Nome |
Peter Gethin
|
País | ![]() |
Nascimento |
21/02/1940
|
Morte |
05/12/2011
|
Primeiro GP | |
Último GP | |
Melhor Grid | |
Primeira Vitória | |
Última Vitória | |
Primeiro Pódio | |
Último Pódio | |
Equipes |
Estatísticas de Peter Gethin
GPs |
30
|
Títulos |
0
|
Vitórias |
1
|
Poles |
0
|
Pódios |
1
|
Pontos |
11
|
Volta + Rápidas |
0
|
Voltas |
1226
|
Voltas como líder |
3
|
Ano a ano de Peter Gethin
Ano | Equipe |
Motor
|
GPs | 1º | 2º | 3º | Pódios | Poles | Voltas | VMR | Líder | Med Pts | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
||
![]() |
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
5
|
0
|
0
|
0.00
|
0
|
||
![]() |
10
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
368
|
0
|
0
|
0.10
|
1
|
||
![]() ![]() |
11
|
1
|
0
|
0
|
1
|
0
|
498
|
0
|
3
|
0.82
|
9
|
||
![]() |
7
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
355
|
0
|
0
|
0.14
|
1
|
Temporadas de Peter Gethin
23
|
9
|
21
|
42
|
55
|
Resultados de Peter Gethin
1º
|
1 vez
|
6º
|
2 vezes
|
8º
|
1 vez
|
9º
|
2 vezes
|
10º
|
2 vezes
|
13º
|
1 vez
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
14º
|
2 vezes
|
DES
|
1 vez
|
NC
|
18 vezes
|
Corridas de Peter Gethin
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
| |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
30
|
GP da Inglaterra |
27
|
![]() |
21
|
NC
|
Desgaste Físico
|
0
|
||||
29
|
GP do Canadá |
19
|
![]() |
25
|
NC
|
Bomba de Óleo
|
0
|
||||
28
|
GP dos EUA |
14
|
![]() |
28
|
NC
|
Motor
|
0
|
||||
27
|
GP do Canadá |
16
|
![]() |
12
|
NC
|
Suspensão
|
0
|
||||
26
|
GP da Itália |
23
|
![]() |
12
|
6
|
1
|
|||||
25
|
GP da Áustria |
6
|
![]() |
16
|
13
|
0
|
|||||
24
|
GP da Inglaterra |
12
|
![]() |
16
|
NC
|
Motor
|
0
|
||||
23
|
GP da Bélgica |
24
|
![]() |
17
|
NC
|
Combustível
|
0
|
||||
22
|
GP de Mônaco |
18
|
![]() |
5
|
DES
|
Acidente
|
0
|
||||
21
|
GP da Espanha |
8
|
![]() |
21
|
NC
|
Motor
|
0
|
||||
20
|
GP da África do Sul |
11
|
![]() |
18
|
NC
|
Abandono
|
0
|
||||
19
|
GP da Argentina |
5
|
![]() |
18
|
NC
|
Óleo
|
0
|
||||
18
|
GP dos EUA |
15
|
![]() |
21
|
9
|
0
|
|||||
17
|
GP do Canadá |
15
|
![]() |
16
|
14
|
0
|
|||||
16
|
GP da Itália |
18
|
![]() |
11
|
1
|
3
|
9
|
||||
15
|
GP da Áustria |
23
|
![]() |
16
|
10
|
0
|
|||||
14
|
GP da Alemanha |
20
|
![]() |
19
|
NC
|
Acidente
|
0
|
||||
13
|
GP da Inglaterra |
10
|
![]() |
14
|
NC
|
Motor
|
0
|
||||
12
|
GP da França |
10
|
![]() |
19
|
9
|
0
|
|||||
11
|
GP da Holanda |
28
|
![]() |
23
|
NC
|
Abandono
|
0
|
||||
10
|
GP de Mônaco |
10
|
![]() |
14
|
NC
|
Acidente
|
0
|
||||
9
|
GP da Espanha |
10
|
![]() |
7
|
8
|
0
|
|||||
8
|
GP da África do Sul |
12
|
![]() |
11
|
NC
|
Combustível
|
0
|
||||
7
|
GP do México |
9
|
![]() |
10
|
NC
|
Motor
|
0
|
||||
6
|
GP dos EUA |
9
|
![]() |
21
|
14
|
0
|
|||||
5
|
GP do Canadá |
6
|
![]() |
11
|
6
|
1
|
|||||
4
|
GP da Itália |
32
|
![]() |
16
|
NC
|
Abandono
|
0
|
||||
3
|
GP da Áustria |
23
|
![]() |
21
|
10
|
0
|
|||||
2
|
GP da Alemanha |
24
|
![]() |
17
|
NC
|
Acelerador
|
0
|
||||
1
|
GP da Holanda |
20
|
![]() |
11
|
NC
|
Acidente
|
0
|
Vitórias de Peter Gethin
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1
|
GP da Itália |
18
|
![]() |
11
|
1
|
3
|
9
|
Pódios de Peter Gethin
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1
|
GP da Itália |
18
|
![]() |
11
|
1
|
3
|
9
|
Voltas como líder de Peter Gethin
Ano
|
GP |
No
|
Equipe | Motor |
Grid
|
Pos
|
Volta mais rápida
|
Líder
|
Abandono
|
Pts
|
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1
|
GP da Itália |
18
|
![]() |
11
|
1
|
3
|
9
|
Companheiros de Peter Gethin
Temporada
|
Equipe | Companheiro |
Melhor Pos
|
Pontos
|
Vitórias
|
Poles
|
Corrida
|
Grid
| ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() | ![]() |
6
|
8
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
5
|
1
|
4
|
2
|
|
![]() |
![]() |
18
|
19
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
6
|
3
|
1
|
11
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
4
|
2
|
4
|
|
![]() |
![]() |
9
|
19
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
0
|
2
|
0
|
|
![]() |
![]() |
18
|
6
|
0
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
9
|
22
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() | ![]() |
14
|
15
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
1
|
11
|
9
|
0
|
1
|
0
|
0
|
0
|
4
|
1
|
4
|
1
|
|
![]() |
![]() |
1
|
4
|
9
|
5
|
1
|
0
|
0
|
0
|
3
|
1
|
0
|
4
|
|
![]() |
![]() |
1
|
1
|
9
|
15
|
1
|
1
|
0
|
1
|
1
|
3
|
0
|
4
|
|
![]() |
![]() |
9
|
14
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
8
|
4
|
0
|
6
|
0
|
0
|
0
|
0
|
3
|
4
|
1
|
6
|
|
![]() |
![]() |
1
|
11
|
9
|
0
|
1
|
0
|
0
|
0
|
4
|
1
|
4
|
1
|
|
![]() |
![]() |
15
|
24
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
17
|
23
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
0
|
2
|
0
|
|
![]() | ![]() |
15
|
21
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
2
|
0
|
2
|
0
|
|
![]() |
![]() |
19
|
22
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() |
![]() |
21
|
26
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
0
|
1
|
|
![]() |
![]() |
20
|
8
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
4
|
4
|
0
|
|
![]() |
![]() |
6
|
6
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
3
|
6
|
3
|
6
|
|
![]() |
![]() |
25
|
20
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
|
![]() |
![]() |
6
|
1
|
1
|
9
|
0
|
1
|
0
|
0
|
6
|
3
|
3
|
6
|
|
![]() |
![]() |
6
|
12
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
3
|
1
|
1
|
3
|
|
![]() |
![]() |
23
|
26
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
![]() | ![]() |
26
|
4
|
0
|
3
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
|
![]() |
![]() |
26
|
21
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
0
|
1
|
|
![]() | ![]() |
25
|
13
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
Peter Kenneth Gethin ou apenas Peter Gethin (Ewell, 21 de Fevereiro de 1940, 05 de dezembro de 2011) foi um ex-piloto inglês de Fórmula 1, Gethin foi vítima de uma "doença prolongada".
Peter Gethin foi contratado para correr pela equipe McLaren da Fórmula 1 após a morte de Bruce McLaren. O piloto inglês fez a sua estréia no Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort, de 1970. Gethin abandonou a prova após uma saída de pista com seu McLaren M14 A. Conquistou o primeiro ponto no campeonato na antepenúltima etapa ao terminar em sexto lugar no GP do Canadá, em Mont Tremblant.
Em 1971, após o GP da Alemanha, em Nürburgring, saiu da equipe McLaren, sendo contratado pela BRM, estreando na Áustria, em Österreichring, onde terminou em décimo. Na corrida seguinte, venceu o GP da Itália, em Monza que teve um final espetacular, com os cinco primeiros colocados terminando a corrida dentro do mesmo segundo. Na última corrida de Fórmula 1 do ano (aquela que não vale para o campeonato), a Victory Race, em Brands Hatch, liderava a prova quando ocorreu o acidente fatal com seu companheiro Jo Siffert, sendo então considerado o vencedor, após o encerramento da corrida.
Em 1972, disputou o Mundial pela BRM, conseguindo apenas um sexto lugar, no GP da Itália, em Monza, com um BRM P-160 C.
Após disputar corridas de Fórmula 5000, Gethin retornaria na Fórmula 1, na antepenúltima etapa de 1973, o GP do Canadá, em Mosport Park, pela BRM, abandonando a corrida com problemas no motor do BRM P-160 E.
Em 1974, faltando cinco provas para o término do Mundial, o piloto inglês participou de sua última corrida na categoria, o Grande Prêmio da Inglaterra, em Brands Hatch, com uma Lola T-370 da equipe Embassy Racing. O piloto não completou a primeira volta abandonando com problemas físicos.
Na década de 1980, Peter Gethin foi chefe de equipe da Toleman e mais tarde criou uma equipe na Fórmula 3000 e uma escola de pilotagem em Goodwood.