Mario Andretti

sábado, 28 de fevereiro de 2015


Nome
Mario Andretti
País
Nascimento
28/02/1940
Primeiro GP
Último GP
Primeira Pole
Última Pole
Primeira Vitória
Última Vitória
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes
Site

Estatísticas de Mario Andretti
GPs
129
Largadas
128
Títulos
1
Vitórias
12
Poles
18
Pódios
19
Pontos
180
Volta + Rápidas
10
Voltas
5278
Voltas como líder
798

Ano a ano de Mario Andretti
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Pontos
Ferrari
Williams
3
0
0
1
1
1
97
0
0
4
Alfa Romeo
15
0
0
0
0
0
712
0
0
3
Lotus
14
0
0
0
0
0
516
0
0
1
Lotus
15
0
0
1
1
0
546
0
0
14
Lotus
16
6
1
0
7
8
870
3
451
64
Lotus
17
4
1
0
5
7
806
4
278
47
Lotus
Parnelli
15
1
0
2
3
1
605
1
55
22
Parnelli
12
0
0
0
0
0
373
1
10
5
Parnelli
2
0
0
0
0
0
83
0
0
0
Ferrari
5
0
0
0
0
0
234
0
0
4
Ferrari
6
1
0
0
1
0
206
1
4
12
March
5
0
0
1
1
0
164
0
0
4
Lotus
3
0
0
0
0
0
34
0
0
0
Lotus
1
0
0
0
0
1
32
0
0
0

Temporadas de Mario Andretti
1975 1977 1978
38
26
16
8
12
25
14
6
3
1
12
20
17
19

Resultados de Mario Andretti
12 vezes
2 vezes
5 vezes
7 vezes
7 vezes
5 vezes
7 vezes
4 vezes
2 vezes
10º
4 vezes
11º
1 vez
12º
3 vezes
13º
1 vez
14º
1 vez
17º
1 vez
DES
1 vez
NC
65 vezes
NQ
1 vez

Corridas de Mario Andretti
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
129
GP de Las Vegas
28
Ferrari Ferrari
7
NC
Suspensão
0
128
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
1
3
4
127
GP do Oeste dos EUA
5
Williams Ford Cosworth
14
NC
Batida
0
126
GP de Las Vegas
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
10
NC
Suspensão
0
125
GP do Canadá
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
16
7
0
124
GP da Itália
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
13
NC
Motor
0
123
GP da Holanda
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
7
NC
Acidente
0
122
GP da Áustria
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
13
NC
Motor
0
121
GP da Alemanha
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
12
9
0
120
GP da Inglaterra
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
11
NC
Acelerador
0
119
GP da França
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
10
8
0
118
GP da Espanha
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
8
8
0
117
GP de Mônaco
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
12
NC
Batida
0
116
GP da Bélgica
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
18
10
0
115
GP de San Marino
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
12
NC
Câmbio
0
114
GP da Argentina
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
17
8
0
113
GP do Brasil
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
9
NC
Batida
0
112
GP do Oeste dos EUA
22
Alfa Romeo Alfa Romeo
6
4
3
111
GP dos EUA
11
Lotus Ford Cosworth
11
6
1
110
GP do Canadá
11
Lotus Ford Cosworth
18
NC
Motor
0
109
GP da Itália
11
Lotus Ford Cosworth
10
NC
Motor
0
108
GP da Holanda
11
Lotus Ford Cosworth
10
8
Pane Seca
0
107
GP da Áustria
11
Lotus Ford Cosworth
17
NC
Motor
0
106
GP da Alemanha
11
Lotus Ford Cosworth
9
7
0
105
GP da Inglaterra
11
Lotus Ford Cosworth
9
NC
Câmbio
0
104
GP da França
11
Lotus Ford Cosworth
12
NC
Câmbio
0
103
GP de Mônaco
11
Lotus Ford Cosworth
19
7
0
102
GP da Bélgica
11
Lotus Ford Cosworth
17
NC
Câmbio
0
101
GP do Oeste dos EUA
11
Lotus Ford Cosworth
15
NC
Acidente
0
100
GP da África do Sul
11
Lotus Ford Cosworth
15
12
0
99
GP do Brasil
11
Lotus Ford Cosworth
11
NC
Rodada
0
98
GP da Argentina
11
Lotus Ford Cosworth
6
NC
Alimentação
0
97
GP dos EUA
1
Lotus Ford Cosworth
17
NC
Câmbio
0
96
GP do Canadá
1
Lotus Ford Cosworth
10
10
Pane Seca
0
95
GP da Itália
1
Lotus Ford Cosworth
10
5
2
94
GP da Holanda
1
Lotus Ford Cosworth
17
NC
Suspensão
0
93
GP da Áustria
1
Lotus Ford Cosworth
15
NC
Embreagem
0
92
GP da Alemanha
1
Lotus Ford Cosworth
11
NC
Transmissão
0
91
GP da Inglaterra
1
Lotus Ford Cosworth
9
NC
Roda
0
90
GP da França
1
Lotus Ford Cosworth
12
NC
Freios
0
89
GP de Mônaco
1
Lotus Ford Cosworth
13
NC
Suspensão
0
88
GP da Bélgica
1
Lotus Ford Cosworth
5
NC
Freios
0
87
GP da Espanha
1
Lotus Ford Cosworth
4
3
4
86
GP do Oeste dos EUA
1
Lotus Ford Cosworth
6
4
3
85
GP da África do Sul
1
Lotus Ford Cosworth
8
4
3
84
GP do Brasil
1
Lotus Ford Cosworth
4
NC
Combustível
0
83
GP da Argentina
1
Lotus Ford Cosworth
7
5
2
82
GP do Canadá
5
Lotus Ford Cosworth
9
10
0
81
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
2
Motor
0
80
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:38.230
6
1
79
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
78
GP da Áustria
5
Lotus Ford Cosworth
2
NC
Acidente
0
77
GP da Alemanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
41
9
76
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
2
NC
23
Motor
0
75
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
54
9
74
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
38
Motor
0
73
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:20.060
70
9
72
GP da Bélgica
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
70
9
71
GP de Mônaco
5
Lotus Ford Cosworth
4
11
0
70
GP do Oeste dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
4
2
6
69
GP da África do Sul
5
Lotus Ford Cosworth
2
7
01:17.090
20
0
68
GP do Brasil
5
Lotus Ford Cosworth
3
4
3
67
GP da Argentina
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
52
9
66
GP do Japão
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Batida
0
65
GP do Canadá
5
Lotus Ford Cosworth
1
9
01:13.299
76
Motor
0
64
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
4
2
6
63
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
4
1
01:39.100
43
9
62
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Motor
0
61
GP da Áustria
5
Lotus Ford Cosworth
3
NC
11
Motor
0
60
GP da Alemanha
5
Lotus Ford Cosworth
7
NC
Motor
0
59
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
6
14
Motor
0
58
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:13.750
1
9
57
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:27.607
68
1
56
GP da Bélgica
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Acidente
0
55
GP de Mônaco
5
Lotus Ford Cosworth
10
5
2
54
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
53
GP do Oeste dos EUA 
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
4
9
52
GP da África do Sul
5
Lotus Ford Cosworth
6
NC
Acidente
0
51
GP do Brasil
5
Lotus Ford Cosworth
3
NC
Ignição
0
50
GP da Argentina
5
Lotus Ford Cosworth
8
5
Rolamento
2
49
GP do Japão
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
10
9
48
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
11
NC
Suspensão
0
47
GP do Canadá
5
Lotus Ford Cosworth
5
3
4
46
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
14
NC
Acidente
0
45
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
6
3
4
44
GP da Áustria
5
Lotus Ford Cosworth
9
5
2
43
GP da Alemanha
5
Lotus Ford Cosworth
12
12
0
42
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
3
NC
Ignição
0
41
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
7
5
2
40
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
2
NC
01:28.002
45
Motor
0
39
GP da Bélgica
5
Lotus Ford Cosworth
11
NC
Semieixo
0
38
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
9
NC
Câmbio
0
37
GP do Oeste dos EUA
27
Parnelli Ford Cosworth
15
NC
Vazamento de Água
0
36
GP da África do Sul
27
Parnelli Ford Cosworth
13
6
1
35
GP do Brasil
6
Lotus Ford Cosworth
16
NC
Acidente
0
34
GP dos EUA
27
Parnelli Ford Cosworth
5
NC
Suspensão
0
33
GP da Itália
27
Parnelli Ford Cosworth
15
NC
Acidente
0
32
GP da Áustria
27
Parnelli Ford Cosworth
19
NC
Acidente
0
31
GP da Alemanha
27
Parnelli Ford Cosworth
13
10
Pane Seca
0
30
GP da Inglaterra
27
Parnelli Ford Cosworth
12
12
0
29
GP da França
27
Parnelli Ford Cosworth
15
5
2
28
GP da Suécia
27
Parnelli Ford Cosworth
15
4
3
27
GP de Mônaco
27
Parnelli Ford Cosworth
13
NC
Óleo
0
26
GP da Espanha
27
Parnelli Ford Cosworth
4
NC
01:25.100
10
Suspensão
0
25
GP da África do Sul
27
Parnelli Ford Cosworth
6
17
Transmissão
0
24
GP do Brasil
27
Parnelli Ford Cosworth
18
7
0
23
GP da Argentina
27
Parnelli Ford Cosworth
10
NC
Transmissão
0
22
GP dos EUA
55
Parnelli Ford Cosworth
3
DES
Desclassificado
0
21
GP do Canadá
55
Parnelli Ford Cosworth
16
7
0
20
GP dos EUA
9
Ferrari Ferrari
10
6
1
19
GP da Itália
3
Ferrari Ferrari
7
7
0
18
GP da Espanha
7
Ferrari Ferrari
5
NC
Óleo
0
17
GP da África do Sul
7
Ferrari Ferrari
6
4
3
16
GP da Argentina
10
Ferrari Ferrari
9
NC
Motor
0
15
GP do Canadá
6
Ferrari Ferrari
13
13
0
14
GP da Alemanha
5
Ferrari Ferrari
11
4
3
13
GP da Holanda
4
Ferrari Ferrari
18
NC
Combustível
0
12
GP de Mônaco
6
Ferrari Ferrari
0
NQ
Não Qualificado
0
11
GP da Espanha
6
Ferrari Ferrari
8
NC
Motor
0
10
GP da África do Sul 
6
Ferrari Ferrari
4
1
01:20.300
4
9
9
GP da Áustria
5
March Ford Cosworth
18
NC
Acidente
0
8
GP da Alemanha
11
March Ford Cosworth
9
NC
Câmbio
0
7
GP da Inglaterra
26
March Ford Cosworth
9
NC
Suspensão
0
6
GP da Espanha
18
March Ford Cosworth
16
3
4
5
GP da África do Sul
8
March Ford Cosworth
11
NC
Temperatura
0
4
GP dos EUA
9
Lotus Ford Cosworth
13
NC
Suspensão
0
3
GP da Alemanha
3
Lotus Ford Cosworth
12
NC
Acidente
0
2
GP da África do Sul
3
Lotus Ford Cosworth
6
NC
Câmbio
0
1
GP dos EUA
12
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Embreagem
0
 
Vitórias de Mario Andretti
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
12
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
11
GP da Alemanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
41
9
10
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
54
9
9
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:20.060
70
9
8
GP da Bélgica
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
70
9
7
GP da Argentina
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
52
9
6
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
4
1
01:39.100
43
9
5
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:13.750
1
9
4
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
3
GP do Oeste dos EUA 
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
4
9
2
GP do Japão
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
10
9
1
GP da África do Sul 
6
Ferrari Ferrari
4
1
01:20.300
4
9
 
Pódios de Mario Andretti
 
Poles de Mario Andretti
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
18
GP da Itália
28
Ferrari Ferrari
1
3
4
17
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
2
Motor
0
16
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:38.230
6
1
15
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
14
GP da Alemanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
41
9
13
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
38
Motor
0
12
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:20.060
70
9
11
GP da Bélgica
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
70
9
10
GP da Argentina
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
52
9
9
GP do Japão
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Batida
0
8
GP do Canadá
5
Lotus Ford Cosworth
1
9
01:13.299
76
Motor
0
7
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Motor
0
6
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:13.750
1
9
5
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:27.607
68
1
4
GP da Bélgica
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Acidente
0
3
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
2
GP do Japão
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
10
9
1
GP dos EUA
12
Lotus Ford Cosworth
1
NC
Embreagem
0
 
Voltas mais rápidas de Mario Andretti
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
10
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:38.230
6
1
9
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:20.060
70
9
8
GP da África do Sul
5
Lotus Ford Cosworth
2
7
01:17.090
20
0
7
GP do Canadá
5
Lotus Ford Cosworth
1
9
01:13.299
76
Motor
0
6
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
4
1
01:39.100
43
9
5
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:13.750
1
9
4
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:27.607
68
1
3
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
2
NC
01:28.002
45
Motor
0
2
GP da Espanha
27
Parnelli Ford Cosworth
4
NC
01:25.100
10
Suspensão
0
1
GP da África do Sul 
6
Ferrari Ferrari
4
1
01:20.300
4
9
 
Voltas como líder de Mario Andretti
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
22
GP dos EUA
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
2
Motor
0
21
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:38.230
6
1
20
GP da Holanda
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
19
GP da Alemanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
41
9
18
GP da Inglaterra
5
Lotus Ford Cosworth
2
NC
23
Motor
0
17
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
54
9
16
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
1
NC
38
Motor
0
15
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:20.060
70
9
14
GP da Bélgica
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
70
9
13
GP da África do Sul
5
Lotus Ford Cosworth
2
7
01:17.090
20
0
12
GP da Argentina
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
52
9
11
GP do Canadá
5
Lotus Ford Cosworth
1
9
01:13.299
76
Motor
0
10
GP da Itália
5
Lotus Ford Cosworth
4
1
01:39.100
43
9
9
GP da Áustria
5
Lotus Ford Cosworth
3
NC
11
Motor
0
8
GP da França
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
01:13.750
1
9
7
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
1
6
01:27.607
68
1
6
GP da Espanha
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
75
9
5
GP do Oeste dos EUA 
5
Lotus Ford Cosworth
2
1
4
9
4
GP do Japão
5
Lotus Ford Cosworth
1
1
10
9
3
GP da Suécia
5
Lotus Ford Cosworth
2
NC
01:28.002
45
Motor
0
2
GP da Espanha
27
Parnelli Ford Cosworth
4
NC
01:25.100
10
Suspensão
0
1
GP da África do Sul 
6
Ferrari Ferrari
4
1
01:20.300
4
9

Companheiros de Mario Andretti
Temporada
Equipe Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Lotus Graham Hill
18
2
0
6
0
0
1
0
0
1
1
0
Lotus Jackie Oliver
18
20
0
0
0
0
1
0
1
0
1
0
Lotus Jo Siffert
18
5
0
2
0
0
1
0
0
1
1
0
Lotus Graham Hill
13
2
0
9
0
0
0
0
0
3
1
2
Lotus Jo Bonnier
13
10
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Jo Siffert
13
4
0
5
0
0
0
0
0
3
1
2
Lotus Jochen Rindt
13
1
0
9
0
1
0
1
0
3
0
3
Lotus John Love
15
16
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lotus Pete Lovely
17
14
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
March Chris Amon
3
5
4
2
0
0
0
0
2
3
1
4
March François Cevert
15
7
0
0
0
0
0
0
1
2
2
1
March Hubert Hahne
15
25
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
March Jackie Stewart
3
1
4
13
0
1
0
1
1
4
0
5
March Jo Siffert
3
8
4
0
0
0
0
0
2
3
3
2
March Clay Regazzoni
3
5
4
2
0
0
0
0
1
1
1
1
March Ronnie Peterson
15
9
0
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Ferrari Clay Regazzoni
1
3
12
12
1
0
0
0
3
3
1
5
Ferrari Jacky Ickx
1
1
12
19
1
1
0
2
2
4
1
5
Ferrari Clay Regazzoni
4
3
4
7
0
0
0
0
3
2
1
4
Lotus Jacky Ickx
4
2
4
12
0
0
0
2
2
3
2
3
Lotus Gunnar Nilsson
1
3
21
11
1
0
1
0
7
5
9
3
Lotus Ronnie Peterson
20
19
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Lotus Gunnar Nilsson
1
1
47
20
4
1
7
0
10
7
16
1
Lotus Héctor Rebaque
1
6
64
1
6
0
8
0
14
2
16
0
Lotus Jean-Pierre Jarier
10
15
0
0
0
0
1
1
1
1
1
1
Lotus Ronnie Peterson
1
1
64
51
6
2
7
3
11
3
11
3
Lotus Carlos Reutemann
3
2
14
25
0
0
0
0
7
8
8
7
Lotus Héctor Rebaque
3
7
12
0
0
0
0
0
6
4
10
0
Lotus Elio de Angelis
6
2
1
13
0
0
0
0
7
7
6
8
Lotus Nigel Mansell
8
17
0
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Alfa Romeo Bruno Giacomelli
4
3
3
7
0
0
0
0
8
7
8
7
Ferrari Patrick Tambay
3
2
4
6
0
0
1
0
1
1
2
0
Williams Keke Rosberg
20
2
0
6
0
0
0
0
0
1
0
1


Mario Gabrielle Andretti (28 de fevereiro de 1940, Montona d'Istria, Itália, que hoje é a cidade de Motovun, na Croácia) é uma das maiores lendas do automobilismo dos Estados Unidos, e um dos poucos pilotos americanos a obter sucesso também no exterior: foi campeão mundial de Fórmula 1 em 1978.

A província de Istria, que estava sob domínio italiano desde a Primeira Guerra Mundial, foi anexada pela Iugoslávia após a Segunda Guerra Mundial e, como muitas outras famílias da região, os Andretti se exilaram em 1948. Na cidade italiana de Ancona, Mario teve seu primeiro contato com um carro de corridas --- um Fórmula Júnior. A família partiu para os Estados Unidos em 1955. Conforme informação presente no The Official Andretti Family Website, foi então que Mario começou sua carreira automobilística --- em 1959, aos 19 anos, Mario e seu irmão gêmeo Aldo prepararam um carro de stock car e começaram a disputar corridas em um circuito oval amador de terra batida que ficava quase no quintal de casa, na cidade de Nazareth. Logo nas quatro primeiras provas, cada um dos gêmeos obteve duas vitórias. Nos anos seguintes, ainda correndo em pistas de terra, Mario pilotou sprint cars e midgets.

Em 1964, Mario se naturalizou norte-americano, e no mesmo ano estreou no campeonato da USAC, uma categoria precursora da Fórmula Indy. Em 1965 obteve sua primeira vitória, no Hoosier Grand Prix, foi o terceiro colocado nas 500 Milhas de Indianápolis, e sagrou-se campeão da categoria. No ano seguinte foi campeão outra vez. A primeira (e única) vitória na prova mais tradicional do automobilismo mundial veio em 1969, ano em que também conquistou o tricampeonato.


O primeiro contato de Andretti com a Fórmula 1 foi em 1965, quando conheceu Colin Chapman, dono da equipe Lotus, que estava disputando as 500 Milhas de Indianápolis com o piloto escocês Jim Clark. O ítalo-americano revelou seu interesse em disputar a categoria maior do automobilismo mundial e ouviu de Chapman: "quando estiver pronto, me avise". Em 1968 Andretti considerou que estava pronto, e estreou na categoria fazendo a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Watkins Glen.

Durante alguns anos, Andretti manteve sua carreira concentrada nos Estados Unidos e disputou corridas de Fórmula 1 apenas esporadicamente com as equipes March, Lotus e Ferrari. Sua primeira vitória aconteceu na estréia com a equipe italiana, no Grande Prêmio da África do Sul de 1971. Só em 1975 Andretti finalmente disputou uma temporada inteira de Fórmula 1, pela equipe americana Parnelli --- ainda assim, faltou a duas corridas. Em 1976, após a desistência da equipe americana de disputar a Fórmula 1, Andretti assinou contrato com a Lotus e participou do desenvolvimento dos Lotus 78 e 79, os carros-asa, que lhe deram o título de 1978 com seis vitórias. A vitória do campeonato, porém, foi parcialmente ofuscada pela morte do companheiro de equipe de Mario, Ronnie Peterson, no Grande Prêmio da Itália.

Nos anos seguintes, Andretti não teve mais vitórias na Fórmula 1. Depois de dois anos de pouco desenvolvimento na Lotus, partiu para a equipe da Alfa Romeo em 1981 para mais uma temporada fracassada. Em 1982, disputou uma prova para a Williams depois que Carlos Reutemann abandonou a categoria abruptamente, e nas duas últimas provas do ano substituiu na Ferrari o francês Didier Pironi, seriamente ferido em um acidente nos treinos para o Grande Prêmio da Alemanha. No GP da Itália, fez a pole-position e terminou em terceiro lugar.

Sem maiores esperanças na Fórmula 1, Andretti voltou suas atenções para o campeonato de Fórmula Indy a partir de 1982 e em 1984 foi campeão pela quarta vez na categoria.

Desde a época dos circuitos de terra, Andretti adquiriu fama de ser rápido em qualquer categoria. Correndo com stock cars e esporte-protótipos, venceu as 12 Horas de Sebring em 1967, 1970 e 1972, ano em que também venceu as 24 Horas de Daytona.

Andretti disputou as 24 Horas de Le Mans em quatro décadas diferentes. Em 1966 e 1967 pilotou o lendário Ford GT40 mas não terminou a prova em nenhuma das ocasiões. Em outras sete tentativas após estas, foi o terceiro colocado em 1983 e segundo em 1995. A última aparição de Andretti nas 24 Horas de Le Mans foi em 2000, ao volante de um Panoz LMP-1 Roadster-S.

Apesar da vitória em 1969, Mario sempre colecionou decepções nas 500 Milhas de Indianápolis, prova que só conseguiu terminar cinco vezes. Em 1981, chegou a ser declarado vencedor após a desclassificação do primeiro colocado Bobby Unser por ultrapassagem sob bandeira amarela, mas a equipe Penske de Unser recorreu e, quatro meses depois, a desclassificação foi substituída por uma multa.

Em 1985 assumiu a liderança da prova quando o então líder Danny Sullivan rodou sozinho --- mas, em manobra histórica, Sullivan conseguiu controlar o carro, trocou os pneus, e em poucas voltas retomou a liderança. Em 1992 Mario sofreu um grave acidente nas 500 Milhas que lhe quebrou os tornozelos.

Em 2003, fazendo um teste de pneus para a equipe de seu filho Michael durante os treinos para as 500 Milhas, aos 63 anos, Mario passou por cima de detritos do carro de Kenny Bräck, que acabara de bater, e isso fez seu carro levantar vôo a aproximadamente 360 km/h. O carro deu duas cambalhotas para trás e, por sorte, caiu com o assoalho no chão. Os ferimentos foram insignificantes, mas o susto foi enorme o suficiente para fazer Mario Andretti pendurar o capacete e se aposentar em definitivo como piloto.

Pioneiro de uma dinastia de pilotos, Mario hoje atua como um consultor eventual na equipe Andretti-Green de Fórmula Indy do seu filho Michael, que tem entre seus pilotos o filho de Michael, Marco. Também é vice-diretor de uma vinícola chamada "Andretti Winery" em Napa Valley, na Califórnia.

1970
1977
1978
1979
1980
1981
1982

Posts Relacionados