Fritz D'Orey

quarta-feira, 25 de março de 2015

Nome
Fritz d`Orey
País
Nascimento
25/03/1938
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
Melhor Resultado
Equipes

Estatísticas de Fritz d`Orey
GPs
3
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
0
Volta + Rápidas
0
Voltas
103
Voltas como líder
0

Ano a ano de Fritz d`Orey
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Maserati
Tec-Mec
3
0
0
0
0
0
103
0
0
0.00
0

Temporadas de Fritz d`Orey
34

Resultados de Fritz d`Orey
10º
1 vez
NC
2 vezes

Corridas de Fritz d`Orey
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
3
GP dos EUA
15
Tec-Mec Maserati
17
NC
Óleo
0
2
GP da Inglaterra
40
Maserati Maserati
20
NC
Acidente
0
1
GP da França
38
Maserati Maserati
18
10
0

Companheiros de Fritz d`Orey
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Maserati Asdrúbal Bayardo
10
22
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Maserati Carel Godin de Beaufort
10
9
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Maserati Giorgio Scarlatti
10
8
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0

Frederico José Carlos Themudo d’Orey mais conhecido como Fritz d'Orey (São Paulo, 25 de março de 1938) foi um piloto de corridas brasileiro. Filho de imigrantes portugueses que se dedicavam ao comércio de automóveis, estudou no tradicional Colégio São Luís e Economia na Wharton School of the University of Pennsylvania.

Começou a correr em Interlagos, quando o autódromo ainda era aberto aos pilotos amadores, tendo depois corrido contra os pilotos da época, como Camilo Cristófaro e Chico Landi. Correu as provas da época, como as Mil Milhas e vencendo várias corridas como os 500 quilometros de Interlagos, o GP do Rio de Janeiro etc… Foi um dos pioneiros em tentar as corridas internacionais, juntamente com Christian Heins, tendo participado de uma categoria européia da época, conhecida como Fórmula Júnior, por recomendação de Juan Manuel Fangio, que o vira correr numa prova em Buenos Aires. Logo na estréia européia venceu o GP de Messina na Sicilia com Christian Heins em segundo.

Seu rápido sucesso o levou à Fórmula 1. Fritz d'Orey estréia no Grande Prêmio da França de 1959, em 5 de julho, no circuito de Reims, como piloto da equipe independente Scuderia Centro Sud, guiando uma Maserati 250F número 38. Na mesma prova teve a estréia do depois vencedor e construtor Dan Gurney. Fritz larga em décimo oitavo entre os 22 inscritos, terminando a corrida em décimo, que foi vencida por Tony Brooks da Ferrari.

Duas semanas depois Fritz d'Orey é inscrito com o mesmo carro no Grande Prêmio da Inglaterra de 1959, em Aintree. Com o número 40, se classifica em vigésimo entre trinta inscritos. Se envolve num acidente na volta 57 e abandona a prova, vencida por Jack Brabham da escuderia Cooper.

Sua ultima participação na Fórmula 1 foi o Grande Premio dos Estados Unidos de 1959, disputado em 12 de dezembro na pista de Sebring. É inscrito como piloto da equipe Camoradi, escuderia que participava do Campeonato Mundial de Esporte Protótipo, sendo a unica participação do chassi Tec-Mec F415 e motor Maserati. Na corrida preliminar de Formula Junior, termina em segundo, fazendo a melhor volta do circuito. Na prova principal, larga em décimo sétimo entre 22 inscritos e abandona após seis voltas com problemas mecânicos. A corrida foi vencida por Bruce McLaren.

Contratado pela Ferrari em 1960, participou das Doze Horas de Sebring e teve a carreira precocemente interrompida ao sofrer um grave acidente nas 24 Horas de Le Mans em quando após uma fechada a 270 km/h, o frágil carro bateu em uma árvore, se partiu ao meio e ele ficou jogado na pista, com traumatismo craniano, entre outras lesões, tendo de passar oito meses em recuperação encerrando prematuramente sua promissora carreira. Não marcou pontos do campeonato.

Voltando ao Brasil, tornou-se empresário da construção civil com sucesso até se aposentar. Mora no Rio de Janeiro.

Posts Relacionados