Jean Behra

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015


Nome
Jean Behra
País
Nascimento
16/02/1921
Morte
01/08/1959
Primeiro GP
Último GP
Melhor Grid
2 – (4 vezes)
Melhor Resultado
2 – (2 vezes)
Primeiro Pódio
Último Pódio
Equipes

Estatísticas de Jean Behra
GPs
53
Largadas
52
Títulos
0
Vitórias
0
Poles
0
Pódios
9
Pontos
51.14
Volta + Rápidas
1
Voltas
2257
Voltas como líder
107

Ano a ano de Jean Behra
Ano
Equipe
Motor
GPs Pódios Poles Voltas VMR Líder Med Pts Pontos
Ferrari
Porsche
4
0
0
0
0
0
129
0
21
0.50
2
BRM
Maserati
10
0
0
1
1
0
368
0
28
0.90
9
Maserati
6
0
1
0
1
0
312
0
57
1.00
6
Maserati
7
0
1
4
5
0
447
0
0
2.75
22
Maserati
6
0
0
1
1
0
326
0
0
0.60
6
Gordini
8
0
0
0
0
0
230
1
0
0.02
0.14
Gordini
6
0
0
0
0
0
232
0
0
0.00
0
Gordini
6
0
0
1
1
0
213
0
1
1.00
6

Temporadas de Jean Behra
11
21
26
9
4
11
12
18

Resultados de Jean Behra
2 vezes
7 vezes
2 vezes
4 vezes
6 vezes
2 vezes
10º
2 vezes
DES
1 vez
NC
31 vezes
NL
1 vez

Corridas de Jean Behra
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
53
GP da Alemanha
12
Porsche Porsche
16
NL
Acidente Fatal
0
52
GP da França
30
Ferrari Ferrari
5
NC
Motor
0
51
GP da Holanda
1
Ferrari Ferrari
4
5
2
50
GP de Mônaco
46
Ferrari Ferrari
2
NC
21
Motor
0
49
GP do Marrocos
14
BRM BRM
4
NC
Motor
0
48
GP da Itália
8
BRM BRM
8
NC
Embreagem
0
47
GP de Portugal
8
BRM BRM
4
4
3
46
GP da Alemanha
5
BRM BRM
9
NC
Suspensão
0
45
GP da Inglaterra
19
BRM BRM
8
NC
Suspensão
0
44
GP da França
14
BRM BRM
9
NC
Combustível
0
43
GP da Bélgica
8
BRM BRM
10
NC
Óleo
0
42
GP da Holanda
14
BRM BRM
4
3
4
41
GP de Mônaco
6
BRM BRM
2
NC
27
Freios
0
40
GP da Argentina
4
Maserati Maserati
4
5
1
2
39
GP da Itália
6
Maserati Maserati
5
NC
2
Temperatura
0
38
GP de Pescara
4
Maserati Maserati
4
NC
Óleo
0
37
GP da Alemanha
2
Maserati Maserati
3
6
0
36
GP da Inglaterra
4
Maserati Maserati
2
NC
47
Embreagem
0
35
GP da França
4
Maserati Maserati
2
6
0
34
GP da Argentina
6
Maserati Maserati
3
2
8
6
33
GP da Itália
46
Maserati Maserati
0
NC
Direção
0
32
GP da Itália
32
Maserati Maserati
5
NC
Magneto
0
32
GP da Alemanha
6
Maserati Maserati
8
3
4
31
GP da Inglaterra
8
Maserati Maserati
13
3
4
30
GP da França
4
Maserati Maserati
7
3
4
29
GP da Bélgica
32
Maserati Maserati
4
7
0
28
GP de Mônaco
30
Maserati Maserati
4
3
4
27
GP da Argentina  
4
Maserati Maserati
4
2
6
26
GP da Itália
36
Maserati Maserati
6
4
3
25
GP da Inglaterra
2
Maserati Maserati
3
NC
Óleo
0
24
GP da Holanda
14
Maserati Maserati
6
6
0
23
GP da Bélgica
24
Maserati Maserati
0
5
1
22
GP da Bélgica
20
Maserati Maserati
5
NC
Rodada
0
22
GP de Mônaco
34
Maserati Maserati
5
3
2
21
GP de Mônaco
40
Maserati Maserati
0
NC
0
21
GP da Argentina
16
Maserati Maserati
4
NC
Acidente
0
20
GP da Argentina
28
Maserati Maserati
0
6
0
20
GP da Argentina
20
Maserati Maserati
0
NC
0
20
GP da Espanha
46
Gordini Gordini
18
NC
Freios
0
19
GP da Itália
44
Gordini Gordini
12
NC
Motor
0
18
GP da Suíça
10
Gordini Gordini
14
NC
Embreagem
0
17
GP da Alemanha
9
Gordini Gordini
8
10
0
16
GP da Inglaterra
17
Gordini Gordini
5
NC
01:50.000
Suspensão
0.14
15
GP da França
24
Gordini Gordini
17
6
0
14
GP da Bélgica
12
Gordini Gordini
7
NC
Suspensão
0
13
GP da Argentina
18
Gordini Gordini
16
DES
Queimou largada
0
12
GP da Suíça
6
Gordini Gordini
12
NC
Óleo
0
11
GP da Alemanha
9
Gordini Gordini
9
NC
Câmbio
0
10
GP da Inglaterra
30
Gordini Gordini
22
NC
Combustível
0
9
GP da França
2
Gordini Gordini
22
10
0
8
GP da Bélgica
16
Gordini Gordini
14
NC
Motor
0
7
GP da Argentina
30
Gordini Gordini
11
6
0
6
GP da Itália
6
Gordini Gordini
11
NC
Motor
0
5
GP da Holanda
8
Gordini Gordini
6
NC
Falha Elétrica
0
4
GP da Alemanha
108
Gordini Gordini
11
5
2
3
GP da França
4
Gordini Gordini
4
7
0
2
GP da Bélgica
16
Gordini Gordini
5
NC
1
Acidente
0
1
GP da Suíça
6
Gordini Gordini
7
3
4
 
Pódios de Jean Behra
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
9
GP da Holanda
14
BRM BRM
4
3
4
8
GP da Argentina
6
Maserati Maserati
3
2
8
6
7
GP da Alemanha
6
Maserati Maserati
8
3
4
6
GP da Inglaterra
8
Maserati Maserati
13
3
4
5
GP da França
4
Maserati Maserati
7
3
4
4
GP de Mônaco
30
Maserati Maserati
4
3
4
3
GP da Argentina
4
Maserati Maserati
4
2
6
2
GP de Mônaco
34
Maserati Maserati
5
3
2
1
GP da Suíça
6
Gordini Gordini
7
3
4
 
Voltas mais rápidas de Jean Behra
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
1
GP da Inglaterra
17
Gordini Gordini
5
NC
01:50.000
Suspensão
0.14
 
Voltas como líder de Jean Behra
Ano
GP
No
Equipe Motor
Grid
Pos
Volta mais rápida
Líder
Abandono
Pts
7
GP de Mônaco
46
Ferrari Ferrari
2
NC
21
Motor
0
6
GP de Mônaco
6
BRM BRM
2
NC
27
Freios
0
5
GP da Argentina
4
Maserati Maserati
4
5
1
2
4
GP da Itália
6
Maserati Maserati
5
NC
2
Temperatura
0
3
GP da Inglaterra
4
Maserati Maserati
2
NC
47
Embreagem
0
2
GP da Argentina
6
Maserati Maserati
3
2
8
6
1
GP da Bélgica
16
Gordini Gordini
5
NC
1
Acidente
0

Companheiros de Jean Behra
Temporada
Equipe
Companheiro
Melhor Pos
Pontos
Vitórias
Poles
Corrida
Grid
Johnny Claes
18
8
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Maurice Trintignant
5
6
2
0
0
0
0
0
2
1
0
3
Prince Bira
7
13
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Robert Manzon
3
3
6
9
0
0
0
0
2
4
2
4
Carlos Menditeguy
6
14
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Fred Wacker
17
9
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Harry Schell
6
7
0
0
0
0
0
0
4
1
2
3
Maurice Trintignant
6
5
0
2
0
0
0
0
4
2
1
5
Robert Manzon
6
10
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Roberto Mieres
10
24
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
André Pilette
10
5
0.14
2
0
0
0
0
1
2
3
0
André Simon
10
15
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Clemar Bucci
10
13
0.14
0
0
0
0
0
3
1
3
1
Élie Bayol
10
5
0
2
0
0
0
0
0
1
0
1
Fred Wacker
15
6
0
0
0
0
0
0
0
2
2
0
Georges Berger
6
19
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Jacques Pollet
6
14
0
0
0
0
0
0
1
1
1
1
Paul Frère
6
7
0
0
0
0
0
0
2
1
2
1
Roger Loyer
10
14
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Alberto Uria
6
14
0
0
0
0
0
0
2
1
1
2
André Simon
23
22
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Carlos Menditeguy
4
5
3
2
0
0
0
0
6
1
3
2
Cesare Perdisa
3
3
5
4
0
0
0
0
2
2
3
2
Clemar Bucci
6
9
0
0
0
0
0
0
2
1
1
2
Harry Schell
6
6
0
0
0
0
0
0
3
5
3
2
Horace Gould
4
13
3
0
0
0
0
0
2
1
3
0
John Fitch
4
9
3
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Lance Macklin
3
8
2
0
0
0
0
0
2
1
2
0
Louis Rosier
3
9
3
0
0
0
0
0
4
1
3
2
Luigi Musso
3
3
6
6
0
0
0
0
6
6
6
5
Peter Collins
4
14
3
0
0
0
0
0
1
1
2
0
Peter Walker
6
16
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Roberto Mieres
3
4
6
12
0
0
0
0
3
6
6
4
Roy Salvadori
23
16
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Sergio Mantovani
6
7
0
0
0
0
0
0
2
3
2
2
Alberto Uria
2
6
6
0
0
0
0
0
1
0
1
0
André Simon
3
12
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Bruce Halford
3
6
8
0
0
0
0
0
4
0
3
1
Carlos Menditeguy
2
10
6
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cesare Perdisa
3
3
12
3
0
0
0
0
3
1
4
0
Chico Landi
2
4
6
1.5
0
0
0
0
1
0
1
0
Gerino Gerini
2
4
6
1.5
0
0
0
0
1
2
2
1
Harry Schell
3
11
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Horace Gould
3
5
12
2
0
0
0
0
4
0
4
0
Jack Brabham
3
26
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Jo Bonnier
13
20
0
0
0
0
0
0
2
0
1
0
José Froilán González
2
12
6
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Louis Rosier
3
5
16
2
0
0
0
0
5
0
5
0
Luigi Piotti
2
6
6
0
0
0
0
0
1
2
2
1
Luigi Villoresi
3
5
12
2
0
0
0
0
5
1
5
1
Mike Hawthorn
2
3
6
4
0
0
0
0
1
0
1
0
Oscar González
2
6
6
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Ottorino Volonterio
3
7
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Paco Godia
3
4
12
9
0
0
0
0
4
2
5
1
Piero Taruffi
3
13
4
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Roy Salvadori
3
11
8
0
0
0
0
0
2
2
2
2
Stirling Moss
2
1
26
37
0
3
0
1
5
5
5
5
Toulo de Graffenried
13
7
0
0
0
0
0
0
0
2
1
1
Umberto Maglioli
3
13
8
0
0
0
0
0
2
1
2
2
André Simon
14
11
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Bruce Halford
6
10
0
0
0
0
0
0
2
1
3
0
Carlos Menditeguy
2
3
6
4
0
0
0
0
3
0
3
0
Giorgio Scarlatti
6
5
0
1
0
0
0
0
1
2
3
0
Hans Herrmann
6
16
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Harry Schell
2
3
6
10
0
0
0
0
4
3
7
0
Horace Gould
6
10
0
0
0
0
0
0
4
1
5
0
Ivor Bueb
10
8
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Jo Bonnier
2
7
6
0
0
0
0
0
3
1
4
0
Juan Manuel Fangio
2
1
6
37
0
3
0
3
1
5
1
5
Luigi Piotti
2
10
6
0
0
0
0
0
3
0
3
0
Masten Gregory
6
4
0
6
0
0
0
0
1
2
3
0
Ottorino Volonterio
14
11
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
Paco Godia
6
8
0
0
0
0
0
0
1
2
3
0
Stirling Moss
2
8
6
1
0
0
0
1
1
0
0
1
Harry Schell
3
2
9
14
0
0
0
0
3
7
6
4
Jo Bonnier
10
4
0
3
0
0
0
0
1
1
2
0
Maurice Trintignant
13
17
0
0
0
0
0
0
1
0
0
1
Ron Flockhart
13
23
0
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Carlos Menditeguy
5
7
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Harry Schell
3
2
9
14
0
0
0
0
3
7
6
4
Horace Gould
5
9
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Juan Manuel Fangio
5
4
2
4
0
0
0
1
0
1
0
1
Paco Godia
5
8
2
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Cliff Allison
5
9
2
0
0
0
0
0
2
0
2
0
Dan Gurney
13
15
0
0
0
0
0
0
1
0
1
0
Olivier Gendebien
13
4
0
3
0
0
0
0
0
1
1
0
Phil Hill
5
2
2
9
0
0
0
0
1
2
2
1
Tony Brooks
5
1
2
14
0
1
0
1
1
2
2
1
Wolfgang von Trips
16
17
0
0
0
0
0
0
0
0
1
0

Jean Marie Behra, nasceu em 16 Fevereiro 1921 - Nice (Alpes-Maritimes), faleceu em 1 Agosto 1959 - Berlin-Charlottenburg (Allemagne) aos 38 anos em um acidente pilotando um Porsche.

Jean Behra foi provavelmente um dos melhores pilotos franceses na história. Infelizmente, ele se matou no início de um circuito completamente obsoleto, o da AVUS.

Behra começou sua carreira em 1937, mas em duas rodas. Ele obteve considerável sucesso no pós-guerra, quando ele foi campeão de França de 1948 a 1951, confrontados com os grandes nomes da época como Houel, Monneret ou alugar.

"Jeannot" Behra foi ao automobilismo em 1949, jogando ao lado de corrida. Para sua primeira vez em Mont-Ventoux, numa Maserati emprestado, ele ganhou uma surpresa. Berhe Foi então descoberto pelo time de Amédée Gordini, eo Assistente do Boulevard Victor recorreu a ele para a temporada 1951.

Mas ele ainda tinha que provar a si mesmo. Gordini lhe deu o volante de um quatro cilindros para o GP des Sables d'Olonne. João terminou em terceiro lugar, um excelente desempenho, e pegou uma fábrica de rodas.
Ele estreou na F1 para a última corrida da temporada, 51 no GP da Itália. décima segunda parte, o francês foi forçado a se aposentar.

Para 1952, alistou-se com Behra Gordini para toda a temporada. Sua estréia foi notável porque a primeira corrida, o Grande Prêmio da Suíça, ele terminou um belo lugar terceiro, atrás de Ferrari Intocáveis Farina e Ascari. Infelizmente, o resto da temporada não foi a mesma laia, e ele não entrar novamente nos pontos de uma só vez, em Nurburgring. Ele venceu todos os GP mesmo em Reims, infelizmente, não-campeonato, mas de uma forma excepcional, porque batendo à fábrica da Ferrari formidável, o chefe de Ascari.

A temporada de 1953 foi verdadeiramente catastrófico. Gordini T16 experimentou muitos problemas de confiabilidade, e João nunca foi melhor do que o sexto da Argentina. 1954 não foi melhor. O T16 absolutamente não melhorar e fazer Behra marcou apenas 0,14 pontos, O GP da Grã-Bretanha, jogado na chuva.

Behra Maserati decidiu ir para 1955 e esperamos conquistar vitórias com o lendário 250F. Na verdade, ele venceu corridas em Pau e Bordeaux, mas com carros esportivos. Ele conseguiu um pódio no GP Mónaco F1, mas mesmo se ele terminou regularmente entre os seis primeiros, ele nunca poderia competir seriamente com a Mercedes e Ferrari.

No ano seguinte, 1956 foi seu melhor ano. Em segundo lugar na primeira corrida na Argentina, terminou o GP de Mônaco, em terceiro lugar, o que lhe permitiu apontar para o topo do campeonato do mundo após duas corridas! Ele tem mais três acabamentos pódio para muitos terceiros lugares em Reims, Silverstone e Nürburgring. Ele chegou bem em Monza última corrida da temporada, com uma pequena chance de conquistar o título mundial contra os pilotos da Ferrari, Fangio e Collins. Infelizmente, ele foi forçado a se aposentar, seu único ano na F1. Ele terminou em quarto lugar no campeonato do mundo ainda. O francês terminou seu último ano em grande estilo ao vencer o campeonato sem GP em Marrocos.

Este verão foi marcado também, infelizmente, para John pela perda de uma orelha em um acidente no Tourist Trophy, o que, obviamente, prejudicar o futuro.

1957 foi um ano ruim na Fórmula 1. Certamente, Behra começou o campeonato como em 1956 com um segundo lugar bem na Argentina. Mas depois, ele não podia brilhar com a sua 250F e trouxe apenas dois sextos lugares. Ele teve uma grande decepção em Silverstone, onde ele liderou mais da metade da corrida antes de ter que desistir do problema de embreagem, vinte voltas do fim. Naquele dia, João tinha pastado seu primeiro sucesso na F1. Ainda assim, ele consolou-se ao vencer o BRDC International Trophy em um BRM, e especialmente o prestigiado 12 Horas de Sebring, com Juan-Manuel Fangio.

Em 1958, a Behr decidiu deixar a marca Trident para BRM. Realmente não encontrou sua felicidade com a marca Inglês, pois não termina mangas do campeonato mundial de Fórmula 1, com excepção de dois: o GP da Holanda, com um belo lugar terceiros, e quando o GP de Portugal ele trouxe o P25 quarto.

1959 deve ser um grande ano para Behra, desde que ele foi contratado pela Scuderia Ferrari. Na verdade, Enzo muito apreciado o estilo generoso de condução e lutando contra os franceses. Mas a temporada começou mal: o abandono em Mônaco, na falha de motor e um quinto lugar pobre em Zandvoort. As relações se tornaram tensas entre Behra tão a sério e seu team manager Romolo ti. Após uma nova queda no GP da França, o tom subiu muito entre os dois homens subiram ao Ti tapa ardente francês. A pena não foi tempo de espera, a Ferrari mostrou a porta de saída na Behra.

Apesar disso, João encontrou um volante, a de um Porsche, algumas semanas mais tarde para o GP da Alemanha sobre o perigoso circuito AVUS. Em uma pista molhada, o francês perdeu o controle de seu carro, que colidiu contra a base de concreto de uma bateria anti-aérea alemão velho. Não sobreviver.

Um circuito pequeno perto de Nevers, foi nomeada em sua homenagem em 1961. Quando este local se tornou em 1991 o anfitrião soporífero o GP da França, ela foi renomeada de Nevers Magny-Cours, para a memória de Behra malheureusemet.

Posts Relacionados