graham Hill
1
2
41
15
4
0
6
3
8
3
8
3
Lotus Mike Fisher
1
11
9
0
1
0
2
0
1
1
2
0
Lotus Moisés Solana
1
17
18
0
2
0
1
0
2
0
2
0
Lotus Piers Courage
16
10
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Graham Hill
1
2
9
6
1
0
1
0
1
0
1
0

James Clark Jr., mais conhecido como Jim Clark (Kilmany, 4 de março de 1936 - Hockenheim, 7 de abril de 1968), foi um automobilista britânico que se destacou principalmente na Fórmula 1 e ainda hoje é reconhecido como um dos maiores talentos do esporte a motor.

Começou a se interessar por corridas aos 15 anos, participando de eventos amadores de rali já aos 17. Aos 20 anos, em 1956, com a idade minima exigida na época em seu país, começa a participar de competições de verdade. Mas nesse ano, como em 1957 ainda prioriza o serviço na fazenda de seus pais. Em 1958, corre pela primeira vez fora do Reino Unido, em SPA. Não gostou da pista desde o primeiro encontro. No mesmo ano conhece Colin Chapman, participando em 26 de dezembro de sua primeira corrida com um modelo Lotus, o Elite. Ia vencer, quando seu carro foi atingido por um concorrente. Clark acabou em segundo, atrás do próprio Chapman, que pilotava outro Elite. pilotando o Com o mesmo carro, quase vence na sua classe, em sua primeira participação nas 24 horas de Le Mans, em 1959. Clark fez dupla com o experiente John Whitmore, que após a corrida declarou: "Pensei que iria ensiná-lo, mas fui eu quem aprendi". No final do ano disputa uma corrida de Fórmula Júnior (hoje Fórmula 3), com um Gemini. Foi sua primeira corrida com um carro de Fórmula (apesar de antes ter participado de eventos chamados "formula Libre" ele disputou os mesmos com carros turismo ou esporte, dependendo do evento- as vezes participava de mais de um evento de uma vez, com carros diferentes). Após 50 vitórias em Ralis, subidas de montanha, speed trials, corridas de carros sport e carros turismo, Clark começa a correr nas categorias monoposto (ou "de Fórmula").

Em 1960 Clark disputou e venceu 2 campeonatos ingleses de Formula Junior (F-3), um deles empatado em pontos com seu companheiro Taylor. Simultaneamente, participava de eventos de Fórmula 2 e Fórmula 1. Nesse mesmo ano, fazendo dupla com o vencedor absoluto do ano anterior, Roy Salvadori, e pilotando um Aston Martin superado, Clark ficou com o terceiro lugar absoluto nas 24 horas de Le Mans.Nesse primeiro ano de aprendizado na Formula 1 o nível do desempenho de Clark foi considerado muito bom em relação aos demais pilotos e ótimo para um estreante. Mas o piloto e aqueles que o conheciam sabiam que ele rendeu menos do que poderia, mesmo sendo debutante. Entre os pilotos que corriam de Lotus, incluindo os particulares (teoricamente não havia limite de carros por equipe), Clark, inicialmente, largava sempre em último, só aos poucos se tornaria o piloto mais rápido da Lotus (salvo eventualidades), posição conseguida algumas vezes em 1961 e consolidada no ano seguinte. Por outro lado, desde o inicio Jim se mostrava extremamente técnico e inteligente para estabelecer um ritmo de corrida, poupar o carro quando o necessário (e ele aperfeiçoaria estas e outras características no decorrer de sua carreira). Jim Clark correu o mundial de Formula 1 de 1960 com um Lotus 18, equipado com motor Climax. Na Formula Junior, usou o mesmo carro, mas equipado com um motor Ford, de menor potência. Era um carro extremamente difícil de dirigir e extremamente frágil. O GP da Belgica de 1960 foi apenas a segunda corrida de Clark no mundial, sendo a segunda vez que corria em SPa, mas a primeira com um Formula. Nos treinos todos os pilotos da Lotus têm problemas, alguns se acidentam gravemente, inclusive o grande Stirling Moss, que ficaria de fora de varias corridas por sofrer um acidente gravíssimo, quase fatal. Na corrida morre um dos companheiros de equipe de Clark, Alan Stacy (1 ano mais novo do que Jim, mas com 1 ano a mais de experiência na Formula 1). Os acidentes foram por causas mecânicas, somadas às características que a perigosa pista de Spa tinha na época. Era um traçado mais longo e mais difícil do que o atual. Jim Clark, mesmo quase perdendo o controle algumas vezes, apesar de abalado com os acidentes de seus companheiros, levou o carro até um excelente 5o lugar, marcando seus primeiros pontos no Campeonato. Em 1961, além de disputar a temporada de F1, participa de grandes prêmios extra campeonato e de corridas de carros esportivos. Clark não tinha carro para brigar por vitórias e títulos, e mesmo com sua pouca experiência, seu talento era reconhecido. Na Holanda brigou pelo segundo lugar com a Ferrari de Hill, chegando a ultrapassar o piloto americano algumas vezes apesar de ter um carro muito inferior.

Quase ao final da prova, percebendo que não teria condições de terminar na frente de P. Hill, Clark o deixou passar. Correndo pela 3a vez em Le Mans, pela segunda com o mesmo modelo de Aston Martin (desta vez em dupla com Ron Flockhart) Clark faz boa participação, mas dessa vez não consegue terminar a corrida,pois seu carro apresentou problemas de bateria. Na penúltima corrida do mundial de formula 1 daquele ano, em Monza, Clark, correndo pela primeira vez na pista (por ordem da equipe, ele ficou de fora do GP da Itália do ano anterior), fez uma largada brilhante, mas no inicio da segunda volta, chocou-se com o Ferrari 156 do conde Wolfgang Graf Berghe von Trips, líder do campeonato e grande favorito ao título, que largara na pole position. Mas o piloto alemão e 14 espectadores morreram. Clark sentiu que Von Trips era o responsável pelo acidente, mas preferiu ficar quieto. Quase até o final de sua vida, o escocês foi responsabilizado pelo acidente.

Em 1962, Chapman lançou, pelas mãos de Clark o revolucionário Lotus 25, na primeira corrida do mundial, disputada nos Países Baixos. O modelo 25 se tornaria o primeiro carro de chassi monocoque bem sucedido.Antes do campeonato porem, a Lotus forneceu o modelo 24 a Clark ( e vendeu o mesmo carro para particulares). Com o Lotus 24 Clark fez algumas corridas em 1962, saindo-se muito bem. Tudo indicava que seria com esse carro que a equipe brigaria por seu primeiro título. Mas, surpreendendo a todos, no primeiro GP do mundial de 1962, a equipe deu o novo e revolucionário 25 para Clark competir, enquanto Taylor, companheiro do escocês, corria com o já relativamente bem testado 24, um carro "tradicional". Naquela etapa do campeonato a opção dada a Taylor se mostrou mais vantajosa, em termos de resultado final: Com o quase não testado 25, Clark largou em 3o, atrás de Graham Hill, da BRM e do Lola de Surtees. na corrida Clark liderou por algumas voltas, parecendo que iria dominar a prova, mas embreagem soltou-se. Por mais 60 voltas Clark tentou levar um carro problemático até o final, desistindo definitivamente a 10 voltas do término. Taylor, com o Lotus 24 foi segundo, atrás do vencedor Graham Hill, que competia com o modelo P57, que vinha sendo desenvolvido desde o ano anterior. Um carro mais fácil de dirigir, mais confiável e, vez ou outra, até mais rápido que o Lotus 25. O ano de Clark foi marcado por atuações mágicas, pelo desenvolvimento incrível do 25 e por uma série de problemas mecânicos. Jim chegou a ultima corrida só precisando de uma vitória para ser campeão. Partiu na frente e dominava a prova, quando um vazamento de óleo deu a vitória e o título (ambos com todos os méritos, pelo trabalho duro e o oportunismo) para Hill. Os mecânicos haviam esquecido de apertar um parafuso. É possível que o mais notável do desempenho de Jim Clark em 1962 visto de uma maneira ampla e com certo distanciamento histórico, seja o fato de um piloto que era menos experiente que o talentoso e esforçado Hill, e que estava pilotando um carro que não só era menos desenvolvido que o da BRM, como era um conceito totalmente novo, e portanto na teoria cheio de falhas a serem sanadas antes de se tornar competitivamente viável, chegou até a ultima corrida com boas chances de ser campeão, só perdendo por uma fatalidade e vencendo de forma tão absoluta (a campanha de Clark em 1963 foi, de certa forma enganadora: não reflete a diferença real de carros que de fato existia, mas não era tão grande) no ano seguinte, como veremos adiante.

Em 1963 a história foi outra: Clark se tornou o então mais jovem campeão, aos 27 anos, além de bater ou igualar muitos recordes de uma temporada: 7 vitórias, 7 poles 6 voltas mais rápidas (igualando Ascari em 1952) 73 pontos absolutos (54 válidos), 9 pódios (até então recorde, e também recorde de pódios consecutivos). O desempenho pode fazer parecer que o Lotus 25 era um carro muito superior em 1963. Impressão falsa. Ele foi uma maquina "um pouco melhor" que a concorrência no balanço do ano. Clark é quem fazia a diferença. Na abertura do campeonato, em Monte Carlo, Clark perdeu a liderança para Graham Hill na largada, mas recuperou 18 voltas depois. O "Escocês voador" liderou por 60 voltas, até a caixa de câmbio do carro quebrar. Após o GP de estréia, Clark venceu as 4 corridas seguintes consecutivamente, e mais impressionante, com o mesmo jogo de pneus. Na Alemanha, usando pelo quinto GP os mesmos pneus, e com problemas no motor, chegou em segundo com muita dificuldade. Na Itália, aonde ainda era massacrado pela opinião publica, venceu a dura batalha com o Ferrari de Surtees, o BRM de Hill e o Braham de Gurney, que nessa corrida tinham carros nitidamente melhores, sagrando-se assim, campeão por antecipação. Nos EUA, problemas com a bateria na largada, fizeram Clark perder mais de uma volta em relação a todos os concorrentes já no começo da prova. Ele fez uma corrida de recuperação e chegou em terceiro. Nesse ano Clark estreou nas 500 Milhas de Indianápolis. O Lotus de motor traseiro foi motivo de piada antes da corrida. Mas quase venceu. Em agosto, participou de outra etapa da fórmula Indy, em Milwalkee, aonde chegou em primeiro após dura batalha com Foyt e Gurney.

Parecia que o campeonato de 1964 seria igual ao de 1963: Clark dominava o GP de Mônaco, abertura da temporada, um pneu furado o fez perder posições. O Escocês fez uma genial corrida de recuperação e estava em segundo quando, a quatro voltas do final, quando o motor de seu Lotus estourou. Mesmo assim, ficou em quarto. Na sequência venceu na Holanda e na Bélgica, onde largou em sexto por problemas com o câmbio nos treinos: Clark apesar de não ter carro para acompanhar seus principais concorrentes na prova (Dan Gurney e Graham Hill, que estavam mais rápidos pararam por pane seca. John Surtees, e Bruce McLaren que teve problemas com combustível no final da corrida e ainda assim chegou a apenas 3,5 segundos de Clark), Jim soube poupar combustível, assumindo a liderança na ultima volta (foi a única que vez que ele não liderou o maior número de voltas de um GP ao qual venceu). Neste GP da Bélgica, o combustível de Clark acabou na volta de comemoração da vitória e Jim Clark chegou a metade do campeonato como líder. Chapman resolveu então estrear o Lotus 33 num GP valido para o mundial, a primeira corrida da segunda metade (6ª etapa do campeonato, na Alemanha). O carro havia sido pouco testado, participara das 200 milhas de Aintree alguns meses antes, mas ficara seriamente danificado. Jim achava que era prematuro usar o 33, além de se sentir mais a vontade com seu velho e leal Lotus 25. Mesmo assim Colin manteve sua decisão. No GP da Alemanha, Clark com muito esforço largou em segundo e manteve essa posição até abandonar por problemas mecânicos. Algo semelhante aconteceu nas corridas seguintes, Áustria e Itália. Em nenhum momento dessas 3 provas, o escocês teve chances de vitória. Mas foi, dentro das limitações do carro, brilhante, fazendo o máximo que podia.

O 33 era aperfeiçoado e uma luz no fim do túnel se abria. Nos GP dos EUA, penúltima etapa, Clark saiu na pole e, apos certo tempo na liderança, um contratempo o obrigou a fazer uma corrida de recuperação. Estava em segundo quando a bomba de gasolina falhou, a 7 voltas do fim. Na última corrida, Jim saiu na pole e ia vencer a prova e o campeonato, quando a 2 voltas do fim o motor ficou sem óleo e explodiu. Ele chegou em quinto na prova, ficando em terceiro na classificação geral. Soube-se depois que foi um erro no cálculo da quantidade de óleo colocado no carro. Mesmo com a perda do titulo máximo o ano não foi de todo improdutivo: Clark partiu na pole em Indianápolis (aonde a grande maioria dos competidores usava agora carros de motor traseiro) e teria vencido a corrida não fosse a quebra da suspensão. O escocês venceu a BTCC, campeonato Inglês de Turismo, uma espécie de "Stock Car inglesa" numa tradução livre. Ao todo em 1964, Jim Clark participou de 47 corridas. Ao final do ano, Clark recebeu, das mãos da Rainha Elisabeth II a OBE.

Na temporada de 1965, Clark participou pela primeira vez da Copa da Tasmânia, campeonato de 8 corridas disputadas na Austrália e Nova Zelândia (metade em cada país) em janeiro e fevereiro. Era uma competição automobilística muito importante na época. Jim foi campeão, e ainda foi campeão do campeonato francês de fórmula 2, venceu corridas importantes de carros esportivos, turismo e outras competições. Teve um desempenho ótimo em corridas importantes que acabou não vencendo, como o Tourist Trophy, (valido para o mundial de marcas) a corrida dos campeões e as 200 milhas de Riverside (conhecida também como Times Mirror GP), mas principalmente, conquistou seu segundo título na fórmula 1, com 6 vitórias em 9 corridas (de um total de 10). Para correr em Indianápolis, Clark inclusive abriu mão de participar do GP de Monaco, na mesma data. Apesar dos resultados não mostrarem, a disputa foi dura com a BRM e, em algumas corridas, com a Brabham e a Ferrari. Clark ganhou as 6 primeiras corridas que disputou consecutivamente. Com a ausência na prova de Monte Carlo, a segunda etapa, contabilizamos 5 vitórias consecutivas "oficiais" para o escocês, na época a segunda melhor marca do mundo, igualada a de Jack Brabham em 1960 com um Cooper e só superada pelas 7 (9, se for descontada as 500 milhas de Indianápolis de 1953, critério utilizado por alguns) de Ascari, em 1952-1953, com um Cooper. Sendo que as marcas de Ascari e Brabham foram obtidas com um carro cuja superioridade em relação aos concorrentes era maior do que o Lotus 33 de 1965.

No GP da Inglaterra, Clark obteve sua 4a vitória seguida (então outro recorde), e enfrentou sérios problemas com a pressão do óleo. Após conquistar o título na 7ª etapa (a sua 6ª vitória no ano) Clark e a Lotus relaxaram nas corridas finais. Ainda brigou com as BRMs de Hill e Stewart na prova seguinte, na Itália, se revezando diversas vezes na liderança com esses 2 pilotos, antes de abandonar. No México, etapa final, fez a pole. Mas abandonou nas voltas iniciais e em nenhum momento ameaçou a vitória de ponta a ponta da Honda de Richie Ginther. Em 1965, Clark foi primeiro ou segundo no grid em todas as corridas que participou, totalizando 9 vezes. Clark tirara o mês de maio inteiro para se preparar para Indianápolis. E ele obteve uma das vitórias mais expressivas da história da famosa corrida, liderando 190 das 200 voltas e vencendo com praticamente 2 minutos de vantagem. A era dos carros com motor traseiro estava definitivamente estabelecida na fórmula Indy, e Clark teve grande parte do mérito, que se torna mais expressivo se for levado em conta as pouquíssimas vezes que ele competiu na categoria. No total Clark venceu expressivas 23 corridas em 1965, na Europa, a América do Norte, Oceania e África. Pouquíssimos esportistas chegam a ser capa da famosa revista Time, e a grande maioria é nascida nos Estados Unidos. Dentro os esportistas apenas 3 foram automobilistas, e Clark foi o único estrangeiro. O escocês foi capa numa edição de 1965. Além do ritmo intenso de trabalho em corridas, treinos e testes, Clark também tinha muitos compromissos sociais, além de alguns comerciais, cujo o número cresceria nos anos seguintes.

Em 1966 começou uma "nova" fórmula 1, com motores de 3 litros. A Lotus não conseguiu fazer um carro competitivo. Clark sofreu 2 acidentes, 1 grave: nos treinos para o GP da França, quando foi atingido no rosto por um pássaro e um no GP da Alemanha. Mesmo assim, teve quase sempre bons desempenhos, sendo alguns brilhantes, como nos GPs da Inglaterra, realizado duas semanas depois do acidente da França. Clark ainda estava seriamente machucado. O carro era ruim e o motor ultrapassado. Choveu antes da corrida deixando a pista mais difícil e perigosa. A partir de um determinado momento da prova, Clark ficou sem freios e mesmo assim levou seu Lotus a um quarto lugar. Outra atuação brilhante aconteceu na Holanda, aonde durante a maior parte da corrida Clark liderou, e mesmo quando estava atrás de Jack Brabham, deu trabalho para o australiano por algum tempo. Jim Clark se tornou o único piloto a vencer um GP do Mundial com o motor BRM de 16 cilindros, nos EUA. Na Copa da Tasmânia, Clark foi terceiro. Nas 500 milhas de Indianápolis, conquistou um brilhante segundo lugar. Para alguns foi uma atuação superior, pelas circunstâncias, á vitória do ano anterior. Uma semana após o GP dos EUA, Clark estava no Japão para participar de uma corrida de F-Indy fora do campeonato. Mas por uma série de problemas não largou. Ainda em 1966 Jimmy voltou, após quase 10 anos, a disputar um rali, o do RAC. Teve um ótimo desempenho antes do carro quebrar. Foi nesse ano que Clark disputou pela última vez eventos na Inglaterra, com exceção do GP do Mundial de Fórmula 1. Problemas com impostos fizeram com que o escocês fosse morar na Suíça.

A temporada de 1967 começou com um titulo na Copa da Tasmânia, mesmo utilizando um ultrapassado Lotus 33, adaptado para a categoria, Clark em 8 corridas ganhou 5 e foi 3 vezes segundo colocado. O motor que a Ford (em associação com a Cosworth) desenvolvia para a Lotus desde o ano anterior, ficou pronto para terceira etapa, na Holanda. O Cosworth DFV se tornou o mais bem sucedido motor na história da Fórmula 1, ganhando inclusive em sua estreia. Problemas no desenvolvimento do carro tiraram o título de Clark. Tudo levava a crer que no ano seguinte Jim Clark voltaria a conquistar o titulo.

Colin Chapman para não "acabar com a fórmula 1" concordou em vender o motor para outras equipes. No GP da Africa do Sul de 1968, Jim Clark se tornou o maior vencedor de GPs válidos para o mundial de fórmula um. O escocês conquistou seu terceiro título na Copa da Tasmânia, desta vez com um carro de formula 2 adaptado, o Lotus 48. O intervalo entre a derradeira vitória de Clark no Mundial, na Africa do Sul e a primeira das 8 etapas da Copa da Tasmânia em Pukekohe, na Nova Zelândia, foi de apenas 5 dias.

Tudo levava a crer que viria um terceiro título de fórmula 1 e uma segunda vitória em Indianápolis. Clark detinha na época quase todos os recordes da formula um e estava muito perto de alcançar o de pontos e o de frequências ao pódio, então nas mãos de Fangio. Mas em 7 de Abril de 1968 durante uma corrida da Fórmula 2 em Hockenheim, Alemanha, Jim Clark morreu quando seu carro saiu de curso e bateu em algumas árvores. A causa do acidente nunca foi definitivamente identificada, mas investigadores concluíram que um pneu traseiro vazio foi a causa mais provável. A morte do escocês foi um grande golpe para a Lotus e para a Fórmula 1. Clark permaneceu fiel à equipe durante quase toda a sua carreira (toda na fórmula 1). Foi ele quem tornou famosa a equipe, ajudando o time de Colin Chapman a estabelecer os alicerces na fórmula 1 moderna. O campeonato de 1968 foi vencido pelo seu companheiro de equipe, Graham Hill.

Em sua carreira de Fórmula 1, Clark venceu 25 corridas e conseguiu 33 pole positions. Clark diferiu da atual geração de pilotos de Fórmula 1 devido a sua habilidade de guiar e vencer em todos os tipos de carro. Sua performance no Lotus Cortina em stock cars foi excelente, ele correu na Nascar americana (para a equipe Holman e Moody), lutando com os desajeitados carros esportivos da Lotus, incluindo os tipo 30 e 40 e dirigindo os carros Lotus da Indy em corridas de subida a montanha na Suíça. A Participação de Clark nessas provas suíças, que eram competições reais, foi apenas para exibição, mas dirigir um formula Indy em uma "pista" totalmente inadequada e com desempenho convincente não é pouca coisa. Clark sobressaiu em uma época quando pilotar de forma absolutamente genial era mais importante que contratos comerciais e proteção ao piloto. Piloto rápido, mas ao mesmo tempo frio, sabia quando acelerar. Estrategista brilhante, se adaptava a situações adversas. Errava muito pouco, bem como sabia poupar o equipamento, que aliás gastava geralmente menos do que outros pilotos com o mesmo carro no mesmo ritmo. Ao contrário do que muitos dizem hoje, foi um brilhante acertador de carros.

Seu recorde de vitórias foi batido 5 anos após a sua morte, por seu compatriota Jackie Stewart. Algumas das marcas mais significativas de Clark só foram superadas ou ao menos igualadas nos anos 1980, por pilotos, que além de grandes gênios, corriam em condições muito mais favoráveis (apenas a constatação de um fato; não significa por si só que tenham sido melhores ou piores do que Clark, aliás essa é uma discussão subjetiva, da qual o presente artigo não vai tomar posição). O total de pontos que ele obteve em 1963, 73 (54 válidos) durou até 1985, quando Prost fez 76. Note-se que o campeonato de 1963 teve 10 corridas, enquanto o de 1985 teve 16. Que os carros de meados dos anos 1980, embora não possam ser comparados aos do finalzinho do século XX e inicio do XXI, já eram, em comparação aos dos anos 1960, muito mais duráveis e seguros. Além disso, os pilotos nos anos 1980 se dedicavam muito mais a fórmula um, não se dividindo em outras categorias, testavam muito mais, as equipes tinham muito mais recursos, e até fatores indiretos como por exemplo a evolução da medicina facilitaram a vida dos pilotos. O acidente que nos anos 1960 poderia ser fatal, deixar aleijado ou requerer longa recuperação, nos anos 1980 poderia ser superado de forma muito mais eficiente e em tempo muito mais rápido.

O recorde absoluto de voltas mais rápidas foi quebrado por Prost em 1988, no mesmo ano em que Senna quebrou o recorde de vitórias em um mesmo campeonato. O mesmo Senna, em 1989, deixou para trás o escocês em poles, enquanto Prost nesse mesmo ano, chegava ao recorde de voltas na liderança. Por uma série de circunstâncias, resumidas nesse artigo, toma-se a noção que os números de Clark, ( que de forma alguma eram ruins) mesmo antes de seu acidente poderiam ser mais impressionantes. Por outro lado, os números que Jimmy obteve, a durabilidade de suas marcas, se importantes, não foram o principal legado de Clark, aliás dentre tantas contribuições, algumas inconscientes, fica difícil destacar uma como a mais importante. É preciso sempre lembrar que o escocês estreou no mundial de formula 1 menos de 6 meses depois de sentar-se pela primeira vez num formula 3, e sem nunca se quer ter guido Karts ( excelente escola para pilotos de formula), treinado em simuladores ( que nem existiam), nem qualquer vantagem do tipo. Clark influenciou, como piloto e pessoa, direta ou indiretamente, automobilistas de muitas gerações embora nem todos os seus "pupilos" tivessem as suas características. Clark teve alguma influencia inclusive em alguns pilotos mais velhos e experientes, como Graham Hill e Jack Brabham. Jackie Stewart, que correu com Clark, e Nigel Mansell que, então adolescente era (como é até hoje) seu grande fã, são apenas dois exemplos. Jim era, enfim admirado e respeitado por todos. Quando Clark morreu, Chris Amon disse: "Se isso pôde acontecer a ele, que chance o resto de nós tem?"

Ele foi introduzido no International Motorsports Hall of Fame em 1990.

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