Satoru Nakajima

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015


Nome
Satoru Nakajima
País
Nascimento
23/02/1953
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
6 – (2 vezes)
Melhor Resultado
4 – (2 vezes)
Equipes

Estatísticas de Satoru Nakajima
GPs
80
Largadas
74
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
0
Pontos
16
Volta + Rápidas
1
Voltas
3078
Voltas como líder
0

Ano a ano de Satoru Nakajima
Ano Equipe Motor GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
638
0
0
0.13
2
Tyrrell
16
0
0
0
0
0
546
0
0
0.19
3
Lotus
16
0
0
0
0
0
578
1
0
0.19
3
Lotus
16
0
0
0
0
0
631
0
0
0.06
1
Lotus
16
0
0
0
0
0
685
0
0
0.44
7

Temporadas de Satoru Nakajima
12
16
21
15
15

Resultados de Satoru Nakajima
2 vezes
2 vezes
6 vezes
5 vezes
6 vezes
2 vezes
10º
4 vezes
11º
3 vezes
12º
1 vez
13º
2 vezes
15º
1 vez
17º
1 vez
NC
39 vezes
NL
1 vez
NQ
5 vezes

Corridas de Satoru Nakajima
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
80
GP da Austrália
3
Tyrrell Honda
24
NC
Rodada
0
79
GP do Japão
3
Tyrrell Honda
15
NC
Rodada
0
78
GP da Espanha
3
Tyrrell Honda
18
17
0
77
GP de Portugal
3
Tyrrell Honda
21
13
0
76
GP da Itália
3
Tyrrell Honda
15
NC
Acelerador
0
75
GP da Bélgica
3
Tyrrell Honda
22
NC
Rodada
0
74
GP da Hungria
3
Tyrrell Honda
14
15
0
73
GP da Alemanha
3
Tyrrell Honda
13
NC
Câmbio
0
72
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Honda
15
8
0
71
GP da França
3
Tyrrell Honda
18
NC
Rodada
0
70
GP do México
3
Tyrrell Honda
13
12
0
69
GP do Canadá
3
Tyrrell Honda
12
10
0
68
GP de Mônaco
3
Tyrrell Honda
11
NC
Rodada
0
67
GP de San Marino
3
Tyrrell Honda
10
NC
Transmissão
0
66
GP do Brasil
3
Tyrrell Honda
16
NC
Rodada
0
65
GP dos EUA
3
Tyrrell Honda
16
5
2
64
GP da Austrália
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
NC
Rodada
0
63
GP do Japão
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
6
1
62
GP da Espanha
3
Tyrrell Ford Cosworth
14
NC
Rodada
0
61
GP de Portugal
3
Tyrrell Ford Cosworth
0
NL
Indisposto
0
60
GP da Itália
3
Tyrrell Ford Cosworth
14
6
1
59
GP da Bélgica
3
Tyrrell Ford Cosworth
10
NC
Motor
0
58
GP da Hungria
3
Tyrrell Ford Cosworth
15
NC
Freios
0
57
GP da Alemanha
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
NC
Motor
0
56
GP da Inglaterra
3
Tyrrell Ford Cosworth
12
NC
Falha Elétrica
0
55
GP da França
3
Tyrrell Ford Cosworth
15
NC
Câmbio
0
54
GP do México
3
Tyrrell Ford Cosworth
9
NC
Batida
0
53
GP do Canadá
3
Tyrrell Ford Cosworth
13
11
0
52
GP de Mônaco
3
Tyrrell Ford Cosworth
21
NC
Rodada
0
51
GP de San Marino
3
Tyrrell Ford Cosworth
19
NC
Batida
0
50
GP do Brasil
3
Tyrrell Ford Cosworth
19
8
0
49
GP dos EUA
3
Tyrrell Ford Cosworth
11
6
1
48
GP da Austrália
12
Lotus Judd
23
4
01:38.480
3
47
GP do Japão
12
Lotus Judd
12
NC
Motor
0
46
GP da Espanha
12
Lotus Judd
18
NC
Batida
0
45
GP de Portugal
12
Lotus Judd
25
7
0
44
GP da Itália
12
Lotus Judd
19
10
Suspensão
0
43
GP da Bélgica
12
Lotus Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
42
GP da Hungria
12
Lotus Judd
20
NC
Acidente
0
41
GP da Alemanha
12
Lotus Judd
18
NC
Rodada
0
40
GP da Inglaterra
12
Lotus Judd
16
8
0
39
GP da França
12
Lotus Judd
19
NC
Motor
0
38
GP do Canadá
12
Lotus Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
37
GP dos EUA
12
Lotus Judd
23
NC
Acelerador
0
36
GP do México
12
Lotus Judd
15
NC
Rodada
0
35
GP de Mônaco
12
Lotus Judd
0
NQ
Não Qualificado
0
34
GP de San Marino
12
Lotus Judd
24
NC
Abandono
0
33
GP do Brasil
12
Lotus Judd
21
8
0
32
GP da Austrália
2
Lotus Honda
13
NC
Batida
0
31
GP do Japão
2
Lotus Honda
6
7
0
30
GP da Espanha
2
Lotus Honda
15
NC
Rodada
0
29
GP de Portugal
2
Lotus Honda
16
NC
Rodada
0
28
GP da Itália
2
Lotus Honda
12
NC
Motor
0
27
GP da Bélgica
2
Lotus Honda
8
NC
Motor
0
26
GP da Hungria
2
Lotus Honda
19
7
0
25
GP da Alemanha
2
Lotus Honda
8
9
0
24
GP da Inglaterra
2
Lotus Honda
10
10
0
23
GP da França
2
Lotus Honda
8
7
0
22
GP dos EUA
2
Lotus Honda
0
NQ
Não Qualificado
0
21
GP do Canadá
2
Lotus Honda
13
11
0
20
GP do México
2
Lotus Honda
6
NC
Motor
0
19
GP de Mônaco
2
Lotus Honda
0
NQ
Não Qualificado
0
18
GP de San Marino
2
Lotus Honda
12
8
0
17
GP do Brasil
2
Lotus Honda
10
6
1
16
GP da Austrália
11
Lotus Honda
14
NC
Suspensão
0
15
GP do Japão
11
Lotus Honda
11
6
1
14
GP do México
11
Lotus Honda
16
NC
Acidente
0
13
GP da Espanha
11
Lotus Honda
18
9
0
12
GP de Portugal
11
Lotus Honda
15
8
0
11
GP da Itália
11
Lotus Honda
14
11
0
10
GP da Áustria
11
Lotus Honda
17
NC
Câmbio
0
9
GP da Hungria
11
Lotus Honda
14
NC
Suspensão
0
8
GP da Alemanha
11
Lotus Honda
12
4
3
7
GP da Inglaterra
11
Lotus Honda
16
NC
Abandono
0
6
GP da França
11
Lotus Honda
24
NC
Acidente
0
5
GP dos EUA
11
Lotus Honda
13
13
0
4
GP de Mônaco
11
Lotus Honda
17
10
0
3
GP da Bélgica
11
Lotus Honda
15
5
2
2
GP de San Marino
11
Lotus Honda
12
6
Pane Seca
1
1
GP do Brasil
11
Lotus Honda
12
7
0

Voltas mais rápidas de Satoru Nakajima
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Austrália
12
Lotus Judd
23
4
01:38.480
3

Companheiros de Satoru Nakajima
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lotus Ayrton Senna
4
1
7
57
0
2
0
1
2
14
0
16
Lotus Nelson Piquet
6
3
1
22
0
0
0
0
4
12
1
15
Lotus Nelson Piquet
4
4
3
12
0
0
0
0
5
10
2
13
Tyrrell Jean Alesi
6
2
3
13
0
0
0
0
5
11
1
15
Tyrrell Stefano Modena
5
2
2
10
0
0
0
0
1
15
1
15

Satoru Nakajima (Okazaki, 23 de Fevereiro de 1953) é um ex-piloto japonês de Fórmula 1.

Foi o primeiro piloto de sua nacionalidade a fazer uma temporada completa na categoria. Graças ao pesado apoio da Honda, que o apoiou durante toda a carreira.

Começou a pilotar cedo, primeiro no carro de seu pai, e aos 16 anos começou a correr em karts. Em 1974, tornou-se campeão no Turismo japonês, a bordo de um Mazda. Três anos mais tarde, ganha a Formula Japan Series, e chega à Fórmula 2, onde ganha a sua primeira corrida no ano seguinte. Em 1981 conquista o primeiro título na F-2 japonesa. Repete o feito em 1982, 1985 e 1986, tornando-se num dos pilotos mais bem sucedidos da competição no seu país.

No final daquele ano, a Honda decide fornecer motores à Lotus, pois a empresa também fornecia propulsores à Williams. Nakajima, que era também piloto de testes para a Honda, foi convidado para ser companheiro de time de Ayrton Senna, o que foi aceito por ele.

Na sua primeira temporada, Nakajima tornou-se conhecido, não só por ser o primeiro piloto japonês a fazer uma temporada completa na F-1, mas também por ser o "homem ''", pois era o único piloto que tinha um equipamento a bordo, onde captava o seu estilo de pilotagem, algo que não existia antes. Foi o pioneiro de algo que hoje em dia se tornou comum: as filmagens on-board.

Além disso, as suas performances foram dignas de respeito: Mesmo com 34 anos e de não conhecer a maioria das pistas no qual iria correr, conquistou o seu primeiro ponto logo na sua segunda temporada, mas foi na Inglaterra onde ele colheu o seu melhor resultado do ano: um quarto lugar. No final, Nakajima-san (como ficou conhecido) ficou com 7 pontos e o 12º lugar na classificação.

No ano seguinte, a Lotus teve uma troca de brasileiros: Senna foi para a McLaren, dando lugar a Nelson Piquet. Tudo ocorreu mal para o time, e Nakajima só conseguiu um ponto na prova inaugural, no Brasil. Esse ponto deu-lhe o 16º lugar.

No final do ano, a Honda saiu da Lotus e a equipe teve que buscar motores Judd. A equipe de Colin Chapman estava na fase final de sua existência e tanto Piquet quanto Nakajima tentavam fazer o carro entrar nos 26 que participariam na corrida. Nem sempre conseguiram, mas na prova final, na Austrália, debaixo de forte chuva, o piloto japonês fez uma das melhores provas da sua vida, terminando em quarto lugar e fazendo a volta mais rápida. Foi a única vez em que ficou nos pontos, e os três que tinha ganho naquele dia deram-lhe o 21º lugar final, com uma volta mais rápida.

Em 1990, Satoru vai para outra lendária equipe, a Tyrrell. A sua temporada foi um pouco melhor que a anterior, e os três pontos que conseguiu deram-lhe o 15º posto. No ano seguinte, a Honda veio em seu auxílio, ao fornecer motores para a equipe do "Tio Ken". Contudo, Nakajima não conseguiu melhor do que um quinto lugar na prova de estreia, em Phoenix. No final da época, aos 38 anos, Nakajima-san decidiu abandonar a F-1 após abandonar o agitado e confuso GP da Austrália, que marcou também a despedida de seu ex-companheiro na Lotus, Nelson Piquet.

Após a sua saída da categoria-mor do automobilismo, se manteve ligado à Honda entre 1993 e 1994, na primeira tentativa da marca em voltar à competição através de uma equipe própria, como fizeram nos anos 60, sendo o seu piloto de testes. Depois disso, pendurou definitivamente o capacete como piloto e iniciou uma nova carreira: a de dono de equipe.

Depois de abandonar a carreira de piloto, Satoru decidiu embarcar na onda de ser dono de equipe. Fundou a Nakajima Racing, onde descobriu alguns pilotos: o anglo-irlandês Ralph Firman, seus compatriotas Toranosuke Takagi e Takashi Kogure, o holandês Tom Coronel, o alemão André Lotterer e o norte-irlandês Richard Lyons.

Imagens

Posts Relacionados